– O Polêmico Gol anulado em Inter-RS X Palmeiras

Uma situação que certamente gerará muita reclamação: aos 17 minutos do segundo tempo, estando a partida Internacional 2 X 1 Palmeiras, Hernan Barcos empata o jogo. Porém, o gol fora com um golpe deliberado com a mão; portanto, ilegal.

Entretanto, o árbitro alagoano da FIFA Francisco Carlos Nascimento não observou a infração e confirmou o gol. Seu bandeira mais próximo correu para o meio campo (gesto que indica a legalidade do lance). Mas antes de se reiniciar o jogo, o árbitro mudou de idéia e anulou o gol, marcando infração ao Internacional pelo uso indevido das mão do atacante palmeirense.

Visivelmente, a decisão foi tomada por uma informação recebida. E isso pode?

Depende. O árbitro pode mudar qualquer decisão tomada antes de permitir o reinício da partida, se percebeu algum equívoco no seu ato. Ou seja: se marcou um pênalti e antes do cobrador chutar a bola percebe que houve um engano, pode voltar atrás na sua decisão.

Sendo assim, desde que o Internacional não tenha tocado na bola, ele pode reconsiderar a decisão de validar ou não o gol do Palmeiras. O problema é: a origem da informação!

O árbitro pode receber informação sobre alguma irregularidade de qualquer lance através dos bandeiras, dos adicionais da linha de meta (AAA) e do quarto árbitro, pois eles formam o sexteto de arbitragem. Claro, sem o uso de recursos eletrônicos.

Se o delegado da partida (é o elemento normalmente postado próximo ao 4o árbitro e que representa a CBF, habitualmente caracterizado pelo terno e gravata) passar alguma informação ao árbitro (ou para o quarto árbitro, bandeira ou adicional, que repassaria ao árbitro), o procedimento se torna ilegal. Delegado de jogo não faz parte da equipe da arbitragem.

A crítica quanto ao jogo deste sábado por parte do Palmeiras é que o árbitro houvera sido informado pelo delegado da partida, Gerson Baluta, após ele ter visto a irregularidade numa TV ou sido informado por alguém com imagens.

Ora, aqui nem importa se a informação veio de imagem de TV ou não; importa é que, caso a informação veio do Delegado da Partida, ele é um terceiro que não pode ter tal poder.

Como nada foi provado (até agora), certamente teremos na súmula e demais documentos do jogo que o gol foi anulado com certa demora pois a informação veio do árbitro adicional da linha de meta ou do quarto-árbitro via rádio-comunicador, tornado assim todo o procedimento legal.

Caso exista alguma imagem que prove a interferência do Delegado, ele e o árbitro provavelmente serão suspensos e um bom advogado tentará usar o argumento de “erro de direito” (quando o erro do árbitro surge de uma irregularidade por desconhecimento ou não uso correto da Regra do Jogo), o que resulta em anulação da partida.

A ironia é: se comprovada alguma irregularidade, ela, mesmo indevida, corrigiu uma injustiça da partida. Trocando em miúdos: o Palmeiras reclama da anulação de um gol de mão, reconhecido pelos seus atletas e pela sua equipe técnica como irregular!

É por situações assim que discutir regras de futebol é apaixonante.

4 comentários sobre “– O Polêmico Gol anulado em Inter-RS X Palmeiras

  1. Eu tenho certeza que tudo ficará como está, em favor do Palmeiras nada de bom acontece, só fomos prejudicados o campeonato inteiro e nada aconteceu para pelo menos deixar de ser prejudicados, pelo contrario a cada rodada uma roubada e foi assim, e agora será que vai acontecer alguma coisa para retroceder esta situação, devemos lembrar que gol de mão é coisa de Argentino, e o do maradona valeu até na copa do mundo, porque no brasileirão não pode valer? não pode porque foi do palmeiras, se fosse de qualquer outro time valeria.

    Curtir

  2. BOA TARDE.

    Gostaria de tirar uma dúvida.

    no lance do gol de mão do Barcos, nota-se que 1 ou possivelmente 2 jogadores do inter o seguram pela camisa, impedindo-o de se projetar em direção a bola. como houveram duas irregularidades opostas, na mesma jogada; se o arbitro tivesse analisado o lance, qual das duas infrações ele teria que assinalar?

    obrigado
    enviei esta pergunta no email

    Curtir

  3. Rafael, se Barcos foi puxado, ele sofreu pênalti. E como a ação de segurar a camisa antecede por segundos a da mão, é tiro penal e tudo o que aconteceu depois fica sem efeito.
    Se ocorrem infrações simultâneas (exatamente no mesmo instante), veja que incrível: se dá bola ao chão!

    Curtir

  4. O problema e que se tiver outro,vamos perder outra vez,sou palmeirense ,mas,ja faz (03)trez anos que estamos querendo voltar para segunda divisao.fse tirarmos o Barcos do time o Palmeiras vai ter enorme dificuldade de permabecer na serie B

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.