Mês: maio 2023
– O Divino Espírito Santo (Paráclito) segundo o Papa.
O Quê / Quem é o Paráclito?
Disse o saudoso Papa Francisco certo dia:
“Paráclito significa ‘aquele que está ao meu lado para me apoiar’, a fim de conservar a juventude do Espírito. O cristão é sempre jovem. Mas para obter a juventude, é preciso um diálogo diário com o Espírito Santo, que está sempre ao nosso lado”.
Buscamos no nosso dia-a-dia conversar com o Paráclito Divino? Nos fazemos abertos à Sua Santa Vontade sobre a nossa vida?
– Frutas gostosas para a sobremesa.
Hum… para ter saúde, vale comer frutas!
Hoje temos kiwi, morango, caqui e ameixa. Tudo bem fresco.
Troque o chocolate por uma fruta, vale a pena.

#fruits
– Natan e o possível pepino no TJD-SP.
Após o apito inicial do jogo do Paulista no último sábado, recebemos a informação de que Natan estava irregular em campo. Como o jogo já estava rolando, nada mais poderia ser feito. Assim, buscamos informações sobre o ocorrido e, evitando que fosse uma informação relevante para os adversários e que não tumultuasse o ambiente, esperamos algum pronunciamento. Entretanto, o fato tornou-se público ontem, com o pessoal de Santa Bárbara do Oeste ciente da situação. De tal forma, vale a leitura atenta desse texto, que não gostaríamos de ter que publicar (pela problemática envolvendo o Galo).
Natan foi expulso pelo seu antigo clube, o Capivariano (A3), e deveria cumprir uma suspensão automática. Mas ele foi transferido de clube e para outra divisão (Paulista, Sub23). Deveria cumprir a suspensão automática antes de estrear pelo Galo?
Se fosse uma competição FIFA, sim. Se fosse uma competição Conmebol, idem. Mas é um caso inédito pela FPF.
O artigo 13 do Regulamento Geral das Competições da Federação Paulista de Futebol diz:
“O atleta ou membro da comissão técnica expulso ficará automaticamente impedido de participar de partida subsequente da mesma Competição, independentemente de decisão da JD.“
Conversei com uma importante pessoa ligada a esses assuntos na FPF, e surgiu a seguinte colocação falando sobre o texto acima:
“Mesma Competição” significa “Campeonato Paulista” – e as séries A1, A2, A3, B (ou qualquer outra que possa existir), são DIVISÕES do mesmo torneio, o Paulistão.
Outra pessoa, já ligada a uma área bem mais próxima do tema e de dentro da FPF, alertou que os sistemas de informação da entidade são cruzados. E textualmente me disse:
“Como não há jurisprudência na FPF, o Tribunal julgará o entendimento quando provocado para definir o que é mesma competição e se houve um erro no sistema de processamento de dados e informações do clube em questão”.
E acrescentou:
“É de responsabilidade dos clubes o controle de cartões, e se houver erro, a FPF não precisa ser provocada para denúncia de tais situações.“
Me recordo muito de algo parecido que ocorreu com o Santos FC: Carlos Sanches foi expulso na Sulamericana, quando jogava pelo River Plate, ao agredir um gândula. Sua primeira partida seguinte por “Competição Conmebol” foi pela Libertadores, pelo Santos, contra o Independiente. Como entrou em campo sem cumprir uma automática, o Peixe foi eliminado.
No caso de Natan, ele foi expulso pelo Capivariano na Terceira Divisão do Campeonato Paulista, e jogou a partida seguinte pelo Paulista FC, na Quarta Divisão.
RESUMINDO: se for para o Tribunal e existir o uso da jurisprudência da Conmebol, o Paulista perderá os pontos e talvez receba uma multa. Se os juízes entenderem que são torneios independentes a A1, A2, A3 e Sub 23 (levando à interpretação do artigo 13 da FPF seu texto frio) poderá escapar da punição – mas lembrando: elas (as divisões) dependem entre si, pois há acesso e rebaixamento entre elas.
Aqui, é questão jurídica. Não ouso ir além disso que escrevo. Mas me preocupo: e se o União Barbarense precisar de pontos na última rodada, o clube irá atrás dessa situação?
Em dúvida, não se deveria escalar Natan. Sabendo da expulsão, evite! Não é o Romário no último jogo das Eliminatórias da Copa de 94, nem o Ronaldo Fenômeno na decisão de 2002 contra a Alemanha. Respeitosamente, é o Natan num jogo de meio de tabela.
– Dia de Pastel!
Terça-feira é dia de pastel de feira!
O meu é um sabor único: de Linguiça Bragantina, que só tem aqui.
Quem vai querer?

😋 #gula #pasteldefeira #gordurice
– Meu inventário comportamental pela metodologia DISC
Realizei uma entrevista para a criação do meu inventário comportamental, através da empresa DomIneSCo – Soluções em Gestão de Pessoas. E achei espetacular!
Tal trabalho visa analisar o comportamento pessoal e profissional – se bom ou ruim – através da metodologia DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), em relacionamentos na estabilidade e na instabilidade de situações diversas. Você explora suas potencialidades e fraquezas voltadas para a proatividade, autonomia, extroversão, animação, segurança, perseverança, acolhimento, vigilância e tantas outras.
Por não ter nada comprometedor, publico sem ressalvas (abaixo). É algo muito bacana para as empresas que querem avaliar o comportamento de seus colaboradores sem medo de errar na busca de talentos!
A propósito, essa metodologia para a formação do inventário comportamental DISC foi criada pelo psicólogo Dr Willian Moulton Marston, inventor do polígrafo / detector de mentiras e da personagem do universo das HQs… Mulher Maravilha!
Taí o motivo da heroína ter o laço da verdade! Ou não, amigos nerds?
O meu perfil aqui: DISCRafael
– Liturgia Diária de 23/05/2023.

MISSA DA FÉRIA 4ª Classe- Missa do domingo A Missa deste domingo é uma transição entre a Ascensão e a Solenidade de Pentecostes. Para melhor …
Continua em: Liturgia Diária- 23/05/2023
– Corra que faz bem!
E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.
Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 3ª feira (4 de 4).
🌅 Desperte, Bragança Paulista.
Que a terça-feira possa valer a pena.
(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia
– Bom dia, 3ª feira (3 de 4).
🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).
Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.
Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento
– Bom dia, 3ª feira (2 de 4).
🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:
“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão doentes, enfermos do corpo, da alma ou da mente. Amém.”
Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade
– Bom dia, 3ª feira (1 de 4).
👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Bem dispostos para mais um dia de vida?
Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?
Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #Asics #Adidas
– Oração da Manhã:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Deus amado e querido; Trindade Santa que é Pai, Filho e Espírito Santo: obrigado por mais um dia a viver. Me permita gozar todas as coisas temporais e atemporais. Agradeço, principalmente, por me acolher e amar, pois sou um servo fraco e pecador.
Pai Todo Poderoso, louvado seja pelo dom da vida, pela nossa casa, pela nossa família e pela nossa saúde. Obrigado por, mesmo eu sendo indigno, me ter dado pessoas maravilhosas para conviver. Perdoe pelos meus erros e minhas falhas, especialmente pelas vezes que me esqueço que a Providência Divina é infinita. Se o Senhor ama até os passarinhos e outras criaturas da natureza, como abandonaria nós, seus filhos? Ama-nos tanto, que deu seu Filho Amado, Jesus Cristo, como Redentor do Mundo!
Cristo, Cordeiro de Deus, Deus Filho, Único, Fiel e Verdadeiro, louvado e bendito seja porque mesmo antes de eu nascer, aceitou a cruz pela remissão dos meus pecados. Tu és meu Senhor, meu Guia, meu Mestre e Salvador. Quero ser seu discípulo sempre, para ser Sal da Terra e Luz do mundo. Não me deixe cair em tentação nos meus pensamentos neste novo dia que nasce, faz-me instrumento do seu amor. Perdoe-me pelas inúmeras vezes que me fiz surdo ao seu chamado e me fechei com um coração de pedra. O Senhor é a Água Viva que lava as minhas manchas, que me cura e me salva. Está com o Pai e com Ele nos dá tantas bençãos e Graças enviando-nos o Paráclito Divino!
Ó Espírito Santo, força dos humildes! Ilumina-me na jornada que se inicia, dando-me seus Dons para o serviço do Reino dos Céus já aqui nesta terra. Perdoa-me quando não usei meus talentos para o bem comum, ou quando me escondi do chamado da Evangelização. Capacita-me para que hoje eu seja melhor do que ontem, a fim de que minhas decisões, mesmo que incompreensíveis pela minha insignificância, sejam sábias pelo Auxílio Divino. Sabe o que é melhor para cada um de seus servos. Que eu seja dócil à sua ação em todos os lugares e momentos. Louvado, glorificado e adorado seja, ó Defensor dos Pobres, pois através do Senhor poderemos colher seus Frutos Celestiais.
Enfim, Santíssima Trindade que é um só Deus em essência, trino em pessoas e infinito em misericórdia, abençoa minha família e amigos (cite-os nominalmente, se possível), socorre-me no meu trabalho, nos meus estudos e em todos os afazeres. Me faz desapegado do dinheiro e da vaidade, e ajude-me nas minhas contas e compromissos. Livra-me da violência urbana, física, mental e espiritual, dando-me a saúde da alma. Olhe pelos que sofrem hoje e usa-me como auxílio a estes necessitados. Pelos sem casa, sem terra, sem família e pelos abandonados, doentes e famintos, vele por eles por mais este dia que se inicia. Obrigado por me ouvir e me abençoar desde o nascer até o por do sol. Que eu possa testemunhar pelos que não crêem ou perderam a esperança.
Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossa ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre, por todos os séculos e séculos. Amém.
Ó Maria, querida Mãe, Nossa Senhora e Co-redentora, cubra-me com seu manto de amor. A Senhora que é a Serva do Pai, a Mãe do Filho e a Esposa do Espírito Santo, me guarde no seu colo carinhoso e sempre interceda por minha família. Confio no seu contínuo socorro, pois é a Rainha da Paz. Ajude diariamente na minha conversão, como já fez ontem e fará hoje, para que eu seja transformado por Jesus “de água para vinho” como pediu pelos noivos em Caná da Galiléia. Rogue por nós, ó Mãe amada, pois lhe venerando conseguirei com mais afinco a aprender servir o Cristo e adorá-lo!
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Santo Anjo da Guarda, obrigado porque acompanhou-me por mais uma noite, ó amigo inigualável que nunca me abandonou (mesmo quando eu lhe esqueço). Obrigado por estar ao meu lado no combate espiritual. Hoje, como todo dia, peço-lhe que me livre das trevas do pecado e guie-me no caminho da Luz Divina. Ajude-me para que eu tenha um santo dia e uma boa jornada.
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e me ilumina. Amém.
Bom dia.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

– Chega de Discriminação, seja qual for ela!
Qualquer tipo de discriminação (Xenofobia, Homofobia ou Heterofobia, Cristofobia ou Islamofobia, Sexismo, Capacitismo, entre tantas outras formas) deve ser condenada.
O homem conseguiu tantos avanços tecnológicos, construiu coisas inacreditáveis, mas… é incapaz de se relacionar respeitosamente com o diferente.
Busquemos sempre o único caminho: o da paz, do respeito e da boa convivência.
Compartilho em: https://youtu.be/y5GDZgpMLSg
– Sobre lifelong learning: os benefícios dos grupos de aprendizagem para adultos.

Vivian Rio Stella, especialista em comunicação corporativa. Foto: divulgação Seguindo o conceito de lifelong learning, profissionais buscam o …
Continua em: Conheça os benefícios dos grupos de aprendizagem para adultos *
– Zelensky e Lula: o não-encontro…
Assim como acho uma vacilada Bolsonaro não ter declarado qualquer coisa que seja em prol da paz no conflito da Rússia contra a Ucrânia, penso que Lula está pisando na bola ao fugir de Zelensky, após declarações estapafúrdias que andou dando.
Aliás, o presidente ucraniano se reuniu com os principais chefes de estado, menos Luís Inácio…
Da Veja.com (redacão), a “fuga dele”:
LULA NÃO SE ENCONTRA COM ZELENSKY
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi questionado por jornalistas neste domingo, 21, se ficou decepcionado por não conseguir se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o encontro do G7 que ocorreu neste final de semana no Japão. “Ele é quem deve ter se decepcionado”, ironizou o líder ucraniano, sorrindo. Os dois presidentes participaram como convidados da cúpula das sete economias mais industrializadas do mundo — segundo o governo brasileiro, Zelensky chegou a pedir um encontro bilateral com Lula, mas a reunião acabou não acontecendo por conflito de agendas.
Imagem extraída da Web
– O novo sabor do Red Bull.
Eu confesso: aprecio energéticos, e o Red Bull é um dos meus preferidos.
Dos novos sabores, gosto de Melancia, Água de Côco e Pitaia. Mais ou menos, vai bem o de Açaí. Não curti o de Pêssego com Morango nem o Tropical. Mas esse de Cereja com Frutas Silvestres (apesar do açúcar) é muito bom!
Já provou esse?

– Passado metade do prazo dado pelas Organizadas ao Luxemburgo no Corinthians…
Em 6 jogos disputados, nenhuma vitória de Vanderlei Luxemburgo pelo Corinthians (e o acordo com as Torcidas Organizadas foi de 10 partidas).
Concordo que o time esteve mais organizado na última rodada, contra o Flamengo. Mas ainda é muito pouco. E tem dado azar, apesar das bagunças da direção e das entrevistas sem sentido do treinador (a “analogia do banheiro”, na coletiva de domingo, foi bizarra). Aliás, nada dá certo mesmo (já falamos aqui: https://wp.me/p4RTuC-MMd).
Luxemburgo será mantido no cargo, se for eliminado na Libertadores e perder os próximos jogos do Brasileirão (o que é provável que aconteça)?
Mano Menezes, procurado antes de Luxemburgo, provavelmente estará à disposição na praça… O Corinthians o contrataria?
A propósito, uma observação: boa arbitragem de Rafael Klein, gaúcho considerado o sucessor da Daronco na FIFA – porém, como ele não tem disposição alguma em agilizar o jogo! Se seu colega de estado gosta de parar o jogo com faltas, Klein (que tem essa tendência também) não se importa com a cera para o reinício da partida. Não é curioso que a Escola Gaúcha de Arbitragem, que tanto se notabilizou por deixar o jogo correr, marcar poucas faltas e permitir a virilidade nas disputas (como a Escola Argentina), mudou radicalmente?
![]()
Imagem extraída da Web:
Em tempo, recebi, há pouco: o Corinthians se pronunciou a favor de Vinícius Jr e contra o racismo. Mas o episódio envolvendo internamente o próprio clube, não será resolvido? Abaixo:
– O clique bonito da manhã:
Nesta 2ª feira, o clique bacana do dia foi esse aqui: o sol nascendo no Lago do Taboão!
A natureza foi generosa por aqui…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress
– Frutas são sempre saudáveis!
Momento “saúde”: hora de goiaba, pera, manga, banana e morango.
Coma frutas que faz bem?

#fruits
– Hora saborosa!
Frutas deliciosas, todas preparadas com amor e carinho para as crianças: temos figo, maçã, kiwi, banana, caqui, morango, pitaia e ameixa!
Hum… quem vai querer?

#fruits
– Pintura no Horizonte.
A Segundona e suas paisagens: mais uma da manhã (embora a mais bonita tenha sido essa: https://wp.me/p4RTuC-MMZ).
Como não se inspirar com a beleza da natureza?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #BragançaPaulista
– A solução para Vini Jr contra os racistas espanhóis.
Sobre os insistentes ataques racistas contra Vinícius Jr (culminado com a absurda expulsão do atleta por se revoltar contra os xingamentos de macaco, na partida em Valência), há dois caminhos:
- A La Liga chamar a atenção dos árbitros para a aplicação do Protocolo FIFA (que na 3ª etapa encerra a partida), consequentemente punindo o time dos infratores (me parece uma conivência enorme dos juízes – talvez por quê não sintam o racismo contra eles próprios, afinal, não há árbitro negro na Espanha; ou
- Vinícius Jr mudar de time (afinal, vejo muito poucas atitudes reais dos seus companheiros de clube, como, por exemplo, ameaçarem abandonar o campo – se o Vila Xurupita sai de um jogo, a repercussão seria mínima; já o Real Madrid, chamaria a atenção do planeta). Imaginaram ele na Premier League?
Escreveu ele, em desabafo, no Twitter:
Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui.
O “Mesmo que longe daqui” significa uma sinalização de que poderia mudar de Clube? Talvez esse seja o fator desencadeante da mudança de postura (mais contundente) do Real Madrid na noite passada, abraçando (ufa, enfim), a causa, e consequentemente dizendo que poderia ir até à Justiça contra os racistas?
Abaixo, a mensagem no Instagram de Vini:
– Liturgia Diária de 22/05/2023.

S. RITA DE CÁSSIA, Viúva Próprio de alguns lugares (nas localidades em que não é celebrada, a Missa é a mesma do domingo)- Missa própria PRÓPRIO DO …
Continua em: Liturgia Diária – 22/05/2023
– Corra que faz bem!
E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.
Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 2ª feira (4 de 4).
🌅 04h45 – Desperte, Bragança Paulista, ainda com frio.
Que a segunda-feira possa valer a pena.
(E há de valer, bem como toda a semana – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia
– Bom dia, 2ª feira (3 de 4).
🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).
Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: hibiscos brancos.
Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento
– Bom dia, 2ª feira (2 de 4).
🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:
“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que se sentem abandonados, ó Senhora bondosa. Amém.”
Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade














