– O Lance polêmico de Real Madrid 0x3 Barcelona: Messi sem a chuteira pode?

Por absoluta falta de conhecimento do ocorrido (estava em “mini-férias” e só vi hoje), soube que no clássico espanhol de sábado Lionel Messi perdeu a chuteira e continuou uma jogada, resultando em gol.

Talvez esse tenha sido o último lance polêmico de arbitragem desse ano. E a pergunta curiosa e inevitável é: sem chuteira, vale?

Bem atualizado (pois revi as regras alertado por um árbitro que me avisou de uma alteração do texto, veja aqui: https://wp.me/p55Mu0-1R2) não tenho dúvida em dizer: DEPENDE!

E por quê não fui categórico em afirmar SIM ou NÃO?

Porque antes a regra dizia que se um jogador perder o calçado (nem precisa ser chuteira, pode ser um tênis qualquer), e quiser continuar a jogada, pode. Mas a partir do momento que se desfazer da bola (chutar ao gol, tocar a um companheiro, coloca-la para fora ou outra situação que não esteja mais na sua posse), não poderá mais participar do jogo se receber de volta a bola. Ou seja: a partir do momento em que ela sair dos seus pés, não pode mais jogar sem chuteira.

RECENTEMENTE, o texto da regra mudou e diz que o jogador pode continuar a jogada ATÉ O MOMENTO que puder repor o calçado (já que ele não perdeu a chuteira propositalmente). Ou seja: se perder a chuteira, tocar a bola e receber de volta rapidamente, não há mais problema. O problema seria se existisse uma pausa na partida / tivesse tempo hábil e não repusesse o calçado.

Especificamente, para o lance de Messi, não houve nenhuma irregularidade quanto a chuteira. Parece-me (e quero rever a jogada) que existiu uma irregularidade na qual a bola teria saído pela linha lateral e o bandeira não estava atento. Mas aí já é outra discussão!

bomba.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.