– O Lance da Piadinha “Chuteira do Atacante” e “Luva do Goleiro”

 

Existe uma piadinha manjada sobre futebol, mas que por ser inusitada virou dúvida de regra.

 

A brincadeira é a seguinte:

 

“O jogo acontecia, jogador dividiu na área, a bola ficou pingando, pingando, pingando… em frente ao gol. O atacante pegou a chuteira e a acertou na bola, para tentar marcar o gol”

 

O amigo pergunta: “E o que aconteceu?”

 

“Nada. Pois o goleiro estava caído, pegou sua luva e a jogou na bola, evitando o gol”.

 

Saiba que desta piadinha surgiram questões de regras de jogo! E se isso acontecesse de verdade?

 

Vamos lá: se um jogador arrancar sua chuteira e arremessá-la na bola, a chuteira é considerada extensão do seu braço. Portanto, se a brincadeira se tornar realidade, tem que se marcar tiro livre direto para a defesa, no local onde a bola foi atingida dentro da grande área (e se foi na pequena área, pode cobrar em qualquer local).

 

E, digamos, que só tenha acontecido a parte da “luva do goleiro arremessada”? Aí se marca tiro livre indireto à equipe que ataca, a ser cobrado no local onde a bola foi atingida (e se foi na pequena área, no ponto mais próximo da infração em cima da linha da pequena área paralela á área de meta).

 

E se fosse um zagueiro que salvasse o gol?

Aí você marca pênalti. No caso do goleiro, ele pode usar as mãos, mas fez de um artifício para tirar vantagem. O zagueiro não pode usar as mãos, e como a chuteira é uma extensão da mão, nesse caso faz-se valer tiro penal.

 

Nos 2 primeiros casos, aplica-se o cartão amarelo. No do zagueiro, vermelho. E aí você pode chamar de atitude inconveniente, antidesportiva…

*ATENÇÃO: VEJA A DATA DA POSTAGEM, POIS AS REGRAS MUDAM.

Um comentário sobre “– O Lance da Piadinha “Chuteira do Atacante” e “Luva do Goleiro”

  1. @jacktec7 perguntou:

    E se a chuteira saísse do pé do atacante acertasse a bola e fosse gol, seria legítimo????

    Resposta: Sim, pois a perda foi involuntária. É como jogador que durante a jogada perde a chuteira. Pode continuar o lance, mas se receber a bola descalço não vale.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.