– Análise da Arbitragem de Paulista 4×3 Rio Branco.

Tivemos dois jogos em Jayme Cintra: um, com 45 minutos de jogo (7 faltas apenas), e que o Paulista FC fez uma das suas piores apresentações nos últimos anos, perdendo de 3×2. Outro (com 15 faltas) onde o Paulista FC envolveu o Rio Branco e virou para 4×3.

No “primeiro jogo”, o árbitro não teve trabalho, e no pouco que fez, errou numa falta cometida por Yuri (RBEC) que iniciou um pequeno tumulto com Koyote (PFC). Acertou ao acalmar os ânimos, intervindo.

No “segundo jogo”, marcou tudo o que pode, mudando seu critério. Distribuiu 3 Cartões Amarelos a jogadores substitutos e comissão técnica do Rio Branco.  Aos 63m, poupou um possível cartão amarelo ao Koyote por matar o contra-ataque de Anderson Brito (resultaria em expulsão).

Há muito para corrigir do árbitro: dar bronca em gandula por agilizar o jogo (como fez, e ninguém entendeu), não pode.

Destaque da partida: as falhas de Morungaba e Eduardo Porto; a mudança de postura do Rio Branco (o treinador tirou os melhores jogadores), o acerto na correção das substituições de Roberval Davino, as ótimas apresentações de Paulinho e Koyote, além do esforço de Natan.

Gols: 02’Gustavo RBEC, 12’Gustavo REBC, 15’Paulinho PFC, 30’Jair REBC, 42’Arian PFC, 54’Arthur Moura PFC e 88’Natan PFC.

Público: 969 torcedores. Renda: R$ 16.320,00.

Algumas anotações da partida:

 Árbitro “bem formal antes do jogo”. Se colocou na lateral e chamou os treinadores para irem até ele cumprimenta-lo. Estranho e diferente.

Antes do apito inicial, todos com punhos cerrados, de joelhos (equipes e árbitro) contra o racismo (em solidariedade a Vinícius Jr (RMD), Ângelo e Joaquim (SFC). Joaquim, inclusive, foi jogador do Galo em 2019.

2m: falha de Eduardo Porto, Gustavo ficou com a bola e encobriu de longe o goleiro.

12m : Gol de Gustavo novamente.

15m: Paulinho diminui: 2×1.

Aos 22m, Eduardo Porto (PFC) perdeu 4 jogadas para Gustavo (RBEC). Aí o treinador Roberval tirou ele da zaga e o colocou na lateral direita. Eis que o treinador visitante mudou o Gustavo de lugar também.

28m: Morungaba perdeu a bola para Anderson Brito. Só não foi gol pois Felipe Viotti salvou.

30m: Jair marcou o 3º gol para o Rio Branco.

32m: Bronca no gandula que agilizou a devolução de bola. Tem que fazer isso se ele retarda o jogo!

38m: Yuri (RBEC) rouba a bola e o árbitro marca (equivocadamente) falta para o Paulista. Koiote e Yuri começam a discutir e o árbitro teve que intervir. Errou tecnicamente, acertou disciplinarmente,

42m: Arian diminui: 2×3.

Paulinho: corre na lateral, no meio, na frente. O lúcido da Paulista: constrói jogadas e finaliza.
——

48m: Cartão Amarelo para Koiote (PFC) que atingiu Yuri (REBC) – foi ele quem discutiu no final do 1º tempo.

51m: árbitro mudou o critério: disputas de bola em que ele não marcava falta, agora marca.

54m: Arthur Moura empata: 3×3.

63m: Koiote (PFC), que já tinha Cartão Amarelo, matou o contra-ataque de Anderson Brito empurrando-o. O árbitro poderia ter dado o segundo amarelo e não o fez. Na sequência, o treinador do Rio Branco reclamou e levou o Cartão.

72m: Arthur Moura, Arthur… substituições por lesões.

88m: Natan virou – e estava machucado. Um prêmio pela dedicação.

Jogadores e árbitro fizeram um gesto contra o racismo, ajoelhando em campo e cerrado os punhos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.