– Bono explica por que só no Brasil ainda é chamado de “Bono Vox” (e fala até de carnaval).

Dá-lhe U2!

🎶🇧🇷 Bono diz que só no Brasil o chamam de “Bono Vox” e que ama o carnaval! Quer levar a festa pra Irlanda! #linkezine #BonoNoBrasil #CulturaPop O …

Continua no original em: Bono explica por que só no Brasil ainda é chamado de “Bono Vox” — e fala até de carnaval

– Liturgia Diária de 21/05/2025.

MISSA DA FÉRIA   4ª Classe – A Missa de hoje nos mostra o nexo intimo que há entre o desaparecimento de Jesus e a descida do Divino …

Continua em: Liturgia Diária – 21/05/2025

– Bom dia, Quarta-feira.

Madrugada clara em Jundiaí. Será um bom dia?

Que seja uma boa 4ª a todos nós.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #céu #fotografia #mobgrafia #natureza #landscapes #mobgraphia

– “Quartou”:

Quarta-feira, 21/05/2025.

Lembre diário:

– A regra que não pegou: a dos Capitães, exclusivamente, reclamando aos Árbitros.

Dias atrás, escrevemos sobre as mudanças das Regras do Futebol para a temporada 2025/2026. Você pode acessar aqui: https://professorrafaelporcari.com/2025/03/30/as-mudancas-da-regra-do-jogo-para-2025-2026-e-o-que-ha-de-mais-relevante/

Entretanto, uma delas parece não ter funcionado: a que faculta somente ao capitão conversar com o árbitro. Relembre:

Regra 3, Os Jogadores: Estava em teste a orientação de que apenas o Capitão de cada equipe poderia conversar com o árbitro, de maneira respeitosa, e os demais jogadores que se manifestassem receberiam Cartão Amarelo. Na Europa isso foi visto em algumas ligas, e agora passa a ser facultativo por torneio: ou seja, se no Campeonato Brasileiro quiser se adotar tal regra, será permitido (há diretrizes para isso que serão redigidas em breve); porém, se não desejar, ficará como antes: ninguém pode contestar a autoridade do árbitro (embora observamos o quanto se tem de reclamação).
Para essa mudança, creio que as diretrizes a serem divulgadas terão mecanismos para que evite o “rodízio de capitães”, uma burla que se têm feito para que diversos atletas possam reclamar.

Pois bem: Seneme colocou em caráter de teste no Brasileirão 2024 a opção da exclusividade do capitão, e em algumas rodadas isso funcionou. A nova comissão, dirigida por Rodrigo Cintra, optou por ela também, definitivamente. Mas os árbitros não estão cumprindo…

Repare: todo mundo conversa com o árbitro e ninguém toma cartão. No trágico jogo do Grêmio contra o CSA (os gaúchos foram prejudicados pelo erro da arbitragem), jogadores de ambas equipes saíram em corrida junto com o árbitro Matheus Candançan (que está sentindo o peso do escudo da FIFA) desde a grande área até o monitor, reclamando e o cercando, e ninguém foi advertido. Pode? E é da FIFA…

A verdade é: há regras que a gente não consegue aplicar, seja por comodidade, falta de coragem ou respaldo, infelizmente.

– Terminando a Labuta.

E terminamos o expediente aqui na FADITU, bem feliz pelas aulas às duas turmas da noite.

Ajudar os nossos alunos na busca do conhecimento, sempre é muito bom!

🖊️ #EDUCAÇÃO

– Pra hoje: Esteja na Graça de Deus.

Lembre-se:

– Importância versus o Uso.

Quem bolou esse pensamento, foi muito bem. Abaixo:

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida. Quem tiver conhecimento, informar para os créditos.

– Reze! Deus nos ouve.

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Peça à Mãe que o Filho atende:

– Uma viagem sensorial pela Itália sem sair de São Paulo.

🍷 De 19 a 25 de maio, SP recebe 20 vinhos em 20 restaurantes 🇮🇹✨ Uma rota enogastronômica imperdível! #VinhoItaliano #CulturaEnogastronômica #…

Continua em: Uma viagem sensorial pela Itália sem sair de São Paulo

– Pensando sobre Educação…

O que é educar?
Na imagem:

– Neymar e o seu “esforço”…

O empenho de Neymar em ajudar o Santos FC a se recuperar, impressiona!

Ironias à parte: não falta alguém do enorme staff que ele tem, para dizer que, estando lesionado, deveria preservar sua imagem?

– Entardecendo em Cabreúva.

Eu sempre me inspiro nessa paisagem de Cabreúva. A natureza nos alivia a alma.

Fotografar desestressa.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Dia da Pedagoga e do Pedagogo.

O/a pedagogo/a é um pilar fundamental na construção de uma educação pública de qualidade. Seu papel vai muito além da sala de aula: é ele/a quem …

Continua em: Dia da Pedagoga e do Pedagogo

– MEC proíbe EAD em Direito, Medicina, Psicologia e outras graduações.

MEC proíbe cursos 100% EAD em Direito, Medicina e outros 🎓🚫. Regras valem para novas matrículas. #EducacaoPresencial #linkezine O post MEC proíbe …

Continua em: MEC proíbe EAD em Direito, Medicina, Psicologia e outras graduações

– O que os clubes pedirão sobre o VAR e o que a CBF oferecerá:

Existe no Brasil uma entidade chamada Comissão Nacional de Clubes de Futebol, formada por alguns nomes importantes como Júlio Casares do São Paulo FC e BAP do CR Flamengo. Ela, segundo a matéria de Igor Siqueira no UOL, sugerirá 3 ideias para a Comissão de Árbitros da CBF.

Serão elas (extraídas de https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2025/05/19/comissao-de-clubes-leva-sugestoes-a-cbf-para-mudar-atuacao-do-var.htm):

“1 – Que quando o árbitro de campo chegar à área de revisão, à beira do campo, o áudio dele com a cabine do VAR seja desligado. A ideia é que o árbitro central interprete o lance sem as sugestões do VAR no ouvido.

Esse cenário incomoda os clubes porque o VAR, no intuito de auxiliar, por vezes argumenta para convencer o árbitro central a respeito da interpretação sugerida.

2 – Que após lance de gol, o VAR tenha dois minutos para buscar irregularidades. E depois, se for encontrada alguma questão, o árbitro de campo tenha mas dois minutos para revisar, se necessário.

A ideia é que se alguma irregularidade não for achada em dois minutos, significa que ela não é clara/escandalosa o suficiente para justificar a intervenção do VAR e eventual anulação.

3 – Que eventuais irregularidades na fase de ataque de um lance de gol (se houve uma falta antes, por exemplo) só sejam consideradas se acontecerem de 25 segundos antes da bola na rede em diante.

O diálogo na comissão de clubes é também para ver como o chefe dos árbitros enxerga esses temas e se é possível aplicar as sugestões diante do protocolo atual do VAR.”

As ideias podem ser levadas em conta, não tem problema de considerá-las como interessantes e discuti-las é salutar (a própria FIFA está estudando um sistema alternativo ao VAR, chamado de VSF – suporte de vídeo, onde já falamos anteriormente aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2025/01/13/o-fvs-devera-ser-ainda-mais-usado-nos-testes/).

O problema é: não se pode mudar a Regra do Jogo e nem o Protocolo do VAR, pois são universais. Por mais que se faça uma pressão, não pode o mundo “jogar com as regras X” e o nosso país com as “regras Y”. O que se deve fazer é que funcione bem o que já existe, e levar à International Board tais ideias, considerando-as boas.

Há uma observação: a CA-CBF vai receber todo mundo, pois com a queda de Ednaldo, ela se torna automaticamente frágil, já que Reinaldo Carneiro Bastos é quem catapulta Rodrigo Martins Cintra e Luiz Flávio de Oliveira à chefia dos árbitros. Fernando Sarney, Samir Xuad e toda gente que está assumindo, pertencem ao outro grupo político. E quando um clube pedir a troca do comando dos juízes, não será demorada a providência.

Imagem gerada por IA

– Por que você gosta de alguém?

Já pensou nisso?

– Labutando.

Hora de preparar aulas e começar a bolar as provas!

Eu gosto assim: dividindo por assuntos, pastas e mega organizado, a fim que o trabalho flua melhor…

– Ota Benga, o jovem pigmeu africano que vivia numa jaula.

A humilhante vida de Ota Benga, um membro da tribo Mbuti do Congo (que ficaram popularizados com o nome de “pigmeus”, por conta da baixa altura e dentes afiados), nos faz pensar: até onde o racismo pode chegar?

Em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/amp/noticias/vitrine/historia-ota-benga.phtml

OTA BENGA: O JOVEM NEGRO QUE FOI EXPOSTO EM ZOOLÓGICO DOS EUA

Sob humilhações e torturas, Benga atraia inúmeros visitantes por dia durante o século 20.

Por Victoria Gearini

Um dos piores casos de racismo da História aconteceu durante o século 20, nos Estados Unidos: em 1906, um zoológico localizado em Nova York exibiu o jovem africano Ota Benga em uma jaula.

Nascido em 1883, Ota era membro do povo Mbuti, que vivia nas florestas próximas ao rio Kasai, no antigo Estado Livre do Congo. Uma das características mais marcantes desses povos eram suas baixas estaturas (motivo pelo qual também sofriam bastante preconceito). 

Antes de ir para os EUA, o jovem já havia sobrevivido a dois massacres cometidos por forças belgas, sendo mantido como escravo. Aos 23 anos, já havia perdido duas esposas, uma foi assassinada e a outra morreu após ser picada por uma cobra.

Em 1904, Ota foi vendido por traficantes para o missionário Samuel Phillips Verner, que tinha o objetivo de fazer uma exposição nos Estados Unidos com pessoas consideradas “exóticas” pelos norte americanos.

Assim, junto com mais oito jovens africanos, foi exposto em uma mostra chamada “Os Homens Selvagens Permanentes do Mundo”, na Feira de St. Louis. 

Já em 1906, Verner levou Ota para Nova York, onde entrou em contato com o diretor do Zoológico do Bronx, William Temple Hornaday. Frequentemente o rapaz era colocado em uma jaula com macacos e apresentado como se fosse canibal.

Entre as inúmeras humilhações, era obrigado a interagir com orangotangos para reforçar a ideia de ser selvagem e mostrar seus dentes aos visitantes, já que em sua cutura era comum afiá-los.

Em sua jaula, junto com seus dados pessoais, havia o seguinte aviso: “exibido todas as tardes durante setembro”. A exploração atraiu, no total, mais de 40 mil visitantes por dia ao zoológico.

No mesmo ano, em 1906, um grupo de pastores negros passou a protestar contra a exposição do jovem e, após 20 dias, Ota foi libertado. Logo em seguida, foi encaminhado para um orfanato e depois foi para um seminário teológico.

Mais tarde, graças ao emprego que conseguiu em uma fábrica de tabaco, em Lynchburg, começou a planejar sua volta para a África. No entanto, sofrendo com a depressão, se suicidou em 1916, aos 32 anos. 

 

– Sol bonito.

Terça-feira bonita!

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #sol #sun #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress #nuvens #clouds

– Cristiano Ronaldo jogando no Botafogo FR?

A camisa 7 de Mané Garrincha pode ter novo dono…

CR7 no Fogão? Ou não passa de mais uma especulação? Aguardemos!

– Pastel em boa hora!

Depois de tanta coisa que já fiz nessa 3ª feira, mereço um pastel de feira, né?

O meu é de palmito! Tá tão bom…

😋 #gula

– Gentileza:

Seja sempre gentil! Vale a pena.

Uma boa mensagem:

– #REPOST: Tudo roxo! E com um pouco de azul também.

Clicar poses mobgráficas é comigo mesmo. Eu curto!

Aqui, um amanhecer “roxo” do ano passado, em Jundiaí, com clima gelado como hoje. Para inspirar mesmo com as cores frias:

bomba.jpg

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby

– Liturgia Diária de 20/05/2025.

S. BERNARDINO DE SENA, Confessor Festa de 3ª Classe – Missa “Os Justi” (1) com Coleta e Evangelho próprios Da Ordem de S. Francisco, foi pregador …

Continua em: Liturgia Diária – 20/05/2025

– Bom dia, Terça-feira.

Madrugada clara em Jundiaí. E essa lua tão bonita?

Que seja uma boa 3ª a todos nós.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #céu #fotografia #mobgrafia #natureza #landscapes #lua #moon #mobgraphia

– Pra hoje:

Mensagem do dia:

– Freedom Quote By Raquel Cepeda: “While America will…”

Any comments on this?

Continua em: Freedom Quote By Raquel Cepeda: “While America will…”

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Red Bull Bragantino x Criciúma (Jogo de Volta da 3ª fase da Copa do Brasil).

E para o confronto do Massa Bruta contra o Tigre Carvoeiro, a CBF escalou:

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio – GO
Árbitro Assistente 1: Bruno Raphael Pires – GO
Árbitro Assistente 2: Leone Carvalho Rocha – GO
Quarto Árbitro: Gabriel Meira Bispo – SP
Assessor: Clêiber Elias Leite – BA
VAR: Diego Pombo Lopes – BA
AVAR: Cleriston Clay Barretos Rios – SE
AVAR2: Dyorgines Andrade – ES
Observador de VAR: Newton dos Santos Barreira – SP
Quality manager: Walter de Lima Coelho Jr – SP

Wilton é velho conhecido de todos e, em particular, para ele o jogo é importante pois está se preparando para o Mundial de Clubes da FIFA. Nesse momento, observadores FIFAs buscam assistir os jogos dos árbitros pré-selecionados para saberem como eles chegarão aos treinos para o torneio. E Sampaio, que não foi bem no Fluminense x Bragantino pelo Brasileirão nesse ano (é o mesmo trio daquela jornada), poderá mostrar melhor serviço.

Relembre aquela atuação aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2025/04/06/analise-da-arbitragem-de-fluminense-2×1-red-bull-bragantino-2/

Acompanhe conosco o jogo entre Red Bull Bragantino vs Criciúma pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Pietro Loredo, comentários  e reportagens de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Quinta-feira, 22/05, 21h30. Mas desde às 20h30 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

– Dica da Noite:

Seja firme:

– Quando fraquejar, não vacile em pedir ajuda:

Peça ajuda a São Miguel Arcanjo, sempre que precisar.

Abaixo:

– Ednaldo Rodrigues não volta mais.

E o presidente destituído da CBF, Ednaldo Rodrigues, protocolou um documento onde alega desistir da CBF.

Normal. É a certeza de que seu grupo político perdeu.

– Dourado céu.

Como a fotografia me alivia e me inspira, olhe aí como está o entardecer…

Onde encontramos tais cores no céu, senão aqui?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby

– Respeitar o seu semelhante: a questão fundamental!

Vale a pena refletir sobre essa mensagem, abaixo, sobre “Ser Gentil”. Mesmo que você não seja tratado com gentileza, exerça-a!

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida. Quem conhecer o autor, favor avisar para informar o crédito.

– Dia de Santo Ivo, Padroeiro dos Advogados.

Um santo em vida conhecido como “Advogado dos Pobres”: esse foi Santo Ivo, celebrado hoje.

Sua história abaixo, extraída de “Santo do Dia”, da CançãoNova.com

SANTO IVO

Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253.

Ivo recebeu uma ótima formação, formando-se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Um santo advogado, juiz e sacerdote.

Partiu para o céu com apenas 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o “advogado dos pobres”. Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor.

O santo de hoje diz à família forense e a todos nós que viver o amor e a justiça é possível em Cristo Jesus.

Santo Ivo, rogai por nós!

História da vida de Santo Ivo (1253 - 1303) - Padroeiro dos ...