– Tiradentes e a Mandioca. Dilma fora de si?

Talvez a pressão dos últimos dias com a delação premiada de Ricardo Pessoa apontando irregularidades na campanha da presidente Dilma, além das críticas do próprio ex-presidente Lula, tenham tirado o foco da mandatária do Brasil.

Quando Dilma Rousseff fala de improviso, a coisa complica. Na semana passada, fez um “louvor a criação da mandioca”! Disse ela:

Nenhuma civilização nasceu sem ter acesso a uma forma básica de alimentação. E aqui nós temos uma, como também os índios e indígenas americanos têm a deles, nós temos a mandioca. Aqui, hoje, eu estou saudando a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil.”

Sobre uma bola de folha de bananeira, criada na Nova Zelândia, inspirada pelos Jogos Indígenas, evento no qual discursou, ela falou:

Quando nós criamos uma bola dessa, nós nos transformamos em Homo Sapiens ou Mulheres Sapiens”.

Meu Deus! Dilma está descontrolada. Um verdadeiro samba-do-crioulo-doido. E imaginar que ontem, em Washington, sobre as perguntas sobre corrupção, declarou uma das grandes asneiras dos últimos tempos citando o inconfidente mineiro Tiradentes!

Disse que:

Tem uma coisa que me acompanhou ao longo da vida. Em Minas, na escola, quando você aprende sobre a Inconfidência Mineira, tem um personagem que a gente não gosta porque as professoras nos ensinam a não gostar dele. Ele se chama Joaquim Silvério dos Reis, o delator. Eu não respeito delator.”

Caracoles! Joaquim Silvério entregou Tiradentes, herói nacional. Ela quis comparar Joaquim Silvério com Ricardo Pessoa e ela própria com Tiradentes?
bomba.jpg

– Wagner Ribeiro em defesa da Imoralidade

O polêmico empresário de diversas estrelas do futebol brasileiro, Wagner Ribeiro, “causou” no programa Bate Bola 3a edição da ESPN. Ele admitiu artimanhas dentro da lei para mascarar o valor da venda de Neymar ao Barcelona e pagar menos ao sócio DIS. Até aí, nada foge da legalidade, mas mostra demonstração de esperteza e malandragem. O problema foi a defesa da corrupção no futebol. Quanto aos esquemas da CBF, ao ser questionado, disse:

Você tem a Nike, e a CBF quer a Nike, tenho uma comissão de 20%, mas o presidente da CBF quer um pedaço desses 20%, você faria? Eu faria. Pode ser amoral, mas eu seria hipócrita de dizer que não faria“,

Que retrato de credibilidade esses senhores passam, não?
bomba.jpg

– A Grécia e o temor da “Era Collor”

E a Grécia quebrou! O Governo faliu, não consegue pagar as contas e a população sofre. Com medo de uma retirada grande de dinheiro do sistema financeiro, o país se vê em meio a um feriado bancário de 1 semana, onde as pessoas só podem retirar € 60,00 por dia.

Arrepiou?

Lembram que a Ministra da Economia do Governo Collor, Zélia Cardoso de Melo, disse que ninguém mexeria nos bancos, tampouco na poupança, e no dia seguinte fez um “rapa” nas nossas contas fechando os bancos?

Tempos para serem esquecidos…
bomba.jpg

– Paulista de Jundiaí: quem vive o Galo e quem especula fatos!

Na semana passada, uma polêmica desnecessária criada por via indireta pelo jornalista Milton Neves. Na abertura de uma das jornadas esportivas da Rádio Bandeirantes, Milton acreditou na bravata do presidente bugrino Horley Senna, que declarou estar fechando o Guarani FC no último dia 27. Não fechou, e o time campineiro ainda venceu a Tombense fora de casa pela série C. A reboque, divulgou a “notícia-lamento” de que o “Paulista de Jundiaí, Paulista Campeão da Copa do Brasil de Vágner Mancini, centenário time da Terra da Uva” estava fechando a porta pois os investidores não aguentavam mais colocar dinheiro na equipe da rica cidade que não ajuda.

De onde ele tirou tal fato?

Claro, torcedores do Galo da Serra do Japi se revoltaram, e depois de críticas nas redes sociais do próprio Milton, ele se manifestou dizendo que “o Paulista poderia sim fechar” e citou uma matéria do Jornal Jundiaí Notícias.

Ora, “poder fechar” é diferente de “vai fechar”. E aí a gente percebe o sensacionalismo barato versus o bom jornalismo.

O “Jundiaí Notícias” nada fez de errado: entrevistou o Pitico, Luiz Roberto Raimundo, um dos vice-presidentes do Paulista, que fez um fiel e transparente relato da pindaíba que o clube se encontrava e as dificuldades atuais que o time tem.

Aí veio o site Futebol Interior (que tem sido acusado de cobrar dinheiro de treinadores e clubes para falar bem) com uma matéria apocalíptica do Galo. Antes de qualquer manifestação de protesto, o jornalista Heitor Freddo escreveu sabiamente as correções e verdades sobre algumas bobagens escritas pelo FI (visite o blog do Heitor Freddo e esse ótimo texto em: http://heitorfreddo.wordpress.com/2015/06/26/bomba-paulista-de-jundiai-esta-vivo/).

Enfim: mesmo capengando, o Paulista luta, vive e sobrevive. E não é fácil um time de 106 anos se manter! A própria riqueza de Jundiaí e suas indústrias fortes não colaboram. Sim, você NÃO leu errado: Jundiaí possui outros lazeres, parques, shoppings, cidades vizinhas, recantos de veraneios e atrações diversas que tiram público do estádio Jayme Cintra. A falta de uma equipe competitiva idem, já que no Brasil, quando o time está bem, a torcida vai; quando agoniza, o torcedor foge.

Sem bom time, pouco valeu reduzir o preço do ingresso, promover a entrada grátis de mulheres e crianças ou ainda a realização de preliminares com as equipes sub 11 e sub 13. É um caminho, mas muito pouco!

Dificilmente, nos dias atuais, haverá investidores para equipes que disputam torneios de 3 meses como o Paulistão. A série D (na qual o Paulista não está) também é de pouca duração. A Copa Paulista, promovida pela FPF, não é atrativa e composta de apenas 19 equipes, que jogam a competição com times de reservas, juniores ou de empresários que as arrendam.

Mais do que tudo isso: o produto “futebol” tem sido ruim de se vender no Brasil! A CBF está desacreditada e envolta nos escândalos de corrupção; a Seleção Brasileira decepciona; os grandes times de futebol do Brasil perdem mercado para os estrangeiros – é só observar o sem-número de crianças com camisas do Barcelona, Chelsea, PSG…

Como nem toda torcida do planeta Terra tem a “sorte” de um bilionário tailandês comprá-lo (como o Milan, vendido a Bee Taechaubol), ou por endinheirados árabes do petróleo (como o Manchester City ou o PSG), ou ainda por mafiosos russos (como o Chelsea de Abramovich), a torcida do Paulista (que no estádio e nas redes sociais são quase sempre os mesmos apaixonados e abnegados que lutam pela sua sobrevivência) espera ansiosamente que a comunidade jundiaiense abrace o time. O projeto “Novo Paulista” tem feito isso, com muita dedicação e esforço, buscando destacar a identidade do time com a cidade, instigando as forças vivas de Jundiaí a ajudarem na reconstrução do time.

Dará certo?

Tomara que sim, e se não der, reforço o temor do Pitico, relatado no Jundiaí Notícias: “será a hora de passar o cadeado”, como ele mesmo disse! Embora, sejamos justos: o trabalho tem sido forte e a esperança não morre: vejam a ótima matéria do Estadão (“A Penúria do Futebol do Interior de São Paulo”), onde o Diretor de Marketing do Paulista, Jurandir Segli Jr, mostrou que com trabalho e criatividade pode se ter uma luz!

Que os clubes do interior consigam reverter a triste situação em que se encontram!
bomba.jpg

– Democracia com censura não vale!

Paulo Okamatto, presidente do Instituto Lula, disse esses dias quanto a regulamentação da mídia:

As redes sociais complicam a democracia”!

Caramba! Lula, FHC, Serra e a própria Dilma foram combatentes da Ditadura e críticos da censura. Agora, vem este senhor e quer controlar quem fala mal do Governo? Sim, ou qual seria o propósito de Brasília em querer filtrar o que é publicado pela imprensa – e até nas redes sociais?

São pessoas assim, amantes da Venezuela e de Cuba, que se acham donas da verdade. Para elas, viva o Granma, o jornal de Fidel Castro!

bomba.jpg

– Juan Carlos Osório e Marcelo Oliveira: as duas linhas de trabalho

Não me esqueço: às vésperas do Choque-Rei dos estreantes Marcelo Oliveira e Juan Carlos Osorio, ouvi o pronunciamento de ambos sobre como “montar a equipe”. Basicamente:

Oliveira: disse que procura treinar sua equipe enfocando os pontos fortes do seu time.

Osório: disse que monta sua equipe observando pontos fortes e fracos do adversário.

Duas linhas aceitáveis na discussão! Mas na prática, domingo, deu Verdão sobre o Tricolor.

Me recordo que, quando treinador do Vitória-BA, ao ser vice-campeão brasileiro na década de 90, Mário Sérgio Pontes de Paiva declarou que era burrice ter 11 jogadores permanentes, já que havia tantos adversários de características diferentes.

Quem está com a razão na metodologia de treino da sua equipe?
bomba.jpg

– Aumento de 71,46% na Energia Elétrica em 7 meses!

Somos um país acomodado. Enquanto os políticos vivem nas mordomias de Brasília, há um novo aumento no preço da energia elétrica. Assim, em 2015, já tivemos um reajuste acumulado de mais de 70%!

Viva o Brasil… E a Dilma, às vésperas da Eleição, demagogicamente baixou o preço. Lembram?
bomba.jpg

– Corinthians x Figueirense: Faixa com crítica à beira do Campo pode?

Já faz algum tempo que a FIFA se pronunciou sobre manifestações e protestos em jogos de futebol. E, sucintamente, a entidade proibiu críticas a organizadores de torneios, árbitros, jogadores e dirigentes; também não quer manifestações religiosas, apologia ou louvação política, sejam elas em faixas de torcedores, bandeiras, camisas embaixo do uniforme de jogadores (no uniforme propriamente dito sempre foi proibido) e em qualquer periferia do gramado.

Na prática, se o jogador comemorar um gol levantando a camisa e por debaixo dela existir a frase “Jesus é o Senhor” ou “Alá é grande”, o árbitro deverá relatar e o atleta será julgado (sem a aplicação de cartões). Se antes do jogo o árbitro observar que existe uma bandeira com os dizeres: “Obrigado, Deputado Fulano, pela reforma do Vestiário”, esta deverá ser retirada e o jogo não poderá ser iniciado (e, claro, o fato relatado). Se houver coro racista de torcedores, o jogo deve ser paralisado até que este termine. Se o placar eletrônico estampar: “Fora Del Nero”, idem. E, logicamente, uma faixa como: “Amarilla – vergonha do futebol”, não fugirá à Regra.

O procedimento da equipe da arbitragem foi correto devido a regra no último sábado, ao constatar a manifestação durante o jogo entre Corinthians x Figueirense. Se é antidemocrático, aí é outra história. Mas escrevo isso para dizer que achei fantástico o depoimento do treinador Tite depois do jogo sobre tal faixa:

Eu conheço as regras, e se não pode, que se retire a faixa e o torcedor. Mas aqui, no vestiário, o Adenor pode dizer: ‘Amarilla, vergonha do futebol.”.

Quem é “de bem” no futebol, aplaudiu. E fica o registro: Carlos Amarilla apitava quase todos os jogos da Seleção Brasileira, um brasiguaio de vida e coração! O que me chama a atenção é que, apesar do “Caso Grondona”, revelado na última semana, Marin e Marco Polo nada fizeram em defesa do Corinthians, justo à época em que Andrés Sanches estava brigado com a entidade…

Em tempo: o Alarcon, “chefe-mor” dos árbitros da Conmebol, continua forte em Assunção…
bomba.jpg

– Cuidado com os pesares… A infelicidade de Flausino!

Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, deveria estar muito emocionado com o falecimento do seu colega de ofício, Cristiano Araújo. Afinal, deu uma declaração um pouco questionável sobre sua morte em um acidente:

Ele ganhou um prêmio e está num lugar muito melhor do que o nosso. Tirou férias merecidas e antecipadas”.

Condolências dessa forma são dispensáveis. A forma de se expressar não deveria ser um pouco menos irreverente?

  bomba.jpg

– Ricci apitará Argentina x Paraguai. E a barrigada da punição?

A normalidade voltou com a escalação de Sandro Meira Ricci para a semifinal entre argentinos e paraguaios pela Copa América. Explico:

Depois da atuação criticada por muitos no jogo entre Uruguai 0 x 1 Chile (vide nossa análise no site do Bom Dia / Diário de São Paulo, em: http://is.gd/CHIxURU), alguns sites e blogs passaram a dizer que Sandro estava suspenso.

Confesso que não li nada oficial da Conmebol a este respeito, e como as fontes às quais confio nada me disseram, fiquei com a pulga atrás da orelha. Surgiu a informação, posteriormente, de que os árbitros que estavam escalados para as quartas-de-final não iriam para as semi-finais e final.

Aqui duas considerações:

1- Outras má atuações de árbitros aconteceram e a Conmebol não suspendeu ninguém. Por quê o Sandro seria o único?

2- Ora, se a geografia da Conmebol tem poucos países, quem sobraria para esses jogos tão difíceis? O mexicano da Concacaf e algum nome do Suriname?

Dessa forma, a normalidade (ou seja, a escala de árbitros experientes) voltou. Apenas lamento que Ricci apitará pressionado o próximo jogo, já que Sérgio Correa da Silva, presidente da Comissão de Árbitros da CBF, deu uma entrevista alegando que o árbitro brasileiro estava passando por problemas pessoais, e revelou que sua filha de 15 anos, que faz intercâmbio na Nova Zelândia, estaria doente e internada por lá, sozinha.

No Brasil, diz-se à boca pequena que Sandro e Sérgio não se dão; e que Ricci é muito forte politicamente e dessa forma Sérgio tem que engoli-lo. Se é verdade, não sei, pois não gosto de politicagem e prefiro sempre a meritocracia. Mas seria “fogo-amigo”?

Sandro, quando aspirante à FIFA e quando recém promovido, foi disparado o melhor árbitro do Brasil. Às vésperas da Copa caiu de produção, voltando ao bom rendimento e com grandes atuações no Mundial. No pós-Copa, foi péssimo e a má fase está durando mais do que o devido.

Boa sorte ao trio brasileiro no importante jogo que trabalhará!
bomba.jpg

– Starbucks conhecendo a realidade?

A rede de cafeterias Starbucks, global marca de luxo, parece que sente a dificuldade econômica do Brasil. Depois do modismo na sua chegada, começou a fechar unidades!

A primeira a encerrar as atividades será a da Rua Amauri, ponto nobre de SP. Motivo: não dá lucro!

A crise chegou para todos os setores mesmo…
bomba.jpg

– Diante da Eucaristia, somos todos iguais!

E diante da EUCARISTIA, não há raça, idade, sexo, política ou minoria.

Todos somos filhos de Deus!

Amém!

#SantaMissa – Domingo sem missa, semana sem graça (e “graça” em todos os sentidos).
bomba.jpg

– Cada esquadrão… E hoje…

É covardia: assisto neste domingo de manhã, pela ESPN, Milton Leite narrando um VT antigo pela Liga dos Campeões da Europa: Manchester United x Real Madrid.

Em campo estão Veron, Figo, Van Nistelrooy, Zidane, Roberto Carlos, Ronaldo… Beckham está no banco! O jogo é arbitrado pelo Pierluigi Colina. Aos 5m do 2o tempo, MUnit 1×2 MAD com 2 gols (golaços) do Fenômeno.

Que coisa, como esses caras jogavam bola… E hoje, o TOP do futebol brasileiro (que é a Seleção) é formado por Everton Ribeiro e Douglas Costa…
bomba.jpg

– O Pênalti infantil de Thiago Silva (De Novo) e o Vexame da Seleção Brasileira (De Novo Também).

Outra eliminação. Outro jogo feio. Outra vergonha. Outro pênalti bobo…

Thiago Silva já havia na Champions League (Chelsea x PSG) pulado com o adversário para disputar uma bola que vinha pelo alto e a tocado com a mão, intencionalmente. É o lance de movimento antinatural, de pular com o braço erguido. Não é a chamada imprudência (pois não se marca mão na bola por imprudência) mas sim de intencionalidade subjetiva. Hoje, isso é pênalti.

Na Copa América, jogando contra o Paraguai, o zagueiro da Seleção Brasileira repetiu o mesmo erro, ocasionando o pênalti que gerou o empate para o adversário, levando para a disputa de tiros penais, eliminando o Brasil. Pior de tudo é, após o jogo, dizer que “não se lembrava do lance mas o lance é diferente”, alegando “estar confuso”.

A Seleção jogou como time pequeno, cobrou pessimamente os pênaltis e é novamente eliminada em uma competição. Virará rotina?

Já falamos das mudanças necessárias em outra oportunidade, como a safra fraca de jogadores, das viciadas negociatas das categorias de base, dos treinadores acomodados (4 argentinos treinam as 4 seleções semifinalistas da Copa América) e dos dirigentes corruptos. 

A culpa é desse conjunto de fatores. E como mudar?

O choque de gestão começa com grandes, radicais e boas atitudes do presidente da CBF. Mas Marco Polo Del Nero, o CEO esportivo que temos, as fará?

Curiosamente, se ele sair do país pode ser preso por corrupção. Os seus vices são tão malquistos, questionáveis e suspeitos quanto o próprio titular. 

E aí, como resolver o problema da péssima qualidade do futebol brasileiro, dentro e fora de campo?

Sinceramente, penso que só voltaremos a ganhar títulos a longuíssimo prazo…
bomba.jpg

– Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Como bom devoto de Nossa Senhora, não posso deixar de publicar: hoje é dia de uma das mais belas invocações marianas- a de Maria do Perpétuo Socorro!

Conheça sua história (extraído de CançãoNova.com):

Tal devoção Mariana começou a ser propagada a partir de 1870 e espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de uma pintura do século XIII, de estilo bizantino. Segundo a tradição, foi trazida de Creta, Grécia, por um negociante. E, desde 1499, foi honrada na Igreja de São Mateus in Merulana.
Em 1812, o velho Santuário foi demolido. O quadro foi colocado, então, num oratório dos padres agostinianos. Em 1866, os redentoristas obtiveram de Pio IX o quadro da imagem milagrosa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi colocada na Igreja de Santo Afonso, em Roma. De semblante grave e melancólico, Nossa Senhora traz no braço esquerdo o Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz. Ela é a senhora da morte e a rainha da vida, o Auxílio dos cristãos, o socorro seguro e certo dos que a invocam com amor filial.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

bomba.jpg

– Ricardo Pessoa dará as provas que a oposição quer?

Que todos aguardam provas concretas que incriminem Lula e Dilma, isso é fato. Mas elas ainda não apareceram.

E não é que Ricardo Pessoa, ex-presidente da Construtora UTC, em delação premiada confirmou ter doado milhões ao caixa 2 do PT com conhecimento do ex e da atual presidente?

Xi…

bomba.jpg

– Análise da Arbitragem de Chile 1×0 Uruguai. Como foi Sandro Meira Ricci? Você também puniria Jara pelas imagens?

Jogo chato para o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci na 4a de final da Copa América, entre Chile 1×0 Uruguai.

A partida estava, na medida do possível, fluindo a contento. Porém, senti que em determinados momentos Ricci abriu mão de advertências verbais mais duras e se omitiu, querendo resolver com cartões amarelos, perdendo o controle do jogo por falta de vibração. Mostrar cara feia e se impor, muitas vezes, ajuda na condução da partida.

Aos 17m do 2o tempo, eis que Cavani é expulso pelo 2o amarelo e aí o jogo desanda. Explico, e o faço cuidadosamente pela situação inusitada: Jara (CHI) se aproxima da Cavani (URU), coloca a mão no bumbum, e com o dedo obscenamente o cutuca. Ato reflexo, o uruguaio desfere um tapa no chileno, que não o atinge em cheio. Jara, porém, simula ter sentido uma forte agressão e cai.

O que você faria como árbitro?

Ricci está de frente para ambos, e não tem condição de observar a provocação física do jogador do Chile, já que ela acontece totalmente por trás e fora do campo de visão. Ele só vê a reação do atleta do Uruguai. Apesar da valorização da queda de Jara, dar ou tentar dar um tapa, atingindo ou não um adversário, é para Cartão Vermelho Direto (independente de ter sofrido a tal maldosa provocação).

Pelas claras imagens, Jara foi punido pelo tribunal da Conmebol. Mas e a pena de Cavani (que deverá ser cumprida nas Eliminatórias da Copa do Mundo) será aliviada?

No final da partida, Fucille atinge Sanches com uma tesoura violenta. É lance para Vermelho Direto. Sandro resolve dar Amarelo (era o 2o) e consequentemente a expulsão. Creio que se ele chega veemente no lance com o Vermelho na mão, o bate-boca seria menor. E fica o registro: Emerson de Carvalho, em frente a jogada, prontamente marcou a falta e foi empurrado por uruguaios. Aumentará a punição por isso?

Enfim: faltou “braveza” para Sandro Meira Ricci. A fase ruim está demorando a passar…

Será que se Dulcídio fosse apitar um jogo desse, a história seria outra?

O lance de Cavani está nesse vídeo,

Em: http://www.youtube.com/watch?v=cLi77IRY8Zc

– Retiro das Santas Missões Populares da Diocese de Jundiaí

Serão 3 dias de gente de boa vontade, sal da terra e luz do mundo, reunida em Itupeva.

Abaixo, compartilho:

RETIRO MISSIONÁRIO DIOCESANO REUNIRÁ 2300 PESSOAS EM ITUPEVA

Por Reinaldo Oliveira

As Santas Missões Populares reunirá Agentes de Pastorais das 666 paróquias das 11 cidades do território da Diocese de Jundiaí

A cidade de Itupeva sediará nos dias 26, 27 e 28 de junho. o Retiro Missionário Diocesano. Ele será realizado no salão de festas da Igreja Santo Antonio e reunirá 2300 Agentes de Pastorais das 66 paróquias das 11 cidades do território da Diocese de Jundiaí

O Retiro faz parte das comemorações do Jubileu de Ouro da Diocese, que está sendo celebrado nos ano de 2015, 2016 e 2017. Num momento de tantas mudanças na sociedade, o objetivo do evento é formar o maior número possível de missionários.

As inscrições já encerradas foram de 2300 Agentes de Pastorais, que nos três dias de retiro terão a assessoria do padre Luiz Mosconi, que desde 1989 vem acompanhando um novo jeito de realizar Santas Missões Populares.

Na programação do Jubileu, além deste primeiro Retiro Missionário Diocesano, até o mês de outubro será realizado um Retiro Missionário Paroquial, em outubro será realizado o segundo Retiro Missionário Diocesano e até dezembro o segundo Retiro Missionário Paroquial.

Em 2016, no dia 6 de janeiro, em solene celebração eucarística pelo 49ºº ano de fundação da Diocese, no Parque da Uva, em Jundiaí, todos os Agentes de Pastorais que participaram dos Retiros receberão a Bênção do Envio ministrada pelo bispo diocesano Dom Vicente Costa, dando início ao Ano Missionário.

De acordo com informações do casal Cesar Rogério Favarim Santos e Mara Macedo Santos, coordenadores do Conselho Missionária Diocesana (COMIDI), além dos 2300 inscritos a estrutura do Retiro terá centenas de pessoas de equipes auxiliares, famílias acolhedoras, intercessores e apoiadores do evento.

Eles trabalham com a previsão de que mais de 4 mil pessoas estarão envolvidas com a realização do Retiro. Também informaram que o evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais através da WebTV Leão de Judá.
bomba.jpg

– Emprestar 250 tanques de Guerra é sintoma de paz?

Os EUA enviarão para a Letônia, Lituânia e Estônia, 250 tanques de guerra e pessoal do exército para cooperação pacífica e intimidação à Rússia.

Ué, isso é paz ou é um novo episódio da Guerra Fria?

Inimaginável pensar que os países da antiga União Soviética se armam com equipamentos americanos contra o antigo Mestre. Mas que estão com medo de uma anexação como a Criméia, estão!

O mundo está cada vez mais inseguro…
bomba.jpg

– Preconceito sobre a Branca que virou ativista Negra?

Coisas que eu não entenderei: nos EUA, uma ativista da causa negra, Rachel Dolezal, que fisicamente parece ser negra, na verdade é branca. Ela escureceu a pele por se identificar com a cultura negra, e tem lutado pelos direitos humanos da raça.

Porém está sendo crucificada por lá simplesmente por ter dito que se sente negra e ama a cultura do povo!

Ué, se o homem vira mulher ou vice-versa, é politicamente incorreto questionar tal fato nos dias atuais. Por quê se pode mudar de sexo dizendo que se sente em outro corpo, e de raça não?

Ademais, a luta dela é nobre!
bomba.jpg

– Como definir Árbitro e Time Grande no Futebol?

Vou ser bem direto, parte 1: para mim, pela força econômica atual (apelo midiático, torcida, receitas), histórico de títulos e importância dentro de campo, temos 12 grandes clubes no futebol brasileiro: Os 4 paulistas, os 4 cariocas, os 2 mineiros e os 2 gaúchos. Outros importantes clubes (como Bahia e Atlético Paranaense, que já foram campeões brasileiros) formariam um 2o grupo de importância (pela historicidade e periocidade na disputa da série A1).

Vou ser bem direto, parte 2: para mim, por trabalharem em grandes clássicos Brasil afora, temos alguns grandes árbitros no quadro brasileiro de arbitragem (Marcelo de Lima Henrique, Luiz Flávio de Oliveira, Sandro Meira Ricci, Leandro Pedro Vuaden, Heber Roberto Lopez).

Claro, são “grandes” pelos fatores mencionados acima. Mas, logicamente, tanto árbitros quanto times vivem bons e maus momentos. As “fases”, duradouras ou curtas.

Entretanto, como criar critérios para rotulá-los? A unanimidade não existe, e vale um bom e respeitoso debate.

O Nuremberg é um dos maiores vencedores do Campeonato Alemão de todos os tempos, mas seus títulos pararam na década de 60. Ele é um “grande”? O Nottingham Forest, da Inglaterra, foi bicampeão da UEFA Champions League! E hoje…

Diante disso, me chamou a atenção a “discussão” de um só, protagonizada por Carlos Ceretto, do Sportv. Ocorre que, no Fox Sports Rádio (da Fox Sports), o jornalista Fábio Sormani, em debate com seu colega Flávio Gomes, disse que (segundo relata o UOL, em: http://is.gd/2GEhS6):

O Corinthians era grande na arquibancada, mas não era em campo. A partir da década de 90, passou a ser. O Atlético-MG passou a ser grande quando conquistou, no campo, a Libertadores. Eram gigantes [Timão e Galo] na arquibancada, mas não eram no campo (…) O Santos não é um time grande na arquibancada. O que é ser um time grande? Há duas definições importantes, a meu ver: porque tem grande torcida, inquestionável; e também é grande se tem conquistas’.

Discordando, Carlos Ceretto tuitou as 3 seguintes mensagens:

“Um comentarista que diz que um gigante como o Corinthians só se transformou em time grande depois de 90 ou é palhaço ou não sabe de futebol” / “O que faz a grandeza de um time não são títulos, mas a sua história, aquilo que representa e a relevância de sua torcida” / “O problema é que infelizmente a imprensa esportiva passa por um momento ruim. A média é péssima e contribui para fanfarronices”.

E aí?

Indelicadeza, destempero ou simplesmente “pimenta” de um concorrente na Guerra da Audiência?

A situação é simples: se há discordância, emita a opinião contrária respeitosamente. Aqui me pareceu que houve uma grande infelicidade de Ceretto.
bomba.jpg

– O Político Cara-de-pau de Parauapebas representa os demais Políticos do Brasil?

O vereador Odilon Rocha de Sanção (SDD), da cidade de Paraupebas (interior do Pará) é mesmo sem noção. Ele reclamou do seu salário, que hoje é: R$ 10.013,00 + R$ 2.800,00 de vale combustível + R$ 1.000,00 de vale-telefone + 1 caminhonete alugada. Disse:

O valor que o vereador ganha aqui, se ele não for corrupto, ele mal se sustenta durante o mês (…) Se for para eu sobreviver apenas com esse salário, com certeza absoluta eu não passaria o padrão de vida que eu levo hoje

Não teria que estar na cadeia um político como esse? Ou expressou a verdade que muitos não falam?
bomba.jpg

– A troca de Ronaldinho Gaúcho por Messi e por Robinho

Momentos diferentes, situações idênticas ou não?

Quando estava no auge e era premiado como melhor do mundo, Ronaldinho Gaúcho foi indiscutível no Barcelona. Fez a torcida do arquirrival Real Madrid o aplaudir de pé em pleno Santiago Bernabeu. Porém, aos poucos, o Barça preparou Messi para substitui-lo como craque do time.

Agora, Ronaldinho Gaúcho sai do mexicano Querétaro, clube que prepara (especula-se) a chegada de Robinho como atração para, assim como o Barcelona fez, substituir o craque.

Vale a pena refletir duas situações:

1- Ronaldinho Gaúcho, se mantivesse o ritmo e o profissionalismo, não teria “postergado” o reinado de Lionel Messi? Creio que o brasileiro poderia ter vencido a bola de ouro ainda mais vezes. Plasticamente (repito, no auge), o futebol do R10 (para mim) era mais vistoso e prazeroso de se assistir do que o do argentino. Hoje, atuando de maneira varzeana, curtindo a noite e as baladas, não rende o que poderia (embora, sejamos justos: ainda joga mais do que muitos outros atletas jovens no Brasil).

2 – Robinho ousou dizer que sonhava ser o melhor do mundo. A pressão foi grande, as trombadas da vida também e a expectativa frustrou. Mas claro que se destacou! No Santos (quando atua), vem sendo, ao lado de Ricardo Oliveira um dos destaques do time. Poderá ir ao México, substituir Ronaldinho Gaúcho. A pergunta é: “pedalará” como em 2002, ou será apenas mais um jogador no elenco?

Ronaldinho e Robinho ganharam muito dinheiro, isso é fato. Mas se tivessem orientação socio-profisisonal melhor, não poderiam ter ido ainda mais longe do que foram?

A diferença desses atletas com imortais vencedores é o desejo de sempre vencer e estar em alto nível. Talvez os prazeres da noite tenham tirado o foco de suas carreiras em determinado momento…

bomba.jpg

– Viva São João Batista!

Hoje é dia de São João Batista, primo de Jesus, o precursor do Messias. Aquele que abria caminhos e endireitava as veredas, à espera do Salvador. Herodes o matou e entregou a sua cabeça em uma bandeja à cunhada, sua amante, pelos motivos de que denunciava o pecado e lutava pela Justiça e Amor (não o confunda com São João, o Evangelista, Apóstolo de Cristo).

Viva São João Batista, que nos ensina a servidão ao Cristo e a lutar pela Paz, Pureza e Justiça.

url.jpg

– Flamenguistas por amor a Léo Moura?

Leonardo Moura, lateral do Flamengo, foi aos EUA e não gostou do seu novo time, o Fort Lauderdale. Querendo voltar, se ofereceu ao Vasco da Gama e apalavrou o contrato.

Nos dias atuais, infelizmente, se não assinou, a palavra nada vale! Eis que Léo Moura, de última hora, acertou com o Coritiba pois se sentiu pressionado com a repercussão nas redes sociais pelos torcedores flamenguistas.

Duas constatações:

1- Torcida tem tanta força assim? Se o cara se sente pressionado pelo Twitter e Facebook, o que acontecerá dentro de campo com o grito das arquibancadas?

2- Se houvesse manifestação contrária dos torcedores por ser Zico, Leandro, Júnior… Mas, respeitosamente, Léo Moura? O cara é profissional, joga onde o mercado de trabalho permitir. E se gostasse tanto assim do Flamengo, não se ofereceria ao Time da Colina.

Coisas do futebol brasileiro. Sinal dos tempos…

bomba.jpg

– A Poluição de Pirapora traz desespero a todos!

Caramba… que o poluído Rio Tietê atrapalha o turismo da Cidade-Santuário de Pirapora, todos nós sabemos. Mas agora a poluição chegou ao intolerável: as ruas foram invadidas pela espuma química!

Veja que loucura:

Extraído de: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/06/23/espuma-de-poluicao-do-tiete-invade-ruas-de-pirapora-do-bom-jesus-sp.htm?cmpid=fb-uolnot

ESPUMA DE POLUIÇÃO DO RIO TIETÊ INVADE RUAS DE PIRAPORA DO BOM JESUS (SP)

A espuma da poluição do rio Tietê avança, desde a segunda-feira (22), sobre áreas urbanas de Pirapora do Bom Jesus (54 km de São Paulo). O tráfego de veículos chegou a ser prejudicado. Outras cidades da região de Itu também registraram casos semelhantes. A espuma, além de detergente, tem produtos químicos e pode ser prejudicial à saúde.

A espuma se forma quando a água passa pelos vertedouros de uma usina hidrelétrica, localizada a poucos quilômetros de Bom Jesus de Pirapora. De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a formação da espuma está relacionada principalmente a baixa vazão da água, a presença de esgotos domésticos não tratados que dificultam a decomposição de detergentes domésticos.

Como o rio Tietê corta o centro da cidade, com pouco espaço entre as margens e as construções, a situação fica ainda mais grave, com a espuma atingindo construções e, em alguns casos, invadindo ruas.

Nesta terça-feira (23), a espuma chegou a encobrir uma ponte nas proximidades do centro da cidade. O tráfego teve que ser controlado por agentes municipais mas, segundo a prefeitura, não houve nenhum incidente de gravidade no local.

Moradores em Pirapora do Bom Jesus relatam ainda que a espuma deixa manchas em roupas e chega até a causar danos à pintura de carros. Também é recorrente a reclamação de mau cheiro.

“Se cair na roupa, mancha tudo. É terrível. O inverno mal começou e já está desse jeito. Esse ano vai ser complicado”, avalia a professora Bernadete Souza, 42, que mora na cidade há 15 anos.

Problema antigo e recorrente

O problema na região não é novo e já foi reconhecido pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), ligada à Secretaria do Meio Ambiente.

Segundo relatório da instituição, as descargas indiscriminadas de detergentes nas águas levam à formação de espumas, como ocorre no rio Tietê ao longo das cidades de Santana do Parnaíba, Salto e Pirapora do Bom Jesus.

“Um dos casos mais críticos de formação de espumas, talvez no mundo inteiro, ocorre no município de Pirapora do Bom Jesus, que recebe seus esgotos em grande parte sem tratamento. A existência de corredeiras leva ao desprendimento de espumas que formam continuamente camadas de pelo menos 50 centímetros sobre o leito do rio. Sob a ação dos ventos, a espuma, contaminada biologicamente, se espalha sobre a cidade, impregnando-se na superfície do solo e dos materiais, tornando-os oleosos”, diz a entidade, em relatório.

Procurada, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente informou que o problema é recorrente na região e que só poderá ser resolvido com a implantação dos sistemas adequados de coleta e tratamento de esgoto.

Ainda segundo a instituição, a responsabilidade sobre o tema pertence a municípios e empresas concessionárias do setor de saneamento básico.
bomba.jpg

bomba.jpg

– Quem é o culpado pela crise do Futebol Brasileiro?

Se existisse (e deveria existir) uma disciplina chamada “Futebolologia” – a ciência do estudo do futebol – de maneira acadêmica, como os Futebolologistas experientes, com todo o seu know-how, explicariam o atual momento em que o esporte bretão passa em terras tupiniquins?

Certamente, envolveriam todos os atores do futebol: treinadores, jogadores, dirigentes e arbitragem. A começar:

1) TREINADORES: se olharmos nas fichas técnicas, há 21 anos giramos com os mesmos nomes à frente das Seleções Brasileiras em mundiais. Vide:

1994 – Parreira, com Zagalo coordenador.

1998 – Zagalo.

2002 – Felipão.

2006 – Parreira, com Zagalo coordenador.

2010 – Dunga.

2014 – Felipão, com Parreira coordenador.

2018 – Dunga?

Parreira foi o pragmático treinador que um dia ousou dizer que o gol era só um detalhe. Recentemente disse que “a CBF era o Brasil que dava certo”. Mas é inegável que nos 90, como estudioso que sempre foi, conseguiu quebrar o jejum de 24 anos de títulos. Com a ajuda de Romário, é claro, em seu melhor momento na carreira.

Zagalo foi um herói, que em 70 conseguiu juntar uma constelação de jogadores e montar a melhor Seleção da história. Mas depois disso, já bem idoso, tornou-se um motivador. Apenas isso. Pelo passado glorioso e de dedicação ao futebol brasileiro, deveria ter uma estátua e ser chamado de ídolo! Lógico, precisava ter sido poupado dos cargos aos quais foi convidado em um passado recente.

Felipão viveu seu auge em 2002, vencendo 7 jogos com Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo “comendo a bola”! Mas em 2014, após sua passagem pelo Uzbequistão e pelo rebaixamento do Palmeiras, mostrou que sua volta ao selecionado foi um equívoco.

Dunga fez um bom trabalho em 2010, mas 5 anos depois, o que ele fez como treinador? Ganhou o quê no pós-Copa da África?

2) JOGADORES: onde estão os atletas que deveriam bater no peito e chamar a responsabilidade?

Em 98, tínhamos muitos atacantes: Romário, Bebeto, Ronaldo, Amoroso, Evair, Elber, Edmundo, Jardel… em 2014, fomos à Copa com Fred e Jô! E hoje?

A safra é fraca ou algo está errado? As categorias de base revelam talentos ou treinam roboticamente jogadores empresariados? O processo de aceite dos jovens se dá pelos méritos futebolísticos ou por indicações e percentuais de direitos econômicos? Treinamos “a lá Europa” ou achamos que “europizamos” os esquemas táticos locais simplesmente por impedir o individualismo e a capacidade de improviso, marcas que identificam um atleta brasileiro em qualquer lugar do mundo e que eram nossas positivas diferenças no futebol?

Se encontrarmos Douglas Costa ou Fred do Shaktar na rua, não os reconheceríamos. Também pecamos no carisma de atletas não identificados com o próprio país? Criamos a Neymardependência ao privilegiarmos apenas um atleta como referência e jogarmos sobre ele toda a responsabilidade, com apenas 23 anos?

3) DIRIGENTES: se tentarmos elencarmos 5 nomes considerados “bons cartolas”, perderemos horas… Há quantos anos vimos Teixeiras, Farahs, Marins e Del Neros mandando e desmandando no futebol brasileiro, criando amizades em diversos setores da sociedade, em especial na Política e na Polícia. Mais: sendo apoiados com unanimidade com todos os demais presidentes de times e de federações, em um beija-mão sem fim! A não renovação e os esquemas viciados – incluindo os de provada corrupção – acabaram com a CBF, que se tornou uma entidade pejorativamente falada.

4) ARBITRAGEM: não passaria incólume! Grandes jogos e grandes jogadores forçam a criação de grandes nomes do apito. E isso não tem acontecido. Árbitros que em determinado momento se tornam mediadores, mimam atletas e perdem a coragem. E, repentinamente, confundem a liberdade dada no Brasileirão (que era na verdade uma grande anarquia) com autoridade explícita (que se tornou autoritarismo). Vide os cartões com assustador excesso aplicados no Brasileirão. Pudera, a Comissão de Árbitros sofre com o militarismo crônico: depois de Armando Marques, tivemos Sérgio Correa da Silva (Aeronáutica), Dr Edson Rezende (Polícia), Aristeu Tavares (Exército), Sérgio Correa de novo. Que categoria é essa que também não se renova? Os últimos grandes FIFAs do Brasil, que surgiram apenas pelos seus próprios méritos, sabem como se rareiam novos nomes com tal gestão.

Enfim: não temos um culpado, mas vários responsáveis! Na semana em que a Seleção Brasileira Sub 20 perdeu seu título para a Sérvia (um país em reconstrução) e a Seleção Brasileira Feminina foi eliminada na Copa do Mundo pela Austrália (um país sem tradição no futebol), ver que a Seleção Brasileira às duras penas se classificou para as Oitavas de Final da Copa América parece se tornar motivo de glória!

Saudades do tempo em que o Escrete Canarinho era sinônimo de futebol-arte em todas as categorias e idades! Hoje, não colocamos medo em ninguém…

bomba.jpg

– Família é tudo!

Todo homem tem por trás uma grande mulher; um porto seguro; uma companheira para toda a vida…

Te amo, minha querida esposa Andréia!  bomba.jpg

– Marcelo e Emílio Odebrecht mudarão o Brasil se contarem tudo sobre o Brahma?

Está nas capas das revistas: Emílio Odebrecht, após ver seu filho Marcelo (presidente da Construtora Odebrecht) ir para a cadeia na 14a fase da Operação Lava Jato, declarou que:

Na segunda-feira vai acabar a República. Vão ter que construir mais 3 celas: para mim, para Dilma e para o Lula”.

Nas gravações e registros da Polícia Federal, Lula é identificado pela OAS, outra construtora envolvida, como o “Brahma”. Seria ele o número 1?

A 2a chegou. Aguardemos para ver se era só uma bravata ou ele tem muito para contar.
bomba.jpg

– Você acredita em manipulação de resultados no futebol?

Sim, hoje eu acredito. E parece que há uma PROVA de que o presidente da AFA, Julio Grondona, conseguiu que o Boca Juniors avançasse na Libertadores eliminando o Corinthians por erros de arbitragem propositais, em 2013.

Gravações veiculadas no Programa “La Cornisa de TV America” mostraram um bate-papo entre Grondona e Abel Gnecco, o presidente da Comissão de Árbitros da Argentina. Gnecco resumiu ao seu chefe como foi o “pedido feito para a Conmebol em referência à partida Corinthians x Boca Juniors”, apitada desastrosa e suspeitamente por Carlos Amarilla:

“Estive falando com Alarcón [Carlos Alarcón, representante paraguaio na Comissão de Árbitros da Conmebol] e ele me disse: ‘Estão querendo o Amarilla aí na Argentina?’ Respondi: ‘Veja, se querem eu não sei; mas eu quero. Coloque ele e deixe de me encher o saco. Alarcón, ponha o Amarilla e deixe de me ferrar’. Bom, foi assim, ele colocou e… e saiu tudo muito bem, porque tinha de ser assim”.

Para relembrar os erros deste jogo, clique em: http://wp.me/p4RTuC-b0

Aí você se recorda dessa partida, e se lembra também de Ubaldo Aquino no Morumbi em um Palmeiras x Boca, pela Libertadores…

Suspeito?

Suspeitíssimo, pois os homens que comandavam a Conmebol, a AFA e a CBF eram os mesmos!

Acho que só acontece com os Hermanos, né?

A crise de credibilidade do futebol mundial me assusta. Estamos chegando ao fundo do poço. Ou ele é ainda mais fundo do que possamos pensar?
bomba.jpg

– Parabéns aos nossos Crismandos!

Parabéns aos nossos crismandos. Ou melhor – agora CRISMADOS.
Os jovens aqui da nossa comunidade Nossa Senhora de Fátima (Bairro Medeiros) receberam o Sacramento da Confirmação aqui na Matriz (Paróquia São João Bosco) neste domingo.
Portanto, são adultos na fé , prontos para a Evangelização! Que sejam luz para iluminar esse mundo carente cada vez mais de vida…

bomba.jpg

– Um bom domingo começa assim!

E o sol renasce esplendorosamente neste domingo.
Que seja um bom dia de trabalho, ou de descanso e ou ainda de reflexão a todos!

bomba.jpg

– Lava-Jato prendeu em Jundiaí o bandeira Flávio Lúcio…!

Com pesar, leio que a Operação Lava-Jato prendeu o ex-bandeira da CBF Flávio Lúcio Magalhães…

Flávio Lúcio morava aqui em Jundiaí. Ao ler que a Polícia Federal estava na região da 14 de Dezembro, em um prédio vizinho ao Posto Robertão, lembrei-me das vezes que nos encontramos para jogos da FPF, mas não imaginava que era ele o procurado.

Natural do Vale do Paraíba, amigo de infância de Reinaldo Carneiro Bastos (atual Presidente da FPF) e de Sérgio Correa da Silva (presidente da CA-CBF), era um ótimo bandeira. Não foi da FIFA pois Armando Marques não gostava dele. Trabalhamos alguns bons jogos juntos e, depois que aposentamos, frequentemente nos trombávamos no Banco Itau, aqui no Centro da Cidade. Seu sogro é um vizinho querido aqui no bairro e se recupera internado após um problema de saúde.

São coisas que a vida nos surpreende…

Sempre ligado a Política, era assessor. No noticiário, se credita a sua prisão ao fato de estar ligado a Andrade e Gutierrez como importante executivo. Não sei qual o grau dele em relação a empresa.

Aguardemos!

  bomba.jpg

foto: ESPN

– A Involução dos camisas 9 do Brasil

Veio do site Calciomercato.it: nem precisa explicar…
bomba.jpg

– Na Coréia do Norte, é anunciada a Cura da AIDS!

falta comida, direitos e liberdade.

Lá existe um ditador.

Lá, o Governo controla sua vida.

Lá, não há contato com o resto do mundo.

“Lá” é a Coréia do Norte, que adora criar fatos e nunca mostrá-los. E nesta sexta-feira, as autoridades locais anunciaram a descoberta de vacinas e curas para a Aids, para o Ébola, para o MERS e para a SARS! Tudo a base de Ginseng…

A superdroga é secreta, mas formulada através de ginseng plantado em terras raras norte-coreanas, segundo a agência estatal KNCA.

Alguém acreditou?

Eu, não. Seria muito bom se fosse verdade…
bomba.jpg