– A criança de 9 anos que era um soldado do Estado Islâmico

A capa da Folha de São Paulo deste sábado é assustadora: Abdurrahman, de apenas 9 anos, sem braço e ex-combatente do ISIS. Ele treinou tiro com uma Ak-47!

Meu Deus… que mundo é esse?

Extraído de: Folha de São Paulo, 19/11, pg B2

IRAQUIANO DE 9 ANOS CONTA COMO FOI FREQUENTAR ‘ESCOLA’ DO ESTADO ISLÂMICO

Por Yan Boechat

O pequeno Abdurrahman parece ser mais jovem que os nove anos de idade que garante ter. Franzino, metido em uma calça uns três números maior, ele fica ainda mais frágil quando tenta mover o braço direito, amputado um pouco acima do pulso.

Abdurrahman perdeu a mão, segundo conta, há pouco mais de um mês, quando fugia com a família de uma batalha entre o Estado Islâmico e as forças iraquianas em um vilarejo a cerca de 50 quilômetros ao sul de Mossul.

“Eu nem estava correndo, estava andando e, de repente, houve um barulho. Um barulho muito alto”, conta, sempre com um leve sorriso no rosto. Um morteiro disparado pelos militantes do EI caiu ao seu lado. A mão e parte do braço ficaram despedaçados pelos estilhaços. Os ferimentos no peito não foram tão graves e já estão secos.

Os braços finos, a voz de criança e o sorriso leve escondem uma outra parte do passado recente desse fã de Messi e Cristiano Ronaldo.

Abdurrahman foi treinado pelo EI para matar. Teve aulas sobre como montar uma bomba improvisada, a segurar e a atirar com um AK-47 e, até, a maneira correta e mais eficiente de degolar uma pessoa. “Eu nunca fiz nada com ninguém, mas eles diziam que, se a gente não aprendesse, eles nos matariam. Então, eu aprendi”, conta, com naturalidade.

Sem a mão direita, Abdurrahman acha que não vai mais conseguir ser o cientista que um dia sonhou se tornar. Até a chegada do EI a essa região na margem ocidental do rio Tigre, há quase dois anos e meio, ele ia à escola.

“E eu era esperto, um bom aluno”, conta. “Gostava de estudar ciências, mas desde que o Daesh [acrônimo em árabe para o EI] chegou, paramos de ir para a escola.”

Abdurrahman diz que frequentou as aulas oferecidas pelos militantes do EI por apenas duas semanas. Ele, como seus pais, tem medo de ficar estigmatizado por ter vivido sob o domínio da milícia terrorista.

Muitas vezes os moradores dessas regiões preferem não contar que conviveram de forma até mesmo cordial e pacífica com os homens do EI. “Ele um dia me disse que estava com medo, e eu o impedi de voltar para lá”, diz seu pai, Abdulah.

Questionado sobre o que mais tinha medo na “escola” do EI, Abdurrahman deu uma resposta bastante condizente com sua idade: “Eu tinha medo da barba deles”.

Abdurrahman conta que jamais viu alguém ser morto diante de si. E que nunca precisou usar o que aprendeu. “Eles nos ensinavam a degolar as pessoas com livros. Eles mostravam figuras e nos diziam como deveríamos fazer, mas nunca fizemos”, conta o jovem, sentado no sofá da sala destinada às visitas de sua casa, na cidade de Qayyara.

Mas ele admite que aprendeu a preparar e instalar bombas verdadeiras, assim como a carregar e a atirar com rifles reais, como os AKs-47.

Torcedor do Real Madri, ele ainda sente dores no braço direito. O ferimento continua ali e tem sido tratado em uma clínica na cidade. Seu pai, no entanto, acha que o filho só vai superar o trauma que passou quando conseguir uma prótese. “O que será dele sem uma mão?”

Abdurrahman parece não se preocupar muito com isso agora. Quer ver o ferimento sarar para voltar a brincar. Quer voltar a jogar bola, principalmente. “Quero ensinar, dar aulas”, diz o jovem iraquiano. Ele ainda não sabe muito bem o que quer ensinar. Talvez seja árabe. E quer que crianças como ele possam aprender a ler.

“Enquanto elas não puderem, eu vou ler para elas”, diz Abdurrahman, sempre com um sorriso tímido, sempre com a fala tranquila, mesmo diante de tanta dor e de tanta incerteza.

COTIDIANO DE GUERRA

A história de Abdurrahman pode ser aterradora para ocidentais pouco afeitos às táticas do EI, mas é extremamente comum por aqui.

Estima-se que até 1 milhão de crianças tenham sido educadas em cursos como o que ele assistiu. Isso nos últimos dois anos e meio e apenas no Iraque. Muitas crianças como ele estão sendo usadas em Mossul, nesse momento, como homens bomba.

Há relatos de jovens de 10 anos, 12 anos, enfrentando as forças especiais iraquianas com AKs-47 nas mãos.

Os que fugiram vão levando consigo lições que provavelmente guardarão para toda a vida.

A ONU e outras agências humanitárias acreditam que apenas no entorno de Mossul vivam cerca de 600 mil crianças. Boa parte delas, dizem eles, acabará se tornando um refugiado.

O número de pessoas deslocadas pela ofensiva de Mossul já superou 60 mil, e as Nações Unidas acreditam que número possa superar 700 mil nas próximas semanas.

Enquanto a batalha pela retomada do bastião do auto-proclamado califado do EI continua, as crianças que não conseguiram fugir são as que mais sofrem.

Nos hospitais de campo, o número de menores de idade cresce diariamente. “E há muitos casos de crianças com problemas mentais e emocionais”, diz um médico que prefere não divulgar seu nome.

bomba.jpg

– Os 35 clubes de futebol mais seguidos nas Redes Sociais no Brasil

Vejo esse levantamento do IBOPE sobre os times de futebol mais seguidos nas 4 maiores redes sociais do nosso país. 

Abaixo o quadro e a pergunta: os clubes estão usando bem esses dados para ganhar dinheiro com seus aficcionados?

– A Misteriosa Base Espacial Chinesa na Argentina

Neuquén, na Argentina, é a base onde está sendo construída em meio ao frio da Patagônia a mais nova Estação Espacial Chinesa, dentro do ambicioso projeto de conquistar a Lua e Marte.

Quem chegará 1o ao Planeta Vermelho: os EUA ou a China?

O certo é que: os chineses vêm dominando a indústria e o planeta. E agora o espaço também?

O mais interessante é: muitos questionam os motivos da escolha da Argentina e os verdadeiros interesses.

Veja que curioso, extraído da BBC.com:

A MISTERIOSA BASE QUE A CHINA ESTÁ CONSTRUINDO NA PATAGÔNIA ARGENTINA

Protagonizado pela China, o mais novo capítulo da corrida espacial internacional se desenrola em um dos pontos mais remotos da América do Sul: a Patagônia argentina.

Depois de um polêmico acordo com o país sul-americano, o gigante asiático está construindo sua terceira e “mais moderna estação interplanetária e a primeira fora de seu próprio território” em Paraje de Quintuco, na província de Neuquén, no coração da região.

A base é parte do Programa Nacional da China de Exploração da Lua e Marte.

A chamada “Estação Espacial Distante” deve começar a operar no final de 2016, de acordo com o cronograma oficial.

Mas a instalação da base, que inclui uma poderosa antena de 35 metros para pesquisas do “espaço profundo”, está cercada de polêmica, mistério e suspeitas.

O principal questionamento está relacionado a seu possível uso militar e à existência de cláusulas secretas no contrato bilateral que permitiu sua construção.

As autoridades espaciais argentinas desmentiram à BBC Mundo que tais cláusulas existam. No entanto, o novo presidente do país, Mauricio Macri, havia prometido revelá-las.

Como é possível que não haja cláusulas secretas se o presidente prometeu revelá-las?

“Não sei quem informou ao presidente que existem anexos secretos, porque eles não existem. Isto é uma grande falácia”, afirmou Félix Menicocci, secretário-geral da Comissão Nacional Aeroespacial (Conae) da Argentina, à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.

Mas a existência dos anexos secretos é considerada fato não apenas pelo presidente Macri como também por analistas e jornalistas que investigaram o assunto, além de dirigentes loca

egundo o jornalista do La Nación Martin Dinatale, o inquietante, nesse caso, é que “a base depende do Exército Popular chinês, diferentemente de uma estação espacial parecida construída por intermédio de acordos com a União Europeia na província de Mendoza, mais ao norte, cuja contraparte é uma entidade civil”.

O analista político Rosendo Fraga, diretor da consultoria Nueva Mayoría, afirma que “para a China, o satélite é do Exército, não importa o uso que se dá a ele. E o uso militar desta informação, se existe, é incontrolável”.

No entanto, a mera possibilidade de um uso militar já é rejeitada pelo funcionário da Conae.

Félix Menicocci mostrou à BBC Mundo uma Carta de Compromisso de 20 de fevereiro de 2014, pela qual a empresa estatal chinesa Lançamento de Segurança e Controle de Satélites (CLTC) afirma que os objetivos da estação espacial são “totalmente civis e ela não será operada por pessoal militar”.

A polêmica é que estes “fins pacíficos” não estão especificados no acordo original das duas entidades espaciais, firmado no ano de 2012.

Neste acordo também se nega o uso militar das instalações, além de incluir um artigo de confidencialidade de equipes, atividades e programas.

“Por que Quintuco, no coração da Patagônia e não a Groenlândia? Há alguma razão para essa localização? Infelizmente a base continua cheia de perguntas”, disse Horacio Quiroga, prefeito de Neuquén, uma das vozes críticas desde o início do projeto.

“Foi escolhido este lugar desértico de Neuquén porque era necessário um local plano em um território parecido a uma bacia, com relevo montanhoso ao redor, que sirva para bloquear qualquer interferência”, disse Menicocci, justificando a localização da estação espacial em uma área de 200 hectares e com uma zona de exclusão de frequências de rádio de cerca de cem quilômetros, segundo estabelecem os acordos.

“Precisa ser um lugar com comunicações com rotas e fibra ótica, mas também isolado”, acrescentou.

Outro ponto polêmico é que os convênios bilaterais estabelecem um comodato ou cessão dos terrenos e isenções impositivas durante 50 anos para as “instalações de rastreamento terrestre, comando e aquisição de dados”, cujo custo inicial é de cerca de US$ 50 milhões (R$ 180 milhões).

Quiroga afirma que, a partir destes pontos do acordo, pode-se concluir que os chineses estarão ali por “pelo menos 50 anos”.

“Dentro da base, no meu entendimento, não é a lei argentina que governa. De fato, é um lugar que é praticamente território chinês”, disse.

LUA

A BBC Mundo perguntou ao funcionário aeroespacial argentino a razão de a China querer ir à Lua quando a maioria dos outros países parece fazer planos para Marte.

Menicocci explicou que os chineses foram os últimos a entrar na corrida espacial. Por isso, antes de tudo, precisam provar sua tecnologia e, em uma primeira fase, chegar à Lua.

Afirmam que estão interessados em obter na Lua o hélio 3, um combustível que serviria para continuar seus projetos para chegar até Marte. Mas não com viagens tripuladas, apenas missões robóticas, acrescentou Menicocci.

E, no que diz respeito à grande antena, Menicocci afirma que seu uso não é militar.

“Não serve para o uso militar, para seguir um míssil ou outro tipo de artefato militar. Além disso, temos equipamento para detectar transmissões não autorizadas”, afirmou.

Neste ponto o jornalista Dinatale lembra que os “especialistas advertem que a antena pode ter um uso duplo, que visa a Lua ou o espaço, mas também interceptar satélites e eventualmente enviar informação vinculada com dados sensíveis de outros países”.

E este fato gerou preocupações de adidos militares que levaram seus temores à chancelaria argentina.

TENSÕES

A questão da misteriosa base espacial chinesa na Patagônia é apenas um dos temas delicados que causam impacto na relação bilateral Argentina-China e tem o epicentro na Patagônia.

A esta pauta diplomática acaba se de juntar a questão do afundamento de um pesqueiro de bandeira chinesa, algo que levou Pequim a expressar “preocupação” mediante uma queixa formal.

“O comunicado implica uma escalada na tensão bilateral”, afirmou o analista Rosendo Fraga.

bomba.jpg

– Um Circo chamado STJD

Santos e Grêmio sofreram com o STJD durante a semana, não?

Primeiro, puniu-se o time gaúcho com a perda do mando do jogo da final da Copa do Brasil pela “invasão” da filha do treinador da equipe, Cartol Portaluppi. A moça entrou em campo pós-jogo, mas com o árbitro ainda no gramado, para comemorar a classificação abraçada ao seu pai. Ok, uma infração (leve, pois ela nada fez), mas se puniu a garota, tem que punir todos os clubes em todos os jogos. Ou você crê que todos os elementos dentro do campo (sem exceção: antes, no intervalo e depois) estão devidamente documentados? E, depois de toda chiadeira, devolveu-se o mando…

Agora, leio que o presidente santista Modesto Roma foi punido por suspensão de 15 dias e sua equipe multada em R$ 3.000,00 pela mensagem pedindo RESPEITO na camisa do Santos FC, devido à abrupta mudança (contrária ao Estatuto do Torcedor e desrespeitosa aos clubes) da data do jogo contra a Ponte Preta, em cima da hora, promovida pela CBF.

Até quando os clubes aceitarão esses tribunais esportivos e os cartolas da CBF?

bomba.jpg

– Começando com os Governadores. Quando com os Presidentes?

Dois dias e dois governadores presos. É esse o saldo nesta semana no Rio de Janeiro.

Sérgio Cabral era aquele que voava de helicóptero para Angra dos Reis para descansar e um dia mandou buscar o cachorrinho na Capital pois estava com saudades dele. Se o dinheiro bancado por essa mordomia era público, não importava. Está detido em Bangu 8, cadeia que ele inaugurou.

Anthony Garotinho sempre foi um ator. Foi preso por compra de votos. E sua esposa e filha  que também são políticas profissionais, fizeram tudo sem mazelas? Garotinho deu show ao alegar estar doente e querer ir ao hospital, mas mostra inconformismo é por estar no xilindró.

Será que em breve também veremos ex-presidentes corruptos (sejam eles de qualquer partido) presos por corrupção em breve?

bomba.jpg

– Celebramos o Dia da Bandeira!

Hoje é Dia da Bandeira. Mas poucos se lembram da data devido ao excesso de feriados. Dia 02, 15, 20… No meu tempo de escola (faz mais ou menos algum tempo… rsrs) as festividades eram grandes no dia 19. Outrora foi dia cívico de guarda!

O certo é que o Hino da Bandeira é um dos mais belos que temos:

HINO À BANDEIRA

Salve lindo pendão da esperança/
 Salve símbolo augusto da paz!
 Tua nobre presença à lembrança
/ A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra 
em nosso peito juvenil/ Querido símbolo da terra/ Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
/ Este céu de puríssimo azul/ A verdura sem par destas matas/
 E o esplendor do Cruzeiro do Sul/ Recebe o afeto que se encerra
 em nosso peito juvenil,/ Querido símbolo da terra/ Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado/
 Compreendemos o nosso dever/ E o Brasil por seus filhos amados,
 poderoso e feliz há de ser!/ Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil,/ Querido símbolo da terra/
 Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira/ 
Nos momentos de festa ou de dor/
 Paira sempre sagrada bandeira/ 
Pavilhão da justiça e do amor!/ Recebe o afeto que se encerra 
em nosso peito juvenil/ Querido símbolo da terra/ Da amada terra do Brasil!

Canção em: http://www.youtube.com/watch?v=2UQw9rBfv88

imgres.jpg

– Até quando?

Constantemente, há sempre muitos problemas na Rodovia Vice Prefeito Hermenegildo Tonoli (que liga Jundiaí a Itupeva).

A via virou uma avenida, perigosa e sem passarelas. E as autoridades nada fazem!

Anteontem, mega congestionamento nela e, pra variar, era por culpa de outro acidente…

Já nos acostumamos e nada faremos?

bomba.jpg

– 3 fotos do amanhecer de sábado!

Viva a Natureza!

Ou não é para se entusiasmar com nosso despertar caipira?

Aqui, às 06h00 (Divisa de Itupeva com Jundiaí):

bomba.jpg

Agora as 06h30 (Serra da Ermida e o nascer do sol):

bomba.jpg

Por fim às 07h00 (Retão do Medeiros):

bomba.jpg

Ótimo sábado a todos.