– IPVA 2018. Mas cuidado com o golpe…

DE NOVO essa mesma história?

Não vou reescrever. Tudo o que escrevi em 2016 e 2017, vale para o IPVA 2018…

Abaixo:

CUIDADO COM O GOLPE

Cuidado: espertalhões criaram um “falso aviso” do IPVA 2016. Tal golpe, segundo a TV Bandeirantes, foi confirmado pela Secretaria da Fazenda doo Governo do Estado de SP.

Abaixo, extraído de: http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000787823/ipva-fique-atento-ao-golpe-do-boleto-falso.html

IPVA: FIQUE ATENTO AO GOLPE DO BOLETO FALSO

O aviso de pagamento do IPVA de 2016 já está chegando na casa de muita gente. Só que as pessoas estão preocupadas porque começaram a circular no Whatsapp mensagens dizendo que há um golpe novo na praça: o boleto falso do imposto.

E está difícil encontrar alguém que ainda não tenha recebido o alerta: vários ouvintes entraram em contato com a Rádio Bandeirantes para relatar sobre a fraude em São Paulo e em outros estados do país.

A Secretaria da Fazenda de São Paulo, responsável pela cobrança do IPVA, confirmou o golpe. Em São Paulo, os avisos de pagamento legítimos do IPVA de 2016 já estão sendo enviados pelo governo.

E por isso a dúvida: será que o documento recebido é verdadeiro ou falso? O que é legítimo é o aviso de vencimento: um papel onde constam os dados do veículo e as informações do valor do imposto, mas sem um código de barras.

Esta é a principal diferença para o documento falso, que tem logo de cara um código de barras para as pessoas efetuarem o pagamento. A Secretaria da Fazenda do governo de São Paulo esclarece que não envia boletos do IPVA, mas sim um aviso de vencimento.

As pessoas têm que fazer o pagamento em uma agência bancária, pela internet ou em um caixa eletrônico informando o número do Renavam do veículo.

bomba.jpg

– Cantando, caminhando e santificando

Ditos de alguém que passou por um pouco de tudo na vida:
“Como costuma cantar o caminhante: canta mas segue adiante; alivia o trabalho cantando. Abandona a preguiça. Tu, se progrides, caminhas. Mas progride no bem, progride na fé, sem desvios, progride na vida santa. Canta e caminha”.
Santo Agostinho

bomba.jpg

– Grêmio 1×0 Lanus: não basta ter tecnologia, há de se ter competência

Incompetência, arrogância ou temeridade: qual o verdadeiro defeito demonstrado pelo árbitro chileno Julio Bascuñán para desprezar a utilização do auxílio de vídeo no primeiro jogo da final da Libertadores da América?

INCOMPETÊNCIA em não estar preparado para um jogo desse porte e não saber solicitar o vídeo no momento adequado? Faltou ao treinamento?

ARROGÂNCIA por não achar que precisaria da ajuda do vídeo e desprezar o equipamento, confiando excessivamente em si próprio?

TEMERIDADE em usar o equipamento e ter que mudar sua decisão inicial e ser criticado, alegando que só se socorreu ao vídeo por pressão do time da casa?

Enfim, faltou sensibilidade para não utilizar todos os equipamentos eletrônicos disponíveis. Mas pense: e por quê o árbitro de vídeo não interpelou o árbitro nos dois lances de pênalti reclamados (o 1o duvidoso, eu não marcaria pois entendi tranco viril, mas legal; o 2o, em Jael, indiscutível que houve a infração)?

– Teria o equipamento não funcionado corretamente e o VAR ter se constrangido?

– Estariam alojados inadequadamente e a comunicação falhou (lembre-se que no Monumental de Nuñes, ao invés de uma cabine, o árbitro de vídeo, o bandeira de vídeo e o operador ficaram em um container)?

– Quis passar despercebido e não se comprometer?

Lembrando: toda a equipe de arbitragem foi composta pelo árbitro Júlio Bascuñán-CHI, pelo bandeira 1 Carlos Astroza-CHI, pelo bandeira 2 Christian Schiemann-CHI, pelo quarto árbitro Diego Haro-PER, pelo árbitro de vídeo Jesus Valenzuela-VEN, pelo assistente do árbitro de vídeo Roddy Zambrano-ECU e pelo bandeira de vídeo  Christian Lescano-ECU. Foram 7 árbitros de 4 nacionalidades.

FICA A OBSERVAÇÃO: no jogo entre Lanús x River Plate, péssima e decisiva atuação do septeto de arbitragem, usando (ou não usando) adequadamente os recursos eletrônicos. Agora, um desprezo total da ajuda externa permitida. Dessa forma, deixo a questão para a reflexão: de que adiantam as câmeras se quem as opera e assiste é incompetente?

Me parece que o recurso mais desejado é aquele utilizado diversas vezes no Brasileirão e visto claramente: o de “alguém soprar o lance após ver a imagem na Globo para o 4o árbitro”…

Importante: Bascuñán foi o árbitro de vídeo em Porto Alegre na semifinal jogada pelo Grêmio contra o Barcelona-ECU. Naquela oportunidade, ficou em um container no estacionamento do Estádio Olímpico. E isso me irrita! Todos deveriam estar em uma cabine com comunicação ABERTA ao público, como se faz no Rugbi.

bomba.jpg

– Que seja uma boa 5a!

Bom dia. O sol ainda não raiou, e isso é bom! Afinal, teremos tempo para mais atividades durante a jornada!

Sendo assim, na madrugada fresca, fui correr. Cuidando da saúde do corpo no clique 1:

bomba.jpg

Durante o cooper, pensando nas coisas do Alto. Hoje em São Clemente 1, o primeiro Papa sediado em Roma, de frases inspiradoras e coragem sem igual para o serviço ao próximo. Cuidando da saúde da alma no clique 2:

bomba.jpg

Pós-treino, alongando e curtindo as flores do jardim com a beleza ímpar das suas cores. Cuidando da mente no clique 3:

bomba.jpg

Enfim, hora de trabalhar! E no caminho ao serviço, inspirando-me no céu que há de brilhar a todos nós. Cuidando da motivação no clique 4:

bomba.jpg

Ótima quinta-feira para todos!