– Coisas para se fazer com um problema:

Não postergue problemas!

Quando aparecer uma dificuldade, siga a dica:

– Tenha o hábito de dizer: “eu te amo”.

Você costuma dizer “eu te amo” às pessoas que você ama?

Abaixo:

– La Resiliencia: Superar Obstáculos.

La Resiliencia: Superar Obstáculos, nuestras vidas están llenas de desafíos y obstáculos que pueden poner a prueba nuestra fortaleza y determinación.…

Continua em: La Resiliencia: Superar Obstáculos

– Seja independente!

Gostei da mensagem dessa imagem. E você?

Não devemos aproveitar de ninguém:

0

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida. Quem souber, informar para crédito.

– Saúde mental das mães nos EUA despenca e acende alerta nacional

Apenas 25% das mães nos EUA dizem ter saúde mental “excelente” 😔💬 Estudo mostra declínio alarmante desde 2016 #saudemental #linkezine O post Saúde …

Continua em: Saúde mental das mães nos EUA despenca e acende alerta nacional

– 10 frases para motivar o funcionário.

Frases que funcionam para motivar o funcionário: são simples, não custam nada ao líder e podem trazer mais produtividade!

O mais importante é que elas demonstram respeito ao colaborador. Abaixo:


– Sub-types of Bullies: 7 Personalities of Bullies

Understanding the sub-types of bullies is crucial. It’s not just about knowing there are types of bullies, but also recognizing the sub-types. Here’s…

Continua em: Sub-types of Bullies: 7 Personalities of Bullies

– Pôr-do-sol jundiaiense.

Quase 18h, e o sol já se escondeu.

Ufa, hoje estou cansado. Vou me “esconder” em casa também.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Confiança em Deus:

Você já passou por momentos em que se sentiu abandonado, desiludido e desesperançoso?

Acalme seu coração. Acreditar, crer, ter fé… esperançar em Deus! Isso é necessário.

Uma mensagem, na imagem:

IN ENGLISH –


Have you ever gone through moments where you felt abandoned, disillusioned, and hopeless?

Calm your heart. To believe, to have faith… to hope in God! This is necessary.

A message in the image:

– Quem poderá cair?

Xi… imagino que, mais uma vez, veremos times grandes brigando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Próximo da Rodada 15, já dá para apostar (exceto no Sport, que logicamente vai cair) nos favoritos à queda?

Que terá time grande, não tenho dúvida.

– Frutinhas saborosas!

Frutas deliciosas para trazer muita saúde: hoje temos ameixa, morango, mexerica, maçã e uva.

Quem vai querer?

– Equilíbrio é algo importante.

E você se importa com críticas alheias?

Siga o seu caminho e leve em consideração o pensamento abaixo:

Cuide da sua saúde mental!

– Se dê valor!

Somos únicos!

Substituíveis ou não, saibamos nos valorizar.

– Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) celebraram 50 anos de caminhada de fé, protagonismo laical e resistência:

por Reinaldo Oliveira

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), neste ano do Jubileu da Esperança, com o tema “Peregrinos da Esperança”, também celebram os 50 anos de caminhada de fé, protagonismo laical e resistência. Por este motivo as coordenações dos Regionais das CEBs, Sul 1, Sul 2, Sul 3 e Sul 4, que reúne os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, articularam a realização do V SULÂO.

Com o tema “CEBs 50 anos de caminhada intereclesial da Igreja Povo de Deus” e com a inspiração bíblica “Proclamai o ano do Senhor” (Lc 6,19) a celebração jubilar aconteceu de 27 a 29 de junho no Mosteiro de Itaici, na cidade de Indaiatuba/SP. Na chegada na tarde/noite do dia 27, os mais de 200 agentes leigos e leigas das CEBs, dos quatro Estados sulinos, foram acolhidos pelo arcebispo de Campinas/SP, Dom João Inácio Muler.

Todos e todas após a acolhida, boas vindas e jantar, participaram da oração/mística com profunda reflexão pelas necessidades do mundo, que manifesta muitos sinais de morte decorrente das guerras que não poupam a vida de crianças, idosos e enfermos humilhando-os com a falta de comida, água e tirando-lhes a dignidade. Após, fazendo memória da caminhada foi lembrado as edições anteriores do SULÃO: em 2003 na cidade de Registro/SP com o tema “CEBs e Ecologia”, em 2011 em Londrina/PR com o tema “CEBs: justiça e profecia campo e na cidade”, em 2015 na cidade de Fraiburgo/SC, com o tema “CEBs e o Contestado: terra, urbana e resistência”, em 2019 na cidade de Canoas/RS, com o tema “CEBs: igreja na perspectiva do Papa Francisco”.

Também lembrado que o Mosteiro de Itaici tem um histórico de caminhada do povo de Deus. Em 1981 foi realizado o 4º Interclesial , e de 1974 a 2009 acolheu as Assembleias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde foram elaborados diversos documentos eclesiais que marcaram a a história do Brasil.

Feitas as lembranças e reminiscências, todos e todas declararam oficialmente, aberto o V SULÃO das CEBs, num só coro, com as palavras: Nós participantes deste momento histórico eclesial representantes das CEBs dos Regionais Sul 1, Sul 2, Sul 3 e Sul 4da CNBB, declaramos aberto o V SULÃO das Comunidades Eclesiais de Base, que tem como lema “CEBs 50 anos de caminhada intereclesial da Igreja Povo de Deus”.

Presentes no VSULÃO os bispos: Dom João Inácio Muler, arcebispo de Campinas/SP, Dom José Benedito Cardoso, da Diocese de Catanduva/SP, e bispo referencial das CEBs do Regional Sul 1, Dom Joaquim Giovaani Mol, bispo coadjutor da Diocese de Santos/SP e Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo da Diocese de
Amparo/SP, Marilza Schuina, assessora da CNBB nacional para o Setor CEBs, padres, diáconos, religiosos e religiosas.

Na manhã do dia 28, após momento de oração e café, o cristão leigo Renato Simões, Filósofo graduado pela PUC/Campinas, pós graduado em Direito pela USP, ministrou importante Análise de Conjuntura apontando os desafios e perspectivas para as comunidades eclesiais de base e a sociedade face a um mundo em transição com diversidade na fé, polarizações , conflitos e guerras.

Seguindo a cristã leiga Alzira Rocha de Souza, Doutora pela Universite Cathique de Louvin (UCL) Belgica, Biologa com pós-graduada em Ciência da Religião, pela UNICAMP de Pernambuco e membro da Sociedade Internacional de Teologia Prática, discorreu sobre o tema “CEBs 50 anos de caminhada do Povo de Deus”, destacando a caminhada e protagonismo das CEBs no fortalecimento da fé e pela construção de uma igreja sinodal e comprometida.

Na parte da tarde todos e todas participaram de cinco mini plenárias, sob a inspiração das falas/assessorias feitas na parte da manhã, à saber: 1 – Povo de Deus e Sinodalidade, 2 – Juventudes, 3 – Ecologia integral e defesa da Casa Comum, 4 – Profecia e opção pelos pobres e 5 – Protagonismo das mulheres. No encerramento foi momento da noite cultural com danças folclóricas e comidas e bebidas típicas, sob coordenação dos gaúchos s e gaúchas do Sub Regional 4.

No dia 29, encerrando o VSULÃO, após o café, celebração do Jubileu da Esperança e dos Interclesiais das CEBs, cujo participantes são peregrino e peregrinas s da esperança, A celebração teve na abertura uma caminhada pelas áreas externas do Mosteiro, plantio de mudas de arvores, lembranças/memórias agentes cristãos e cristãs leigos que já fizeram a sua Páscoa, seguido de solene celebração eucarística, presidida por Dom José Benedito Cardoso e concelebrada por padres e diáconos, onde na exortação, num primeiro momento o padre Benedito Ferraro e o Cônego Caudioi Menegazzi, fizeram lembranças/ memórias importantes da caminhada das CEBs, seguindo o momento de exortação Dom José Benedito fazendo conexão com o tema dos 50 anos das CEBs, e a luz celebração jubilar a São Pedro e São Paulo, destacou que precisamos lembrar de uma igreja que não pode se acomodar, mas colocar-se em saída, e essa é a cara das CEBs, citando que as portas dos infernos que parece estar abertas com tantas guerras ,bombas atingindo crianças e idosos, mas que nós, peregrinos da esperança, temos e devemos motivar ações concretas de esperança.Terminada a celebração eucarística, novamente formada a mesa para as avaliações finais e a escolha do Estado para a realização do VI SuLÃO, sendo escolhido o Estado do Paraná. Em seguida momento de oração, bênção do envio e despedidas. “CEBS, jeito de ser igreja “em saída” rumo as periferias existenciais”.

(Com colaboração de Pedro Paulo e Andréia Nascimento no texto e fotos do GT de Comunicação das CEBs Sul 1)

– O Ciclo “Memphis Depay” no Corinthians está acabando?

O atacante Memphis Depay é um jogador muito bom, mas isso não quer dizer que está tudo bem atualmente.

Titular da Seleção da Holanda e do Corinthians, está sendo questionando por não marcar gols em clássicos (em 10 oportunidades envolvendo os rivais paulistas, não fez nenhum gol). Foi vaiado pela torcida e sacado ainda no primeiro tempo, contra o São Paulo FC. Porém, por outro lado, teve que cobrar salários atrasados, premiação e outros valores combinados e não pagos.

Ele não tem culpa de ter um alto salário e regalias; culpa tem quem o contratou por valores difíceis de serem pagos não só pelo Timão, mas pelo mercado em geral.

A questão é: parece que a relação entre atleta e clube azedou. Não vai ser mandando embora, pois não se tem dinheiro para pagá-lo. E também não vai “pegar o boné” e ir embora, pois o contrato está vigente.

A pergunta é: o que fazer com Depay? Como recuperá-lo tecnicamente? E como melhorar a relação?

IN ENGLISH –


Forward Memphis Depay is a very good player, but that doesn’t mean everything is fine right now.

A starter for the Dutch National Team and Corinthians, he’s being questioned for not scoring in derbies (in 10 opportunities against Paulista rivals, he hasn’t scored any goals). He was booed by fans and subbed off in the first half against São Paulo FC. However, on the other hand, he had to demand overdue salaries, bonuses, and other agreed-upon but unpaid amounts.

He’s not to blame for having a high salary and perks; the blame lies with whoever signed him for amounts difficult to pay not only by “Timão” (Corinthians’ nickname) but by the market in general.

The issue is: it seems the relationship between the athlete and the club has soured. He won’t be sent away because there’s no money to pay him. And he won’t just “pack his bags” and leave because the contract is still valid.

The question is: what should be done with Depay? How can he be technically recovered? And how can the relationship be improved?

– Viver intensamente as pequenas coisas, que também podem ser grandes!

Por quê há pessoas que querem ver apenas coisas grandiosas? A beleza da vida também está nas pequenas.

Na delicadeza e simplicidade do dia-a-dia, também podemos buscar alegria. Veja que bela mensagem:

bomba.jpg

Imagem extraída da internet, autoria desconhecida.

– Qual golfinho devemos socorrer no dia-a-dia?

A história é verdadeira, aconteceu na Itália e foi publicada no LinkedIn de Ricardo Amorim, renomado consultor:

“O famoso mergulhador italiano, Enzo Maiorca, estava mergulhando no mar de Siracusa e conversava com sua filha Rossana, que estava no barco. Pronto para submergir, sentiu algo tocar suas costas. Virou-se e viu um golfinho. Percebeu que ele não queria brincar, mas expressar algo.
O animal mergulhou e Enzo o seguiu.
A cerca de 12 metros de profundidade, preso em uma rede abandonada, havia outro golfinho.
Maiorca rapidamente pediu à filha que apanhasse suas facas de mergulho. Em poucos minutos os dois conseguiram libertar o golfinho que, no limite das forças emergiu, emitindo um “grito quase humano” (assim descreveu Maiorca).
Um golfinho pode resistir debaixo d’água até 10 minutos, depois se afoga.
O golfinho liberto, ainda atordoado, foi controlado por Enzo, Rossana e o outro golfinho. Aí, veio a surpresa: Era uma delfina, que deu à luz um filhote.
O macho circulou-os e, parando à frente de Enzo, lhe tocou na bochecha (como se fosse um beijo), num gesto de gratidão… e se afastaram.
Maiorca terminou sua intervenção dizendo: “até que o homem aprenda a respeitar e a dialogar com o mundo animal, nunca poderá conhecer o seu verdadeiro papel na Terra”.
Veja o poder de estar atento ao sinais da vida. Qual “golfinho” está tentando chamar minha atenção e não estou vendo?” (Pedro Superti)

– The New Superman is My Kind of Superman.

Let’s be real it’s everywhere right now. Categorized as action sci-fi movie, Superman is a super hit. Though I love Henry Cavill and I have nothing …

Continua em: The New Superman is My Kind of Superman

– Flores para embelezar nosso dia.

🌼 Flores do nosso jardim, para alegrar e embelezar nossa 6ª feira!

Jardinagem é um ótimo passatempo.

🌸 📸🌹 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#flor #flowers #flower #pétalas #garden #hobby #natureza #nature #flora #photography #fotografia

– Liturgia Diária de 21/07/2025.

S. LOURENÇO DE BRINDISI, Confessor e Doutor Festa de 3ª Classe- Missa “In medio” S. Loureço de Brindisi nasce nesta cidade, no Sul da Itália em 1559 …

Continua em: Liturgia Diária – 21/07/2025

Evangelho (Mt 12,38-42)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38 alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39 Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41 No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42 No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior do que Salomão”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 2ª feira (4 de 4).

🌅 05h30 – Desperte, Jundiaí.

Que a segunda-feira possa valer a pena.

(E há de valer, bem como toda a semanacreiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

IN ENGLISH –


🌅 Wake up, Jundiaí.

May Monday be worthwhile.

(And it will be, as will the entire week – let’s believe in that).

– Bom dia, 2ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

IN ENGLISH –


🌺 Jog’s over! The workout was definitely worth it (and the effort too).

I’m sweaty, tired, and happy, stretching and enjoying the beauty of nature. Today, surrounded by these delicate roses.

Enjoy flowers! They de-stress us and ease our minds.

– Bom dia, 2ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece à Nossa Senhora do Carmo:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que se sentem abandonados, ó Senhora bondosa. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

IN ENGLISH –


🙏🏻 As I run, I meditate and offer a prayer to Our Lady of Mount Carmel:

“— O Virgin Mary, Mother of God and our Mother, pray for us who have recourse to you. Today, especially for those who feel abandoned, O kind Lady. Amen.”

Pray, and if what you ask for is for your good, God will answer.

– Bom dia, 2ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? S’imbora começar mais uma semana com bastante ânimo? 

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running

 

IN ENGLISH –


Hey friends! How are you doing? Ready to kick off another week with plenty of energy?

Over here, everything’s set to sweat it out once again in pursuit of health. Let’s run to produce and enjoy that much-needed endorphin (while controlling cortisol)?

Practice sports. Always!

– Pra semana:

Mensagem para começar bem a semana:

– O medo de perder no futebol é real? Sobre os 3 pontos no futebol:

Dê atenção à seguinte observação do mundo do futebol:

O medo de perder tira a vontade de ganhar.”

Tal frase foi atribuída a Vanderlei Luxemburgo (mas há controvérsias, pois se diz que ela foi uma adaptação do empresário americano Robert Kiyosaki, que se referia a “ação de ‘perder dinheiro inicialmente’, investindo em educação corporativa para ganhar mais dinheiro posteriormente com o lucro da produtividade de funcionários mais capacitados”). Porém, o autor pouco importa, mas o que vale é: ela tem sentido no que diz?

Particularmente, eu penso que sim. Boa parte dos clubes, quando estão empatando, não são ousados em determinados momentos que poderiam ser, e abrem mão da vitória justamente para não serem contra-atacados e tomarem um gol – comprovando que se abre mão de ganhar para garantir que não se perderá.

Considere, na tabela de pontuação, quem estaria à frente: um time ousado, que jogou 3 vezes e possui 1 vitória + 2 derrotas, ou aquele que não perdeu nenhuma mas tem 3 empates?

Ambos terão 3 pontos, mas o critério de desempate faz o primeiro ter vantagem.

Jorge Sampaoli, quando foi técnico do Atlético Mineiro e do Santos, por exemplo, tomou muitos gols, mas ele mais venceu e perdeu do que empatou, naquelas passagens. E apesar de não ter conquistado títulos, conseguiu dar brilho aos jogos de futebol (no Flamengo não vale contar, pois ali ele e a sua comissão técnica se perderam pela vaidade). Será que um treinador mais conservador não teria o mesmo rendimento em pontos do que ele, com um futebol burocrático e enfadonho?

Vide o próprio Vanderlei Luxemburgo antes de ser “derrubado” pelos atletas naquele famoso Palmeiras x Coritiba (da “entregada” dos jogadores que queriam a sua demissão) e ceder seu lugar para Abel Ferreira: a busca dos seus times era de vencer, vencer ou… perder. Lembram da fase em que Tite era ironizado pelo apelido de “empaTite” (mas depois ele se atualizou)? Ou um pouquinho mais longe: os times pragmáticos do gaúcho Celso Roth, que não tinham vergonha de jogar feio?

Aqui, difere-se algo importante:

o time que joga prioritariamente para não perder (como o citado Celso Roth, ou ainda o saudoso Milton Buzzeto, o “Rei da Retranca”, e

o time que busca o gol e, conseguindo-o, joga para segurar o resultado (como Felipão fazia em determinado momento de sua carreira, ou o falecido Marcelo Veiga no Bragantino).

São dois estilos que contradizem os times montados de Pep Guardiola, Jurgen Klopp, Marcelo Bielsa e outros dessa linha. Mas, evidentemente, a primeira justificativa será: “eles trabalham com mais recursos financeiros e podem escolher a dedo os jogadores que querem para implantar tal metodologia”.

Será verdadeira tal afirmação? Talvez sim, talvez não. Veja o que faz Fernando Diniz (que chegou a liderar o Brasileirão com o São Paulo e depois vencer a Libertadores com o Fluminense – embora sabemos que ele tem um ápice e depois não consegue render tanto): ele busca o gol, podendo fazer 4 tentos, mesmo que levando 3.

Os mais jovens não se lembram: a vitória no futebol valia, antigamente, 2 pontos (e o empate sempre valeu 1). Na Copa do Mundo de 1994, nos EUA (de baixíssimo nível técnico) tivemos uma quantidade enorme de empates na primeira fase e a FIFA resolveu valorizar mais a vitória, atribuindo 3 pontos. Com a mudança, empatar era algo evitável ao máximo (hoje, nos acomodamos)! Eduardo José Farah, nos anos 90, criou algumas alterações no Paulistão: empatar sem gols levaria o jogo para uma disputa de pênaltis, onde o vencedor levaria 1 ponto e o perdedor nada. Vitórias com mais gols poderiam ter mais pontos, e outras invencionices. E isso me leva a questionar: e se as vitórias valessem mais pontos?

Não me canso de viajar no mundo do achismo: como as equipes atuariam, caso uma vitória valesse 4 pontos? Teria um dinamismo maior em campo? Ou ninguém arrisca a mudança, com medo de uma ou duas equipes de ótima qualidade dispararem na tabela e fazerem um campeonato “à parte”?

Confesso: tenho curiosidade num teste de nova pontuação.

IN ENGLISH – Consider the following observation from the world of soccer:

“The fear of losing takes away the will to win.”

This phrase was attributed to Vanderlei Luxemburgo (but there is controversy, as it is said to be an adaptation of the American businessman Robert Kiyosaki, who referred to the “action of ‘losing money initially,’ investing in corporate education to make more money later through the profits from the productivity of more skilled employees”). However, the author is of little importance, but what matters is: does it make sense?

Personally, I think so. Most clubs, when they are drawing, are not bold at times when they could be, and give up a win precisely to avoid being counterattacked and conceding a goal – proving that winning is given up to ensure not losing.

Consider, in the points table, who would be ahead: a bold team, which has played 3 times and has 1 win + 2 losses, or one that has lost none but has 3 draws?

Both will have 3 points, but the tiebreaker gives the first team the advantage.

Jorge Sampaoli, when he was coach of Atlético Mineiro and Santos, for example, conceded many goals, but he won and lost more than he drew during those stints. And despite not winning any titles, he managed to bring brilliance to football matches (at Flamengo, that’s not worth counting, as he and his coaching staff lost their way to vanity). Would a more conservative coach have achieved the same points performance as him, with a bureaucratic and boring style of football?

Consider Vanderlei Luxemburgo himself before being “overthrown” by the players in that famous Palmeiras vs. Coritiba match (the “handover” of the players who wanted his dismissal) and giving up his place to Abel Ferreira: his teams’ quest was to win, win, or… lose. Remember the period when Tite was mocked by the nickname “empaTite” (but he later updated his game)? Or a little further back: the pragmatic teams of Celso Roth, from Rio Grande do Sul, who weren’t ashamed to play ugly?

Here, there’s an important difference:

– the team that plays primarily to avoid losing (like the aforementioned Celso Roth, or even the late Milton Buzzeto, the “King of Retranca”); and

– the team that seeks the goal and, once it scores, plays to hold on to the result (like Felipão did at a certain point in his career, or the late Marcelo Veiga at Bragantino).

These are two styles that contradict the teams assembled by Pep Guardiola, Jurgen Klopp, Marcelo Bielsa, and others of that ilk. But, evidently, the first justification will be: “They work with more financial resources and can handpick the players they want to implement this methodology.”

Is this statement true? Maybe, maybe not. Look at what Fernando Diniz does (who led the Brasileirão with São Paulo and then won the Libertadores with Fluminense – although we know he peaks and then doesn’t perform as well): he seeks the goal, and can score 4 goals, even than taking 3.

Younger people don’t remember: a victory in soccer used to be worth 2 points (and a draw was always worth 1). In the 1994 World Cup in the USA (with a very low technical level), we had a huge number of draws in the first phase, and FIFA decided to value victories more, awarding 3 points. With the change, a draw was as avoidable as possible (today, we’re complacent)! Eduardo José Farah, in the 1990s, created some changes in the Paulistão: a goalless draw would send the game to a penalty shootout, where the winner would get 1 point and the loser nothing. Wins with more goals could earn more points, and other inventions. And this leads me to ask: what if victories were worth more points?

I never tire of wandering in the world of guesswork: how would teams play if a victory were worth 4 points? Would they have greater dynamism on the field? Or would no one risk the change, for fear of one or two Could high-quality teams shoot up the table and have a championship “apart”?

I confess: I’m curious about a new scoring test.

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Red Bull Bragantino x Flamengo (Rodada 16 do Brasileirão Série A):

E para o confronto do Massa Bruta contra o Mengão, a CBF escalou a seguinte equipe de arbitragem:

Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda -ES
Árbitro Assistente 1: Rafael da Silva Alves -RS
Árbitro Assistente 2: Douglas Pagung -ES
Quarto Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho -PB
Assessor: Anderson Carlos Goncalves -PR
VAR: Caio Max Augusto Vieira -RN
AVAR: Frederico Soares Vilarinho -MG
AVAR2: Adriano Milczvski -PR
Observador de VAR: Marcos André Gomes da Penha -ES
Quality manager: Walter de Lima Coelho Júnior -SP

Repetindo árbitro, bandeira e VAR da rodada 8 (Grêmio x Red Bull Bragantino ), a CBF escala o aspirante à FIFA Davi de Oliveira Lacerda, que teve atuações razoáveis e ruins no começo da carreira (como Fortaleza x Red Bull Bragantino), mas que evoluiu bastante (por exemplo: Red Bull Bragantino x Bahia). Tanto o capixaba Davi quanto o carioca Alex Stefano estão sendo escalados em jogos de times grandes, pois um deles poderá ser indicado ao quadro internacional.

Com bom desempenho disciplinar (ele aplica bem os cartões), o grande problema de Davi tem sido deixar o jogo correr demais. No ímpeto de dar tempo de jogo e dinâmica a partida, ele não só deixa de apitar as faltas forçadas, mas também algumas faltas reais. Precisa melhorar nesse aspecto.

A dica é: evite-se cavar faltas e esperar a marcação, pois ele costumeiramente não dá.

O detalhe preocupante: o potiguar Caio Max, de novo, como VAR. Não tem sido bom o retrospecto dele em tal função… aliás, definiu-se de vez se ele abandonou a função de árbitro e ficará somente como VAR (pois estava revezando)?

Desejo um bom jogo e uma boa arbitragem.

Acompanhe conosco o jogo entre Red Bull Bragantino vs Flamengo pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Pietro Loredo, reportagens e comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Quarta-feira, 23/07, 21h30. Mas desde às 20h30 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!