– A barreira dupla de Domenec Torrent é válida?

Na partida entre Monterrey-MEX vs Internazionale-ITA, vimos uma daquelas invenções que nos levam a questionar: vale a pena ou não?

Domenec Torrent, ex-treinador do Flamengo e atualmente no Monterrey, montou uma barreira dupla, aberta ao goleiro. Repare na foto abaixo que os cantos do gol ficam protegidos e sobra um clarão de frente ao arqueiro. 

O que o batedor deve fazer? Dará um chutão à meta ou tentará encobrir a barreira? 

Repare que nessa oportunidade, os italianos tentaram esconder a visão do goleiro, como fator surpresa, mas não resultou em nada significativo.

Penso: me parece mais uma daquelas situações cujo custo-benefício é questionável. Por exemplo, outra: colocar um jogador deitado atrás da barreira.

Tudo isso pode, à Luz das Regras do jogo. Mas há um lembrete: quem “pede barreira”, não é a defesa, mas o ataque!

Lembre-se: o batedor tem o direito de exigir a distância de 9,15m. Se ele abrir mão dela e quiser bater rápido (exceto se o árbitro mandar esperar por algum motivo sério), ele pode. O goleiro, sabendo que o adversário espera a distância, pode agrupar seus companheiros enquanto eles se posicionam para a distância regulamentada. Mas não cometa o erro de crer que a barreira “é um direito que a defesa tem”.

Screenshot

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.