– Agora, nossa Língua Portuguesa é diferente!

E essa, poucos perceberam!

No último dia 03, Aloizio Mercadante (Ministro da Educação) e a presidente Dilma Roussef modificaram uma regra da língua portuguesa. As profissões, quando comum de dois gêneros, deverão diferenciar o profissional masculino e feminino.

Por exemplo: “o bombeiro” e “a bombeiro” virarão: “o bombeiro” e “a bombeira”.

Assim, poderemos chamar dona Dilma de presidenta tranquilamente.

E como fica: “o jornalista” e “a jornalista”? Teremos “Jornalisto”? Dentisto? Repórtera?

Ironias a parte, está abaixo a lei:

LEI Nº 12.605, DE 3 DE ABRIL DE 2012.

Determina o emprego obrigatório da flexão de gênero para nomear profissão ou grau em diplomas.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º As instituições de ensino públicas e privadas expedirão diplomas e certificados com a flexão de gênero correspondente ao sexo da pessoa diplomada, ao designar a profissão e o grau obtido.

Art. 2º As pessoas já diplomadas poderão requerer das instituições referidas no art. 1º a reemissão gratuita dos diplomas, com a devida correção, segundo regulamento do respectivo sistema de ensino.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 3 de abril de 2012; 191º da Independência e 124º da República.

DILMA ROUSSEFF

Aloizio Mercadante

Eleonora Menicucci de Oliveira

Este texto não substitui o publicado no DOU de 4.4.2012

– Os Sabonetes que Enganam os Consumidores

Protex, Lifebuoy e Dettol: os 3 sabonetes que prometem acabar com bactérias, realmente as eliminam?

Pois é… A Proteste (aquela instituição que sempre testa os produtos ao extremo) fez a prova com 10 marcas. O resultado? Que poucos eliminam bactérias. O Protex, por exemplo, é líder de vendas e não eliminou nenhuma!

Extraído de: http://is.gd/FRoz5t

PROTEX E OUTROS SABONETES NÃO PROTEGEM CONTRA BACTÉRIAS, DIZ PROTESTE

Sabonetes bactericidas prometem acabar com as bactérias e germes presentes no corpo, mas, segundo teste da Proteste, nem todos eles cumprem a promessa. Protex (em barra e líquido) e Lifebuoy líquido não eliminaram nenhuma das quatro bactérias testadas, apesar de se autointitularem bactericidas. O Dove hidratante também não eliminou bactérias.

Foram analisados dez produtos bactericidas, sendo três líquidos e sete na versão em barra, entre eles dois sabonetes hidratantes – Dove e Granado Tradicional – eleitos o melhor do teste e a escolha certa pela Proteste no ano passado.

Os três produtos mais bem avaliados são em barra. E esses produtos devem ser usados com frequência apenas nas mãos.

Oito sabonetes eliminaram a bactéria Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes humanas. “A constatação mais surpreendente foi quanto ao Protex. O sabonete, líder nesse segmento, garante acabar com 99,9% das bactérias presentes na pele. Porém, não eliminou, nem sequer reduziu, qualquer micro-organismo usado no teste”, diz a publicação do instituto de proteção ao consumidor.

Dos cinco sabonetes que anunciavam proteger a pele contra o S. aures, somente o Dettol em barra confirmou sua ação. Protex e Lifebuoy, nas versões sólidas, ainda garantem eliminar a S. marcescens, o que só o Lifebuoy conseguiu. Vale ressaltar que Granado Antisséptico, Ypê, Racco e Protex não indicam em seus rótulos para quais bactérias devem agir. No entanto, fora o Protex, esses produtos demonstraram ação bactericida.

Para fazer o teste de eficácia bactericida, utilizamos uma solução padrão, composta de sujeira “criada em laboratório” e quatro bactérias específicas. A solução foi colocada em diferentes placas e, em cada uma delas, foi aplicada uma quantidade de sabonete. Foram bem avaliados aqueles produtos que conseguiram eliminar, em um período de cinco minutos, a 20oC, a maior quantidade de bactérias.

Outro lado

A Colgate, companhia da linha Protex informa que ainda não tem um posicionamento sobre os resultados do teste da Proteste. A Unilever, detentora da marca Lifebuoy, esclarece que o produto fabricado pela empresa atende todas as normas vigentes no Brasil, tanto com relação aos processos de fabricação, quanto aos ingredientes presentes. “A empresa não recebeu da Pro Teste o laudo de análise do produto citado, portanto desconhece os critérios e metodologias utilizadas para se posicionar sobre tais resultados”. Já sobre o Dove, a assessoria da marca afirma que o produto não divulga ter propriedades bactericidas.

 

RESPOSTA DA COLGATE-PALMOLIVE

COMUNICADO DA COLGATE-PALMOLIVE À IMPRENSA

Líder no segmento de sabonetes antibacterianos, a marca Protex® cuida da saúde das famílias, ajudando a eliminar as bactérias da pele além de criar uma barreira protetora de longa duração.

Protex® é clinicamente comprovado para eliminar 99,9% das bactérias. Mundialmente, os benefícios de Protex® são comprovados por diversos estudos científicos que seguem reconhecidos padrões internacionais.  Estes estudos são realizados com pessoas usando o sabonete Protex® e água. A prova da eficácia de Protex® foi analisada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Recentemente, uma revista ao consumidor analisou a eficácia antibacteriana de várias marcas de sabonete, incluindo Protex®. Os detalhes da metodologia, que não envolvem pessoas usando os sabonetes, não foram disponibilizados e por isso não podemos comentar sobre o seu mérito científico.

A marca Protex® tem eficácia comprovada com suporte de vários estudos científicos e respeita muito a confiança das famílias brasileiras adquirida ao longo de mais de 25 anos.

– Sim pela Vida! E o Estatuto do Nascituro?

Publico esse texto sem saber o resultado final da votação sobre a permissão do aborto para os casos de gravidez de anencéfalos, que ocorrerá hoje.

Independente da decisão da Justiça, quero marcar minha opinião: sou contra qualquer forma de aborto. Para mim, a vida sempre estará em primeiro lugar.

Infelizmente, no Congresso não se discutiu o “Estatuto do Nascituro”, e parece nem querer! Onde estão os políticos engajados pela causa?

Respeito as opiniões contrárias a minha, mas é minha posição e convicção.

Sobre nascituros, publico informação sobre a data da reflexão por eles: 08 de Outubro.

DIA DO NASCITURO

O Dia do Nascituro é um dia de reflexão em defesa da vida, onde há apologia de todos os nascituros (que quer dizer, aqueles que nascerão) e de combate a qualquer forma de aborto. É um dia pelo direito à vida daqueles que estão no ventre. Também é um dia de apoio às mulheres grávidas que passam por dificuldades de quaisquer formas: financeiras, de saúde, de amparo, entre outras.

Uma de suas mártires é a italiana Santa Gianna Beretta Molla, canonizada há pouco tempo. Abaixo, sua história:

Santa Gianna Beretta Molla (1922-1962)

Gianna Beretta Molla, o décimo segundo filho do casal Alberto Bereta e Maria de Micheli, ambos da Ordem Terceira Franciscana, nasceu em Magenta (Milão,Itália), no dia 4 de outubro de 1922, dia de São Francisco. Desde sua primeira juventude, acolhe plenamente o dom da fé e a educação cristã, recebidas de seus ótimos pais. Esta formação religiosa ensina-lhe a considerar a vida como um dom maravilhoso de Deus, a ter confiança na Providência e a estimar a necessidade e a eficácia da oração.

No dia 4 de abril de 1928, com cinco anos e meio, fez a Primeira Comunhão. Desde esse dia, mesmo muito pequena, todos os dias acompanhava sua mãe à Santa Missa. Foi Crismada dois anos depois na Catedral de Bérgamo.

Durante os anos de estudos e na Universidade, enquanto se dedicava diligentemente aos seus deveres, vincula sua fé com um compromisso generoso de apostolado entre os jovens da Ação Católica e de caridade para com os idosos e os necessitados nas Conferências de São Vicente. Formou-se com louvor em medicina e cirurgia em 30 de novembro de 1949 pela Universidade de Pavia (Itália), em 1950 abre seu consultório médico em Mêsero (nos arredores de Milão). Entre seus clientes, demonstra especial cuidado para as mães, crianças, idosos e pobres.

Especializou-se em Pediatria na Universidade de Milão em 1952, mas freqüentou a Clínica Obstétrica Mangiagalli, pois por seu grande amor às crianças e às mães pretendia unir-se ao seu irmão, Padre Alberto, médico e missionário no Brasil que, com a ajuda do seu outro irmão engenheiro, Francesco, construíram um hospital na cidade de Grajaú, no Estado do Maranhão. A Beata Gianna, por sua saúde frágil, foi desaconselhada pelo Bispo Dom Bernareggi em vir ao Brasil.

Enquanto exercia sua profissão médica, que a considerava como uma «missão», aumenta seu generoso compromisso para com a Ação Católica, e consagra-se intensivamente em ajudar as adolescentes. Através do alpinismo e do esqui, manifesta sua grande alegria de viver e de gozar os encantos da natureza. Através da oração pessoal e da dos outros, questiona-se sobre sua vocação, considerando-a como dom de Deus. Opta pela vocação matrimonial, que a abraça com entusiasmo, assumindo total doação «para formar uma família realmente cristã».

Em 1954 conheceu o engenheiro Pietro Molla. Noivaram em 11 de abril de 1955. Prepara-se ao matrimônio com expansiva alegria e sorriso. Ao Senhor tudo agradece, e ora. Na basílica de São Martinho, em Magenta, casa aos 24 de setembro de 1955, tendo a cerimônia sido presidida por seu outro irmão Padre Giuseppe. Transforma-se em mulher totalmente feliz. Em novembro de 1956, já é a radiosa mãe de Pedro Luís (Pierluigi); em dezembro de 1957 de Mariolina (Maria Zita) e, em julho de 1959, de Laura. Com simplicidade e equilíbrio, harmoniza os deveres de mãe, de esposa, de médica e da grande alegria de viver.

Na quarta gravidez, aos 39 anos em setembro de 1961 no final do segundo mês de gravidez, vê-se atingida pelo sofrimento e pela dor. Aparece um fibroma no útero. Três opções lhe foram apresentadas: retirar o útero doente, o que ocasionaria a morte da criança, abortar o feto, ou a mais arriscada, submeter-se a uma cirurgia de risco e preservar a gravidez. Antes de ser operada, embora sabendo o grave perigo de prosseguir com a gravidez, suplica ao cirurgião “Salvem a criança, pois tem o direito de viver e ser feliz!” , então, entrega-se à Divina Providência e à oração. Submeteu-se à cirurgia no dia 6 de setembro de 1961. Com o feliz sucesso da cirurgia, agradece intensamente a Deus a salvação da vida do filho. Passa os sete meses que a distanciam do parto com admirável força de espírito e com a mesma dedicação de mãe e de médica. Receia e teme que seu filho possa nascer doente e suplica a Deus que isto não aconteça.

Alguns dias antes do parto, sempre com grande confiança na Providência, demonstra-se pronta a sacrificar sua vida para salvar a do filho: “Se deveis decidir entre mim e o filho, nenhuma hesitação: escolhei – e isto o exijo – a criança. Salvai-a”. Deu entrada, para o parto, no hospital de Monza, na sexta-feira da Semana Santa de 1962. Na manhã do dia seguinte, 21 de abril de 1962, nasce Joana Manuela (Gianna Emanuela). Apenas teve a filha por breves instantes nos braços. Apesar dos esforços para salvar a vida de ambos, na manhã de 28 de abril, em meio a atrozes dores e após ter repetido a jaculatória “Jesus eu te amo, eu te amo” morre santamente. Tinha 39 anos. Seus funerais transformaram-se em grande manifestação popular de profunda comoção, de fé e de oração. A Serva de Deus repousa no cemitério de Mêsero, distante 4 quilômetros de Magenta, nos arredores de Milão (Itália).

“Meditata immolazione” (imolação meditada), assim Paulo VI definiu o gesto da Beata Gianna recordando, no Ângelus dominical de 23 de setembro de 1973, “uma jovem mãe da Diocese de Milão que, para dar a vida à sua filha sacrificava, com imolação meditada, a própria”. É evidente, nas palavras do Santo Padre, a referência cristológica ao Calvário e à Eucaristia.

O milagre da beatificação aconteceu no Brasil, em 1977, na cidade de Grajaú, no Maranhão, naquele hospital onde queria ser missionária, onde foi beneficiada uma jovem protestante que tinha dado à luz.

Foi Beatificada pelo Papa João Paulo II, em 24 de abril de 1994 no Ano Internacional da Família, tendo sido considerada esposa amorosa, médica dedicada e mãe heróica, que renunciou à própria vida em favor da vida da filha, na ocasião da gestação e do parto.

– Aposentados de Itupeva e seus Direitos

por Reinaldo Oliveira

No dia 11 de abril, com início às 20h, no salão da Paróquia São Sebastião, aposentados de Itupeva participaram de uma palestra com esclarecimentos e orientações sobre seus direitos, promovida pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região em parceria com a Pastoral Fé e Política. Por conta disso, diretores da AAPJR e um agente da Pastoral Fé e Política, falaram ao público presente. Iniciando a palestra o presidente da AAPJR, Edegar de Assis, falou sobre o trabalho da Associação que é voltado à defesa dos direitos dos aposentados e sobre benefícios que a entidade oferece ao associado. Falou também que a brutal defasagem salarial que atinge a classe dos aposentados tem dois motivos: o primeiro é o fator previdenciário – que numa luta da categoria foi derrubado no Congresso Nacional, porém o presidente Lula, quando ainda no cargo, vetou. O outro motivo é o atual sistema de aumento no pagamento do aposentado, citando como exemplo os índices para neste ano. Para àqueles que recebem um salário mínimo o índice foi de 14,13% e para os que ganham acima do salário mínimo foi de 6,08%. Sobre notícias alarmantes quanto a situação financeira da Previdência Social, esclareceu que para fazer a correção de direitos em atraso, para todos os aposentados do País, o gasto seria entre R$ 4 ou R$ 5 milhões, sendo que o saldo atual em caixa da Previdência é superior a R$ 45 milhões, ou seja: existe condição financeira, porém não existe vontade política. Informou que a Previdência Social do País é a melhor do mundo, dados já conhecidos através de pesquisa mundial. E isto graças ao recolhimento feito da atual massa de trabalhadores aposentados. Falou também da Desvinculação de Recursos da União (DRU), que abocanha 20% de tudo que é arrecadado, e esta montanha de dinheiro é gasto pelos vários setores do Governo Federal sem precisar prestar conta de como e onde ela foi gasto. A título de informação falou que o dinheiro da Previdência Social, em décadas passadas foi usado para os mais diferentes meios como: a construção de Brasília, da Transamazônica, da Ponte Rio-Niterói, da Usina de Itaipu e outras obras faraônicas. Isto porque neste período havia muita arrecadação, pouco controle de como o dinheiro era aplicado e baixo número de pedidos de aposentadorias. Falou sobre o benefício pago pela LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, que paga benefício de um salário mínimo às pessoas abandonadas e que vivem na rua e não têm nenhuma renda comprovada para a sobrevivência. Este benefício só é pago quando em vida, não sendo pago como pensão para dependente após a morte. Falou da nova e cruel Desvinculação da Receita, as mais recentes medidas que o Governo Federal legislou, onde para agradar as grandes empresas e empresários, estas terão isenção de alguns impostos, fato que afetará gravemente a arrecadação da Previdência Social. Isto porque parte da arrecadação destes impostos são destinados à Previdência Social. Logo é uma decisão bastante incoerente, pois beneficia a empresa e o aposentado não. Ou seja: o trabalhador continua contribuindo e as empresas favorecidas, não. Muitos outros assuntos de interesse do aposentado foram apresentados e, próximo do final uma sugestão importante feita pelo público presente: que a cada dois meses seja realizada nova palestra sobre assuntos específicos voltados ao esclarecimento e informação do aposentado e/ou àqueles que estiverem próximos a requererem o benefício da aposentadoria. A data da próxima palestra será divulgada oportunamente.

– Itaú Unibanco namorando HSBC?

Está na IstoÉ Dinheiro dessa semana: O Itau Unibanco está namorando o HSBC no Brasil. Já imaginaram tal aquisição?

Lembrando: no Chile, o Itau Unibanco adquiriu o HSBC local.

Hum… nessa fumaça está parecendo que há fogo mesmo!

– Boas Dicas de Cursos

Quando conhecemos boas coisas, vale a pena compartilhar!

Conversando com o Prof Antonio dos Santos, do Centro de Desenvolvimento de Engenharia Aplicada (CDEA), soube da série de bons cursos voltados ao mercado profissional. E aqui vale a dica: por quê não cursá-los?

São módulos de aperfeiçoamento profissional, e os alunos que estão na Faculdade podem convalidar estes cursos como Atividades Complementares.

A quem interessar, mais informações:

 CDEA – Centro de Desenvolvimento de Engenharia Aplicada

AUDITOR INTERNO DE QUALIDADE – ISO 9001:2008

Dias: 05, 12 e 19 de Maio de 2012   (12 horas/aula, aos sábados no período da tarde)

Horário: Das 13:00 às 17:00 hs

EXCEL AVANÇADO

Dias: 26 de Maio, 02, 16 e 23 de Junho de 2012  (16 horas/aula, aos sábados no período da tarde)

Horário: Das 13:00 às 17:00 hs Obs. Neste curso o participante deve trazer o seu próprio computador.

Os cursos serão realizados no Edifício Nino Plaza, sito à Rua Abílio Figueiredo, 92 – Anhangabaú – Jundiaí – SP

Referência: Correio na Praça da Bandeira, descida para a Avenida 9 de julho.

Interessados poderão se inscrever preenchendo a Ficha de Inscrição em anexo e enviando para o e-mail:  cdea.engenharia@gmail.com.

O conteúdo programático dos cursos encontra-se no site:  www.cdea.com.br .

– Cachoeira Multi Partidário

E dos comunistas aos neoliberais, Carlinhos Cachoeira está em todas!

Agora, a inteligência da Polícia descobriu negociatas com Agnelo Queiroz, chamado de “Zero-Um”.

Cada vez mais percebemos que a contravenção está mandando no país…