– Sobre o pênalti de mão na bola / bola na mão em Vasco 0x1 Flamengo.

Mais um pênalti aos moldes da Regra 12 “B” foi marcado no Campeonato Carioca. Diferente da Regra oficial e universal, aqui temos um “B” de “versão Brasileira”.

É tão simples a história de mão na bola… a FIFA, através do chefe dos árbitros Mássimo Bussaca, já disse que no Brasil estão interpretando errado, puxou a orelha, mas… infelizmente, a arrogância dos cartolas do apito brasileiros é enorme.

A prova disso nesse texto: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2019/08/09/o-que-mudou-ou-nao-na-regra-da-mao-na-bola/

A questão é: a Regra não mudou, continua valendo INTENÇÃO ou NÃO (lembre-se: não existe infração por imprudência em mão na bola, somente por intenção). Aí a IFAB aprovou a orientação para que os árbitros observassem o movimento antinatural de um jogador, quando tocar na bola. Ou seja, verificar se disfarçadamente, ele tem a intenção / desejo de que a bola bata em seu braço para tirar proveito disso. É ter atenção ao “malandro”, àquele que dá um “Migué”.

Um exemplo?

Quando o zagueiro está na barreira, levantar os braços ao pular para ampliar propositalmente o seu espaço (não é natural saltar com os braços estendidos para cima). Ou nos lances de “Thiago Silva”, quando você tira proveito de um braço para disputar a bola com a cabeça de um adversário.

Lances rápidos, involuntários, de movimento NATURAL / CASUAL, nunca podem ser marcados como infracionais. Especialmente quando a bola vem rápida, desviada, “no susto”. 

Avalie:

1- o zagueiro Anderson Conceição, pelas imagens do lance, colocou o braço / mão propositalmente (ou seja, com intenção)?

2 – o vascaíno pula de forma anatomicamente antinatural, ou seja, de maneira fisiologicamente não-natural?

Para as duas perguntas, a resposta é a mesma: não!

Portanto, a bola bateu num momento de movimento natural, casual. Se ela resvalou na cabeça ou não do jogador, é irrelevante, pois é ainda antinatural (se desviou na cabeça, mais absurdo ainda marcar um toque à queima roupa).

Vasco x Flamengo: prováveis times, desfalques e onde assistir à semifinal do Carioca | LANCE!

Imagem extraída de: Lance.com.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.