– Quando a Incompatibilidade de Cargos faz Vítimas!

Mateus 6:24 – Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.”

Não gosto de usar palavras sagradas em meio a ocasiões profanas indevidas. Mas é curioso como em algumas situações a incompatibilidade de funções/ações gera vítimas.

Digo isso pois o amigo Marcelo Marçal foi destituído de suas funções como responsável do site da Cooperativa de Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo. Em nota, disse que a decisão foi dos cooperados.

Ué, eram quantos cooperados? Numerosos?

Marcelo Marçal possui há anos o site Apitonacional.com , onde o foco são notícias do mundo da arbitragem de futebol. Evidentemente, não seria espantoso imaginar que em alguma oportunidade, caso seu site abordasse algum tema que desagradasse a Cooperativa de Árbitros, fosse questionado. Seria exagero imaginar que as críticas a um árbitro sul-matogrossense que vem trabalhando em SP motivaram a sua demissão? Talvez. Não importa. É de direito da Cooperativa dos Árbitros, que é uma empresa privada, e ela não deve nenhuma satisfação à sociedade (mas aos seus cooperados). E como os cooperados gostam e participam da instituição, deve estar tudo bem.

E aqui vai a observação: por mais que o site Apitonacional.com buscasse a isenção, o comprometimento com a outra empresa poderia ser nocivo, pelo fato do site não poder blindar alguém (e nem deve!). Uma hora ou outra, isso poderia acontecer. E se aconteceu, é porque quís mostrar independência.

Marçal é um trabalhador, sujeito esforçado e inteligente. E aqui, nada de solidariedade ou caridade pois ele não precisaria disso, graças a sua competência, mas sim uma palavra de quem entende tais incompatibilidades: pensar pelo lado positivo– agora, não há impedimento algum para a discussão sobre outros temas, como a necessidade de tantas entidades de árbitros (custosas a eles próprios), como descontos de Cooperativas e Sindicatos, além de, quando ocorrerem, possíveis casos de subserviência à FPF poderem ser abordados com maior profundidade.

Boa sorte nesse momento novo. Tenho certeza de que não fará falta aquele trabalho.

– Pastoral Fé e Política entregou Cartilha com Orientações de Fé e Política aos Vereadores de Jundiaí

Por Reinaldo Oliveira

Agentes da Pastoral Fé e Política da Diocese de Jundiaí, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 27 de março, fizeram a entrega aos vereadores da cartilha “Orientações Diocesanas de Fé e Política 2012”, editada pela Diocese de Jundiaí. Ao fazer uso da Tribuna, o coordenador local da Pastoral, Sr. Marcelo Canalle, iniciou sua fala perguntando: “O que a Igreja tem a ver com a política?”.  E logo esclareceu: tem tudo a ver, pois ambas têm a missão de promover o bem comum e o desenvolvimento da vida. Ela se preocupa com a política, pois é na política onde há decisão para muitas coisas, contudo a Igreja não faz política partidária. Ela não defende um partido ou outro, nem um candidato ou outro. Ela defende princípios éticos como o respeito à vida humana em todas as instâncias; defesa da família fundamentada no matrimônio; respeito à liberdade religiosa e de consciência; defesa da educação para a formação humana; considera o poder político um serviço e não uma profissão; promoção subsidiária das pessoas mais pobres e oportunidades de condições dignas de vida; defesa do direito a um trabalho digno e acesso aos bens produzidos; respeito à liberdade de iniciativa econômica e deveres da justiça social; respeito à liberdade de expressão e da imprensa, verdade, opinião e promoção de uma adequada relação entre a Igreja e o Estado.

Esta cartilha tem como finalidade orientar o clero e os fiéis leigos, esclarecendo que o exercício de mandatos eletivos compete aos leigos e não ao clero. Ela também visa o incentivo de participação na vida política do Município, Estado e País. Devido a acontecimentos passados e recentes, muitos dizem que a política é suja, porém não dá para esperar que ela fique limpa. Logo é importante que as pessoas éticas, sérias e de bem, colaborem e participem da vida política, elevando-a na promoção da pessoa humana. Após sua fala, ele fez a entrega de um exemplar da cartilha aos senhores vereadores. De acordo com informações do Sr. Marcelo Canalle, outras câmaras municipais das cidades da Diocese de Jundiaí, também receberão a visita dos agentes da Pastoral Fé e Política.

– Deputado sente Compaixão de… Deputado!

E o Deputado Cyro Miranda!!! Absurdamente, disse em plenário, sobre o fato dos nobres parlamentares estarem perto de perder o 14º.  e o 15º. Salários:

Tenho pena de quem é obrigado a viver com R$ 19 mil líquidos por mês”.

Coitado. Ele é uma das vítimas da pobreza no Brasil. Ganha “só” R$ 19 mil/mês e vai perder 14º e 15º…

Que cara-de-pau!

– Papa põe o Dedo na Ferida em Cuba

Parabéns ao Papa Bento XVI pela coragem de criticar a ditadura marxista-castrista em plena Havana!

É essa coragem que se espera de um líder mundial pela paz. Nada de discursos à distancia, mas sim proclamação da necessidade de mudança e respeito aos Direitos Humanos cutucando o problema in loco, ou seja, estando em Cuba!

E há um sem-número de políticos brasileiros que idolatram a ilha de Fidel e seus mandatários…

– Criada a Associação dos Escritores e Poetas de Jundiaí e Região

por Reinaldo Oliveira

No dia 20 de março, em reunião realizada no Plenarinho da Câmara Municipal, mais de 40 escritores e poetas discutiram sobre a criação da Associação dos Escritores e Poetas de Jundiaí e Região. A idéia surgiu através da escritora e poetisa Julia Fernandes Heimann, que ao realizar duas Feiras de Livros, em dezembro de 2011, foi procurada por muitos escritores que levaram seus livros para estas Feiras, mas que não pertencem a nenhuma entidade cultural. A primeira reunião foi bastante produtiva e pré-definiu alguns pontos: a AEPJR não terá número limitado de participantes e nem a exigência de livros publicados; mas ele deverá estar ligado à literatura. As primeiras reuniões estão sendo norteadas por um regulamento, mas para as próximas reuniões já há estudo para criação do estatuto. Além do objetivo inicial de reunir escritores e poetas, promover atividades culturais, também uma proposta da AEPJR é o resgate de obras de escritores jundiaienses já falecidos e que muito contribuíram para o desenvolvimento da cultura jundiaiense. A AEPJR já tem sua primeira atividade, que será uma “Feira de Livros”, programada para os dias 9, 10 e 11 de maio, no pátio do Supermercado Russi da Rua do Retiro. A próxima reunião da AEPJR será no dia 10 de abril, às 19h, no Plenarinho da Câmara Municipal.

– Título Evitável e Não Concedido com Louvor

O estado de Amazonas quís homenagear, ano passado, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, com o título de CIDADÃO AMAZONENSE. Na oportunidade, o deputado estadual Marcelo Ramos declarou que:

Já temos nossos gângsters aqui, não precisamos importar mais”.

Matou a pau…