– Sobre o Resultado Final das Eleições Municipais de Jundiaí

A democracia venceu, e isso é o mais relevante de tudo. Tanto Luiz Fernando Machado (PSDB) e Pedro Bigardi (PSD) encerraram suas campanhas de maneira correta (embora, sabemos, alguns fanáticos “trollaram” nas redes sociais com muita insistência nos últimos dias – mas isso não é exclusivo dos dois candidatos).

Luiz Fernando teve 58,58% dos votos válidos (116.019) e venceu a corrida à Prefeitura Municipal. Bigardi teve 41,42% (82.044), não se reelegendo.

Para quem votou em LFM, deve agora festejar e o apoiar. Claro, cobrar a confiança depositada.

Para quem votou em PB, deve agora cobrar e o fiscalizar. Claro, é o convencimento exigido de quem votou contrariamente.

Para uma cidade ideal, temos que ter as forças unidas para o bem de Jundiaí, independente do partido ou da pessoa. A oposição deve ser responsável, mas não passiva tampouco xiita.

Foram 290.278 eleitores jundiaienses habilitados a votar. E isso é muito preocupante, pois se você levar em conta os resultados de todos os votos anulados e dos ausentes, eles atingem 31,76%. Ou seja, quase 1/3 da população eleitoral que têm direito a voto (equivalente a 92.215), por qualquer motivo que seja, não quis nem Luís Fernando e nem Pedro Bigardi.

E isso dá maior responsabilidade ao prefeito eleito: contentar seus eleitores (116.019 votos), os eleitores do adversário (82.044), os eleitores que não compareceram à votação (58.549), os eleitores que votaram em branco ou anularam o voto (33.666).

O otimista dirá: o prefeito eleito representa a maior parcela dos eleitores jundiaienses que fizeram uma escolha. Já o pessimista dirá: o prefeito eleito, apesar dos mais de 116 mil votos, não teve o voto de 174.259 jundiaienses.

Política é assim. Todos nós, nesse momento de transição, devemos torcer para uma cidade melhor.

Boa sorte ao novo prefeito a partir de 2017, Luiz Fernando Machado, e obrigado ao atual prefeito até 31 de dezembro de 2016, Pedro Bigardi.

O importante é: Pra Frente e Para o Futuro, que Jundiaí seja um lugar sempre adequado para os nossos filhos. E sem radicalismos, nem de esquerda e nem de direita.

bomba.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.