– Saudade de você, Galo!

Rapaz… cá com meus botões: há quanto tempo estamos longe das cabines do Jayme Cintra, sem transmitir com o Time Forte do Esporte da Rádio Difusora os jogos do time profissional do Paulista FC?

É claro que estamos com o Campeonato Paulista Sub 20 a todo vapor (e com o Sérgio Caetano, treinador do Profissional). Mas você vai entender, torcedor: é desejo de ver o Galo em termos de jogos envolvendo Profissionais, na Copa Paulista (ou, para mais saudosismo ainda, da disputada série B do Brasileirão, com goleadas em Jundiaí e quase o acesso para a Série A – a principal divisão e principal torneio do Brasil). Todos torcemos para o Galinho, mas seria bem melhor ter calendário para o time principal.

Provavelmente, se tudo ocorrer bem, voltaremos em Abril de 2018 com a Série B do Campeonato Paulista (antigamente, a A1, A2, A3 e B eram, respectivamente: Paulistão, Paulistinha, Paulisteca e Bezinha). Mas parece um longo e angustiante tempo de espera.

Seja como for, e em qual divisão for, estaremos matando a saudade do Galo disputar um acesso! E o microfone da Difusora estará lá também.

Aguardemos.  Aliás, faz falta comentar os jogos no final de semana pelo rádio e também de OUVIR jogos aos sábados. Perceberam que no Brasileirão rareiam-se jogos no horário das 16h?

Enquanto isso, vejamos nosso vizinho São Bento: lutando pelo acesso no Brasileirão e firme na A1 do Estadual. Paciência… um dia o nosso Tricolor da Terra da Uva voltará a amedrontar os grandes novamente! Mas cá entre nós: seria legal nesta altura de 2017 estarmos brigando por vaga na série B com São Bento e Botafogo de Ribeirão Preto, vendo o Bragantino brigar para não cair nesta mesma divisão ou observar o Mogi Mirim em crise. Aliás, de todos esses citados, qual deles é o maior em grandeza na história do futebol do Interior Brasileiro?

bomba.jpg

– Levando a Depressão a sério!

Ainda hoje você encontra aqueles que não creem que a depressão é um dos males mais significativos e preocupantes dos nossos tempos. A eles, compartilho a importante matéria abaixo:

(Extraído do Jornal de Jundiaí, link em: http://www.jj.com.br/noticias-48777-depressao-nao-e-frescura-e-precisa-de-tratamento-serio-)

DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA E PRECISA DE TRATAMENTO SÉRIO

Por Gustavo Amorim

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 350 milhões de pessoas tenham depressão no planeta. Segundo a entidade, é a patologia que mais causa problemas e incapacidade no mundo atualmente. “Não é frescura”, ressalta o psiquiatra Ivo Pinfildi Neto. Para a psicóloga clínica Patrícia Galante, “ainda é um tabu”.

Afinal, você sabe o que é a depressão? Como reconhecer os sinais em si ou em familiares e amigos? Como é o tratamento? O psiquiatra Ivo Pinfildi destaca que a pessoa consegue observar em si mudanças comportamentais, mas nem sempre associa o quadro à depressão. “Ela pode demorar muito tempo achando que são coisas da sua cabeça, que a tristeza vai passar, que é algo passageiro. Mas o tratamento é necessário”.

Por isso, é fundamental saber quais são os sinais da depressão. “E são muitos”, acrescenta a psicóloga Patrícia Galante (confira os sintomas no quadro). Além disso, Pinfildi destaca que a pessoa fica acuada e tímida, o que dificulta o diagnóstico.

A empresária S. S. passou pelo estado de depressão e confirma que não teve essa percepção inicial. “Comecei a não ter vontade de nada, chorar por tudo, me esconder das pessoas, não dormir à noite. Ficava angustiada, não queria sair. Achava que era só cansaço”.

Ela revela que só descobriu a depressão quando foi ao médico por conta de palpitações que sentia no coração. “O cardiologista sugeriu um psiquiatra e só aí entendi o que estava acontecendo”, afirma a empresária. Pinfildi destaca que “o adulto depressivo sente que alguma coisa está esquisita dentro de si”.

Fatores
Muitos são os fatores que podem desencadear o estado depressivo. Segundo os profissionais ouvidos pela reportagem, um deles pode ser o próprio ambiente em que a pessoa vive. “O trabalho estressante, o desemprego, uma alimentação não saudável, problemas familiares, falsa sensação de felicidade. Tudo isso pode influenciar, mas não são a causa”, afirma Ivo Pinfildi.

A psicóloga Patrícia Galante também segue essa linha, mas alerta: “Não são as causas, mas os gatilhos que levam a pessoa a entrar em depressão. A pessoa pode já ter uma propensão e qualquer aspecto pode ser a gota que faz o copo transbordar. É importante não criar expectativas”.

Tratamento
Por ser um estado tanto físico quanto biológico e psicológico, a depressão deve ser tratada com várias abordagens. Tanto o psiquiatra Ivo Pinfildi quanto a psicóloga Patrícia Galante concordam que os profissionais têm importância fundamental no tratamento – a psiquiatria com o lado químico/biológico e a psicologia com o entendimento do processo. “Um dos fatores mais importantes, entretanto, é a família. É o carinho, é o cuidado com o ser humano. O familiar não pode começar julgando quem está com depressão. Não ajuda em nada e, inclusive, atrapalha e aprofunda o estado. Não pode falar ‘vai passar’ porque quem está sofrendo sabe que não é tão simples. E também não pode cobrar que suma como se fosse mágica. Se colocar à disposição para ouvir e não transformar o assunto num tabu é primordial”, diz Galante.

O psiquiatra Pinfildi ainda conta que utiliza a medicina antroposófica como parte do processo de tratamento. “A antroposofia usa outros tipos de terapia, corporais, artísticas. A medicina antroposófica amplia a ação da medicina tradicional”, conta.

Para ele, inclusive, “é um grande equívoco de quem se fecha no mundo do seu campo profissional. As pessoas esquecem que cada alçada pode ser complementar à outra”, diz o psiquiatra.

Patrícia Galante destaca a atividade física como outro ponto importante no processo de tratamento. “Faz muita diferença, até pela química que ela gera no corpo. Mas a alimentação saudável e lazer também são fundamentais”, complementa.

Jovens e idosos
Mesmo sem dados, o Centro de Valorização à Vida (CVV) de Jundiaí destaca que jovens e idosos são o público que liga com mais frequência para o serviço de prevenção ao suicídio – que tem como principal causa a depressão. “Tanto o idoso quanto o jovem estão em um momento de mudanças no convívio social”, destaca Mônica Quirino, monitora em saúde emocional e uma das voluntárias do projeto.

Ivo Pinfildi destaca que crianças reagem de forma diferente à patologia. “Ela não vai entender pelo que está passando. Mas vai ficar irritadiça, vai ficar chorosa, apática. Muitas vezes pelo que está acontecendo em casa. Muda muito o comportamento”, relata o psiquiatra.

bomba.jpg

– Fufuca, o Menudo do Maranhão, mandando na Câmara dos Deputados?

Com a viagem do presidente Michel Temer e diversos deputados à China, o presidente da Câmara (que liderará a casa para 3 importantes sessões: PECs da Reforma Política, Refis e a nova taxa de Juros do BNDES) será o jovem André Fufuca, do PP-MA.

Ele tem 28 anos, é apadrinhado de Eduardo Cunha (e chama o ex-presidente da casa que está preso de “Papi”), é filho do prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Dr Fufuca Dantas.

Cunha, em retribuição ao deputado, o apelidou de “Menudo do Maranhão”.

Tamo bem de representante em Brasília, não?

bomba.jpg

– Sou mais o Coutinho do Santos FC do que o Coutinho do Liverpool, como árbitro e como torcedor!

Quem gosta de futebol conhece um dos craques históricos do futebol brasileiro: Coutinho, companheiro de Pelé no mítico time do Peixe dos anos 60.

Poucos sabem que ele foi técnico do time Sub 20 do Santos, no começo dos anos 2000. E eu me recordo de um jogo em que apitei no Parque São Jorge (o gramado da Fazendinha estava impecável), entre Corinthians 1×1 Santos, onde pude conhecer um pouco da sinceridade de Coutinho, o ex-jogador, ali como técnico.

Em um determinado lance da partida, o Paulo Almeida (que viraria capitão do time profissional comandado por Leão, com Robinho e Diego), deu uma entrada forte no adversário. Eu dei o Cartão Amarelo a ele, na dúvida se deveria dar Vermelho. E como o tempo de decisão de um árbitro de futebol é o mesmo de um piscar de olhos, vacilei e reconheço que errei. Ouvi, para a minha surpresa, Coutinho gritar para Paulo Almeida: “Moleque, cê tem que agradecer ao juiz, se você der outro pontapé eu tiro você do time. Futebol de time meu não tem pancada”.

Gravei essa frase na minha cabeça, pois o treinador foi sincero “até demais”! Não teve nenhuma complicação na partida, exceto esse lance que nem foi tão reclamado na hora. Posteriormente, vi Coutinho outras vezes em entrevistas recordando o time em que jogou, e sempre percebi certa mágoa com Pelé. Mas nunca sem deixar de ser autêntico, sincero ao extremo.

Escrevo isso por ver um outro Coutinho, o do Liverpool, que nessa fase da globalização e da comunicação on-line se tornou ídolo mundial. Bom jogador, isso é inegável. Mas sua atitude em dizer-se lesionado no time inglês (em meio as negociações com o Barcelona) e se apresentar perfeitamente saudável no treino da Seleção Brasileira, numa supostamente fantástica e rápida recuperação, contrastam com a sinceridade do Coutinho mais antigo (e talvez hoje menos famoso, mas certamente mais craque).

O Coutinho mais jovem pisou na bola. Ou o médico é milagreiro? Disse alguém sabiamente: “Ele deve ter ido no ‘Pai Vavá’ do maravilhoso filme Boleiros!”

bomba.jpg

– Gilmar e Barata, Barata e Gilmar

Por Gilmar Mendes soltar duas vezes o Rei do Ônibus do Rio de Janeiro, Jacob Barata Filho, envolvido em corrupção pesada, suspeitou-se de um relacionamento entre amigos (que de fato, diz-se existir). A Procuradoria quer suspeição do juiz, já que agora apareceu mais uma prova de intimidade: flores enviadas de Barata ao casal Gilmar e Guiomar Mendes.

Que país é esse, onde os bandidos são amigos de juízes?

bomba.jpg

– Sendo uma 4a melhor do que a 3a feira!

Como vão amigos? Ontem o dia não foi muito bom. Hoje há de ser melhor.
Falta de tempo, dificuldade em sentar na cadeira e relaxar. Dias corridos, fim de mês… vide as poucas postagens realizadas na 3a. Faz parte do dia-a-dia.

Nesta 4a feira cheia de novas motivações, como de costume, fui correr. Bem cedinho, cheio de cores, peguei meus equipamentos e fui suar em um cooper-corujão na madrugada. Minha foto-motivação:

bomba.jpg

Durante minha corrida, aproveito e rezo para a Virgem Maria, mãe de Jesus. Nesta pintura iconográfica, vemos Nossa Senhora grávida do Menino Jesus. Que ela, portadora do Verbo Divino, possa interceder por nós a seu Filho e nosso Salvador. Foto-meditação:

bomba.jpg

Pós-treino, é muito bom alongar em meio a natureza. No meu jardim, o fiz junto aos beijinhos brancos. Nossa foto-contemplação:

bomba.jpg

Ótimo! Já “corrido”, vou trabalhar bem cedinho e comigo a pose mobgráfica do sol nascendo. Como não se impressionar com a pintura do céu desta manhã? Nossa foto-inspiração.

bomba.jpg

Ops: tudo isso foi escrito/ digitado em silêncio. Afinal, não queremos atrapalhar o soninho da minha caçulinha, certo? Nossa foto-fofurice:

bomba.jpg

Que seja, reitero novamente, uma ótima 4a feira para todos nós!