Ramon Abatti Abel foi cotado para apitar a final da Copa do Mundo de Clubes por uma grande virtude: coragem! Expulsou atletas sem fazer média ou ficar se preocupando se era “ainda primeiro tempo ou já segundo tempo”, acionou o protocolo anti-racismo e outras situações corretas. Não foi escalado, supostamente, por questões políticas: havia um iraniano (muito “bom de apito”, sejamos justos, e alinhado com o Ocidente) para ser escalado na Terra do tio Sam e ser cumprimentando por Donald Trump, desafeto da Pérsia (mas essa é outra história).
No jogo desse domingo, voltamos a ver o Abatti Abel do Brasileirão:
– Fausto Vera comete falta em Gonzalo Plata, que poderia ter ficado (popularmente) no “ele, a bola e o gooool” (ou seja: situação clara e iminente de gol).
Apesar do árbitro ter entendido pênalti, o VAR alertou que foi fora da área. E desde algum tempo, a Regra evita a chamada “dupla punição”, que significa: se for falta, Cartão Vermelho; mas se for pênalti, muda-se para Amarelo (goste ou não dessa regra, que eu não curto).
Porém, apesar da falta, o árbitro não expulsou Vera. E por quê?
Provavelmente por não ter entendido como situação clara e iminente de gol. E a FIFA orienta que se considere “os 4 Ds”:
– Direção do gol: Gonzalo Plata realmente partia para o gol.
– Distância da meta: Estava perto dela, tão perto que se pensou em pênalti inicialmente.
– Disputa: Não havia outro adversário de linha, a não ser Fausto Vera, para disputar a bola (penso que isso não se discute).
– Domínio: aqui o imbrolho! Existiu o domínio efetivo, pleno, total? A única explicação para o árbitro desconsiderar o Cartão Vermelho é entender que Gonzalo Plata não tinha essa bola totalmente em seu controle (o que eu discordo).
Diferente do que possa ter interpretado Abatti Abel, para mim o jogador foi impedido de ter domínio pleno pela falta cometida pelo adversário. Portanto, seria Cartão Vermelho. Assim, errou o árbitro.
Qual seria o placar, se o Flamengo tivesse jogado o restante da partida contra o Atlético com um jogador a mais por tanto tempo?

