– Senador Renan Calheiros e o Rabo Preso com Ricardo Teixeira

Pegou muito mal que Renan Calheiros, senador alagoano de inúmeros golpes de corrupção (mas que continua forte no Senado pela impunidade reinante), ter blindado Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero da CPI no futebol, dispensando-os de depoimentos. 

Pudera, veja o que o jornalista investigativo Jamil Chade, na página 275 do seu brilhante livro “Política, Propina e Futebol“, escreve sobre a amizade entre eles e seus negócios. Abaixo:

  

Veja o quanto foi doado por Ricardo Teixeira a Calheiros (pg 277):

 

Assim fica difícil, não?

– Combatendo a Arrogância Pessoal e Corporativa

Admiro pessoas inteligentes. Dentro da minha pobreza intelectual, tento aprender algo delas, absorver conhecimentos, saber algo sobre o que sei ou sobre o que não sei.

Numa dessas admirações literárias, deparei-me com o excepcional artigo do consultor em Administração, Stephen Kanitz. Ele disserta sobre “ignorância e arrogância”.

Vale a leitura, o texto está abaixo e é extraído da Revista Veja, edição 2036, página 22

COMO COMBATER A ARROGÂNCIA

Muitos leitores perguntaram ao longo deste mês qual era a minha agenda oculta. Meus textos são normalmente transparentes, sou pró-família, pró-futura geração, pró-eficiência, pró-solidariedade humana e responsabilidade social. Mas, como todo escritor, tenho também uma agenda mais ou menos oculta. Sempre que posso dou uma alfinetada nas pessoas e nos profissionais arrogantes e prepotentes. É a reclamação mais freqüente de quem já discutiu com esses tecnocratas. Uma vez no governo, parece que ninguém mais ouve. Eles confundem ser donos do poder com ser donos da verdade. Fora do governo, continuam não ouvindo e, quando escrevem em revistas e jornais, é sempre o mesmo artigo: “Juro que eu nunca errei”. Toda nossa educação “superior” é voltada para falar coisas “certas”. Você só entra na faculdade se tiver as respostas “certas”. Você só passa de ano se estiver “certo”.

Aqueles com mestrado e Ph.D. acham equivocadamente que foram ungidos pela certeza infalível. Nosso sistema de ensino valoriza mais a certeza do que a dúvida. Valoriza mais os arrogantes do que os cientificamente humildes. É fácil identificar essas pessoas, elas jamais colocam seus e-mails ou endereços nos artigos e livros que escrevem. Para quê, se vocês, leitores, nada têm a contribuir? Elas nunca leram Karl Popper a mostrar que não existem verdades absolutas, somente hipóteses ainda não refutadas por alguém. Pessoalmente, não leio artigos de quem omite seu endereço ou e-mail. É perda de tempo. Se elas não ouvem ninguém, por que eu deveria ouvi-las ou lê-las? Todos nós deveríamos solenemente ignorá-las, até elas se tornarem mais humildes e menos arrogantes. Como não divulgam seus e-mails, ninguém contesta a prepotência de certas coisas que escrevem, o que aumenta ainda mais a arrogância dessas pessoas.

O ensino inglês e o americano privilegiam o feedback, termo que ainda não criamos em nossa língua – a obrigação de reagir à arrogância e à prepotência dos outros. Alguém precisa traduzir bullshit, que é dito na lata, sempre que alguém fala uma grande asneira. Recentemente, cinco famosos economistas brasileiros escreveram artigos diferentes, repetindo uma insolente frase de Keynes, afirmando que todos os empresários são “imbuídos de espírito animal”. Se esse insulto fosse usado para caracterizar mulheres, todos estariam hoje execrados ou banidos. “A proverbial arrogância de Larry Summers”, escreveu na semana passada Claudio de Moura e Castro, “lhe custou a presidência de Harvard.” Lá, os arrogantes são banidos, mas aqui ninguém nem sequer os contesta. Especialmente quando atacam o inimigo público número 1 deste país, o empreendedor e o pequeno empresário.

Minha mãe era inglesa, e dela aprendi a sempre dizer o que penso das pessoas com quem convivo, o que me causa enormes problemas sociais. Quantas vezes já fui repreendido por falar o que penso delas? “Não se faz isso no Brasil, você magoa as pessoas.” Existe uma cordialidade brasileira que supõe que preferimos nunca ser corrigidos de nossa ignorância por amigos e parentes, e continuar ignorantes para sempre. Constantemente recebo e-mails elogiando minha “coragem”, quando, para mim, dizer a verdade era uma obrigação de cidadania, um ato de amor, e não de discórdia.

O que me convenceu a mudar e até a mentir polidamente foi uma frase que espelha bem nossa cultura: “Você prefere ter sempre a razão ou prefere ter sempre amigos?”. Nem passa pela nossa cabeça que é possível criar uma sociedade em que se possa ter ambos. Meu único consolo é que os arrogantes e prepotentes deste país, pelo jeito, não têm amigos. Amigos que tenham a coragem de dizer a verdade, em vez dos puxa-sacos e acólitos que os rodeiam. Para melhorar este país, precisamos de pessoas que usem sua privilegiada inteligência para ouvir aqueles que as cercam, e não para enunciar as teorias que aprenderam na Sorbonne, Harvard ou Yale. Se você conhece um arrogante e prepotente, volte a ser seu amigo. Diga simplesmente o que você pensa, sem medo da inevitável retaliação. Um dia ele vai lhe agradecer.

url.jpg

– Neymar na Copa América Centenária ou nos Jogos Olímpicos?

Continua a pendenga entre CBF e Barcelona sobre a liberação de Neymar. Tudo em aberto nas negociações, aparentemente, já que o Barça não quer ceder o seu craque por muito tempo e Dunga quer que Neymar participe das duas competições.

Se fosse para optar, o que deveria escolher?

– Pelas Olímpiadas 2016, já que o Brasil não tem Medalha de Ouro no Futebol Masculino? Ou,

– Pela Copa América Centenária, evento importante e comemorativo a ser jogado nos Estados Unidos?

Deixe seu comentário e vote na enquete:

bomba.jpg

– A “Alegria do Amor”, um documento preciso e precioso sobre as famílias!

A Exortação Apostólica “A Alegria do Amor”, ou, no original “Amoris Laetitia”, divulgada nesta semana pelo Papa Francisco é um espetacular documento sobre as famílias. Nela, o Pontífice aborda tradicionais e modernas formas de famílias, e o faz de maneira sábia e santa.

Me chamou a atenção um trecho em especial:

As famílias não são um problema, são principalmente uma oportunidade”.

Perfeito!

Leia outros trechos, extraídos de: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/04/veja-os-trechos-do-documento-do-papa-francisco-sobre-a-familia-5757254.html

VEJA OS TRECHOS DO DOCUMENTO DO PAPA FRANCISCO SOBRE A FAMÍLIA

Trechos da segunda exortação apostólica do papa Francisco, “Amoris Laetitia” (A alegria do amor), divulgada nesta sexta-feira pelo Vaticano.

– “Quero reafirmar que nem todas as discussões doutrinais, morais ou pastorais devem ser resolvidas com intervenções magisteriais”.

– “Na Igreja, é necessária uma unidade de doutrina e de praxe, mas isso não impede que subsistam diferentes maneiras de interpretar alguns aspectos da doutrina ou algumas consequências que derivem dela”.

– “Em cada país ou região, é preciso buscar soluções mais culturalistas, atentas às tradições e aos desafios locais”.

– “Considerarei a situação atual das famílias em ordem de manter os pés na terra”.

– “As famílias não são um problema, são principalmente uma oportunidade’.

– “Não tem sentido ficarmos em uma denúncia retórica dos males atuais, como se com isso pudéssemos mudar algo. Tampouco serve pretender impor normas por força da autoridade”.

– “Às vezes nosso modo de apresentar as convicções cristãs, a forma de tratar as pessoas, ajudou a provocar o que hoje lamentamos, pelo que nos corresponde uma saudável reação de autocrítica”

– “Durante muito tempo acreditamos que apenas insistindo em questões doutrinais, bioéticas e morais (…) sustentaríamos suficientemente as famílias, consolidaríamos o vínculo dos esposos e encheríamos o sentido de suas vidas compartilhadas”.

– “A escolha do matrimônio civil ou, em outros casos, da simples convivência, frequentemente não está motivada pelos preconceitos ou resistências à união sacramental, e sim por situações culturais ou contingentes. Nestas situações, poderão ser valorizados aqueles sinais de amor de que, de algum modo, refletem o amor de Deus”.

No capítulo sobre o amor no matrimônio, Francisco fala do “erotismo saudável que, se bem está unido a uma busca do prazer, supõe a admiração e, por isso, pode humanizar os impulsos“. Outras frases:

– Quando há violência, ‘a separação é inevitável’. Às vezes, pode chegar inclusive a ser moralmente necessária, quando precisamente se trata de subtrair do cônjuge mais fraco, ou dos filhos pequenos, as feridas mais graves causadas pela prepotência e violência, o desalento e a exploração, a distância e a indiferença”.

– “Às pessoas divorciadas que vivem em nova união, é importante fazê-las sentir que são parte da Igreja, que não estão excomungadas, e não são tratadas como tal, porque sempre integram a comunhão eclesial”.

– “Estas situações exigem um atento discernimento e um acompanhamento com grande respeito, evitando qualquer linguagem e atitude que as faça se sentir discriminadas, e promovam sua participação na vida da comunidade”.

– “Não existem receitas simples”.

– “Não existe uma normativa geral de tipo canônica aplicável a todos os casos”.

– “Desejamos antes de tudo reiterar que qualquer pessoa, independente de sua tendência sexual, deve ser respeitada em sua dignidade e acolhida com respeito, procurando evitar ‘qualquer sinal de discriminação injusta’ e, particularmente, qualquer forma de agressão e violência”.

– “Não existe nenhum fundamento para assimilar ou estabelecer analogias, nem mesmo remotas, entre as uniões homossexuais e o desígnio de Deus sobre o matrimônio e a família”.

– “É inaceitável que as Igrejas sofram pressões nessa matéria e que os organismos internacionais condicionem a ajuda financeira aos países pobres à introdução de leis que instituam o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo”.

  bomba.jpg

– Copa Libertadores “Made in Bolivar”?

De fato, há muitos clubes que não poderiam estar disputando a Taça Libertadores da América, por culpa da péssima condição técnica.

Veja só esse lance do adversário do Boca Jrs, logo na 1a fase: quase que dá para marcar “duplo toque do batedor” (bi-toque e tiro livre indireto ao Boca),

Clique em: https://vine.co/v/iHHMxpAU9qE/embed/simple

https://vine.co/v/iHHMxpAU9qE/embed/simple

– As 10 empresas com maior prejuízo líquido no ano passado!

Terminado o 1o trimestre de 2016, divulgaram-se os balanços das maiores empresas que atuam no Brasil em 2015.

E o prejuízo foi grande! Veja os piores resultados (segundo a IstoÉ Dinheiro, em http://is.gd/43TVug)

Abaixo:

1 – Vale (mineração): – R$ 44,212 milhões

2 –  Petrobrás (petróleo e gás): – R$ 34,836 milhões

3 –  Eletrobrás (energia elétrica): – R$ 14,442 milhões

4 – Oi (telecomunicações): – R$ 4,935 milhões

5 – Gerdau (siderurgia e metalurgia): – R$ 4,551 milhões

6  – Gol (transportes aeroviários): – R$ 4,461 milhões

7 – Usiminas (siderurgia): – R$ 3,236 milhões

8 – PDG Realt (construção): – R$ 2,764 milhões

9 – Bradespar (administração): – R$ 2,590 milhões

10 – Klabin S/A (papel e celulose): – R$ 1,253 milhão

bomba.jpg

– Qual jogador brasileiro de campeonato estadual poderia jogar num grande europeu? Dá para comparar árbitro de lá e cá?

Para mim, Bayern, Barcelona, PSG e Real Madrid são os 4 melhores times do mundo na atualidade. São jogadores incríveis que formam equipes monstruosas!

Houve um tempo em que os clubes daqui rivalizavam à altura com os da Europa (ou até mais forte que eles). Hoje, isso é uma triste realidade… A diferença é gritante.

Diante disso, comparando os jogadores dos grandes clubes brasileiros com os da Europa, pense:

– qual jogador de time brazuca, atualmente, poderia ser titular em um desses 4 gigantes mundiais citados acima?

Não vejo ninguém, infelizmente. A única comparação devida é a da arbitragem: nossos melhores árbitros (ainda) estão quase no mesmo nível – mas desde que a bola não bata na mão!

bomba.jpg

– Cansa e irrita a história de se criar uma Ilusão de Golpe!

Quem disse que é golpe o uso dos instrumentos democráticos do país?

Um dia, Lula e FHC pediram impeachment de Collor. Depois Lula defendeu impeachment de FHC alegando que o país estava à deriva. Mas quando a população (não um líder político) pede o impeachment de Dilma pela inegável corrupção e desmandos do seu Governo, do loteamento de cargos e especialmente pelo criminoso crime do Petrolão, Lula é contra.

Dilma fala como se fosse um mantra sobre uma “trama golpista”.

Golpe é falir as empresas públicas com desvios de recursos como fizeram com a Petrobrás!

Golpe é tirar dinheiro dos nossos impostos e embolsá-lo!

Golpe é superfaturar obras e cobrar percentagem de propina dos vencedores de licitações combinadas!

Já cansou o nhe-nhe-nhém e o discurso de vitimização feito pelo PT.

Em tempo: que se apure as denúncias também do PSDB, do PMDB, do PP e de todos os outros. Queremos um país livre de corruptos, sejam eles quem forem!

Assista esse vídeo, abaixo, de Lula falando sobre o impeachment de Collor. Para ele, isso era democrático naquela época…

Em: https://www.youtube.com/watch?v=_SQSjlqDlak&feature=youtu.be

– O Apocalipse de São João Evangelista

Continuando nossos encontros semanais da Catequese do Crisma, discutiremos hoje o Apocalipse. Compartilho:

O APOCALIPSE DE SÃO JOÃO

Com a morte de Jesus Cristo e sua ressurreição, os judeus convertidos (cristãos) receberam a missão de continuar a pregação do amor, e anunciar a boa nova (Evangelho). Os discípulos se reuniam para cultuar a Deus nas reuniões cristãs (missas); porém, os romanos, que dominavam a região da Palestina, acreditavam que essa ’seita’ era um movimento de fanáticos e de políticos revolucionários contra o poder do imperador.

As idéias de amar, perdoar, viver em comunhão, eram vista com maus olhos pelas autoridades de Roma. Por isso, a ordem era de perseguir essas pessoas chamadas de cristãos.

São João Evangelhista, apóstolo de Jesus, durante essas perseguições, tentava escrever para as comunidades cristãs, dando-lhes explicações do que estava acontecendo e do que poderia acontecer futuramente com aquelas comunidades. Mas, por estar impossibilitado de lhes falar às claras (ou seja, objetivamente) devido ao seu exílio (estava preso na ilha de Patmos), ele achou por bem escrever em metáforas e em comparações para que os romanos não entendessem.

Reflexão 1: Quando você ouve falar de “Apocalipse”, do que você lembra?

Portanto, diante da missão de continuar a evangelização, de levar o testemunho do amor de Cristo e de encorajar os cristãos a lutar e perseverar na fé, João escreve através de uma linguagem simbólica suas orientações sobre a fé. Temos que nos lembrar sempre que o livro do Apocalipse não é o anúncio do fim do mundo, mas um retrato do desfecho das perseguições cristãs naquela época.

Diante desse simbolismo que São João utiliza para escrever, é importante entender alguns trechos principais do Apocalipse para que não haja erros de interpretação devido a desconhecimentos do panorama da época. A leitura ao pé da letra do Apocalipse, sem o cuidado de entender os sinais e costumes judaicos, nem ao menos entender a situação de como esse livro foi escrito, nos possibilita umainterpretação errada, o que acaba fazendo com que muitos irmãos vejam no Apocalipse um anúncio de tragédias futuras e devastação, o que não é verdade.

Reflexão 2: quantas vezes você já leu trechos soltos de textos e interpretou errado, sem levar o contexto?

Algumas considerações sobre passagens apocalípticas:

Em Ap 1, 4-6 = Nós vemos a utilização do número sete, e a citação de Sete Espíritos diante do trono de Deus.

Temos que entender que 7 é o número judaico que representa a plenitude, a perfeição, a imensidão. Lembremo-nos que Cristo nos mandou perdoar setenta vezes sete (ou seja, infinitamente). Sete Espíritos de Deus quer dizer o Espírito perfeito, ou seja, o Espírito Santo ao lado do Pai e do Filho na Trindade, como a própria leitura nos mostra.

Na verdade, João saúda todas as comunidades cristãs da Ásia, e se refere com uma benção em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Em Ap 1, 12-20, vemos João dizendo que vê um homem com sete estrelas e sete candelabros que pede para escrever para as comunidades asiáticas.

Na verdade, João mostra a cobrança dele mesmo em levar em nome de Deus orientações e pregações de fé às sete comunidades gregas que estão sendo ameaçadas pelos imperadores romanos. (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia). A cada comunidade ele dá uma orientação para coibir a decadência da fé.

Em Ap 4, 1-11, nós vemos o relato do Reino dos Céus e do poder de Deus. É claro que João está escrevendo por símbolos, pois ao lerem essas cartas, os romanos não entendiam o que queriam dizer e achavam que era loucura de João. (por exemplo, João fala dos relâmpagos e trovões constantes do trono em que alguém em um trono coberto pelo arco-íris sentava, rodeado por 24 anciãos).

Na verdade, João fala da providência e ação de Deus imediata aos homens (trovões e raios). A expressão ‘alguém sentado no trono’ é a própria majestade de Deus. O arco-íris representa a misericórdia e o amor citado em Gênese 9,13, e os 24 anciãos representam as 12 tribos de Israel, ou seja, o povo; porém, o povo terrestre é reunido com os anjos no Céu, e lá louvam sem cessar a Deus (2X12=24).

Reflexão 3: será que os romanos entendiam todas essas coisas? É claro que não. Mas os cristãos entendiam porque eram simbologias da religião.

Em Ap 5, 6-8 , vemos o relato da visão de um cordeiro (carneiro) com sete chifres e sete olhos recebendo o livro da mão direita de quem está no trono.

Na verdade, Cristo é o Cordeiro de Deus (o cordeiro era o animal utilizado em sacrifícios) que se sacrificou por nós, e cheio do Espírito Santo, Onipotente e Onipresente ( 7 ch e 7 olh) está, com toda a sua autoridade,  na glória do Céu à direita do Pai.

Em Ap, 12, vemos a analogia da mulher revestida de Sol com uma coroa de 12 estrelas frente ao Dragão.

Na verdade, a mulher/ ora é Maria e as 12 tribos de Israel, ou seja, o povo/ ora é a Igreja formada pelos 12 apóstolos. O Dragão é o mal. Não é uma profecia do final dos tempos, mas um alerta para o povo perseverar diante das perseguições do imperador Nero. É muito interessante ler todo o cap 12 e as notas de rodapé da Bíblia edição Pastoral, pois temos muita simbologia explicada.

Em Ap 13 – a besta sobre o número 666; quem sucumbir à besta verá que também adorará a segunda besta que virá, e os homens se marcarão pelo pecado. Na verdade, a besta é a representação do imperador romano Nero. Vespersiano, que iria assumir o lugar de Nero como imperador, é a representação da segunda besta.

Nero era maldoso e cruel, e queria ser adorado como Deus; quando morre, Vespersiano institui como religião o culto a imperador mortos, sendo que eles deveriam ser idolatrados desde sua vida.

O número 666 representa 3 X a trilogia da matéria. Mas o que é isso?

Para os judeus:

2 = matéria

3 = perfeição do relacionamento ou Trindade.         2X3=6

6= perfeição da matéria, o puro materialismo, o egoísmo, o mal.

666 = 6-6-6 (três seis seguidos) = perfeição da maldade.

O Apocalipse, nada mais é, do que o livro do grande exemplo de perseverar na fé e enfrentar as perseguições que os nossos antepassados mostraram em nome de Cristo Jesus.

Reflexão 4: Quantas pessoas você conhece que enxergam no Apocalipse um livro de esperança, ao invés de um livro de “fim trágico”? Que tal mudar a compreensão das pessoas que assim entendem?

imgres.jpg

– 4 Cliques de um Amanhecer de Sábado!

Como costumeiramente faço, acordei cedo para conseguir ganhar adrenalina – a energia necessária para ter disposição! Olha nossa foto-motivação:

bomba.jpg

Buscando inspiração, durante a corrida, vale a introspecção durante o momento do treino. Para isso, buscar o Alto é necessário. Nossa foto-meditação, pedindo a intercessão de Nossa Senhora Rainha da Paz!

bomba.jpg

Alongar pós-corrida é muito bom, em especial, curtindo a alvorada. Nossa foto-contemplação:

bomba.jpg

Por fim, hora de ir trabalhar! E bem acompanhado, veja só o amanhecer que esteve comigo até à labuta! Uma foto-inspiração:

bomba.jpg

– Flores do Nosso Jardim!

Começando bem o dia: flores que cultivamos; nos tiram o stress e embelezam a vida!

É um hobby maravilhoso: barato, ecológico e belo.

Vale a pena florir o dia-a-dia!