– Cabeça de árbitro: por quê Kanu foi expulso no lance do Gabigol, em Bahia 2×3 Flamengo?

Por trabalhar intensamente com árbitros jovens (e conversar com iniciantes, muitas vezes depois de avaliá-los em seus jogos), permito-me ousadamente dizer o que pensou o juiz Paulo Cesar Zanovelli na expulsão de Kanu.

Antes, lembrando: Kanu tomou seu primeiro cartão amarelo exagerando nas reclamações na primeira expulsão do jogo. O capitão de um time não pode passar do ponto quando vai falar com o árbitro. Porém, Zanovelli tem histórico de não ter autoridade dentro de campo, pois ele se esconde através das advertências com cartões, ao invés da verbal. Pense: se o árbitro fosse Raphael Claus, Kanu iria reclamar “mais manso” e Claus daria uma boa bronca. Tudo seria resolvido ali, com jogador respeitando árbitro e árbitro apitando melhor.

No lance envolvendo Gabigol, Zanovelli vê o braço aberto (que não atinge o rosto do flamenguista, que simula). O jogo parece que vai seguir normalmente e que o árbitro vai mandar Gabigol se levantar. Mas… aí vem o pensamento do árbitro INSEGURO, durante aquela caminhada vacilante que ele dá (repare na imagem do jogo):

“Poxa, será que não acertou o Gabigol e eu estou bobeando? É o Gabigol… depois o Flamengo me veta, eu tô f.. Ah, foi o zagueiro que me ‘encheu o pacová’ e eu dei o amarelo, agora há pouco. Vou marcar, assim ele me respeita na próxima. Quem mandou abrir o braço”.

Repito: a insegurança de um árbitro jovem, que não estava preparado para ser FIFA, que ganhou o escudo internacional aprendendo ainda a apitar, sem experiência em grandes jogos, proporciona essas bizarrices. Afinal, considere: um árbitro da FIFA, em tese, seria aquele que poderia apitar qualquer jogo no mundo. É a elite do apito, o supra-sumo dos árbitros.

Em tempo: o VAR não pode participar de lances de amarelo, se fosse vermelho direto, sim. Se o árbitro tivesse entendido como agressão, deveria ter dado o vermelho (e aí o VAR poderia intervir).

Sobre a maratona e prestígio do árbitro na longa sequência de escalas, falamos aqui: https://wp.me/p4RTuC-Mys

Imagem extraída de: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/bahia-x-flamengo-confira-horario-palpites-e-provaveis-escalacoes-1.3111027

Publicidade

2 comentários sobre “– Cabeça de árbitro: por quê Kanu foi expulso no lance do Gabigol, em Bahia 2×3 Flamengo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.