– Dia das Bruxas ou Dia do Saci?

Tenho amigos que acreditam em Saci-Pererê. Aliás, são criadores de sacis e possuem até mesmo uma associação (ANCS – Associação Nacional dos Criadores de Saci)! E duvide deles para você ver…

Digo isso pois hoje é o Dia do Saci! A data foi criada em 2005, contrapondo-se à festa do HalloweenÉ uma espécie de resposta do folclore brasileiro a uma inculturação americana.

Entretanto, tanto o Saci como o Halloween tem origens diversas. Uma das estórias conta que o Saci era uma entidade indígena que conhecia as plantas, uma espécie de “deus das ervas”, e misturando-se com a cultura afro, virou negrinho e começou a fumar cachimbo. Depois, nossos escritores o tornaram mais simpático com gorrinho e molecagens! Já o Halloween tem origem Celta e era a festa das vésperas do Dia de Todos os Santos, uma celebração pagã que encontrou um sentido sincrético-religioso.

Dois textos abaixo sobre esse assunto, com as citações abaixo:

DIA DO SACI

O Saci, ou Saci-pererê, é um personagem bastante conhecido da mitologia brasileira, que teve sua origem presumida entre os indígenas da região das Missões, no Sul do país. Inicialmente retratado como um endiabrado, é uma criança indígena, com uma perna e de cor morena, com a diferença de possuir um rabo. Suas histórias se espalharam e chegando à Região Norte do Brasil, a mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também a cultura africana do pito, uma espécie de cachimbo, e da mitologia européia, herdou o píleo, um gorrinho vermelho.

Considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assobios. O mito existe pelo menos desde o fim do século XVIII. O saci não tem amigos, vivendo solitário nas matas. Também conhecido como menino de uma só perna.

A função desta “divindade” era o controle, sabedoria, e manuseios de tudo que estava relacionado às plantas medicinais, como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chá, mezinhas, beberagens e outros medicamentos feitos a partir de plantas.

Como suas qualidades eram as da farmacopéia, também era atribuído a ele o domínio das matas onde guardava estas ervas sagradas, e costumava confundir as pessoas que não pediam a ele a autorização para a coleta destas ervas.

O primeiro escritor a se voltar para a figura do Saci-Pererê foi Monteiro Lobato, que realizou uma pesquisa entre os leitores do jornal O Estado de S. Paulo, colhendo depoimentos sobre o nosso “diabinho”. O resultado foi publicado (1918) em forma de livro: ‘O Sacy-Pererê – resultado de um inquérito’; além de publicar ‘O saci’ – obra-prima sobre o folclore brasileiro – Lobato utilizou a figura do simpático diabrete no conto Pedro Pichorra, em que um menininho se vê confrontado com o seu medo ao Saci. Imortalizado nas histórias contadas à beira das fogueiras nas cidades do interior do Brasil, o Saci ganhou um novo e importante aspecto cultural nos livros de Monteiro Lobato e nas histórias em quadrinhos de Ziraldo, criador da ‘Turma do Saci Pererê’, alcançando desta forma, também as crianças da cidade grande. Figura ainda em muitas histórias do Chico Bento, personagem criada por Maurício de Sousa, típico caipira do interior paulista. Com a contribuição destes escritores o mito do Saci sobrevive à invasão das culturas estrangeiras amplamente divulgadas pela mídia. Com a transposição dos textos de Lobato para a Televisão, o Saci deixou o imaginário para ser personificado numa figura de carne e osso.

O Saci é apenas o mais famoso integrante do Dia das Bruxas nacional.

DIA DO HALLOWEEN

Todos os anos, na noite de 31 de outubro, milhões de crianças de toda a América do Norte pintam seus rostos, vestem fantasias e vão de porta em porta coletando doces. Os adultos freqüentemente decoram suas casas com figuras fantasmagóricas, esculpem rostos assustadores em abóboras e põem velas dentro delas para criar lanternas. Infelizmente, em meio a milhões de norte-americanos satisfeitos em suas fantasias, muitos são ademais muçulmanos. Esse artigo ira emitir alguma luz no significado e nas origens da véspera do Dia de Todos os Santos e porque muçulmanos não deveriam participar desta data.

Origens do festival da Véspera do Dia de Todos os Santos

O clássico festival celta (irlandês/escocês/galês), chamado “Samhain”, é considerado por muitos historiadores e eruditos o predecessor da atual Véspera do Dia Todos Santos. Samhain era o dia de Ano Novo dos celtas pagãos. Era também o Dia dos mortos, época em que se acreditava que às almas dos que morreram durante o ano era permitido acessar na “terra dos mortos”. Muitas crenças tradicionais e costumes associados ao Samhain continuam sendo praticados atualmente no dia 31 de outubro.

Os costumes mais notáveis são a prática de deixar oferendas como comida e bebida (hoje doces) para foliões mascarados e fantasiados e, o ato de acenderem fogueiras. Elementos desse festival foram incorporados ao festival cristão de Véspera de Todos os Santos, a noite que precede o Dia de Todos os Santos.

O significado do nome “hallow-even” (Véspera do Dia de Todos os Santos) foi o que nos deu o nome “halloween”. Até recentemente, em algumas partes da Europa acreditava-se em que nessa noite os mortos andavam entre eles e que as bruxas e feiticeiros voavam com eles. Preparando-se para isso, fogueiras eram feitas a fim de repelir esses espíritos maléficos.

No século XIX, brincadeiras de bruxas foram substituídas por travessuras de crianças. O espírito do samhain, uma vez acreditado ser selvagem e poderoso, é agora reconhecido como sendo maligno. Devotos cristãos começaram a rejeitar esse festival. Eles descobriram que os supostos deuses, deusas e outros seres espirituais das religiões pagãs eram trapaças diabólicas. As forças espirituais as quais as pessoas experimentaram duramente o festival eram certamente reais, mas eram manifestações do mal que desencaminhava as pessoas para o culto de falsos ídolos. Conseqüentemente, eles rejeitaram os costumes associados à Véspera do Dia de Todos os Santos, incluindo todas as representações de fantasmas, vampiros e esqueletos humanos – símbolo dos mortos, do diabo e de outras malignas criaturas. É preciso ser notado também que, ate hoje, muitos adoradores de “satã” consideram a noite a noite de 31 de outubro como sendo a mais sagrada e, muitos devotos cristãos hoje continuam se distanciando desse festival pagão.

Texto 1- Extraído de: CLIQUE AQUI

Texto 2 – Extraído de: CLIQUE AQUI

saci_perere.jpg

– Os Novos Árbitros FIFA 2015. Gostou da Lista Brasileira?

A CBF divulgou a relação dos árbitros do Brasil que comporão a lista internacional da FIFA 2015. Nosso país é um dos poucos que tem o privilégio de ter 10 nomes em tal honraria.

Teoricamente, um Árbitro FIFA é aquele que pode apitar qualquer jogo do planeta pela sua competência, desde os jogos clássicos de clubes importantes locais até uma final de Copa do Mundo. 

Será que, na prática, é assim?

Para o ano que vem, teremos as 4 seguintes alterações:

  1. Sai Francisco Carlos do Nascimento (Alagoas), entra Dewson Fernando Freitas da Silva (Pará).
  2. Sai Marcelo de Lima Henrique (Rio de Janeiro), entra Anderson Daronco (Rio Grande do Sul).
  3. Sai Paulo César de Oliveira (São Paulo), entra Luís Flávio de Oliveira (São Paulo).
  4. Sai Wilson Luiz Seneme (São Paulo), entra Raphael Claus (São Paulo).

Além desses, outros 6 árbitros permanecem na lista: Wilton Pereira Sampaio (Goiás), Ricardo Marques Ribeiro (Minas Gerais), Péricles Bassols Cortez (Rio de Janeiro), Leandro Pedro Vuaden (Rio Grande do Sul), Sandro Meira Ricci (Pernambuco) e Heber Roberto Lopes (Santa Catarina).

Algumas observações:

O estado de São Paulo passou o ano inteiro sem árbitros da FIFA, já que Seneme virou cartola e Paulo César comentarista da Rede Globo. Em seus lugares, entraram outros dois paulistas. A surpresa foi a rápida (e justa) ascensão de Claus em detrimento ao aspirante e “ex bola da vez” Guilherme Ceretta de Lima, que sumiu das escalas, relaxou e o pouco que atuou e não foi bem.

Chicão de Alagoas, que nunca houvera se firmado, havia entrado na vaga de Sálvio Spínola Fagundes. Na época, se alegou que era uma vaga “prometida” ao Nordeste. Agora, seu escudo vai à Região Norte. Vi Dewson apitar em Campinas em um jogo da Ponte Preta na série B. Foi muito mal… Mas inegavelmente está evoluindo. A questão é: vai aprender a apitar futebol e ser um árbitro respeitado já de posse do escudo FIFA? Para mim, tem que rodar o Brasil, apitar grandes partidas e só aí ser indicado.

Anderson Daronco faz aumentar uma vaga gaúcha e diminuir uma vaga carioca. Daronco tem apitado bem, mas tirar Marcelo de Lima Henrique? O árbitro do Rio de Janeiro apitou vários jogos importantes das Eliminatórias da Copa do Mundo e da Libertadores da América. Teria sido apenas pela idade, já que está com 43 anos? Quanto mais experiente está o árbitro, mais é descartado…

Não quero crer que as escolhas foram políticas. O RJ ficará só com Péricles Bassols (lembram da possível candidatura de Rubem Alves e a pendenga entre ele e Marco Polo?). O RS ficará com Vuaden e Daronco (Noveletto iria se candidatar e virou apoiador). SP volta a ter 2 juízes. MG, GO, SE, PE… todos na mesma.

Penso que Marco Polo Del Nero não negociaria escudos FIFA, como supostamente (claro, sem provas) outras administrações em outros tempos fizeram. Afinal, a remuneração mensal de R$ 15.000,00 que a entidade quer pagar aos presidentes de federações estaduais já seria suficiente para evitar pedidos e pressões (e não vale chamar isso de “mensalinho”, é bolsa-auxílio).

Não sei, sinceramente, se merecemos ter 10 árbitros no quadro da FIFA. Penso que o número de aspirantes deveria ser maior do que hoje é e dos árbitros menor.

Hoje, o cara aprende apitar no Maracanã, Morumbi, Mineirão… poucos chegam ao escudo FIFA após vários clássicos nas costas.

E aí, gostou dos nomes? Deixe seu comentário:
bomba.jpg

– A cidade mais poluída do mundo é…

Cubatão sempre foi famosa pela poluição. Mas nada se compara a Harbin, cidade chinesa que quebrou um recorde: a de mais poluída da história!

Veja esse índice de medição do ar na cidade: 1000 microgramas de partículas PM 2,5/m3. O limite máximo aceitável pela OMS é de 25…

Como viver num lugar assim?

Aliás, já reparam que China e Índia constantemente aparecem de maneira cinzenta, escura e sem céu azul?

Abra o olho, Planeta Terra!

File-China_Heilongjiang_Harbin.svg.png

– Secretário de Saúde de Itupeva estaria censurando a Revista Veja?

Bomba nas redes sociais: o Secretário de Saúde de Itupeva estaria mandando as unidades de saúde retirarem e descartarem as edições da Revista Veja para que não se leia o escândalo denunciado contra Lula e Dilma?

Será verdade ou é um documento forjado?

Se real, que feio… Proibição suja, caso seja um documento oficial.

Abaixo:

bomba.jpg

– Mulheres do Mal numa Farra sem Fim?

Suzane Von Richthofen, a jovem que matou os pais junto com os irmãos Cravinhos, está presa na mesma cadeia que Elize Matsunaga, a ex-prostituta que casou e esquartejou o executivo da Yoki. Ambas tem algo em comum: o coração de Sandra Galega, a colega de cela que sequestrou e matou uma jovem em São Paulo.

Entenderam o absurdo: as três vivem juntas um triângulo amoroso lésbico dentro da Penitenciária, e agora duas se ameaçam de morte.

Cadeia é Parque de Diversão e lugar de paquera?

Nós é quem pagamos essa farra!

Prisão não é internato punitivo e corretivo dos erros cometidos?

Parece Motel…

bomba.jpg

– Emblema da Copa do Mundo Rússia 2018

A WorldCup 18 já tem a sua logo: seria uma versão estilizada “Leste Europeu” da Copa do Mundo Brasil 2014, ou é simplesmente feia?

Pra mim, faltou criatividade! E para você?

bomba.jpg

– Lá vem o Aumento do Petróleo…

Especula-se fortemente que na próxima sexta-feira, dia 31, teremos o tão “reservado” aumento dos combustíveis, que só não aconteceu antes e foi adiado inúmeras vezes para que não fosse alvo de críticas durante o processo eleitoral.

Será que se a Petrobrás não fosse uma empresa tão vítima da corrupção (10 bilhões de reais segundo a delação premiada), o aumento poderia ser evitado?

Rouba-se, desfalca-se, e o povo devolve o dinheiro do déficit pagando preço alto na gasolina e no diesel.

bomba.jpg

– A Sábia Ação Simpática de Morata

Dias atrás, uma louvável ação de carinho. Veja:

O jogador espanhol Morata (Real Madrid) não é um dos craques tão badalados do seu time, como Cristiano Ronaldo ou Bale. Mas mostrou muita categoria fora das 4 linhas com um gesto plausível: ao visitar garotos que fazem tratamento quimioterápico para o combate ao câncer (e que por isso ficam carecas), ouviu deles que gostavam do seu cabelo arrepiado, mas que não poderiam imitá-lo devido ao triste efeito colateral.

Assim, Morata teve uma ótima ideia: passou a lâmina de barbear na cabeça e ficou careca! E disse:

Alguns meninos com câncer queriam imitar meu penteado; como não podiam, eu imitei o deles“.

Atitude simples e significativa. Parabéns ao atleta do time madrilenho.

alvaro-morata.png

– Festa de São Judas Tadeu

Aos que estão em desespero, calma! Hoje é dia de São Judas Tadeu, considerado o santo auxiliador das pessoas que estão desesperadas.

Primo de Jesus, apóstolo e corajoso. Eis sua história (extraído de http://is.gd/J3ZYu7)

SÃO JUDAS TADEU

São Judas, designado por Tadeu (que significa o corajoso), é um dos Doze Apóstolos escolhidos por Jesus para o acompanhar na Sua vida pública. Irmão de S. Tiago Menor, primo de Jesus, seguiu o Divino Mestre de perto e depois do dia de Pentecostes dedicou-se à pregação do Evangelho na Judéia, Samaria, Mesopotâmia (hoje região do Iraque) e na Pérsia, aonde viria a morrer martirizado, juntamente com o Apóstolo São Simão, apelidado «o Zelote». Costuma ser representado com uma moca ou cacete na mão porque foi assassinado à paulada. O seu corpo foi trazido para Roma, onde é venerado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Papa Paulo III concedeu indulgência plenária a quem visitar o seu túmulo no dia da sua festa, que a Igreja fixou no dia 28 de outubro.

Por causa da traição de Judas Iscariotes, o nome de Judas (que significa Deus seja louvado) veio a cair no opróbrio, devotando os cristãos tal horror e desprezo por aquela designação que o termo Judas passou a ser usado como equivalente de traidor, criminoso, assassino, homem desprezível ou diabólico. Narra Santa Brígida que Nosso Senhor quis reparar tal estado de coisas e fazer justiça a nome tão belo e sublimemente usado por Seu primo materno. Numa aparição àquela famosa santa sueca, Jesus, num momento difícil, disse-lhe para recorrer a São Judas Tadeu, pois ele queria ajudar os seus irmãos neste mundo. A influência das revelações de Santa Brígida estendeu-se desde a Idade Média ate os dias de hoje e é por isso que muitos cristãos passaram a recorrer a São Judas, a exemplo de Santa Brígida. Tais foram e têm sido os favores espetaculares do Santo que a sua fama alcançou todo o mundo católico, tornando-se conhecido na tradição cristã como o advogado das causas consideradas perdidas, desesperadas, angustiosas ou muito difíceis de resolver satisfatoriamente.

Poderoso patrono das causas difíceis e desesperadas

Assim, desde o século XIV, S. Judas éinvocado nos casos difíceis e a experiência provou o poder da sua intercessão nas circunstâncias em que, esgotados todos os meios humanos, as causas parecem totalmente perdidas ou desesperadas.

Um escritor eclesiástico assegura que “entre os devotos de S. Judas, poucos há que não tenham recebido provas especiais da sua assistência nas doenças, nos assuntos mais difíceis e mesmo no desespero, nos temores, nos desgostos, nas calúnias, na pobreza, na miséria, e nas ocasiões em que toda a esperança humana parecia perdida”. S. Bernardo de Claraval tinha uma enorme devoção ao santo Apóstolo. Depois de ter conservado e honrado durante toda a sua vida uma relíquia do Santo, ordenou que, quando morresse, lhe pusessem sobre o coração e assim o enterrassem.

Dizia que não queria se separar daquele que tinha sido um poderoso protetor da sua pureza e o seu auxílio em todas as dificuldades.

Como São Bernardo, muitos têm encontrado no patrocínio de São Judas o alívio que há muito procuravam. A capela com a sua imagem na Basílica dos Mártires, em Lisboa, prova bem o agradecimento de inúmeras almas, que, aflitíssimas, a ele recorreram com eficácia. Mas capelas por todo o mundo atestam o mesmo fato. Ele entrou na devoção dos povos católicos e tem marcado a sua presença ao longo dos séculos com poderosos favores.

saojudas.jpg

– Parabéns Dilma! E agora? Sobre minha memória política e o “fazer por merecer”.

Democracia é respeito.

Quando um candidato vence, seus eleitores devem cobrá-lo para que cumpra o prometido. E os que não votaram nele, devem cobrar ainda mais o convencimento de que deveria estar lá, pois, afinal, a opção política era outra.

Quem nasceu na década de 70 como eu, sofreu com a inflação. Via os preços subirem nos anos 80, a falta de liberdade em expressar sua crítica e as mãos atadas. Aqueles que lutaram contra a ditadura, como Fernando Henrique Cardoso, Lula, Tancredo Neves e tantos outros tentavam um certo protagonismo contra o fim do regime autoritário.

Entretanto, José Sarney (o mesmo que reina até hoje) foi aquele que assumiu a presidência pós-militarismo, criando o congelamento de preços e o Plano Cruzado. As mercadorias faltavam nas prateleiras, as embalagens eram remarcadas com outros pesos para se burlar a lei e os preços disparavam em novos rótulos.

Aí surgiu uma esperança do Partido Jovem: Fernando Collor de Melo, que criou o PRN e se lançou como o “Caçador de Marajás”. Eleito presidente, por muito menos que um escândalo de Sivam, de Pasta Rosa, de Mensalão ou ainda por migalhas de um “Petrolão” sofreu o Impeachment.

Com a saída de Collor, vimos Itamar Franco assumindo o poder num país amargando a inflação crescente e crise moral do país. Sua saída foi aceitar uma pseudo-dolarização da economia proposta por economistas brasileiros, capitaneados pelo novo Ministro da Fazenda: FHC. Assim, nasceu o Plano Real com a URV trazendo paridade de 1/2750 nos valores monetários.

O país se abriu, a Economia cresceu, o povo adorou! Fernando Henrique se candidatou e levou fácil. Nessa Eleição, Lula era o cão raivoso contra o Real, a oposição radical que não discutia. Na campanha da Reeleição, Lula mudou o discurso: “o Real é bom e vamos continuá-lo “(identicamente como Aécio Neves discursou a respeito dos programas assistenciais atuais). Mas só na Eleição seguinte Lula venceu, no momento em que o Mundo entrava em recessão e o Brasil tomava medidas de contenção antipopulares, gerando desemprego.

E aí vem a geração que só viu o PT no Governo Federal, que teve o privilégio de não sentir na pele o que era um país com 20% de inflação ao mês. Testemunhou um Luís Inácio incrível, visitando pobres do interior do Brasil, criando um programa para a erradicação da miséria chamado de Fome Zero e que depois se virou por completo ao Bolsa-Família. Assistiu a um populismo somente lembrado na história da República a Getúlio Vargas. E, igualmente como Getúlio dividia amor e ódio (não nos esqueçamos da Revolução Paulista contra a ditadura getulista), Lula mergulhou em um mar de escândalos: Máfia dos Vampiros, do Correio, Caixa 2, Mensalão… sempre se desvencilhando dos seus pares que sempre estiveram com ele: José Dirceu, seu Secretário da Casa Civil e, portanto, que viva ao seu lado no Palácio do Planalto; José Genoíno, Delúbio Soares, João Paulo Cunha…

Entretanto, com popularidade em alta, conseguiu a transferência de votos para a sua escolhida: Dilma Rousseff, ex-Ministra das Minas e Energia e que não tinha carisma nenhum junto a sociedade. Diante de uma frágil, inoperante e omissa oposição do PSDB e seus aliados, Dilma ganhou. E os escândalos continuaram, e as queixas continuaram, e as obras superfaturadas continuaram… e devem ter continuado desde o tempo da Monarquia, sejamos justos.

O mais curioso é: em Junho de 2013 o país parou pedindo mudanças, num dito ato apolítico e popular, onde jovens saíram as ruas e sorriam por estar fazendo história.

Mas que história?

O que começou com um protesto contra R$ 0,20 no aumento de ônibus promovido pelo movimento Passe Livre, agigantou-se como um ato anti-corrupção. Nada de PT ou PSDB, era revolta das ruas, sendo que posteriormente vimos baderneiros black blocs se infiltrando.

E mudou o quê?

Nada. A corrupção continuou galopante, vide o inegável “Petrolão”, com o doleiro Alberto Youssef lavando o dinheiro de parlamentares pelos desvios do diretor Paulo Roberto Costa, financiando os bolsos e as campanhas de políticos importantes, afirmando e reafirmando que Lula e Dilma sabiam dos acontecimentos.

Nas urnas, nada disso foi relevante. Ontem, Dilma se reelegeu falando da mudança que o povo escolheu.

Mudar com o mesmo?

A presidente era ela ontem, anteontem, semana passada, em 2013 e nos últimos 4 anos.

E se Aécio ganhasse?

Oxigenaria-se os nomes, mas não seria nenhuma salvaguarda de honestidade no Congresso e nas instituições, sejamos francos. O efeito positivo é que a corja corrupta criada há 12 anos onde apenas os mensaleiros petistas José Dirceu, Genoíno e Delúbio foram para a cadeia (com regalias, é claro) estaria fora.

Enfim, o Brasil rachou, ninguém duvida disso, embora não se queira assumir publicamente. No mapa dos colégios eleitorais, criou-se um “Brasil do Sul aecista” e um “Brasil do Norte petista”, criando minorias barulhentas do PSDB no Norte e minorias atuantes do PT no Sul.

Os mais radicais dirão que os nordestinos elegeram Dilma. Sim, eles foram fundamentais, é claro. E qual o problema? Xenofobismo tupiniquim? Não deveria ser com essa ótica…

Se para os nordestinos as bolsas assistenciais são importantes para a realidade deles, isso basta. Eles têm o direito a voto e escolheram segundo a realidade que vivem, assim como cada brasileiro pode votar pensando no seu benefício pessoal ou da nação.

Da mesma forma, se os sulistas não escolheram Dilma, deve-se respeitar igualmente. Se para os paulistas a corrupção (que somente num dos escândalos, o da Petrobrás, atingiu 10 bilhões de reais) tornou-se causa maior, que assim seja. Ou haverá contestação sobre o direito ao voto?

Digo por Jundiaí, minha cidade: industrializada, com ótima taxa de escolaridade e uma das campeãs em recolhimento de impostos, teve como placar: Aécio 71 x 29 Dilma, com o prefeito sendo do PC do B e o vice do PT, após 24 anos de PSDB na Prefeitura.

Como interpretar? O que as urnas quiseram dizer?

Difícil falar por um município, pior ainda por uma nação.

Irrita propagar-se que Dilma é o “novo”. Não é. Mas já que está eleita, que trabalhe, que não seja demagoga, que satisfaça o ego dos seus eleitores e conquiste o coração dos opositores. Que puna sem dó nem piedade os corruptos, e em especial os seus pares que ela sabe que existem e que infestaram o poder, e que seja muito diferente do seu 1o mandato.

Em Outubro de 2018, teremos 16 anos do PT no Governo Federal. Como isso entrará para a história? Aliás, as gerações mais novas só viram Lula e Dilma. Quem eles colocarão no poder para 2019?

O meu medo é: o não distanciamento de Cuba, da Venezuela e da Argentina, ditaduras latinas que estão sucateando o povo, acabando com a Democracia e censurando a mídia, sem contar, claro, com a péssima política econômica.

Boa sorte aos brasileiros, força para a presidente e que Deus nos abençoe e nos acude!

Ah – me recuso a falar presidenta. Quando acabarão com esse horroroso vício “popululista”? Por acaso existe presidento? Nunca ouvi falar em estudanta, gerenta…

bomba.jpg

– Onde mais se adultera Combustível neste país?

Quer cenário mais criminoso do que este? No norte fluminense, 31% dos postos de combustíveis vendem produtos adulterados! A média – alta – no Rio de Janeiro é de 6,5% de postos que adulteram, contra a média-Brasil de 2,5%.

Extraído de: http://is.gd/BDzvc8

RIO DE JANEIRO TEM GASOLINA MAIS ADULTERADA DO PAÍS, DIZ ANP

O índice médio de não conformidade (adulteração) da gasolina comercializada nos postos do Estado do Rio de Janeiro é 6,5%, o maior do País. Em algumas cidades, ele é ainda maior, como é o caso do município de Campos dos Goytacazes e imediações, no norte fluminense, onde o índice de não conformidade chegou, no início do ano, a 31%. O ideal é que o índice de adulteração fique em torno de 2,5%.

“Este resultado em Campos (dos Goytacazes), principalmente na gasolina do tipo C, é absolutamente intolerável. Então fizemos um esforço grande de fiscalização, com o auxílio da polícia, e chegamos à conclusão de que o combustível era adulterado com a adição de óleo diesel e que essa adulteração era feita no transporte. O produto saia correto da distribuidora e já chegava ruim no posto de gasolina”, disse a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard.

Segundo Magda, a partir de trabalho desenvolvido com a polícia, foi identificada uma máfia de adulteração de combustível na fase do transporte. “Hoje nós conseguimos reduzir de forma significativa o índice de não conformidade na região de Campos e imediações”.

A diretora-geral da ANP informou que a agência também identificou um índice de não conformidade além do tolerável na zona oeste do Rio de Janeiro, onde encontrou índice de adulteração de 8% a 10%. Ela informou que, no Brasil, o índice de adulteração encontra-se em torno de 2% a 2,5%, seguindo os padrões internacionais.

“No Brasil como um todo nós estamos bem, o que não significa que no Rio de Janeiro a situação esteja sob controle, uma vez que existem bairros, como a Barra da Tijuca e Jacarepaguá (todos na zona oeste) com 10%. No Estado o índice de não conformidade também é bem acima da média, em torno de 6,5% – bem superior à média nacional.

Magda informou que a ANP está investigando a comercialização de derivados na zona oeste para detectar a causa do elevado índice de não conformidade, mas que ainda não tem uma conclusão a respeito. Ela disse que a ANP tem em execução o Programa de Monitoramento de Combustíveis, que chega a coletar em torno de 20 mil amostras por mês de combustíveis em todo o território nacional.

Este ano, a ANP efetuou cerca de 160 autuações em todo o País por adulteração na gasolina comercializada nos postos, contra cerca de 200 efetuadas ao longo do ano passado. As declarações da diretora-geral da ANP foram dadas na sede do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), na zona norte do Rio, onde ela participou da assinatura de um acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para aprimorar a fiscalização em postos de combustíveis.

imgres.jpg

– Palmeiras x Corinthians versus Real Madrid x Barcelona

Acompanhei o clássico espanhol e o derby paulista no último final de semana. Foram dois ótimos jogos e vale a pena escrevermos sobre eles.

Normalmente, aos sábados e domingos de manhã, tenho assistido aos excelentes confrontos do Campeonato Inglês. Mas quando assisto o Brasileirão à tarde… é outra realidade. Muito jogo nacional ruim! Não que os ingleses se superaram, mas sim que os clubes trouxeram estrelas do mundo inteiro e os seus treinadores se reciclaram e acabaram com o tradicional “chuveirinho” na área.

Mas nessa última rodada foi diferente. Guardadas as proporções de nível técnico, Real Madrid x Barcelona e Palmeiras x Corinthians foram igualmente prazerosos e empolgantes.

No Santiago Bernabeu, em um maravilhoso estádio com ótimo gramado, o Barcelona começou começou muito bem, com Neymar marcando aos 4 minutos e o Real Madrid jogando para frente, se impondo. O tom do jogo foi: madrilenhos no abafa e catalães no contra-ataque. Mas o experiente treinador italiano Carlo Ancelotti acabou engolindo o novato treineiro Luís Henrique e não permitiu ao longo do jogo que o Barcelona assustasse.

No Pacaembú, mítico estádio com também excelente gramado, o Palmeiras esqueceu a crise em estar próximo da Zona do Rebaixamento e encarou o Corinthians que entra-e-sai em crise pela pressão em Mano Menezes. Jogo de toma-lá-dá-cá, onde tanto Dorival Júnior quanto Mano Menezes souberam mexer nos seus times.

Algumas observações:

1) Na Espanha, o jovem árbitro Jesus Gil Manzano, de apenas 30 anos, foi mal tecnicamente. Carvajal acertou a boca de Neymar deixando o braço no brasileiro, e o juizão nada fez. No lance seguinte, Neymar desforrou identicamente no adversário e recebeu Cartão Amarelo.

Poucas faltas no jogo (algumas mal marcadas), além de um pênalti não marcado fora do lance, onde um defensor do Barça agarra um atacante Merengue ainda no 1o tempo. Mas o que me chamou a atenção entre inúmeros equívocos irrelevantes de Manzano foi um acerto importante: o pênalti cometido por Piquet! Marcelo estava na jogada e quando tenta tocar a bola para seu companheiro na área, eis que Piquet se joga para tentar o carrinho e vai com o braço aberto, buscando interceptar a bola e o árbitro não vacila para marcar o pênalti. Houve gente falando que é o lance tão discutindo no Brasil de jogador assumindo o risco, movimento anti-natural, blábláblá e outras coisas mais. Esqueça tudo isso, foi mão deliberada mesmo com clara e pura intenção.

2) No Brasil, Flávio Guerra errou menos do que seu colega espanhol, em uma partida muito mais catimbada do que a de lá. Valdívia provoca, simula, pratica milonga o jogo inteiro. E por isso apanha e apanha mesmo! Vai do equilíbrio emocional do adversário em não cair em tentação e dar um pontapé no chileno. O que irrita do Guerra é a falta de vibração e aceitar que em determinados momentos a malandragem reine, como, por exemplo, deixar Valdívia ficar caído no campo por muito tempo ou aceitar as chiadeiras e bate-bocas do jogador passivamente. Nisso, o clássico do Brasil foi mais tedioso do que o da Espanha: as reclamações / comportamento inadequado dos jogadores.

Por fim, deve-se registrar e certamente o leitor que assistiu a partida concordará: Henrique, do Palmeiras, fez o gol do Palmeiras em lance idêntico a uma jogada em que Messi perdeu para o Barcelona.

Não vale cornetar: “Como é grosso esse tal de Messi…”

E você, o que achou dos jogos? Deixe seu comentário:

bomba.jpg

– Chegou o Grande Dia ao Brasil

Hoje é o dia do 2o turno das Eleições. E, com pesar, penso que qual seja o candidato vencedor, o Brasil já perdeu.

Claro, vimos nessa campanha um grande vazio de propostas concretas e planejadas, mas um sem-fim de denúncias e ofensas. Se for ser sincero, nem Dilma e nem Aécio salvam o país.

O maior problema é: nessa reta final, tudo virou fanatismo. O país rachou! Quem ganhar, vai governar uma nação dividida por extremistas tucanos e xiitas petistas. Ou vai dizer que a guerra da militância nas redes sociais não assustou?

Gente de bem, quer vote 45 ou 13, não agride o próximo. No máximo, expressa seu voto com respeito. Mas a quantidade de chatos que “forçam a barra” é demais.

Destes fanáticos, se é PT diz que é a luta do “povo contra elite”. Povo que surrupiou 10 bilhões de Petrobrás? Mas se é PSDB, nunca o demônio usou tanto vermelho quanto agora.

Amigos, virou FLA-FLU, Atle-tiba, GRE-NAL. É pura torcida de futebol, e da pior estirpe: são os radicais da Mancha Verde contra os briguentos da Gaviões da Fiel, não são os torcedores-família, são as gangues organizadas versão “política”.

Ressalto: estamos falando dos XIITAS, não do eleitor comum e esclarecido. Tanto Dilma Rousseff e Aécio Neves têm virtudes e defeitos. Aos olhos de alguns, Dilma deve ficar; aos de outros, o Brasil precisa urgente de Aécio.

Boa sorte ao povo nesta Eleição, e insisto: o vencedor já começa com um país rachado!

bomba.jpg

– 31a Romaria do Bairro Medeiros ao Santuário de Pirapora do Bom Jesus

PEREGRINAR É CAMINHAR PARA CRISTO

Sob este lema, será realizada a 31ª Romaria de Homens e Mulheres do Bairro Medeiros de Jundiaí ao Santuário do Bom Jesus de Pirapora.

Tradicional caminhada, a Romaria exclusivamente a pé é um evento que convida as pessoas a abandonarem o homem velho para traz em busca do homem novo. E esta busca se dá através da reflexão no longínquo trecho a ser percorrido até o Santuário do Bom Jesus.

A concentração partirá sexta, dia 21 de novembro, às 21h00, em frente a Capela Nossa Senhora de Fátima (inicialmente, os romeiros irão do Bairro Medeiros de ônibus até a Igreja da Varginha, a fim de começar a caminhada por aquele acesso). A chegada é prevista no sábado, 22, às 07h00. Culminando com a Peregrinação, haverá a celebração da Santa Missa às 9h00, pelo pároco da comunidade, Pe Agnaldo (a volta se dará motorizada às 11h00 do mesmo sábado).

Todos são convidados a este ato de fé.

Informações adicionais podem ser obtidas com Osvaldo Segre, da Comissão organizadora, nos telefones 4525.0290 e 9.9914.0548.

images.jpg

– Neymar, o ex Cai-cai!

Neymar está cada vez mais decisivo como jogador, além de ter parado de simular faltas. Mas veja que interessante: há exatamente 2 anos, o grande assunto era: Neymar é “cai-cai” (se joga para cavar faltas) ou apanha muito?

Abaixo, extraído deste mesmo blog:

QUEM TEM RAZÃO: LUXEMBURGO OU RONALDO?

Após a partida contra o Santos no último domingo, Wanderley Luxemburgo esquivou-se de algumas perguntas sobre a arbitragem, mas foi enfático numa das respostas:

O problema é que a arbitragem está protegendo demais Neymar; caiu é falta”.

Na última segunda-feira, Ronaldo comentou sobre o craque santista:

O problema é que os árbitros precisam proteger mais o Neymar; eu apanhei muito que nem ele”.

E aí quem tem razão? Luxemburgo ou Ronaldo? 

Deixe seu comentário:

bomba.jpg

– Enfim a Chuva fez o assunto mudar!

Aqui no Bairro Medeiros ainda não chove, mas no Centro de Jundiaí ela já aparece.

Nem lembrava que ela era molhada…

O curioso é: ENFIM ALGO DIFERENTE DO QUE DILMA X AÉCIO nas redes sociais! Todo mundo postando alegremente sobre a chuva.

Os amigos que me desculpem, mas o fanatismo de alguns está um pé no saco. É Super-Dilma, a defensora dos fracos e oprimidos”, contra o “Incrível-Aécio, o reconstrutor da nação.”.

Já escolhi meu candidato, há tempo e com muito estudo. Mas nem por isso fico “enchendo o patová dos outros”. Hoje, surgiram as denúncias (seríssimas) da Revista Veja, a publicação que petistas alegam ser manipuladora, direitista, etc e etc.. Mas quando ela denunciava as mazelas do governo FHC, o mesmo PT avalizava! E diga-se o mesmo dos tucanos: qualquer coisa que seja vermelho, vira PT e leva 2% de propina!

Calma, minha gente. Não é campeonato de insultos, é Eleição democrática. Avalie os candidatos e não saia por aí desrespeitando a opinião dos outros. Todo cuidado é pouco nesta hora em que o país, ao pé-da-letra, rachou.

Xiii… a chuva deixou de ser o assunto preponderante e o pleito eleitoral voltou de novo.

bomba.jpg

– Uma árvore que cai faz mais barulho que uma floresta que cresce!

Compartilho um belíssimo texto do amigo e jornalista Reinaldo Oliveira, enviado há algum tempo, que vale como reflexão. Para quem gosta de boa leitura, aqui vale a pena:

UMA ÁRVORE QUE CAI FAZ MAIS BARULHO QUE UMA FLORESTA QUE CRESCE

Segue carta do padre salesiano uruguaio Martín Lasarte, que trabalha em Angola, de 06 de abril e endereçada ao jornal norte-americano The New York Times. Nela expressa seus sentimentos diante da onda midiática despertada pelos abusos sexuais de alguns sacerdotes enquanto surpreende o desinteresse que o trabalho de milhares religiosos suscita nos meios de comunicação.

Eis a carta:

Querido irmão e irmã jornalista: sou um simples sacerdote católico. Sinto-me orgulhoso e feliz com a minha vocação. Há vinte anos vivo em Angola como missionário. Sinto grande dor pelo profundo mal que pessoas, que deveriam ser sinais do amor de Deus, sejam um punhal na vida de inocentes. Não há palavras que justifiquem estes atos. Não há dúvida de que a Igreja só pode estar do lado dos mais frágeis, dos mais indefesos. Portanto, todas as medidas que sejam tomadas para a proteção e prevenção da dignidade das crianças será sempre uma prioridade absoluta. Vejo em muitos meios de informação, sobretudo em vosso jornal, a ampliação do tema de forma excitante, investigando detalhadamente a vida de algum sacerdote pedófilo. Assim aparece um de uma cidade dos Estados Unidos, da década de 70, outro na Austrália dos anos 80 e assim por diante, outros casos mais recentes… Certamente, tudo condenável! Algumas matérias jornalísticas são ponderadas e equilibradas, outras exageradas, cheias de preconceitos e até ódio. É curiosa a pouca notícia e desinteresse por milhares de sacerdotes que consomem a sua vida no serviço de milhões de crianças, de adolescentes e dos mais desfavorecidos pelos quatro cantos do mundo! Penso que ao vosso meio de informação não interessa que eu precisei transportar, por caminhos minados, em 2002, muitas crianças desnutridas de Cangumbe a Lwena (Angola), pois nem o governo se dispunha a isso e as ONGs não estavam autorizadas; que tive que enterrar dezenas de pequenos mortos entre os deslocados de guerra e os que retornaram; que tenhamos salvo a vida de milhares de pessoas no Moxico com apenas um único posto médico em 90.000 km2, assim como com a distribuição de alimentos e sementes; que tenhamos dado a oportunidade de educação nestes 10 anos e escolas para mais de 110.000 crianças… Não é do interesse que, com outros sacerdotes, tivemos que socorrer a crise humanitária de cerca de 15.000 pessoas nos aquartelamentos da guerrilha, depois de sua rendição, porque os alimentos do Governo e da ONU não estavam chegando ao seu destino. Não é notícia que um sacerdote de 75 anos, o padre Roberto, percorra, à noite, a cidade de Luanda curando os meninos de rua, levando-os a uma casa de acolhida, para que se desintoxiquem da gasolina, que alfabetize centenas de presos; que outros sacerdotes, como o padre Stefano, tenham casas de passagem para os menores que sofrem maus tratos e até violências e que procuram um refúgio. Tampouco que Frei Maiato com seus 80 anos, passe casa por casa confortando os doentes e desesperados. Não é notícia que mais de 60.000 dos 400.000 sacerdotes e religiosos tenham deixado sua terra natal e sua família para servir os seus irmãos em um leprosário, em hospitais, campos de refugiados, orfanatos para crianças acusadas de feiticeiros ou órfãos de pais que morreram de Aids, em escolas para os mais pobres, em centros de formação profissional, em centros de atenção a soropositivos… ou, sobretudo, em paróquias e missões dando motivações às pessoas para viver e amar.
Não é notícia que meu amigo, o padre Marcos Aurelio, por salvar jovens durante a guerra de Angola, os tenha transportado de Kalulo a Dondo, e ao voltar à sua missão tenha sido metralhado no caminho; que o irmão Francisco, com cinco senhoras catequistas, tenham morrido em um acidente na estrada quando iam prestar ajuda nas áreas rurais mais recônditas; que dezenas de missionários em Angola tenham morrido de uma simples malária por falta de atendimento médico; que outros tenham saltado pelos ares por causa de uma mina, ao visitarem o seu pessoal. No cemitério de Kalulo estão os túmulos dos primeiros sacerdotes que chegaram à região… Nenhum passa dos 40 anos. Não é notícia acompanhar a vida de um Sacerdote “normal” em seu dia a dia, em suas dificuldades e alegrias consumindo sem barulho a sua vida a favor da comunidade que serve. A verdade é que não procuramos ser notícia, mas simplesmente levar a Boa-Notícia, essa notícia que sem estardalhaço começou na noite da Páscoa. Uma árvore que cai faz mais barulho do que uma floresta que cresce. Não pretendo fazer uma apologia da Igreja e dos sacerdotes. O sacerdote não é nem um herói nem um neurótico. É um homem simples, que com sua humanidade busca seguir Jesus e servir os seus irmãos. Há misérias, pobrezas e fragilidades como em cada ser humano; e também beleza e bondade como em cada criatura…
Insistir de forma obsessiva e perseguidora em um tema perdendo a visão de conjunto cria verdadeiramente caricaturas ofensivas do sacerdócio católico na qual me sinto ofendido. Só lhe peço, amigo jornalista, que busque a Verdade, o Bem e a Beleza. Isso o fará nobre em sua profissão.

Em Cristo.

Padre Martin Lasarte, SDB

000843.jpg

– Parabéns, Rei Pelé, pelos seus 74 anos!

A primeira vez que matei aula na vida, foi para assistir ao jogo dos 50 anos de Pelé no San Ciro, em Milão! Lá ocorreu um amistoso contra a “Seleção do Resto do Mundo” (o time tinha na ponta-esquerda Rinaldo! Aff…).

Tudo o que vi de Pelé em campo foi através de VT. Imagine o que devo não ter visto… Se jogasse agora, com a qualidade da bola, do material esportivo, dos gramados e com a existência dos cartões amarelos e vermelhos (a maior parte da carreira dele aconteceu antes do advento dos cartões), teria passado de 2000 gols!

Parabéns ao Pelé e ao Edison no seu(s) aniversário(s) (como ele mesmo desassociou sabiamente a figura dos dois). Igual outro Pelé, dificilmente teremos. Maradonas e Messis – também raros – surgirão; mas Pelé…

imgres.jpg

– Boa e coerente convocação na incoerente Seleção.

Para o amistoso da Seleção Brasileira Principal na próxima data-FIFA, Dunga não convocou os jogadores que atuam no Brasil para não prejudicar os clubes na reta final do Brasileirão. Alexandre Gallo desconvocou os atletas sub21 que também disputam o Campeonato Brasileiro para o amistoso da Seleção Brasileira Olímpica na China.

O que penso?

Errou! Deveria chamar a força máxima, afinal, são amistosos oficiais. E a CBF não deveria marcar jogos do Campeonato Nacional (como o resto do mundo faz) a fim de se respeitar o calendário.

Sobre os atletas, Dunga acertou ao chamar quem estava disponível. A maior parte dos jogadores convocados está jogando bem. Isso não quer dizer que sejam craques, apenas que é a força que se tem no momento. Por exemplo, Luiz Adriano é um bom jogador (não é ótimo) e está no Shaktar numa fase boa. Mas que ele não tenha sido convocado por causa dos 5 gols no BATE, pois tal jogo não pode se parâmetro. Em suma, é um Grafite em boa fase.

Roberto Firmino é um goleador pouco citado aqui. Faz sucesso no pequeno Hoffenheim da Alemanha, embora, sejamos justos, o time joga para ele.

Servirá para o treinador observá-los, apesar que, por culpa da CBF que marca jogos na data-FIFA, não teremos mais uma vez um teste válido.

Já imaginou Kaká, Robinho, Ganso e tantos outros que lutam por uma vaguinha e ficaram de fora por esse critério? Nariz torcido, certamente.

A injustiça foi a não-convocação de Hulk. Só voltará à Seleção se for para o Real Madrid, colocar Cristiano Ronaldo no banco e marcar 3 gols por jogo. Claramente Dunga não o quer, mesmo com o jogador sendo o “dono” do Zenit hoje.

E a Seleção Sub21? Cheia de jogadores do Livorno, Marselle, Almeria, Brugès… e até do desconhecido Avelino!

Saudade dos anos 80.

bomba.jpg

– O Candidato que não trará discórdia!

Está assustado com a ferocidade dos militantes petistas e tucanos?

Vou fazer como meu amigo Adilson Freddo: Declaro meu voto e escolho o candidato do consenso, assim ninguém fica “pilhando” ( e enchendo o saco) nas redes sociais!

Olha só:

bomba.jpg

– A Injusta Expulsão em Chapecoense 0 x 0 São Paulo

O árbitro carioca Wagner do Nascimento Magalhães estava fazendo uma boa arbitragem no jogo Chapecoense 0 x 0 São Paulo. Porém, errou feio aos 30 minutos do 2o tempo!

Fabinho (CHA) conseguiu avançar num contra-ataque. Próximo à entrada da área, Paulo Miranda (SPFC) que o acompanhava supostamente o tocou levemente.

Confesso que não senti firmeza se houve o contato ou não. Para mim, ao sentir a proximidade do defensor o jogador catarinense se joga. Mas mesmo se houvesse o toque, não deveria expulsar o jogador são-paulino.

Não era situação clara e eminente de gol.

Não era “último homem”.

Não foi lance violento.

Na sobra de bola havia um outro jogador dando cobertura.

Portanto, ali o Cartão Amarelo seria o ideal, CASO TENHA SIDO FALTA.

Muricy Ramalho que terá tantos desfalques para o próximo jogo, pode colocar essa expulsão na conta do árbitro…

bomba.jpg

– Sexo Seguro é…

Com sua esposa (o), ou seja – dentro do casamento, com fidelidade.

Quer melhor prevenção a doenças do corpo e da alma?

1463962_600933103307629_2013851471_n.jpg

– Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras e a brincadeira do gol de queimada! Anulou certo ou errado?

O lance do gol anulado de Egídio que prejudicou o Cruzeiro no Mineirão nesta quarta-feira contra o Palmeiras me fez recordar: na EEPG Irmã Úrsula Gherello, a querida Escola Rural da Caic, nossas regrinhas de infância eram simples como a tomada de decisão do árbitro Péricles Bassols. Ou seja, BATEU NA MÃO, PÁRA O JOGO!

Egídio avançou, entrou na área e chutou. O goleiro Fernando Prass fechou o ângulo, mas eis que quando o cruzeirense chuta, um zagueiro palmeirense dá um carrinho na bola, que sobe e bate no braço do lateral esquerdo do Cruzeiro, entrando no gol.

Gol legal, válido e de mão!

Porém… o juizão anulou o lance.

Como justificar?

Impossível. Equívoco total! Jogada claramente sem intenção, movimento natural do braço, rápido, a queima-roupa e sem colocar nada em risco. E vale ressaltar: não dá para achar qualquer subjetividade na regra, na orientação da FIFA ou na interpretação da CBF que possa invalidar o lance.

Seu Péricles Bassols errou feio…

Quer prova disso? Veja o que a própria CBF escreveu aos árbitros dias atrás:

bomba.jpg
bomba.jpg

– Arbitragens com Critérios Geográficos?

Quando mais se aproxima das finais dos campeonatos (de quaisquer divisões), mais fica difícil escalar árbitros.

Seja pelo número diminuto em decorrência da competência, seja pelos vetados (tenha certeza: clube veta sim!), seja pelos reprovados em teste físico ou ainda… pelo estado em que o juiz nasceu!

Pois é: na série C dias atrás, Guarani x Caxias jogariam com arbitragem de um árbitro carioca. Porém, como o Madureira também era interessado pelo placar, a Comissão de Árbitros mudou a escala.

Imagine no Brasileirão: se escalar paulista em jogo do Cruzeiro, se existir erro, poderão dizer que há interesse da Federação Paulista em ajudar o São Paulo, seu filiado (Raphael Claus que o diga no pênalti não marcado no jogo da Raposa contra o Vitória). Se for mineiro que apite jogo do Tricolor, idem na relação inversa. Ou se for gaúcho no jogo do Atlético Mineiro, conspiração pró-Grêmio e Internacional.

E o que fazer? Imagine na Zona do Rebaixamento, onde o desespero em não cair talvez seja maior do que a vontade de classificar…

O que se vem promovendo – e contesto isso – é a escala de árbitros de estados que não estejam na série A. Vide o número de árbitros e bandeiras de federações cujos principais clubes estão na série B, C ou D.

Quer exemplo? O FIFA “Chicão de Alagoas”, o aspirante mato-grossense Wagner Reway, o paraense Dewson… todos sortudos no globinho da CBF.

Me recordo que, em determinado período, o sergipano Sidrack Marinho era escalado em quase toda a rodada. O rei dos clássicos do eixo Rio – São Paulo!

EU PREFIRO A MERITOCRACIA E A INDEPENDÊNCIA. Quando a cultura do futebol obriga a escolher árbitros de estados fora da briga pelo rebaixamento ou título, me preocupa muito!

bomba.jpg

– Uso do What’sApp trouxe prejuízos às operadoras de Telefonia?

A Vivo começará em MG e RS a cobrar pacotes extras de Internet nos celulares, ao invés de reduzir a velocidade da conexão, como de costume. Suas co-irmãs pretendem fazer o mesmo em breve.

Pensemos: apesar dos grandes lucros, as operadoras de telefonia celular tiveram uma queda violenta de vendas dos pacotes de SMS e de próprias ligações, muito por conta do aplicativo What’sApp.

Será que estão desforrando a diminuição no lucro com os pacotes de dados?

bomba.jpg

– DER vergonhosamente entregará uma rodovia perigosa e com radares!

Indústria da Multa ou Preocupação com o Motorista?

Rodovia Vice Pref Hermenegildo Tonoli continuará sem passarelas, perigosa, com retornos muito mal feitos e sobrecarregada. Mas os radares a 60 km/h estarão lá!

Ridículo…

Extraído do Jornal da Região (Jundiaí), abaixo, extraído de: http://jrjundiai.com/jornaldaregiao/der-avisa-jundiai-itupeva-60-kmh/?fb_action_ids=951386181542329&fb_action_types=og.comments

DER AVISA: JUNDIAÍ A ITUPEVA A 60 KM/H

A pedido do “Jornal da Região”, o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) emitiu uma nota afirmando que a velocidade na Rodovia Vice-Prefeito Hermenegildo Tonoli, de Jundiaí a Itupeva, é de 60 Km/h em toda a sua extensão.

O DER esclarece uma dúvida dos usuários, que pensavam que o único trecho a 60 Km/h era próximo ao Pesqueiro, no bairro do Eloy Chaves e Medeiros.

Segundo nota do DER, a velocidade é válida para todo o trecho até a cidade de Itupeva.

O Departamento lembra ainda que está instalando os radares de velocidade e eles não estão operando, porque há obras de recapeamento asfáltico (dentro dos padrões) para trânsito pesado.

Tão logo as obras sejam concluídas e os radares aferidos, é que começam a ser aplicadas as multas.

bomba.jpg

– Disney e mais uma Princesa: Moana

A Disney realmente é insuperável. Depois do sucesso Frozen, mais uma princesa será lançada: Moana, uma princesinha filha de um rei polinésio, que fará uma viagem pelo Pacífico Sul para cumprir a missão dos seus ancestrais.

Alguém duvida de filas nas portas dos cinemas e uma enxurrada de brinquedos nas lojas?

Seria Moana uma Lillo (do Lillo & Sticht) adolescente?

bomba.jpg

– Pesquisas Eleitorais no embate Dilma x Aécio: Devo acreditar em quem?

A pesquisa Isto É / Sensus mostra Aécio Neves 13 pontos a frente de Dilma Rousseff.

Já a pesquisa Datafolha mostra Dilma 2 pontos a frente de Aécio.

Hoje sai a do Ibope.

Quem está com a razão? Ou será que a desculpa é que os brasileiros mudam o voto diariamente? 

Pesquisa científica é ciência, mas as das Eleições estão em xeque…

bomba.jpg

– Mano Menezes no Corinthians e o clima organizacional

Nas nossas aulas de Administração de Empresas, costumamos abordar o tema “clima organizacional”. E para Mano Menezes, ele é péssimo atualmente.

Em uma rodada em que jogue mal e perca, torcedores querem a cabeça do técnico. Mas aí vem uma vitória e a coisa acalma. Até a próxima derrota…

Perde do lanterna Botafogo e dos times lutando pelo rebaixamento, mas ganha do líder Cruzeiro, do vice-líder Internacional e do 3o colocado São Paulo.

Como definir o Timão e seu treinador?

O apelido de Robin Hood talvez seja perfeito mesmo nesse Brasileirão. Mas o certo é: Mano não será o treinador em 2015. E se o seu substituo, se não for Tite, quem será?

bomba.jpg

– Natura e o #Urbano

A Natura está enfrentando algo inesperado, após o lançamento do seu perfume masculino #Urbano: o sem-número de reclamações de que a fragrância lembra o cheiro de… Maconha!

Devido a quantidade de queixas, principalmente nas Redes Sociais, a empresa se manifestou dizendo que:

Do ponto de vista químico, a crítica não procede. O perfume tem apenas notas que remetem a cheiros como fumaça, fumo e afins”.

Mas uma consideração importante: se o consumidor achar que algo está errado, a Natura se comprometeu a trocar o produto na hora.

Quando se cria um mito sobre determinado produto…

xi…

bomba.jpg

– De novo confronto entre torcidas? O que pensar?

Mais uma morte após brigas de torcidas organizadas de futebol, agora, após emboscada na Rodovia Anchieta na partida que envolveu Palmeiras x Santos no Pacaembu.

Todos sabem que são briguentos.

Todos sabem que usam drogas na maioria.

Todos sabem que estão associados ao bandidismo.

Todos sabem que levam privilégios dos clubes.

Todos sabem que a maioria não trabalha.

Todos sabem que eles afastam os torcedores de bem dos estádios.

Ninguém faz nada para coibir a presença dessas gangues nos arredores das praças esportivas.

Ninguém os impede de entrar no estádio.

Ninguém prende “pra valer” esses caras.

Ninguém faz leis efetivas para acabar com esses grupos.

Ninguém os obriga a comprar ingresso na bilheteria e sentar em lugar marcado.

Ninguém os responsabiliza pelos danos em estádios, nas vidas ceifadas ou no terror urbano promovido.

O que principalmente todos sabem e ninguém responde, é como esses marginais travestidos de torcedores têm tanta benesse e privilégios – maiores do que os torcedores comum. Afinal, são escoltados pela Polícia nas ruas no caminho aos estádios, recebem ingressos gratuitos e estão à margem das leis sem comparados a um torcedor comum.

E o que fazer, José?

bomba.jpg

– Maluf Forever!

Maluf continua sendo procurado pela Interpool. Já é “achado e localizado”, mas se sair do Brasil pode ser preso.

Porém, na campanha eleitoral, obteve votação expressiva como Deputado Federal, ainda não confirmado pois é ficha suja.

Mas os eleitores não sabiam disso?

Claro que sabiam, mas se sensibilizam com a história do “rouba mas faz”.

Compartilho frase de autor desconhecido que retrata bem sobre isso:

Um povo que elege corruptos não é vítima, é cúmplice

Quantos Malufs não foram eleitos Brasil afora… seja pela admiração ou por outro modo operante da coisa, como compra de votos e coerção.

bomba.jpg

– Auro, o bom menino e os pares ideais!

Leio que o jovem lateral direito Auro, recentemente promovido do time Sub 20 do São Paulo para a equipe profissional, é um garoto exemplar. Dá todo o dinheiro do seu salário aos pais e fica com apenas R$ 500,00 de mesada, suficiente, segundo ele, para o seu dia-a-dia de vida modesta e regrada.

Seus planos são: conseguir a tão sonhada casa própria aos pais, casar, constituir família e não perder os laços de boa amizade na sua cidade natal, Jaú.

Tal declaração é um sonho de consumo para qualquer clube de futebol em meio a atletas que, ainda em formação, se acham craques, caem nas tentações, baladas e maus aconselhamentos, se perdendo no caminho.

Impossível não falar sobre tal assunto e não lembrar da necessidade dos clubes promoverem seus jogadores com educação e assistência social. E mais: pessoas corretas orientando a vida desses jovens. Recordo-me das histórias sobre o treinador Telê Santana, que contam como ele aconselhava seus comandados a respeito do que comprar e como investir o salário, além de dicas sobre a vida. Dizem que Muricy Ramalho, seu adepto, faz o mesmo.

E pensar que hoje alguns treinadores cobram “pedágio” mensal de jogadores para serem contratados, bem como negociam como se fossem empresários extorquindo deles parte do soldo das transações…

Enfim, que os garotos se espelhem em Auro. E ao mesmo tempo que escrevo isso, me vem a mente a declaração do pai do atacante Jô, que tem faltado aos treinos do Atlético Mineiro e foi flagrado em baladas no Rio de Janeiro:

Tomara a Deus que meu filho não esteja se tornando um novo Adriano [Imperador]”.

Um bom atleta depende muitas vezes de um bom clube, uma estrutura que o torne responsável como esportista e cidadão, e, claro, de boas companhias. Nesse momento, um treinador do bem transforma a via de qualquer menino.

bomba.jpg

– E quem contesta o curriculum de Thomas Edison?

Hoje é o dia em que foi inventada a lâmpada elétrica, em 1879, por Thomas Edison.

O que seria de nós sem as lâmpadas, não? Mas não é sobre isso que falaremos, e sim sobre gênios!

Leonardo Da Vinci é famoso por sua genialidade e inúmeras invenções revolucionárias (além, claro), da Mona Lisa, sua pintura marcante. Mas Thomas Edison não fica atrás, veja suas invenções (extraído da Wikipedia):

THOMAS EDISON

Thomas Alva Edison (Milan, Ohio, 11 de Fevereiro de 1847West Orange, Nova Jérsei, 18 de Outubro de 1931) foi um empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.

Na sua vida, Thomas Edison registrou 2.332 patentes. O fonógrafo foi uma de suas principais invenções. Outra foi o cinematógrafo, a primeira câmera cinematográfica bem-sucedida, com o equipamento para mostrar os filmes que fazia. Edison também aperfeiçoou o telefone, inventado por Antonio Meucci, em um aparelho que funcionava muito melhor. Fez o mesmo com a máquina de escrever. Trabalhou em projetos variados, como alimentos empacotados a vácuo, um aparelho de raios X e um sistema de construções mais baratas feitas de concreto.

Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústria do cinema.

Em 1969 foi incluído no Automotive Hall of Fame.

bomba.jpg

– O Oscar do Chelsea e o Oscar do Brasil

O jogador Oscar foi decisivo na partida do final de semana do Chelsea contra o Crystal Palace, pelo Campeonato Inglês.

Leia que interessante: em 20 de setembro de 2013 (9 meses antes da Copa do Mundo do Brasil), José Mourinho, seu treinador, em entrevista oficial ao site do clube, logo que chegou ao time inglês disse:

Oscar é o meu camisa 10 e se alguém não me disser que ele não foi o melhor jogador da temporada eu terei que discordar”.

Hoje, 20 de outubro de 2014, o mesmo Mourinho disse em coletiva:

“Oscar não é só um camisa 10. As evoluções que ele teve física e mental o permitem ser um jogador fantástico (…) Ele olha para os lados, para trás para frente e analisa o jogo, vendo aonde o time precisa dele para movimentar a bola e criar equilíbrio”.

Sem dúvida, na dificílima e empolgante Premier League, o meia brasileiro está muito bem. Mas e na Seleção Brasileira?

Puxa… com a camisa Canarinho ainda não se tornou um talento louvado pelos torcedores e por parte da crítica. Seria a posição em campo, a qualidade dos companheiros ao seu lado, ou a falta de treino e a fase do Escrete Brasileiro?

Faça a sua reflexão. Aliás… quem são os jogadores aptos para aquela função? Deixe seu comentário:

bomba.jpg