– Os drones substituirão os árbitros de futebol?

Visualize em sua mente: Domingo, 16h00, e acontece um clássico no Cícero Pompeu de Toledo! O São Paulo FC está jogando contra um dos seus arquirrivais e… já pensou se em determinado momento da partida um DRONE da CBF que sobrevoa o Morumbi flagra um pênalti a favor do Corinthians ou do Palmeiras?

Maluquice, certo? Daria uma confusão muito grande! Para alguns, talvez não.

Franz Beckenbauer, ícone do futebol alemão e mundial, há três anos declarou à Rede Sky90 que espera ver um dia drones fazendo parte da equipe de arbitragem virtual de uma partida. O assunto drone no futebol” voltou à tona, já que dias atrás o Grêmio espionou o rival Lanús com um equipamento desse. O Kaiser disse na oportunidade:

Estamos vivendo em um século em que tudo é tecnologia. Nós sabemos que a tecnologia de linha de gol é só um começo. Em algum momento, não precisaremos mais de um árbitro. Drones filmariam tudo o que acontecesse dentro de campo. Não estarei vivo quando isso acontecer, mas é o futuro.

Particularmente, eu gostaria de ver a tecnologia servindo ao árbitro, não o substituindo. Mas em um exercício de futurologia, como você vê a figura do juiz de futebol?

Não o vejo sozinho, mas acompanhado de outros árbitros dentro de campo, consultando monitores de TV para tirar suas dúvidas (que está se tornando uma realidade, com a necessidade de ajustes) e, se precisar, com auxílio de imagens até de drones. Que tal?

E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário:

bomba.jpg

– Drogas & Poder de Decidir

“O grande perigo das Drogas é que elas matam a coisa mais importante de que você vai precisar na vida, que é o poder de decidir. A única coisa que você tem na vida é o seu poder de decisão”.

Paulo Coelho, escritor, à Revista Veja Ed 08/06/2011, pg 153.

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Paulista x Bragantino, Final da Copa Ouro sub-19

Max Venâncio Passos Gomes da Silva, 38 anos, personal training, apitará a final entre o Galo da Serra do Japi x Massa Bruta pela VII Copa Ouro Sub 19.

O árbitro trabalha na FPF desde 2004; entretanto, apesar dos 13 anos de carreira, ficou vários períodos licenciado. Só esteve escalado uma vez em jogos do Galo na Categoria Profissional: foi em 2015, no Novelli Jr, como 4o árbitro no jogo entre Ituano 2×1 Paulista pela Copa Paulista.

Ultimamente, vem apitados as categorias Sub 17, Sub 15 e sub 13 da FPF, sendo sua última partida em Outubro: Rio Claro 1×0 Comercial – RP (Sub 13). Na APF (Associação Paulista de Futebol, que organiza o torneio), tem trabalhado a contento onde apitou Paulista 5×0 Atlético Aliança.

A única preocupação é: a rivalidade desses dois grandes times do Interior se fará presente na categoria Sub 19? Se sim, estará ciente disso o árbitro?

Os Assistentes serão Rafael Tadeu Alves de Souza e Pietro Dimitrof Stefanelli. O Quarto Árbitro será Alester Clauli da Costa Tambelli (todos trabalharam como árbitros na Copa Ouro). O representante será Reinaldo Pacheco.

Torço para uma boa arbitragem e um grande jogo!

Acompanhe a transmissão de Paulista x Bragantino pela Rádio Difusora Jundiaiense AM 810, com o comando de Adilson Freddo. Narração de Marcelo Tadeu; comentários de Thiago Batista de Olim; análise da arbitragem com Rafael Porcari; reportagens de Luiz Antonio “Cobrinha” de Oliveira. Quarta-feira, às 15H00 – mas a jornada esportiva começa a partir das 14h30 para você ter a melhor informação com o Time Forte do Esporte!

Não esqueça – vá ao Estádio Jayme Cintra e leve seu radinho, ligado na Difusora!

bomba.jpg

– 3a feira em 5 cliques!

Ôpa! Hoje não tive muito tempo para a redação da rotina da madrugada. Mas não é por isso que deixo de compartilhar e motivar a prática saudável da corrida, certo?

1 – Fui correr logo bem cedo:

bomba.jpg

2 – Enquanto corria, rezava para o Cristo Misericordioso:

bomba.jpg

3 – Alonguei e contemplei as flores do jardim:

bomba.jpg

4 – Fui para o trabalho com essa alvorada incrível:

bomba.jpg

5 – Por fim, 5 minutos espairecendo e curtindo o amanhecer:

bomba.jpg

Ótima terça-feira para todos nós!