– A contratação do Goleiro Bruno, segunda chance e o efeito reverso.

O ex-goleiro do Flamengo, Bruno, que ficou preso por assassinato, saiu da cadeia e assinou contrato de trabalho com o Boa Esporte Clube, equipe de Minas Gerais.

Todos têm direito a uma nova chance na vida (embora, sejamos justos, acho que a moça assassinada não teve). Mas… já imaginaram as torcidas o xingando durante o jogo todo?

Será difícil para ele trabalhar no Brasil. Se tivesse proposta de fora, deveria ir ao exterior ao invés de assinar com o Boa, pois fatalmente não terá paz!

Aliás, a Nutrends, do ramo de nutrição e atual patrocinadora do Boa Esporte Clube, reincidiu o contrato de publicidade na camisa por não querer se associar com a imagem do jogador.

Será que o efeito desejado do Boa em lucrar com a criação de uma polêmica trouxe efeitos contrários?

E pensar que dias antes da prisão quase o Milan o contratou…

bomba.jpg

– Machismo ou Exagero do Feminismo?

Sempre devemos tomar cuidado quando você ouve uma “frase solta” ou uma declaração “fora do contexto”. Digo isso por ver toda a polêmica de uma fala do Presidente Michel Temer no evento comemorativo do Dia Internacional da Mulher.

Muitos disseram que ele foi machista ao dizer sobre a importância da “mulher dona-de-casa” e outras coisas. Algumas publicações retrataram ele como causador de uma grande e infeliz gafe. Mas… leram todo o discurso?

Me assusto pois não foi nada disso o que aconteceu! Creio que o sensacionalismo ocorreu pela frase solta ou por quem quis polemizar propositalmente. Temer, na totalidade do seu discurso, exalta as várias facetas da mulher (de executivas, políticas e até mesmo as que cuidam do lar). E quando fala daquelas que olham pela casa / não trabalham fora ou das que se preocupam com os aumentos de preço nos supermercados, as elogia por tal dedicação. Simples, nada mais do que isso, não denegriu ninguém.

Ou será que chegamos ao absurdo da mulher que, caso deseje optar, não poder ser dona-de-casa e cuidar da educação dos filhos ou do asseio do lar? Aí seria radicalismo condenável…

Leia a íntegra do discurso (mas leia todo):

Discurso do Presidente Michel Temer na Solenidade do Dia Internacional da Mulher

“Olha, eu quero em primeiro lugar, naturalmente saudar indistintamente a todos, aos que estão à mesa, e aqueles que estão no auditório. E vejo que está sendo extremamente prestigiado este evento pela bancada feminina da Câmara e do Senado. O que revela desde logo a importância da recordação anual que se faz do Dia Internacional da Mulher.

E eu vejo como é importante, ou como são importantes, essas solenidades, que não basta marcar no calendário o Dia da Mulher, é preciso comemorá-lo. E comemorá-lo significa recordar a luta permanente da mulher por uma posição adequada na sociedade.

Eu não preciso, depois do discurso emocionado da Luislinda, de todos enfim, dizer da importância da mulher e da luta permanente que a mulher vem fazendo ao longo do tempo no Brasil e no mundo. Que aqui e fora do Brasil, em outras partes do mundo, a mulher ainda é tratada como se fosse uma figura de segundo grau, quando na verdade, ela deve ocupar o primeiro grau em todas as sociedades.

Eu digo isso com a maior tranquilidade, porque eu tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela, o quanto a mulher faz pela casa, o quanto faz pelo lar, o que faz pelos filhos. E, portanto, se a sociedade de alguma maneira vai bem, quando os filhos crescem, é porque tiveram uma adequada educação e formação em suas casas. E seguramente isso quem faz não é o homem, isso quem faz é a mulher.

Então ter essas solenidades como esta que nós estamos comemorando aqui no Palácio do Planalto, é recordar o que está sendo recordado pelos discursos e pelas palavras que nós estamos agora pronunciando. Mas é interessante notar como, e aqui eu recordo mais uma vez, só para dizer do absurdo e muitas vezes da nossa história, que a mulher só começou a votar pelos idos de 30, 32 não é? Quando se lhes deu o direito a voto, o direito mínimo, que é de participar. A mulher representa, e representava, no passado 50% da população brasileira. E, sem embargo disso, o fato é que 50% estava excluído. Portanto, a representação que antes que se fazia era uma representação política de pé quebrado. Era uma representação de 50%, quem sabe, da população brasileira. Mas, ao longo do tempo, devo registrar com grande satisfação, que a mulher foi conseguindo o seu espaço.

Quando a Fátima Pelaes relembra que, quando criei a primeira Delegacia da Mulher, parece um fato extraordinário, não é? Mas era uma consequência natural da luta das mulheres e até conto muito rapidamente como isso se deu. Eu era secretário da Segurança Pública em São Paulo, pelos idos de 85, quando uma comissão de mulheres veio a mim e me contou, naturalmente, das violências que sofriam, da mais variada natureza, e do mau atendimento que tinham nas delegacias porque eram atendidas por homens, pelo escrivão, pelo investigador, pelo delegado. E aqui comigo logo surgiu a ideia interessante de algo que não tem, ou não tinha, e não tem, nenhum custo orçamentário. Por que que eu não coloco uma ou duas delegadas mulheres, três, quatro escrivãs, 15, 20 investigadoras para atender a mulher? E assim se deu com a instalação da primeira Delegacia da Mulher no Brasil.

Ela teve tanto sucesso, ministro Imbassahy, que a primeira delegada da mulher logo depois foi eleita deputada estadual, tamanha repercussão que se verificou, e eleita, naturalmente, pelas mulheres. E ao depois, quando voltei a ser secretário da Segurança, tempos depois, havia praticamente mais de 90 delegacias da Mulher no estado de São Paulo e no Brasil. É um reconhecimento, portanto, da posição da mulher no conserto nacional.

Eu estou falando de um período que antecede a Constituinte de [19]87 e [19]88, pois, precisamente, senador Medeiros, em função destes fatos que estou relatando, é que na Constituinte, quando as constituições anteriores diziam todos são iguais perante a lei. A Constituinte de 88 decretou: homens e mulheres são iguais em direitos e deveres. Parece de pouca significação, mas significa inserção na estrutura do Estado brasileiro, portanto, o próprio Estado brasileiro, a ideia de que os direitos e deveres são iguais para homens e mulheres.

Portanto, é um longo trajeto histórico que vem revelando a presença importantíssima da mulher. Aliás, em função disso, no próprio Plano Nacional de Segurança Pública, um dos primeiros pilares do Plano Nacional de Segurança Pública, lançado muito recentemente, é exatamente o combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. Nós estamos até cuidando de criar um fundo de combate à violência contra a mulher, e a bancada feminina já esteve comigo, é nós estamos cuidando disso, que é mais um passo no combate à violência contra a mulher. E estamos fortalecendo a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, que é o 180.

E digo com toda franqueza: isso tudo é fruto do movimento das mulheres. É da compreensão dos homens, vamos dizer assim, mas do movimento muito entusiasmado, muito persistente, muito consistente, muito argumentativo até, das mulheres brasileiras. E, no particular, daquelas que participam dos movimentos sociais, daquelas que estão no Legislativo, que se constituem na voz natural das eleitoras em todo o Brasil.

De modo que, ao longo do tempo as senhoras, as mulheres, deram uma colaboração extraordinária ao nosso sistema. E hoje, como as mulheres participam em intensamente de todos os debates, eu vou até tomar a liberdade de dizer que na economia também, a mulher tem uma grande participação. Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes, por exemplo, de preços em supermercados do que a mulher. Ninguém é capaz de melhor detectar as eventuais flutuações econômicas do que a mulher, pelo orçamento doméstico maior ou menor.

E nesse particular, até eu tomo a liberdade de dizer que neste momento, depois de nós termos passado por um momentos recessivos, por momentos difíceis, agora segundo IBGE, em janeiro deste ano, a produção industrial no Brasil cresceu 1.4%. Eu digo isso, dou esse dado não é? Porque esse é um número, primeiro número positivo em 34 meses, primeiro número positivo que não temos na produção industrial um índice dessa natureza.

Ontem, até na reunião do Conselho, nós temos um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, hoje integrado por 101 figuras dos mais variados setores, nós enfatizamos que a recessão vai indo embora. E que a recessão indo embora, volta o crescimento. E eu digo isso, porque com o crescimento volta o emprego.

E hoje, graças a Deus, as mulheres, sem embargo das dificuldades, têm uma possibilidade de empregabilidade que não tinham no passado. Então, a queda da inflação que nós estamos assistindo, a queda dos juros, o superávit recorde da nossa balança comercial, o crescimento do investimento externo, tudo isso significa empregos. E significa também que a mulher, além de cuidar dos afazeres domésticos, vai vendo um campo cada vez mais largo para o emprego. Porque hoje homens e mulheres são igualmente empregados. Com algumas restrições ainda. Mas a gente vê em muitas reportagens, das mais variadas, como a mulher hoje ocupa um espaço executivo de grande relevância.

O número de mulheres que comandam empresas, que comandam diretorias, é imenso. O número de mulheres que hoje está no Legislativo e tendo uma atuação extraordinária. Não foi sem razão, lembrou a Fátima, que sendo eu presidente pela última vez na Câmara dos Deputados, eu criei a Procuradoria Parlamentar da Mulher. E, sobremais, ainda estabeleci que uma deputada teria assento, não é Elcione, teria assento na reunião de líderes, para ter voz e voto.

O que significa que, pouco a pouco, mas neste momento cada vez mais rapidamente, a mulher vai ocupando um espaço cada vez mais significativo, mais expressivo e mais enaltecedor da sociedade no nosso Brasil.

Portanto, eu quero dizer às colegas, às mulheres, aos senhores e às senhoras, a todos que eu fico muito, digamos assim, orgulhoso por sediar neste momento um encontro que recorda o Dia da Mulher. Especialmente porque não foram apenas palavras, mas viram pelos gestos tomados pelo ministro da Saúde, que houve gestos concretos. Ou seja, gestos executivos pela a assinatura dos atos que ele aqui decretou.

De modo que mais uma vez, digamos assim, o Brasil conta com as mulheres, conta com todos os brasileiros, mas tem a mais absoluta convicção de que a força motriz mais relevante do exercício da cidadania brasileira, está nas mulheres.

Nossa homenagem, portanto.”

bomba.jpg

– Lucca e a reflexão para a vida profissional. Você já se sentiu inútil em seu trabalho?

Eu li, anotei e perdi a referência de onde tirei (se por ventura quem escreveu ler, me perdoe): Lucca, ex-jogador do Corinthians e que foi para a Ponte Preta, falou sobre sua saída e cujo depoimento não serve só para o Esporte, mas para o Trabalho em geral:

A partir do momento que você se sente inútil [no trabalho], tem que buscar outras coisas”.

Você já passou por algo assim?

Eu já. Nos tempos de faculdade, resolvi fazer estágio com contrato semestral em ramos diferentes da minha origem para conhecer as áreas de atuação. Num deles, eu era “sem função”! Ficava procurando serviço para fazer. Era duro passar o tempo…

Mas e atualmente?

Todos nós temos simpatia ou antipatia por alguns afazeres no trabalho. Medir isso numa balança ou sentir o quanto nos faz bem (ou mal), é fundamental.

O mais difícil é: e quando você se sente preso (o contrário da inutilidade, ou seja: fundamental “até demais”) no trabalho? Isso também não é bom!

Tomar decisões profissionais impactantes (mudança de emprego e que possam mudar de patamar / status social) sempre é difícil, embora sejam necessárias e as vezes irreversíveis – para não se sentir inútil, para se sentir em paz ou para ter algum desafio em vista!

bomba.jpg

– E a confusão na ACE Jundiaí?

Interminável essa novela das eleições na Associação Comercial Empresarial de Jundiaí, não?

Sou associado e conheço (não intimamente) o Regis Donatti Filho (candidato à reeleição) e Roberto Rezende (da oposição). Tenho por mim ambos como pessoas do bem. Uma pena que estejam ocorrendo desentendimentos entre eles (sem aqui fazer valor de juízo).

O Dirceu Cardoso (ou “Dirceuzinho” para os amigos), figuraça e pessoa boníssima, será o interventor escolhido pela Justiça até o fim do imbrólho.

Que tudo acabe bem, sem prejuízo para os comerciantes e/ou associados.

bomba.jpg

– Três observações do 3×0 no Choque Rei: sobre Arbitragem, Palmeiras e São Paulo

Tudo muito bom no Palmeiras 3×0 São Paulo. O mais importante, independente de vencedor e perdedor: sem confusão!

Três pontos a observar no Choque-Rei de sábado:

1) Ótima arbitragem de Marcelo Aparecido Ribeiro dos Santos e seus assistentes. Soube impor a advertência verbal sem gastar à toa os cartões amarelos. A experiência se mostrou presente (com a qualidade técnico-disciplinar observada).

2) O esquema de jogo muito feliz imposto por Eduardo Baptista, tantas vezes contestado pela torcida. Será que terá paz por alguns dias?

3) A extrema lucidez da entrevista pós-jogo de Rogério Ceni, onde abordou o que realmente aconteceu do jogo e mostrou ciência das virtudes e fraquezas do seu time.

Talvez uma 4a observação: nenhuma briga entre torcedores! Ufa, parece que a torcida única está funcionando (embora eu concorde que isso não seja o ideal, mas sim o necessário).

bomba.jpg

– 28 semanas da nossa bebê!

Nossa Estelinha está completando 28 semanas na barriga da mamãe. E sabe o que acontece na vigésima oitava semana de gravidez?

Extraído de: http://www.pampers.com.br/gravidez/gravidez-semana-a-semana/serie-de-artigos/gravida-de-28-semanas

28 semanas de gestação 

Seu bebê na 28ª semana de gravidez

Seu bebê tem o tamanho de uma berinjela grande. Ele agora está ganhando peso rapidamente,–pesando cerca de um quilo. Da cabeça ao bumbum, o bebê mede 25,5 cm, mas se você esticasse um pouco o seu pequeno, este comprimento poderia estar mais perto de 38 cm.

Na semana passada, o seu bebê abriu os olhos pela primeira vez. Nesta semana, se você colocar uma luz brilhante contra seu abdômen, o bebê pode até abrir os olhos e se desviar da luz.

Em alto e bom som

As ondas cerebrais do bebê indicam que ele está reagindo aos sons no ambiente. Os padrões também estão começando a mostrar diferenças durante o sono. Esses ciclos de sono se tornarão mais claros e distintos mais perto da data provável do nascimento.

Respire com calma

Esta é uma etapa vital no desenvolvimento pulmonar do bebê. Quando ele der a primeira respirada, os pulmões enviarão oxigênio para os vasos sanguíneos, os quais, em seguida, vão distribuí-lo por todo o corpo. Seu bebê também está fabricando surfactante para impedir os sacos de ar de grudarem uns nos outros, o que permitirá que ele respire corretamente após o nascimento. Os brônquios estão amadurecendo, dividindo-se em ramos cada vez menores.

Sua gravidez na 28ª semana

Acompanhamento do Rh

Se os testes de sangue preliminares mostraram que você é Rh negativo, você tomará uma injeção de Rhogam nesta semana, apenas caso seu bebê seja Rh positivo. Essa injeção impedirá o seu corpo de produzir anticorpos para qualquer das células sanguíneas do bebê que possam ter entrado em sua circulação. O Rh do seu pequeno será testado logo após o nascimento. Caso seja positivo, você receberá outra injeção de Rhogam para proteger futuras gestações.

A marca da gravidez

Conforme a gravidez avança, as estrias podem aparecer em seu abdômen, seios, quadris e coxas. A maioria dos especialistas concorda que não há muito o que você possa fazer para evitá-las, mas aplicar creme ou óleo não faria mal. Isso se deve à genética.–Se sua mãe teve, você provavelmente também terá. A boa notícia? As estrias geralmente desaparecem após o nascimento.

Dois pés esquerdos

Seu centro de gravidade em deslocamento juntamente com as articulações soltas podem causar muitas batidas em mesas e tropeções sobre seus próprios pés. Tente evitar isso usando sapatos baixos e se movendo lentamente.

Você sabia?

Os olhos do bebê estão começando a se abrir e até mesmo podem piscar! Se você acender uma lanterna perto do abdômen, o bebê pode até reagir com chutes.

Dica rápida para a mamãe

Vendo estrias? Você não pode fazê-las sumir, mas pode minimizá-las, moderando o seu ganho de peso, fazendo uma dieta saudável, bebendo muita água, praticando exercícios regularmente e aplicando um creme para diminuir a secura ou coceira na pele. Após a gravidez, as estrias mudarão de vermelho para uma cor prata.

bomba.jpg

– 5 imagens dominicais do domingo que desperta!

Mais um dia de vida; mais um dia de desafios!…

Como de costume, comecei o dia em grande intensidade, preparando o corpo, a alma e a mente para uma dia de muito trabalho (sim, aos domingos também se labuta).

Acordando cedo para o cooper diário (clique 1):

bomba.jpg

Durante a corrida, rezando e pedindo a Deus pela intercessão de Santo Inocêncio, um Papa defensor incontestável da fé (clique 2):

bomba.jpg

Ainda na madrugada, depois de correr (5k em 30′), caminhar! E hoje a caminhada foi com a lua dizendo adeus à sua amiga “estrela solitária” no céu (clique 3):

bomba.jpg

Pós-treino, alongando no jardim – e como sempre – curtindo a beleza das flores (clique 4):

bomba.jpg

Por fim, indo para o serviço acompanhado do maravilhoso despertar do sol (clique 5):

bomba.jpg

Ótimo domingo a todos!