– Análise da Arbitragem de Paulista 0x1 Itapirense

Ruim arbitragem de José Guilherme Almeida e Souza na manhã deste domingo no Estádio Jayme Cintra.

Por ser um jogo onde a exigência (e a qualidade da partida jogada em sim) foi muito baixa, poderia ter se saído muito melhor. Fez o “feijão-com-arroz”, mas errou na não marcação de um pênalti (vide abaixo).

Uma relevante falha foi tecnica-disciplinar aos 15 minutos do 1o tempo com a marcação de um tiro livre direto após a falta de Papa-léguas (PFC) em Caio (SEI). O zagueiro do Paulista levantou alto demais o pé, não atingindo o atacante de Itapira, sendo tiro livre indireto por jogo perigoso. O árbitro errou, entendeu como toque na cabeça, marcando tiro livre direto e aplicando o cartão amarelo. É claro que um zagueiro advertido com Amarelo tão cedo vai ficar irritado (afinal, tem outros 75 minutos para evitá-lo). Mas não se deve crucificar o juizão por isso, pois não teve influência no placar.

Sobre a “Lei da Vantagem” – um acerto importante foi a leitura do lance para a decisão da advertência a Moisés (PFC) em falta contra Leonardo (SEI). Após o lance não se concretizar em uma vantagem ao Itapirense, voltou atrás e marcou a falta. Correto! Mas no final do jogo, errou em não dar uma vantagem após falta de Leonardo (SEI) no próprio Moisés (PFC). A propósito, seria a vez de Leonardo receber o Amarelo (o que não aconteceu).

Importante: o lance crucial, ocorrido aos 50 minutos do 2o tempo, onde Mailom (SEI) espera o chute do ataque do Paulista com os braços abertos, tendo tempo de evitar o toque recolhendo os braços. Foi pênalti, pois a bola vai em direção a ele e o árbitro não marcou (é a situação do movimento antinatural / intenção disfarçada, modificada há poucos anos).

Destaque positivo para os dois bandeiras: Paulo de Souza Amaral trabalhou bastante marcando os inúmeros laterais. Rafael Tadeu com as bolas longas chutadas e perdidas. Ambos acertaram quando participaram do jogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.