– Yoani Sánches não poderá vir ao Brasil

A blogueira que contesta mundo afora o regime castrista e a ditadura em Cuba, Yonai Sánches, não poderá visitar o Brasil. Seu país negou o pedido. Dilma, que esteve por lá nessa semana, também não a recebeu, embora deu visto de entrada.

É em nessa nação que o nosso Brasil quer investir? Tenha dó…

Extraído de: http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2012/02/03/cuba-nega-permissao-para-yoani-visitar-o-brasil/

YOANI TEM O VISTO NEGADO

A ditadura de Cuba negou o pedido da blogueira cubana Yoani Sánchez para viajar ao Brasil. A própria jornalista trouxe a novidade à luz por meio de nota veiculada em seu twitter.

Yoani anotou: “Não há surpresas. Voltaram a me negar a permissão de saída. É a ocasião de número 19 na qual me violam o direito de entrar e sair do meu país.”

A jornalista viria ao Brasil para participar, na Bahia, do lançamento de um documentário que inclui depoimento dela. Por ordem de Dilma, a embaixada brasileira em Havana concedera o visto de entrada.

É datado de 25 de janeiro. Uma semana depois, Dilma voou para Cuba. Na ilha, foi instada a comentar o caso. Saiu-se com uma frase protocolar: “O Brasil deu seu visto para a blogueira. Agora, os demais passos não são de competência brasileira.”

Àquela altura, a decisão já estava tomada. Embora divulgado apenas nesta sexta, o documento que formaliza a resposta negativa da ditadura é datada de 27 de janeiro. Quer dizer: foi expedida dois dias após a emissão do visto brasileiro. Antes da visita de Dilma.

Yoani solicitara uma audiência com Dilma. Não foi recebida. Esperava que a mandatária brasileira intercedesse por ela junto ao regime dos irmãos Fidel e Raúl Castro. Dilma não se animou a fazê-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.