– Racing Club da Argentina demite Preparador de Goleiros Racista

Um bom exemplo: o Racing da Argentina demitiu Juan Carlos Gambandé, o seu preparador físico do time profissional, que na última semana, no Estádio independência, fez gestos de racismo contra a torcida do Atlético Mineiro (fez de conta que descascava uma banana na frente de negros apontando a eles, ironizando-os como macacos), durante a partida válida pela Libertadores da América.

Que não seja apenas uma decisão para fugir de uma penalidade da Conmebol, mas sim que tenha sido um espírito de contrariedade e filosofia do time argentino.

bomba.jpg

– O 1o Prefeito Muçulmano de Importante Capital Européia do Ocidente

Sadiq Khan, do Partido Trabalhista Inglês, foi eleito prefeito de Londres, com 44,2% dos votos. O curioso é: em meio a discussão sobre o aceite de imigrantes e refugiados (e a Inglaterra resiste em aceitar sírios necessitados), Khan é descendente de paquistaneses e professa o Islamismo.

Detalhe: nada de radicalismo ou xenofobia! Estudioso e batalhador, o novo prefeito comunga de pessoas de todas as crenças na sua administração, tendo como exemplo de vida (declarado publicamente) o pai, motorista de ônibus e a mãe, costureira.

Questionado sobre a religião, ele disse que não seria “chefe religioso de Londres, mas prefeito de todos os londrinos.”

Ótimo! Que as coisas sejam sempre bem separadas. Mas uma coisa é inegável: disparadamente o povo muçulmano cresce em todos os cantos do mundo (vide o número de filhos nas famílias árabes versus o de famílias de europeus).

bomba.jpg

– Acabando o 1o tempo da Arbitragem Brasileira em 2016

O calendário do futebol brasileiro, diferente do europeu, tem um começo do ano com torneios regionais e “um semestre” com mais de 6 meses para o Brasileirão.

Sendo assim, uma nova etapa finda no esporte. E esse “primeiro tempo”, como foi, se analisarmos a arbitragem em geral?

Nos estaduais, nenhuma novidade. Poucas polêmicas nos campeonatos, sem lances muito duvidosos e ou atuações horrorosas. Mas nada de excepcional também. Talvez a facilidade em se arbitrar os jogos esteja mostrando a diminuição da importância dos regionais. Em São Paulo, por exemplo, um árbitro que se destacou foi para o primeiro jogo da final (Flávio Rodrigues de Souza) e outro já renomado e que faz parte do quadro da FIFA (Raphael Claus) no 2o jogo. Parafraseando o ex-árbitro Sálvio Spinola, uma “escala de segurança”.

No âmbito nacional, mais politicagem do que arbitragem. Um discurso demagógico de que se utilizaria o árbitro de vídeo no Brasileirão (e desde março tenho reiterado: NÃO VAI USAR DE MANEIRA OFICIAL), e as mudanças de diversas orientações de regra que causam certa expectativa e curiosidade. Há, ainda, uma novidade: a Federação Pernambucana que “comprou o passe” (numa linguagem retrô futebolística) do carioca Péricles Bassols. Já se tornou frequente: sempre o pessoal de PE quer ter um árbitro FIFA em seus quadros. E um detalhe: agora, o Rio de Janeiro está sem nenhum árbitro FIFA!

No âmbito sulamericano, nada de diferente: Carlos Alarcon, o dirigente que há décadas manipula a arbitragem (declaradamente corrupto nas gravações de conhecimento público), continua “formando” árbitros sulamericanos. E não sai de lá nunca.

Nas demais competições internacionais, vejo a escolha do árbitro Heber Roberto Lopes para representar a Copa América Centenária uma forma equitativa de comparar o que pensa a CBF: o teoricamente melhor árbitro brasileiro, pré candidato à Copa de 2018, Sandro Meira Ricci, apitando a Olimpíada 2016, demonstrando que os Jogos Olímpicos são mais importantes para a entidade do que a Copa América hoje.

Uma observação final: ótima (e até certo ponto, surpreendente) atuação de Wilton pereira Sampaio no jogo Boca Júniors x Cerro Porteño. Apitou em nível maior do que faz aqui no Campeonato Brasileiro.

bomba.jpg

– E um bom Sábado a todos nós!

Bom dia! 

Como de costume, um cooper básico antes do dia clarear. Correr logo cedo traz ânimo e energia. Pratique! Olha a nossa foto-incentivo:

bomba.jpg

Durante a corrida, vale meditar e pensar nas coisas que vem de Deus. Hoje, mentalizando a santidade de Santa Flávia Domitila, uma nobre que se fazia pobre, cuidando caridosamente de enterrar os mártires mortos nas perseguições cristãs. Nossa foto-reflexão:

bomba.jpg

Pós-treino, um bom alongamento curtindo as flores do jardim. Como não relaxar no meio da natureza? Nossa foto-contemplação:

bomba.jpg

Pronto! Finalmente apto para começar o dia, curtindo o amanhecer que tenta despertar mesmo com a garoa do final da madrugada. Nossa foto-despertar:

bomba.jpg

Ótimo sábado a todos!