– O Caso dos Santinhos Eleitorais de Itupeva: A Mando de Quem?

Absurdos da Eleição: em Itupeva/SP, os candidatos Marcão Marchi (PSD – 55) e prof Bocalon (PT – 13) eram os dois favoritos no pleito para a Prefeitura. Entretanto…

No dia da votação, apareceu uma enxurrada de “santinhos” do candidato Marcão. Porém, ao invés de estar com o número 55, aparecia em tamanho garrafal o 45!

Qualquer desavisado que fosse votar no candidato do PSD e não soubesse o número, seria induzido ao erro. E como não havia candidato do PSDB – 45, o erro culminava em voto nulo.

Algumas observações:

– Teria sido um absurdo erro da gráfica que fez os santinhos de maneira equivocada e o PSD não percebeu, distribuindo-os com erro?

– Alguém propositalmente tentou prejudicar a candidatura do referido, a fim de privilegiar outra candidatura?

O certo é que tal erro favoreceu o candidato do PT. Mas vale lembrar: se os votos nulos fossem computados para o 55, ainda assim Bocalon teria conseguido a maior parte dos votos e se elegeria. Portanto, tal iniciativa não resultou na vitória, e sim a campanha realizada (independente dos métodos).

Sem qualquer dúvida, o questionamento é: a pessoa que fez isso não cometeu crime eleitoral? Então será punida? E se beneficiou algum candidato, com golpe tão baixo, imagine durante o mandato o que tal pessoa pode fazer?

imgres.jpg

Um comentário sobre “– O Caso dos Santinhos Eleitorais de Itupeva: A Mando de Quem?

  1. O mais grave de tudo é que alguém usou CAIXA DOIS para imprimir os papeis. Ou seja, isto já é CRIME ELEITORAL. Não importa quem ganhou. Quem fez TEM que ser punido !

    A lei não diz que TODO material promocional tem que ter CNPJ da campanha, constar no relatório de gastos, etc?

    Eu, como cidadã, me sinti usando um nariz de palhaço….Daí para se chegar a Aref, Aurélio Miguel, anões do orçamento e toda a laia de gente, não falta nada… é só uma questão de quanto cada um “desvia”…

    José Dirceu, Genoino, Delúbio, etc.. fizeram a MESMA escola..

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.