– Segundo Retiro das Missões Populares da Diocese de Jundiaí

por Reinaldo Oliveira

2º RETIRO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES DA DIOCESE DE JUNDIAÍ SERÁ EM VÁRZEA PAULISTA

Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, a Diocese de Jundiaí realiza o 2º Retiro das Santas Missões Populares, no Centro de Evangelização Arca da Aliança Mãe da Divina Providência, da Paróquia Cristo Redentor, em Várzea Paulista. O primeiro encontro aconteceu na Comunidade Santo Antônio, pertencente a Paróquia São Sebastião, em Itupeva, em junho de 2015. As Santas Missões Populares na Diocese de Jundiaí acontecem em 2017, em comemoração pelos 50 anos de Criação da Diocese de Jundiaí. A programação terá início às 19h30 da sexta-feira, 29 de abril. O formato do evento será o mesmo do anterior, com uma intensa programação que inclui momentos de formação, espiritualidade, partilha e conscientização da importância do trabalho missionário. Da mesma forma que no 1º Retiro, a formação será ministrada pelo padre Luís Mosconi, sacerdote que trabalha com missões no Brasil há 25 anos. O 2º Retiro das Santas Missões Populares deverá reunir mais de duas mil pessoas vindas das 66 paróquias da Diocese de Jundiaí. Além dos paroquianos, todos os padres, diáconos, religiosos (as) e seminaristas foram convocados para esse Retiro. Para padre Leandro Megeto, “o 2º Retiro Diocesano das SMP tem o objetivo de avaliar a caminhada missionária da nossa diocese desde a realização do último Retiro. De lá para cá as paróquias e seus missionários trabalharam bastante para realizarem os blocos de atividades propostos que visam resgatar a memória histórica das nossas comunidades e aprofundar a importância da fidelidade e da convicção no Projeto das Santas Missões Populares. Também este Retiro tem o objetivo planejar e articular os trabalhos na Diocese e nas paróquias até o 3º Retiro Missionário Diocesano, já agendado para os dias 26 e 27 de novembro”, destacou o coordenador diocesano da Ação evangelizadora. O Centro de Evangelização Arca da Aliança Mãe da Divina Providência, da Paróquia Cristo Redentor, está localizado na Rua da Várzea, 1920, Vila Santa Terezinha, Várzea Paulista.

divulgação

– Parabéns a Flávio Rodrigues de Souza, árbitro de GO Audax x Santos FC

No começo do Paulistão, escrevi que estava gostando muito do desempenho do árbitro Flávio Rodrigues de Souza. Árbitro que em outras temporadas fez atuações medianas/boas,  conseguiu melhores oportunidades com a nova Comissão de Árbitros da FPF. E fazia por merecer seu primeiro clássico!

O clássico veio: Palmeiras x Corinthians com bom desempenho. Regularidade mantida e… enfim uma final importante!

Flávio, merecidamente, está escalado para Audax x Santos. Com ótimo condicionamento físico, bom desempenho técnico, mais experiente devido ao bom campeonato, já com algum nome entre a boleirada, espero que faça uma boa partida. Como ele deixa o jogo rolar e não marca “faltinhas forçadas”, e pelo estilo e jogo das equipes, penso que teremos uma partida bem corrida, com muitos gols e excepcional tempo de bola rolando.

Boa sorte ao árbitro e grande jogo para as equipes.

Ops: para o segundo jogo, Santos x Audax, bola cantada: Luiz Flávio e Raphael Claus no sorteio.

bomba.jpg

– Fatores de Honestidade e Desonestidade

A Revista Época desta semana traz uma interessantíssima matéria, intitulada “Somos todos um pouco trapaceiros”, por Daniel Venticinque. Nela, se discute o livro “A mais pura verdade sobre a desonestidade”, do psicólogo israelense Dan Ariely.

O livro recém lançado fala sobre o fato de todas as pessoas terem uma queda, em certo momento da vida, para a desonestidade. E a culpa vem das situações cotidianas, que trazem naturalmente à tona esse defeito humano. Seriam 5 fatores para a desonestidade e outros 5 para a honestidade. Abaixo:

5 FATORES QUE NOS FAZEM TRAPACEAR DEMAIS

1- CAIR NA PIRATARIA: as pessoas que usam produtos falsificados tendem a ser mais desonetas em outros aspectos da vida. O sucesso desse pequeno deslize nos torna propenso a arriscar deslizes maiores.

2- SER MALTRATADO: para quem sente que não foi respeitado, a desonestidade pode ser uma revanche. Quem não é bem tratado por um vendedor raramente devolve o dinheiro se ele errar o troco para mais.

3- DAR ASAS À CRIATIVIDADE: além de ter uma tendência a questionar regras, as pessoas cujas profissões exigem criatividade são melhores para inventar desculpas e para bolar maneiras de desobedecer às leis.

4- FAZER O BEM PARA OUTROS: quando o desonesto beneficia outros além do trapaceiro, trapacear fica ainda mais fácil. O mal-estar da trapaça é compensado pela sensação de fazer o bem.

5- LIDAR COM VALORES VIRTUAIS: ver alguém cometer um ato desonesto aumenta muito as chances de fazermos o mesmo naquela situação. É a regra do “todo mundo faz”, que já entrou para o folclore da política brasileira.

5 ATITUDES QUE NOS TORMAM MAIS HONESTOS

1- DAR SUA PALAVRA: É antiquado, mas funciona. Assinar um temo de responsabilidade ou se comprometer a seguir um código de ética é um bom lembrete mental para evitar a tentação da trapaça.

2- TER FÉ: discursos e símbolos religiosos nos tornam menos propensos à trapaça, por estar associados à boa conduta. Não é por acaso que a música gospel é pouco atingida pela pirataria.

3- CRIAR UMA CULTURA DE HONESTIDADE: quando a desonestidade é malvista e há poucos maus exemplos maus exemplos a seguir, trapacear fica mais difícil. Isso explica por que a trapaça é mais difundida em alguns países.

4- MANTER A TRANQUILIDADE: como a trapaça é uma tendência natural, ser honesto exige esforço. Evitar o cansaço mental ajuda a manter a compostura diante de uma oportunidade de trapacear.

5- CONTRATAR FISCAIS DESINTERESSADOS: Trapaceamos menos quando somos fiscalizados. Mas os fiscais precisam ser isentos. Quanto maior o contato deles com quem fiscalizam, maiores as chances de que todos caiam na trapaça.

E aí: concorda com eles ou não? Deixe seu comentário:

bomba.jpg

– Dicas para proprietários de veículos bicombustíveis

Invariavelmente vemos carros que aceitam gasolina e etanol que não se adaptam à mudança de combustível.

Caro motorista, saiba que o seu veículo tem um chip que precisa entender o que você está abastecendo.

Se você roda com gasolina e quer mudar para etanol, deve deixar o tanque se esvaziar até o limite da reserva, e aí completar o tanque com o outro produto. Caso contrário (se você anda com meio-a-meio), o módulo pode entender que você está utilizando combustível adulterado.

Algo importante e que passa desapercebido: quando você muda o combustível, precisa rodar alguns quilômetros para que seu carro entenda o que aconteceu. Se você trocar o combustível e estacionar o carro na garagem, fatalmente, quando você der a partida, o carro pode não funcionar.

Um cuidado a mais: alguns carros podem viciar com determinado combustível, e se você não muda com frequência, pode ser que seu carro não renda o que deva e até falhe por muitos tanques abastecidos.

Ademais, último conselho: não se esqueça de abastecer o reservatório da injeção eletrônica, caso esteja usando a opção etanol.

Tais dicas ajudam os motoristas a terem tranquilidade quando abastecerem seus carros.

bomba.jpg

– Propaganda do Banco Itaú é bonita, mas o serviço…

Ultimamente, trabalhar com o Banco Itau tem sido um inferno!

Tarifas caras, desconta-se tudo e nunca se leva uma vantagem sequer.

Há 1 ano tenho uma pendenga com o Consórcio Itau, onde fui ‘afanado” e não consigo reaver meu prejuízo.

O que irrita é que as propagandas são maravilhosas. Quem não conhece, acha que o banco é seu amigo íntimo e lhe ajuda de graça.

bomba.jpg

– Futebol, política e arbitragem: árbitro vai ao STJD por postagem no Facebook

Gostaria de não escrever novamente sobre a direção do comando da arbitragem brasileira, mas sou obrigado.

Ontem, falamos sobre a infeliz declaração de Sérgio Correa da Silva (presidente da CA-CBF) sobre os motivos para não profissionalizar a arbitragem (vide em: http://wp.me/p55Mu0-TQ). Hoje, escrevo sobre a notícia de que o mesmo Sérgio enviou ao STJD o árbitro Marcelo de Lima Henrique, pelo fato dele escrever nas Redes Sociais a seguinte postagem:

Votei e votarei no Jair Bolsonaro para qualquer cargo. PSOL, PT e PC do B nunca terão meu voto. Prefiro votar em louco do que em ladrão, incentivador de boiolices, maconheiro e inimigos da família. Cada um com seu cada um. Não sou politicamente correto, não apoio boiolices, viciados, pederastas feministas e machistas…

Pouco tempo depois, Marcelo editou a mensagem explicando-a melhor:

Votei e votarei no Jair Bolsonaro para qualquer cargo. PSOL, PT, PC do B nunca terão meu voto. Prefiro votar em louco do que em ladrão, incentivador de boiolices (homossexualidade é uma coisa e eu respeito as pessoas. Boiolice é outra parada, para ficar claro estou editando este post), maconheiro e inimigos da família. Cada um com seu cada um. Não sou politicamente correto, não apoio boiolices (homossexualismo é outra coisa e eu respeito), viciados, pederastas feministas e machistas…

Por fim, escreveu ainda que:

Sou um cidadão comum, que tem pensamentos e preferências. Tenho respeito a qualquer ser Humano independente de sua opção sexual. Carioca usa os termos que falei. Voto é individual e cada um tem o seu. Se alguém se sentiu ofendido com minha postagem, peço desculpas. Apenas tenho o direito de me expressar.

Sérgio alegou que denunciou o árbitro poque:

Eu disse a ele que, na condição de uma autoridade esportiva, ele não pode ter tal posicionamento público. Nós orientamos o árbitro a parar os jogos quando houver um caso de racismo ou de homofobia.

Tire suas conclusões. Excesso de Sérgio Correa em pautar o árbitro fora de campo ou não?

Ah se o mesmo rigor fosse dado aos dirigentes do apito de acordo com seu comportamento fora (e dentro) do horário de trabalho…

Cadê a liberdade de expressão? Não somos um país democrático? Não leio homofobia ou racismo em suas palavras. Onde elas estariam?

Tire-se então o mando de campo de toda torcida que xingar o árbitro e o adversário de “bicha”.

bomba.jpg

– Formandos que se Tornam Líderes Corporativos dando Aula.

Eis um projeto salutar para a nação, glorioso para a Educação e com retorno garantido ao profissional: ajudar comunidades carentes intelectualmente, a partir da boa vontade de recém-formados, garantido boa impressão às empresas que desejam contratar.

Abaixo:

QUER SER UM BOM LÍDER? VÁ DAR AULA

Extraído de Época Negócios, pg 30, Ed Abril2012, por Marcos Todeschini

Com o apoio de grandes empresas, um novo projeto recruta os melhores alunos para lecionar em escolas públicas com problemas

Uma das maiores dificuldades de dar jeito no ensino é atrair profissionais de topo – o status e a recompensa financeira não ajudam. Nos Estados Unidos, que enfrentam o mesmo problema, uma ex-aluna da Universidade Yale criou, em 1992, o programa Teach for America. E conseguiu recrutar, desde então, 25 mil dos melhores cérebros do país para dar aulas nas escolas públicas com as piores notas. A grande sacada foi atraí-los por prazo determinado, bem no início da carreira.

Essa idéia está agora chegando a algumas escolas públicas brasileiras. O programa Ensina recruta os melhores recém-formados, em diversas áreas, oferece treinamento e coloca-os para dar aulas de reforço. A iniciativa começou este ano com 30 professores em 13 escolas do Rio de Janeiro, e deve chegar a cidades de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais.

Por 40 horas semanais, os “ensinas” recebem cerca de R$ 2 mil. Eles são seduzidos pelo idealismo, mas há outra recompensa: são bem-vistos por empresas como Tecnisa, Natura e Itaú, apoiadoras do projeto. Elas favorecem membros do Ensina! na fase de seleção, fazendo os pular as etapas iniciais. Por quê?

“Os ensinas desenvolvem habilidades valorizadas, como a capacidade de resolver conflitos, cumprir metas, liderar e dar feedback“, diz Maira Pimentel, diretora do Ensina!. Nos Estados Unidos, as escolas do programa subiram de nível. Espera-se resultado semelhante no Brasil.

 

– Uma ótima 5a feira!

Como de costume, acordamos cedo para o cooper diário. E hoje bem animado! Olha nossa foto-incentivo:

bomba.jpg  

Na meditação durante a corrida, lembrei-me de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Que ela possa sempre interceder por nós! Olha a foto-mensagem:

bomba.jpg

Por fim, pós-corrida, alongar entre as flores, curtindo as cores delas! Olha a foto-contemplação, clicada do nosso jardim:

bomba.jpg

E como há de se trabalhar, o sol iluminou com muita beleza nosso caminho (a chuva voltará?). Com tal céu, será uma boa jornada. Veja a foto-inspiração:

bomba.jpg

 

Ótimo sábado a todos. 

– Crianças são sempre geniais!

Já foi acordado “no susto” à noite?
Eu fui. E por uma menininha que me disse:

Papi, vamos tirar uma selfie bem engraçada e sonolenta?

kkk, as crianças são realmente encantadoras. Viva a pureza delas!

  bomba.jpg

– Animais e Paz: Como não concordar?

Sem dúvida, o cão é o melhor amigo do homem. Nossa Pepita, a pequinês que nos encanta, é prova disso!

Não é bom cativar nossos pets?

Em: http://www.youtube.com/watch?v=R4ZqLNq6OYk