– Cuidado: grande quantidade de Etanol adulterado com Metanol em Usina!

Está acontecendo no Rio de Janeiro, e tomara que não aconteça no restante do Brasil: pode faltar Álcool Etílico Combustível por culpa de mega esquema de adulteração.

Abaixo, extraído de Folha de SP, ed 15/11/2016

POSTOS PARAM VENDA DE ÁLCOOL NO RIO APÓS DETECTAREM PRESENÇA DE METANOL

Postos das bandeiras BR, Shell e Ipiranga suspenderam a venda de etanol depois que foi identificado metanol misturado ao álcool em suas bombas, na quarta-feira (10) da semana passada.

A venda foi suspensa na última terça (14), depois que a presença do produto foi confirmada.

Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o metanol foi encontrado por equipes de monitoramento de qualidade da agência em postos na Ilha do Governador, zona norte do Rio.

O produto foi recolhido e as empresas terão de reprocessar o combustível, a fim de retirar da mistura o metanol, produto altamente inflamável, mais poluente que o álcool hidratado e que traz perigos à saúde.

Nem a ANP nem as empresas envolvidas informaram a quantidade de metanol encontrado, bem como o volume de combustível retirado dos postos ou o número de bombas lacradas.

Questionada, a agência garantiu não haver risco de desabastecimento na cidade.

A venda de álcool pelos postos das três bandeiras no município do Rio foi suspensa enquanto amostras de combustíveis dos distribuidores dessas empresas seja concluída, o que ainda não tem data.

De acordo com o Sindicomb, o sindicato dos postos do município do Rio, pode haver problema de abastecimento de 48 horas a 72 horas a partir desta terça, mas a maioria já estaria sendo substituída.

Segundo a presidente da entidade, Maria Aparecida Siufo, não dá para saber se haverá aumento de preços quando o novo produto, em conformidade com legislação, estiver de volta às bombas.

“Não posso dizer se haverá ou não aumento de preços porque eles são livres, mas acredito que os postos, ao se certificarem que a culpa não foi deles, terão sensibilidade de não aumentar os preços”, disse.

ORIGEM

Foi aberto processo administrativo na ANP para apurar responsabilidades. Distribuidores e revendedores estão sujeitos a multas que vão de R$ 20 mil a R$ 5 milhões.

Segundo as empresas, o produto adulterado veio de uma usina de álcool em Campos dos Goytacazes. Os postos não têm capacidade de identificar metanol nos testes feitos quando o produto chega dos distribuidores às bombas.

A adulteração de combustíveis é uma prática usada por distribuidores com o intuito de melhorar suas margens de lucro, o que é irregular.

A BR informou que “tão logo foi detectada não conformidade no etanol hidratado comercializado em postos do grande Rio, suspendeu a venda do produto em sua rede revendedora e determinou o recolhimento e reposição dos volumes em sua rede de postos na região”.

Já a Raízen, que detém a licença para a marca Shell, informou que o produto já foi retirado do sistema e a comercialização de etanol seja suspensa. Em nota divulgada na terça, disse que o processo de substituição do produto nos distribuidores e revendedores deve ser finalizado “nas próximas 24 horas”.

O mesmo se deu com a Ipiranga, que suspendeu a venda e providenciou a substituição do produto. A empresa diz que seus postos revendedores já estão com o produto dentro dos padrões exigidos por lei.

bomba.jpg

– Brasil sem representantes no Mundial de Clubes

Vai virar rotina?

Quando o Brasil não conseguia ir ao Mundial de Clubes da FIFA, ao menos o árbitro que representava a Conmebol no evento era brasileiro. Mas nos últimos tempos, neca de brazuca no apito.

Neste ano, de novo, nem clube e nem árbitro do Brasil no Japão. Representará a América do Sul o paraguaio Enrique Cáceres. O uruguaio Andrés Cunha irá também, mas como árbitro de vídeo.

Não era alguém da América do Sul que gaba-se de ter projeto de árbitro de vídeo há meses e ao longo do ano prometeu implantá-lo em seu campeonato, mesmo em OFF?  Onde eles estão?

Valeu, CBF, Marco Polo e seus comandados. Perdemos totalmente o prestígio.

fullsizerender

– O que tem de tão diferente a Superlua?

A Superlua é um fenômeno muito falado. Mas cá entre nós: como é difícil fotografá-la de um smartphone!

“Grandona”, ela é uma “lua cheia” mais brilhante, sem muita graça. A farra dela é: tentar um ótimo clique, e há aqueles que conseguem enviar fotos incríveis.

Eis um exemplo:

bomba.jpg
bomba.jpg

– E o Antonov, amigos?

Como se falou do “gigante dos ares” nos últimos dias, não?

De fato, o cargueiro Antonov An 225 é uma atração. Único modelo fabricado pela União Soviética, o propósito era o de levar o ônibus espacial russo “Buran” ao espaço. Com a falência do comunismo no Leste Europeu, a aeronave foi parar num cemitério de aviões e foi herdado pela Ucrânia. Reformado há pouco tempo, é um avião de cargas especial.

A questão é: com a ruína do império soviético, o que será que sobrou (de equipamentos a armamentos) para as demais ex-repúblicas soviéticas?

Veja só algumas imagens (antes e depois da reforma):

bomba.jpg

bomba.jpg

bomba.jpg