– Emenda às Regras do Jogo. Você Gostou das Mudanças?

Amantes do Futebol, atenção! A partir de domingo, dia 01 de Julho, o esporte mais popular do mundo terá Regras Novas.

A propósito: alguém viu divulgação maciça das mudanças das regras do futebol? Claro que não, pois elas costumam ser sutis e só são percebidas quando surgem as dúvidas.

Vamos lá: para os campeonatos que se iniciarem no domingo, algumas novidades:

1)- No banco de reservas, poderemos ter entre 3 a 12 substitutos (a critério das Confederações Nacionais). Nos jogos da FIFA, serão 12. No Brasileirão, continuarão a ser 7 até o final do ano, e em 2013, passarão a ser 12 (aqui, sou favorável a uma 4ª substituição de atleta, e retorno de substituído ao jogo, mas acho que seria voto vencido…)

2)- Esparadrapos nas meias: deverão ser da cor predominante das meias. Será proibido jogar com fita que tenha cor diferente ao equipamento. Por exemplo: se a meia é azul, deverá se usar esparadrapo azul (essa foi radical, não?).

3)- Um gol direto de bola ao chão não será mais consignado. Se um jogador chutar uma bola para o gol direto de um bola ao chão, será marcado tiro de meta. Se ele fizer um gol-contra direto de bola ao chão, deverá se marcar escanteio (quantas vezes você viu tais lances em jogos profissionais?).

4)- A mais polêmica: a relação dos atletas que entrarão em campo poderá ser modificada antes do início da partida SEM PRÉVIO AVISO AO ÁRBITRO. Hoje, a escalação deve ser entregue aos árbitros 45 minutos antes do início; caso ocorra alguma lesão nesse ínterim, o árbitro deverá ser comunicado e a lista retificada. Com a nova decisão, o clube poderá apresentar 11 titulares na lista, e na hora do jogo, alterá-los sem prévio aviso.

O que isso significa? Que treinadores que adoram esconder a escalação reinarão nos pré-jogos. Uma medida sem lógica… Não dá para entender o motivo/ justificativa de tal alteração! Imaginaram nos grandes clássicos, que bagunça será? Jornalistas e árbitros com uma lista, e na hora de começar a partida, um desespero total em atualizá-la… Vai dar problema!

Lembrando: tudo isso (e mais alguns detalhes menores) valerão a partir de 1º de julho nas competições que se iniciarão. Para os campeonatos vigentes, valem as regras atuais (na Copa Sulamericana, por exemplo, regras novas; no Brasileirão, regra atual).

E você: gosta das modificações?

3 comentários sobre “– Emenda às Regras do Jogo. Você Gostou das Mudanças?

  1. TUDO PERFUMARIA! Por que a imprensa tem que saber da escalação? O mundo se acaba? Ora, bolas! A Fifa regulamentou o que Felipões e Luxemburgos da vida já fazem. A imprensa que espere, o adversário tem que se preocupar com seus 11 e não com o onze alheio.
    Fita adesiva da cor da meia…Bola ao chão não valer gol ou resultar tiro de meta de contra o próprio gol…Muda nada!
    A presença de 12 no banco de reservas, sim, é importante. Dá ao treinador opção de melhorar a qualidade das alterações que faça ou, se necessário, por contusão por exemplo, modificar até a própria intenção. Decisão tomada, cumpre-se e bola pra frente. É o que penso.

    Curtir

  2. Rafael
    Vamos la!!! Banco de reservas com 12… totalmente favoravel. Eu falo algum tempo que as substituições nao deveriam ter quantidade… como no futsal poderiam ser volantes. O jogador sai, volta, sai novamente e volta, de acordo com opção tatica do treinador. Melhoraria em muito a dinamica do jogo.
    Esparadrapo na meia puro cosmetico… Por que nao disciplinam as cores nas chuteiras? Hoje esta parecendo abra alas de escola de samba… mas ai mexeriam com as potencias esportivas.
    Gol direto de bola ao chão regra tão inocua quanto um placebo no tratamento de doenças. Nao muda nada.
    A relação de jogadores podendo ser modificadas ate o inicio do jogo, k pensou no trabalho do quarto arbitro? V ai ser realmente o samba do crioulo doido… Luxemburgo / Felipão etc. vao deitar e rolar. Imagina nos jogos de segunda, terceira e quarta divisao!!! Luiz Carlos Ferreira, Pinho, e outros menos votados, vai ser uma festa.
    E a simulação de contusões???? nada ainda? A regra fala de simulações serem punidas, nao especifica que sejam simulações de faltas ou tiros penais… e o jogador esta ganhando um jogo, toma um esbarrao parece que levou um chute do Anderson Silva. Entra maca, para-se o jogo por quase 2 minutos e o cara chega na linha lateral desce da maca e ja esta curado e pronto para voltar. Sera que isto nao er simulação????? E quantas vezes voce viu arbitro punir a esta atitude? eu nunca vi. E nao adianta dizer que o tempo sera reposto. NAO VAI SER NUNCA. Mas enfim, somo voto vencido.
    abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.