– Crueldade do Futebol da Seleção, Tabela Cruel e o Cruel Comentário do Rival

A Copa América começa com o Campeonato Brasileiro em andamento. E nada os clubes fazem?

Eles cedem seus jogadores, os pagam e não reclamam. Que medo é esse de Marco Polo Del Nero (que não viajou para o evento pois pode ser preso pelo FBI)?

É sintomático: perde-se os melhores jogadores e os times fraquejam. Vide o Santos, amargurando péssimos resultados. E pior: há risco de perder atletas lesionados ou desvalorizá-los na Seleção, por mais incrível que possa parecer. Aliás, que maré de azar de Dunga: quantos jogadores cortados!

A verdade é que, na minha infância, qualquer amistoso da Seleção Brasileira parava o país. Hoje, perdeu a graça.

Avalie: quais dos atletas de hoje jogariam no time de 2002 ou de 1994? Talvez só Neymar. Nas demais Seleções (58, 62 e 70), não se pode nem especular.

Alfio Basile, ex-jogador e treinador ícone argentino, disse: o Brasil tem o pior futebol de sua história“.

Creio que talvez só não poderemos comparar com os escretes da década de 30 (pois é difícil achar vídeos desses registros).

bomba.jpg

– Que Seja uma Ótima 6a feira

Chove lá fora? Não importa. Vamos começar com adrenalina e buscar a endorfina, praticando o energizante cooper diário. Para isso, olha a foto-motivação:

Durante a corrida, meditando nas coisas do Alto. Hoje, na memória de São Carlos Lwanga e seus companheiros – homens de fé queimados vivos em Uganda por falar de Jesus naquela nação africana. Nossa foto-reflexão:

Por fim, alongar e se preparar para a jornada de trabalho curtindo a alvorada. Eis o amanhecer e a foto-contemplação

Ótima 6a feira a todos

– A Permissão EM OFF para testes de vídeo e o árbitro emudecido.

A CBF prometeu que usaria o árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro. Não poderia fazer de maneira oficial, já que o tempo era curto, o torneio não poderia começar sem o recurso eletrônico e tê-lo no meio da competição, e as imagens teriam que ser feitas por geradora independente.

O discurso, evidentemente, era demagogo. E eis que a FIFA não liberou o uso do recurso de árbitro de vídeo para utilização oficial para ajudar os árbitros, nem liberou o Brasileirão para que tivesse tal benefício em formato de teste prático. Ela permitiu somente testes em OFF: ou seja, se acontecer um lance polêmico, o árbitro não poderá tomar a sua decisão com base no uso do vídeo. O novo árbitro (AV, o árbitro de vídeo) estará vendo as imagens, agindo como se fosse corrigir o árbitro, mas não o fazendo de fato.

Na prática, é um simulado que não poderá ter interferência em campo. Um teste sem uso verdadeiro do recurso, e que poderá trazer um grande problema: e se o árbitro tomar uma decisão polêmica e voltar atrás? Dirão que ele recebeu informação do árbitro de vídeo que em tese não poderia informá-lo?

Aqui fica a confirmação: a CBF disse iria usar o árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro, mesmo sabendo que seria uma mentira. Terá que se contentar com um teste oficial, “quase nulo” na prática, pois o ideal era testar com as informações valendo, não com um AV mudo.

bomba.jpg