– Chikungunya assustando os Brasileiros

Enquanto assuntos como Política, Futebol e Ebola estão em alta no noticiário, outro silenciosamente vem assustando: o Chikungunya; parecido, mas mais cruel do que a Dengue e transmitido igualmente pelo Aedes Aegypti. Em Feira de Santana (BA), os casos são tão numerosos que o principal Banco de Sangue da cidade está recusando doações de sangue.

Conheça mais, extraído do G1:

CHIKUNGUNYA

A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.

Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência. Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, pode até contribuir como causa de morte, porém complicações sérias são raras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O vírus chikungunya pode ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus, e a infecção pelo chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue, de acordo com o infectologista Pedro Tauil, do Comitê de Doenças Emergentes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). O risco aumenta em épocas de calor e chuva, mais propícias à reprodução dos insetos. Eles picam principalmente durante o dia. A principal diferença de transmissão em relação à dengue é que o Aedes albopictus também pode ser encontrado em áreas rurais, não apenas em cidades.
bomba.jpg

– F1 no Brasil

E hoje tem o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1!

Ferraristas e “Redbullsistas” estão tristes. Afinal, os últimos campeões estão sendo dominados pela Mercedes-Benz.

A verdade é que o sucesso de equipes é um ciclo, e o momento é de Hamilton e Rosberg. Lembrando que Automobilismo é esporte, mas a F1 as vezes se torna simplesmente um grande negócio.

bomba.jpg