– Às claras e didaticamente, sobre os dois grupos da CBF e o futuro novo presidente:

O “torcedor de futebol comum” está acompanhando toda essa confusão sobre a presidência da CBF, e boa parte não está entendendo nada. Mas, afinal, quem são os candidatos? Ou melhor: quem está querendo assumir o poder?

Para entender, há dois grupos políticos rivais:

1 – O de Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero, que antigamente eram rivais, mas se uniram nos anos 2000 e geraram dirigentes como Caboclo e Cel Nunes (que nunca foram autônomos na prática, mas sim peças ditas comandadas à boca pequena) ou ressuscitaram outros, como José Maria Marin.

2- O de Reinaldo Carneiro Bastos, que fomentou Ednaldo Rodrigues e que, segundo os bastidores, sabidamente mandava no futebol brasileiro até então, em um comportamento igual ao grupo anterior: um presidente eleito, como foi Ednaldo, sem autonomia, supostamente comandado por alguém superior.

Tudo começou tempos atrás, quando Eduardo José Farah se licenciou da FPF e houve um acordo para que Reinaldo Carneiro e Marco Polo assumissem a entidade (como presidente e vice, respectivamente). Na hora H, Marco Polo assumiu a presidência alegando ser o vice mais velho e quebrando o combinado, gerando uma guerra de poder. Entre idas e vindas judiciais, houve o caso “Madonna, onde Marco Polo Del Nero denunciou à CBF que a partida que poderia decidir o título do Brasileirão, Goiás x São Paulo, estaria moralmente comprometida pois Reinaldo Carneiro Bastos houvera pedido ingressos à diretoria Tricolor para assistir o show da cantora Madonna no Morumbi, e que o “Pinguim” (árbitro Wagner Tardelli, escalado para o jogo) seria um dos vips que receberam ingresso de Reinaldo.

Enfim: tudo isso alimentou as disputas de poder, levando Marco Polo a compor com Ricardo Teixeira. Mas… isso explodiu com o Fifagate (a ação da Interpool que prendeu e/ou suspendeu cartolas de futebol em escândalos envolvendo direitos de transmissão e Copa do Mundo, por corrupção).

Com dirigentes banidos e alguns presos, algumas lacunas surgiram e os diversos vice-presidentes da CBF tentaram ser protagonistas. Mas sem o apoio dos poderosos cartolas aqui elencados, nada seria possível. Até porque os clubes têm medo desses nomes e nada podem fazer.

Surgiu então Ednaldo Rodrigues. E como ele se manteve no poder até então?

Com o apoio de Reinaldo, o baiano teve decisões judiciais a seu favor e assinaturas de dirigentes que o garantiam no poder. Além disso, o jogo político foi forte: diz-se que distribui-se escudos da FIFA a árbitros e bandeiras por interesses nem sempre meritocráticos (vide, especialmente no quadro feminino, o número de oficiais desconhecidas de estados não tão representativos do futebol, com a insígnia internacional). Fora isso, o óbvio foi questionado: a barganha financeira.

Na última eleição da CBF, o presidente Ednaldo Rodrigues (do grupo de Reinaldo) foi aclamado por unanimidade pelos clubes e federações, sendo inviabilizada a chapa adversária, do grupo de Teixeira e Marco Polo, que tentou lançar Ronaldo Nazário.

Entenda: para concorrer, cada candidato precisa ter apoio declarado por 8 federações e 5 clubes. Ronaldo não conseguiu apoiadores. E nesse processo questionável, o colégio eleitoral é formado pelas 27 federações com peso 3 no voto, pelos 20 clubes da Série A com peso 2 e pelos 20 clubes da série B com peso 1. Ou seja: se as Federações fecharem com algum candidato, não adianta todos os outros clubes se unirem para votar em outro, pois a força deles é menor. Assim, perceba: Federações como a do Amapá ou da Rondônia tem mais força e “importância” do que clubes como Flamengo ou Corinthians.

No pleito ocorrido há pouco dias, estourou o escândalo de que os presidentes de Federações tiveram uma benesse de Ednaldo Rodrigues, onde eles recebiam aproximados 50 mil reais e obteram um reajuste para R$ 215 mil, com direito a “16º salário” (entre aspas, pois não é salário propriamente dito, mas são 16 parcelas anuais desse valor). Por unanimidade, o grupo de Reinaldo continuou no poder.

A questão é: com a decisão judicial que retirou Ednaldo do poder, pois a assinatura do Cel Nunes que o garantiu no poder (no primeiro processo do imbróglio) houvera sido falsificada, tudo mudou. Ato contínuo, Fernando Sarney (filho de José Sarney, um dos 8 vices da CBF e ligado ao grupo de Teixeira e Marco Polo) assumiu o poder para convocar eleições.

As chapas tiveram 4 dias para registro de candidatura, e a oposição atual a Ednaldo (entenda-se: grupo de Teixeira e Marco Polo) lançou Samir Xaud. A situação, sem nome, lançou o próprio nome de Reinaldo Carneiro Bastos.

Entretanto… Reinaldo não conseguiu ter o apoio de 8 federações (somente a sua própria federação, a Paulista, além da do Mato Grosso, o apoiaram). Assim, troca-se de grupo político no poder no dia 25, dia das Eleições na CBF e que terá candidato único (véspera da apresentação de Carlo Ancelotti como treinador da Seleção Brasileira e convocação para as Eliminatórias).

E por que Reinaldo “não vingou”?

Ora, pelo motivo óbvio: os presidentes de federações querem vantagens e não são fiéis a nomes. O grupo representado por Ednaldo instituiu o mensalinho, aumentou o salário deles e criou o 16º. Mas não tinha mais nada a oferecer. Já o outro grupo, sedento ao poder, pode oferecer outros tantos benefícios.

Alguém pode questionar: “mas eles não elegeram Ednaldo recentemente por unanimidade?” E a resposta é: “sim, mas as federações enxergam outras oportunidades com o cenário atual – das políticas às financeiras”.

Exemplos?

Mais verbas para desenvolvimento local do futebol, mais escudos FIFA a bandeiras de federações menores, mais amistosos da Seleção Brasileira em seus territórios regionais e mais chefes de delegação viajando para a Europa…

Fidelidade, cá entre nós, não é o forte dessa gente.

E quem é Samir Xaud?

Ele é médico, tem 41 anos, e é filho de Zeca Xaud. Seu pai é presidente da Federação de Futebol da Roraima (com 10 times filiados), que está no cargo desde 1980 e terminará o mandato em 2026. A curiosidade é: em 2024, Samir foi eleito novo presidente da Federação de RR, e assumirá o cargo para suceder o seu progenitor somente em 2027 (ou melhor: assumiria, pois deve estar na CBF).

Lógico, Samir não estará no cargo pelo que já fez ao futebol ou pela meritocracia, mas por ter sido o nome do grupo político que entra.

Esse, simplesmente, é o futebol brasileiro. Tem como dar certo?

– Inspirational Quote By Joyce Meyer: “Complain and remain….”

Continua em:

Inspirational Quote By Joyce Meyer: “Complain and remain….”

– Bullying and Psychological Effects: 10 Emotions Victims Feel.

‘Want to know all the bullying and psychological effects? Here are all the emotions that come with being a victim of bullying. Bullying and …

Continua em: Bullying and Psychological Effects: 10 Emotions Victims Feel

– Carinhas felizes.

Como é bom ser criança!

Viva a pureza dos pequenos.

💖 #infância

– Recomece sempre!

Recomece toda vez que precisar!

A vida é feita de ciclos e precisamos entender isso.

Uma imagem esclarecedora:

– A Serra da Ermida, vista ao longe.

Um clique repentino da Serra da Ermida, em Jundiaí, na manhã bonita.

Ah, a natureza tão inspiradora…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Adultos e Bonecas Reborn:

O mundo está meio que… “enlouquecido”!

Sobre bebê Reborn e a sandice mundana, uma mensagem:

– 3 Tips For Finding Balance As An Entrepreneur.

If you’re working as an entrepreneur, you know just how challenging it can be to work on your business while also doing other things in your life. …

Continua em: 3 Tips For Finding Balance As An Entrepreneur

– Dia bonito.

Dia bonito!

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress #nuvens #clouds

– Liturgia Diária de 19/05/2025.

S. PEDRO CELESTINO, Papa e Confessor Festa de 3ª Classe – Missa “Si diligis me”, com Coleta própria e comemoração de S. Pudenciana, Virgem Eremita …

Continua em: Liturgia Diária – 19/05/2025

– Bom dia, Segunda-feira.

Bem fresco lá fora… a madrugada está bonita em Jundiaí!

Teremos uma ótima semana? Que seja um bom dia a todos nós.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #céu #fotografia #mobgrafia #natureza #landscapes #clouds #mobgraphia

– Camilo vs Luciano: valeu, Pilhado!

Obrigado pelo carinho da citação, Pilhado!

Sobre o lance polêmico de SPFC 2×1 GFPA, em: https://wp.me/p4RTuC-17ck

– Terminando o domingo!

– Dica da noite 2:

Vivamos na luz:

– Dica da noite 1:

Repensemos:

 

– Imprudência nas dunas: carro “voa” sobre buggy e turistas em Canoa Quebrada e revolta autoridades.

Resumo com hashtags e emojis: Um carro voou por cima de um buggy cheio de turistas nas dunas de Canoa Quebrada, no Ceará 😱🚙. O caso gerou revolta …

Continua no link em: Imprudência nas dunas: carro “voa” sobre buggy e turistas em Canoa Quebrada e revolta autoridades

– Lindeza do Pai.

Estar com você é bom demais, minha filhotinha linda.

E essa carinha de bagunceira?

💖 #paidemenina

– Vista da Fazenda Ermida.

A beleza do sol poente com a paisagem da Fazenda Ermida.

Ah, essa dona natureza…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Os Revolucionários da Indústria Automobilística Alemã.

Conhecemos as marcas automotivas alemãs e respeitamos sua alta qualidade. Mas você conhece a história delas?

Sobre os seus pioneiros, aqui: 

9 ALEMÃES QUE CRIARAM E REVOLUCIONARAM A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA:

por Everton Zanuni

1. Karl Benz (Mercedes-Benz)
Inventou o primeiro carro com motor de combustão interna em 1886. A sua empresa fundiu-se com a da Daimler para formar a Mercedes-Benz.

2. Gottlieb Daimler (Daimler/Mercedes-Benz)
Pioneiro do motor de combustão e do automóvel. fundou Daimler-Motoren-Gesellschaft, que depois se juntaria à Benz & Cie.

3. Karl Rapp (BMW)
Fundador da Rapp Motorenwerke, que depois evoluiria e mudaria seu nome para BMW (Bayerische Motoren Werke).

4. Ferdinand Porsche (Porsche / Volkswagen)
Engenheiro chave no desenvolvimento do Volkswagen Besouro e fundador da marca Porsche. Seu trabalho lançou as bases de ambos os gigantes.

5. August Horch (Audi)
Fundador da marca Horch. Ao ter problemas legais com o uso do seu sobrenome, fundou uma nova empresa a que chamou Audi (tradução latina de “Horch”, que significa “escuta”).

6. Adam Opel (Opel)
Fundou a Opel inicialmente como fábrica de máquinas de costura e, em seguida, bicicletas. Seus filhos transformaram-na em uma fábrica de automóveis.

7. Rudolf Diesel (MAN)
Inventor do motor diesel. Embora não tenha fundado a MAN diretamente, sua invenção é fundamental para a empresa, que fabrica caminhões e motores diesel.

8. Robert Bosch (Bosch)
Fundador da Bosch, empresa líder em componentes automotivos, como sistemas de ignição, eletrônica e sensores.

9. Wilhelm Maybach (Maybach)
Parceiro do Daimler e criador de motores avançados. Seu filho fundou a marca Maybach, famosa por carros de luxo, hoje sob a Mercedes-Benz.

– Azul itupevense.

O bonito azul da cidade de Itupeva!

A natureza nos inspira.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #nature #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

18 de maio é a data escolhida para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com dados da …

Continua em: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

– Learning Quote By Ted Agon: “Constant questioning produces…”

Original em:

Learning Quote By Ted Agon: “Constant questioning produces…”

– Hora da Santa Missa.

Domingo sem Missa, semana sem Graça!

Como é bom conversar com Deus. Hoje, o Evangelho nos falou sobre o mandamento do amor, ensinado por Jesus:

“Amai-vos uns aos outros assim como Eu vos amei” disse o Senhor.

Estamos fazendo isso?

🙏🏻 #Catolicismo #Fé

– Olho atento:

Parece um olho de Dinossauro, mas é só a gatinha da minha namorada indo tomar vacina.

A bicha é brava!

– Entenda as siglas dos transtornos:

Eu sei que, infelizmente, há muita gente que considera “frescura”, mas os transtornos emocio-comportamentais existem e devem ser levados a sério.

Para quem não conhece, aqui os principais:

– Dia bonito.

Domingo bonito! Agora:7h00.

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress #nuvens #clouds

– Liturgia Diária de 18/05/2025: IV Domingo depois da Páscoa.

Domingo de 2ª Classe – Missa Própria A Missa de hoje nos mostra o nexo intimo que há entre o desaparecimento de Jesus e a descida do Divino Espírito …

Continua em: Liturgia Diária – 18/05/2025 – IV Domingo depois da Páscoa

– Os gaúchos têm razão em reclamar do árbitro em São Paulo 2×1 Grêmio?

O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima está sendo questionado pelo Grêmio pela derrota contra o São Paulo.

Embora o São Paulo tenha tido muito mais volume de jogo (até o gol do Tricolor Gaúcho, havia 10 ataques do SPFC contra 1 do GFPA), o lance capital veio de um pênalti polêmico de dupla reclamação:

No ataque, Arboleda teria cometido uma carga faltosa em Jemerson (e seria falta para a defesa do Grêmio). Não foi! Acertou ao nada marcar o árbitro, lance normal de disputa de bola (o contato físico, desde que não seja com força excessiva, é inerente no futebol). Porém, na sequência, Luciano (que reclama sempre da arbitragem e costuma forçar faltas cavadas) vai dominar uma bola em disputa com Camilo, que o marca por trás. Há uma “pernada” do marcador, que não atinge o atacante de maneira infracional (por baixo, não foi pênalti). Por cima, há a mão nas costas de Luciano, mas que não tem força para empurrar o jogador. Ao sentir o contato físico, o são-paulino se joga e o árbitro “cai”.

Repare: pelo fato do árbitro estar numa posição frontal, ele perde a noção da força do toque. Se estivesse corretamente na diagonal, à esquerda da jogada, teria uma visão de lateralidade melhor e não marcaria.

O problema é: tendo VAR, cinco minutos analisando, e marcar infração…

Enfim: jogador sabe quando o árbitro está com dificuldade técnica e/ou em uma má jornada e aproveita-se disso.

Eu não marcaria a falta de Arboleda, tampouco o pênalti de Camilo. Deveria seguir o jogo.

– Knowledge Quote By Abhijit Naskar: “I don’t have…”

We learn new things every day! So, are you ready for another lesson?

Original em: Knowledge Quote By Abhijit Naskar: “I don’t have…”

– Bom dia, Domingo.

Manhã bonita em Jundiaí. Teremos um bom domingo?

Que seja um ótimo dia a todos nós.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
amanhecer #céu #fotografia #mobgrafia #natureza #landscapes #clouds #mobgraphia 

– Pra hoje:

Mensagem do dia:

– Writing says a lot about the author (and the writer) because there are strong and powerful words but also empty, vague and unconvincing words.

Writing says a lot about the author (and the writer) because there are strong and powerful words but also empty, vague and unconvincing words cover …

Original continua em: Writing says a lot about the author (and the writer) because there are strong and powerful words but also empty, vague and unconvincing words

– O que os clubes pedirão sobre o VAR e o que a CBF oferecerá:

Existe no Brasil uma entidade chamada Comissão Nacional de Clubes de Futebol, formada por alguns nomes importantes como Júlio Casares do São Paulo FC e BAP do CR Flamengo. Ela, segundo a matéria de Igor Siqueira no UOL, sugerirá 3 ideias para a Comissão de Árbitros da CBF.

Serão elas (extraídas de https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2025/05/19/comissao-de-clubes-leva-sugestoes-a-cbf-para-mudar-atuacao-do-var.htm):

“1 – Que quando o árbitro de campo chegar à área de revisão, à beira do campo, o áudio dele com a cabine do VAR seja desligado. A ideia é que o árbitro central interprete o lance sem as sugestões do VAR no ouvido.

Esse cenário incomoda os clubes porque o VAR, no intuito de auxiliar, por vezes argumenta para convencer o árbitro central a respeito da interpretação sugerida.

2 – Que após lance de gol, o VAR tenha dois minutos para buscar irregularidades. E depois, se for encontrada alguma questão, o árbitro de campo tenha mas dois minutos para revisar, se necessário.

A ideia é que se alguma irregularidade não for achada em dois minutos, significa que ela não é clara/escandalosa o suficiente para justificar a intervenção do VAR e eventual anulação.

3 – Que eventuais irregularidades na fase de ataque de um lance de gol (se houve uma falta antes, por exemplo) só sejam consideradas se acontecerem de 25 segundos antes da bola na rede em diante.

O diálogo na comissão de clubes é também para ver como o chefe dos árbitros enxerga esses temas e se é possível aplicar as sugestões diante do protocolo atual do VAR.”

As ideias podem ser levadas em conta, não tem problema de considerá-las como interessantes e discuti-las é salutar (a própria FIFA está estudando um sistema alternativo ao VAR, chamado de VSF – suporte de vídeo, onde já falamos anteriormente aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2025/01/13/o-fvs-devera-ser-ainda-mais-usado-nos-testes/).

O problema é: não se pode mudar a Regra do Jogo e nem o Protocolo do VAR, pois são universais. Por mais que se faça uma pressão, não pode o mundo “jogar com as regras X” e o nosso país com as “regras Y”. O que se deve fazer é que funcione bem o que já existe, e levar à International Board tais ideias, considerando-as boas.

Há uma observação: a CA-CBF vai receber todo mundo, pois com a queda de Ednaldo, ela se torna automaticamente frágil, já que Reinaldo Carneiro Bastos é quem catapulta Rodrigo Martins Cintra e Luiz Flávio de Oliveira à chefia dos árbitros. Fernando Sarney, Samir Xuad e toda gente que está assumindo, pertencem ao outro grupo político. E quando um clube pedir a troca do comando dos juízes, não será demorada a providência.

Imagem gerada por IA

– O filme da Polícia Federal e a Lava Jato.

Assisti um filme de 2017, mas imperdível: “Polícia Federal, a Lei é para todos”. Espetacular! Qualquer pessoa que quer discutir Política nesse país, precisa vê-lo.

Claro, depois você vai ficar inconformado com o que aconteceu no futuro…

– Dica da Noite:

Seja sóbrio nas atitudes: