Faz pouco mais de meia hora que o futebol jundiaiense está novamente enlutado. Afinal, o Paulista Futebol Clube caiu para a 3a divisão do campeonato estadual.
No calor do fato, apontar culpados é algo difícil.
Pensemos: não foi no empate sem gols contra o Santo André na derradeira rodada (se tivesse vencido, ficaria na A2), que o time caiu. Afinal, tivemos outras 18 oportunidades de vitória ao longo do torneio.
Foi rebaixado por culpa do condicionamento físico a desejar no começo da A2? Não serve de desculpa, já que todos os clubes jogaram por 2 meses e meio todos os finais-de-semana e todos os meio-de-semana (que calendário estúpido…).
A culpa é da falta de dinheiro, certo? Nem sempre. Competência financeira não é necessariamente competência administrativa.
Então o elenco era ruim? Não! No papel, era composto por bons atletas.
Já sei: a diretoria é a responsável! Ora, é sabido de lambanças e esforços dos cartolas. Alguns abdicaram do clube, outros faziam o que podiam. Nas condições precárias de quem quase nem entraria para a disputa, fez-se o que era possível.
Não culpemos alguém ou alguns especificamente neste momento de dor, pois seria injusto. Há uma série de fatores que se deve colocar como preponderantes para o triste desfecho.
A questão é: E AGORA?
O Paulista voltou para onde estava há mais de 20 anos, quando o Farah reorganizou o Paulistão: para a A3. Desse passeio em divisões maiores ficaram o Vice-Campeonato Paulista de 2004 e a Copa do Brasil de 2005. E, claro, a paixão da torcida e o sonho que voltasse a ser a 5a força estadual (como quase foi em alguns momentos).
Que nenhuma decisão sobre o futuro seja tomada impulsivamente, com os nervos à flor da pele. Que o Galo, enlutado na A2, renasça na A3.
Como?
Sem essa do dito batido: “como uma fênix”, mas sim com gestão profissional, apoio da comunidade jundiaiense e captação de recursos. Ou seja: algo que o Novo Paulista tentou e não conseguiu, assemelhando-se ao Velho Paulista.
Muita calma nessa hora, pois, apesar de tudo, “Tu és, Paulista, de Jundiaí”.










