– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Palmeiras x Corinthians.

E teremos uma novidade no Derby de 5a feira: um jovem árbitro (23 anos) apitará o jogo.

Estou muitíssimo à vontade para escrever sobre a escala de Matheus Delgado Candançan, pois tenho acompanhado há muito tempo a carreira desse árbitro, desde quando apitava no Paulistão Sub23 (a 4a divisão de SP).

Vamos lá: Matheus é filho do ex-árbitro Demétrius Pinto Candançan, que teve a carreira abreviada por questões do joelho. É sobrinho do ex-centrovante André Pinto (que jogou no XV de Piracicaba, Portuguesa, Marítimo-POR e Kyoto-JAP). Ele está apenas no seu 6º ano de carreira, e no ano passado apitou seu único jogo pela A2-2021.

Porém, existe a preocupação em renovar “na marra” o quadro de árbitros da FPF, e ele foi puxado neste ano para a A1. Aqui, várias considerações:

  • Matheus tem boa experiência em jogos amadores, na 4a divisão e em alguns jogos na A3. Na A2, como dito, ainda pouquíssima rodagem; mas levado para a A1, tem na medida do possível feito um trabalho bom nos vários jogos que foi escalado neste ano (esteve também na semifinal da Copinha, no “jogo da faca” – partida entre São Paulo x Palmeiras). Está “queimando algumas etapas”, pois ninguém apita um único jogo na A2 e pula para a A1. Mas insisto: tem respaldo da FPF, por parte do próprio Reinaldo Carneiro Bastos.
  • A questão é: Raphael Claus é o único árbitro FIFA que goza de respeito internacional. Luiz Flávio de Oliveira e Flávio de Souza não são aproveitados em partidas relevantes da Conmebol, e pela idade, logo perderão o escudo. A Federação Paulista precisa “fazer um árbitro” para que, ainda jovem, possa herdar a insígnia da FIFA (se não ocorrer isso, corre o risco de perder para outro estado).

Ainda sobre Matheus Candançan:

Ele tem excelente porte físico e bom potencial. Entretanto, não é um fenômeno como foi Paulo César de Oliveira quando foi pinçado por Gustavo Caetano Rogério (que tinha um olhar clínico para talentos) e que segurou o rojão. É simplesmente um bom árbitro, que quer agarrar a excelente oportunidade que lhe foi dada.

Neste ano, em Santo André x Corinthians, errou no lance de bola na mão e mão na bola. Afinal, ele é da geração formada sem nunca ter visto a Regra do Jogo como “Intenção ou Não. Ele nasceu já com a orientação do “Movimento Antinatural da Mão na Bola”, com os equívocos de Jorge Larrionda e Sérgio Correa da Silva, entendendo que, em quase todo lance e na dúvida, se marca pênalti. E para tirar esse vício dos árbitros jovens e lapidá-los com o mesmo correto entendimento dos nossos colegas árbitros europeus, é difícil.

Sobre esse erro, no link em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2022/01/30/e-carlao-foi-vitima-do-erro-da-arbitragem-em-santo-andre-x-corinthians/

Um outro desafio que ele terá: Cássio, Paulinho, Weverton, entre outros, devem ter mais tempo de carreira do que o árbitro de idade. E me recordei de um jogo onde ele foi “testado”: com cara de menino, em Paulista de Jundiaí x Rio Preto, teve que se impor. Relembro: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2020/02/15/analise-da-arbitragem-para-paulista-2×1-rio-preto/

Por fim, ressalto que ele melhorou muito nos últimos anos numa questão em que era ruim: posicionamento dentro de campo, onde ora apitava longe e ora atrapalhava as jogadas. No Mirassol x São Paulo da semana passada, foi incomparável da apresentação que ele teve em Paulista FC x Independente de Limeira, aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2016/03/31/analise-da-arbitragem-de-paulista-5-x-0-independente-um-galo-caiu-outro-galo-vai-ficando/

Vou torcer para que ele faça uma boa arbitragem, continue evoluindo, e não se perca com o danado do erro técnico de bolas na mão / mão na bola, que é uma chaga do futebol brasileiro. Nos outros quesitos citados, melhorou. E aqui vai um pedido: torcer para que os atletas colaborem! Afinal, ele só está escalado nesse jogo pois, em tese, os dois times estão classificados, suas torcidas estão felizes e é uma oportunidade para testá-lo num jogo “mais encorpado”.

Como se observa abaixo, os bandeiras e VAR são experientes (a fim de dar suporte a ele):

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.