– E Ramon Abatti Abel está com moral na FIFA.

Já falamos sobre os brasileiros estarem desempenhando ótimo papel na Copa do Mundo de Clubes, ao contrário do que acontece no Brasileirão (vide aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2025/06/22/sobre-os-arbitros-brasileiros-no-mundial-de-clubes/).

Pois bem: numa final européia, Ramon Abatti Abel tem enormes chances de ser o árbitro da final. Por vários motivos:

  1. Agradou nos Jogos Olímpicos de 2024 (foi o árbitro da final).
  2. Foi bem nos jogos dos “grandões” Real Madrid e Manchester City, e,
  3. Especialmente no jogo do Madrid: na Europa, se diz que em dúvida, Barcelona e Real Madrid são favorecidos. Abatti Abel não titubeou e expulsou logo no início da partida Asencio (mostrou que “não vê camisa’). Mas principalmente pelo protocolo antirracismo (os europeus não costumam utilizá-lo, discutem com jogadores que reclamam de racismo e fazem vista grossa; e o brasileiro abriu o protocolo sem pensar duas vezes). Tal gesto foi olhado por simpatia por todos.

A questão é: em Copas do Mundo de Seleções, os árbitros de países que se aproximam da final, vão sendo dispensados. Não tem juiz de futebol dos países que estão nas semifinais, por exemplo. Acontecerá isso na versão clubes? E, se acontecer, é porque teremos algum time brasileiro nas semifinais. Qual poderá ser ele?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.