por Reinaldo Oliveira
O Regional Sul 1 da CNBB, realizou do dia 4 ao dia 6 de julho, a avaliação da Campanha da Fraternidade 2025, no Seminário Santo Antônio, em Agudos/SP.
Durante os três dias, representantes de 7 sub-regionais, partilharam e refletiram sobre como foram as atividades, nas paroquias dos sub- regionais, referentes ao tem e o lema da CF 2025 e iniciaram articulações para a CF 2026.
Neste ano no desenvolvimento do tema e do lema da CF, as equipes diocesanas e paroquiais da CF tiveram a parceria da Pastoral da Ecologia. Por conta disso, iniciando a avaliação o professor José Aparecido dos Santos e integrantes da Pastoral da Ecologia expuseram como foi e a importância dessa ação conjunta.
Destaque para proximidade dos eventos a serem realizados em breve, mês de novembro, com o Tempo da Criação e Cúpula do Clima (COP 30), em Belém (PA). A seguir com os relatos das apresentações, importante colaboração da diocese de Santos sobre iniciativas concretas, com apoio do fundo diocesano.
Importantes informações sobre o Fundo Nacional de Solidariedade, a Pré-COP 30, e a nova Missa pelo Cuidado da Criação. Também relatos das dioceses sobre a boa acolhida do tema deste ano com substancial aumento de participação e diversidade das ações promovidas localmente.
O padre Antônio Carlos Frizzo, assessor da CF, apresentou importante reflexão bíblica sobre o lema da CF 2026 “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), muito atual. Ainda sobre a CF 2026 o frei Marcelo Toyansk Guimarães, coordenador executivo nacional da Pastoral da Moradia e Favela, que apresentou ações realizadas e os desafios futuros.
Também feita avaliação dos locais disponíveis para os encontros da CF, definido que a formação para a CF 2026 será realizada, em novembro, no Mosteiro de Itaici/SP. Pela Diocese de Jundiaí participaram os agentes da coordenação diocesana da CF, Dolaine Coimbra, José dos Santos e Reinaldo Oliveira.

