– O Futebol nas páginas policias e políticas

Não é nos Cadernos de Esportes dos Jornais ou nas Arquibancadas que se vê assunto sobre o Futebol jogado. É nas páginas policias e políticas.

Os temas são: Andrés Sanches, Arena Corinthians, Odebrecht e Corrupção; Marco Polo e Marin na corrupção da FIFA; Arenas do Mundial, Pezão/Cabral, e Maracanã como elefante branco; Internacional e o Tapetão contra o Vitória para tentar permanecer no futebol; entre outros tantos.

Hoje, o jornalista Jamil Chade publica no Estadão: Ricardo Teixeira, Marco Polo Del Nero e José Maria Marin movimentaram R$ 270 milhões em suas contas pessoais durante a Copa do Mundo de 2014, segundo o serviço de inteligência do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF). E esse absurdo volume é somente no Brasil!

Imaginem a ‘bolada” que esses senhores não devem ter mandado para a Suíça e outros destinos, não?

bomba.jpg

– Um Pórtico serve para quê?

A contrapartida de 300 mil reais de uma empresa para a Prefeitura de Jundiaí está virando um mico: o dinheiro está sendo gasto em um pórtico no Viaduto da Vila Rio Branco (Joaquim Candelário de Freitas, na Barreira).

Pra que ele servirá?

Em tempos de carestia, não seria muito mais útil essa verba ir para a Educação ou para a Saúde em dinheiro vivo? As merendas das Escolas Municipais poderiam ser melhores ou ajudar no pagamento de contas do Hospital São Vicente, por exemplo.

Não tem ninguém para pensar nisso e direcionar essa verba de maneira melhor?

Enquanto isso, o Canil da Guarda Municipal, que seria uma contrapartida de construtora para dar mais segurança ao Bairro Medeiros… cadê? Como justificativa, a administração pública se isentará e jogará a culpa nos empreendedores. Mas não é ela, Prefeitura, quem poderia liberar a obra somente depois da contrapartida ser realizada?

Novamente o munícipe quem sai perdendo.

bomba.jpg

– Pontos Positivos e Negativos de Rogério Ceni como Treinador

E após dispensar Ricardo Gomes, o São Paulo Futebol Clube vai à busca de um novo nome para treinador da sua equipe. Aqui, enfim, um acerto da gestão, se foi o caso de que a demissão do último técnico seja para a entrada de um nome que implante um filosofia nova no clube. Afinal, a diretoria contratou Osório, Doriva, Bauza e Gomes, sem nenhuma coerência ou planejamento real (ambos diferentes em seus trabalhos).

A expectativa é que Rogério Ceni seja contratado. Caso isso se concretize, alguns pontos negativos e positivos:

FRAQUEZAS:

  • Ceni nunca foi treinador. Estaria pronto para a equipe profissional logo no seu primeiro desafio?
  • É ídolo da torcida. Se precisar demiti-lo por maus resultados, o que fazer?
  • Tem personalidade forte. Se receber sugestões de outros treinadores durante o seu ofício (como de Murici Ramalho, especulado pela boataria como um futuro Diretor) as acataria?
  • Trabalhará com um elenco limitado.

POTENCIALIDADES:

  • Ceni, por ter trabalhado tanto tempo como jogador, passou por vários técnicos e sempre teve grande visão de jogo, já atuando como “treinador dentro de campo”. Conhece e tem experiência no futebol. Além disso, tem estudado com os melhores do mundo no Exterior.
  • É ídolo da torcida. A tolerância com ele (chamado de M1TO) seria muito maior e a paciência (tão pouca no futebol) seria praticada desde as arquibancadas até a diretoria.
  • Tem personalidade forte. Se o jogador se agrupar e fazer panelinha, a corda estourará do lado dele. É diferente de um nome emergente, como Milton Mendes, Fernando Diniz ou Eduardo Baptista, que apesar de serem bons tecnicamente, carecem de respeitabilidade no meio da boleirada.
  • Trabalhará com reforços que Ricardo Gomes não teve.

Eu sempre fui a favor de que ídolo não deveria ser treinador de futebol. Já imaginaram Zico dirigindo o Fluminense? Ou o goleiro Marcos como técnico do Corinthians? Claro, no caso de Rogério Ceni, ele irá trabalhar no clube onde viveu boa parte de sua vida e é idolatrado. Será, talvez, o maior desafio de sua carreira: ser considerado “novamente craque indiscutível” (agora, fora das 4 linhas). E ciente de que, provavelmente, não terá mercado no Brasil a não ser no próprio Tricolor do Morumbi. Ou seria crível de que um dia veremos Ceni como técnico dos arquirrivais e co-irmãos Palmeiras ou Corinthians?

bomba.jpg

– Incrível Despertar!

Dias difíceis pelo transtorno generalizado que o país vive. Para aguentar o tranco e tirar o stress, vale correr logo pela manhã. E como faço sempre, fotos mobgráficas para contagiar o leitor com o desejo de fazer o mesmo!

Bem cedinho, abaixo, nossa foto-motivação de uma boa corrida “corujão da madrugada”:

bomba.jpg

Durante o cooper, meditando no “Sim de Nossa Senhora” ao Anjo Gabriel (“Faça-se em mim segundo a Vossa Vontade” disse Maria ao Deus que é Pai). Nossa foto-reflexão:

bomba.jpg

Por fim, apenas 3,5 k bem suados. Um alongamento básico pós-treino é fundamental:

bomba.jpg

O mais legal do dia: a alvorada magnífica do céu e sol laranja de hoje. Pintura ímpar da Natureza:

bomba.jpg

Chega de foto. S’imbora trabalhar. Que seja uma ótima 5a feira todos.