– 3 coisas que só são úteis se não forem fechadas!

Na nossa vida, há coisas que só funcionam se forem abertas: guarda-chuva ☂️ , livro 📕 e… cérebro 🧠 !

Não é verdade?

– Tarefa de Pai e Mãe: amar e… Educar!

Dói “puxar a orelha dos filhos”, não?

Corrigi-los (sempre com amor, diálogo e franqueza) se faz necessário. E em certas idades, com rigor nas palavras (mesmo que doa no coração do pai e da mãe) devido aos hormônios da juventude determinarem independência e teimosia.

Gostei desse pensamento. Aos pais, paciência. Aos filhos, o aceite da experiência e a obediência. A todos: carinho e colo familiar:

– Dica da Noite:

Voe!

Fica a dica:

– Roberto Carlos no Jô Soares.

Há mais de 30 anos, Roberto Carlos dava uma excelente entrevista no Programa Jô Onze e Meia, do SBT.

Imperdível! Em: https://youtu.be/7B5jSiGtx4U?si=jf0AQRAW8ktSli5i

– Ser ou Ter?

Perfeita reflexão: “ter” coisa e “ser” gente, é bem diferente!

Abaixo:

– O Impacto da Relação Pai e Filha na formação da criança.

Um excepcional artigo sobre a figura paterna na vida das meninas. Recomendadíssima leitura, abaixo:

Extraído de: https://pt.aleteia.org/cp1/2020/06/04/relacao-pai-filha-que-impacto-isso-tem-no-futuro-da-menina/

RELAÇÃO PAI-FILHA: QUE IMPACTO ISSO TEM NO FUTURO DA MENINA?

Entenda até que ponto a perspectiva e o apoio de um pai são realmente necessários para o desenvolvimento intelectual, físico e social de uma filha.

Por Élisabeth Caillemer

“Querido pai, você sabia que se você pudesse se ver, mesmo que fossem apenas dez minutos, com os olhos que sua filha o vê, sua vida iria virar de cabeça para baixo? Você sabe que você é o centro da vida dela? Que ela acorda todas as manhãs porque você existe?”

Essa é a certeza da doutora Meg Meeker, baseada em mais de trinta anos de experiência pediátrica. Ela viu milhares de meninas desfilando pelo seu consultório. Ela ouviu àquelas que, privadas do amor de um pai, sofreram de distúrbios alimentares, refugiaram-se em relações sexuais precoces ou arruinaram conscientemente seus estudos na esperança de atrair o olhar paterno para si mesmas.

A doutora também observou quantas meninas aguardam febrilmente a aprovação e os incentivos de seu pai. Porque, embora não duvidem da atenção de sua mãe, a do pai não parece tão óbvia.

Ela as viu se esforçarem mais para se destacar quando você, pai, olha para ela, aprende mais rápido quando você a instrui, cresce em auto-confiança nela mesma quando a guia.

“Se vocês, pais, estivessem plenamente conscientes da influência que vocês podem ter na vida delas, vocês ficariam aterrorizados, sobrecarregados ou ambas coisas ao mesmo tempo”, resume a pediatra com uma pitada de humor, antes de oferecer conselhos valiosos aos pais para estabelecer um relacionamento próximo e correto com as suas filhas.

  • Os tempos mudaram, as relações entre pai-filha também

Meg Meeker é muito apaixonada. Ela sabe o que é necessário num mundo feminizado que tende a relativizar a importância do pai no seio da família e mantém a confusão sobre o papel que ele deveria ter nela. Uma trama escondida e ainda mais lamentável, já que os homens de hoje querem se envolver mais do que seus próprios pais na educação de seus filhos.

Um fato corroborado pelo padre Alain Dumont, que organizou várias sessões reservadas aos homens. Muitos deles são pais.

“Eles me pedem conselhos de como ser pais”, diz o padre. “Após a explosão da estrutura educacional nos anos sessenta, o papel do pai tornou-se mais difícil de delinear. No entanto, observo que desde o início do século XXI, os homens podem seguir um novo caminho delineado por reflexões recentes que esclareceram sua missão. No que diz respeito mais especificamente às relações entre pai e filha, é evidente que elas evoluíram enormemente desde a Primeira Guerra Mundial. Não se trata de criticar os modelos anteriores, mas de recompô-los novamente em nosso tempo”. E os tempos mudaram.

Hoje sabemos, por exemplo, quão sensível o recém-nascido é à presença de seu pai. Sabemos a necessidade de fornecer uma visão pacífica de seu passado quando criança para viver melhor seu papel de pai.

Preparamos nossas filhas para serem mães e estudar para terem uma profissão. Vivemos numa sociedade invadida pelas telas nas quais a violência e o sexo são difundidos. As relações pai-filha devem integrar esses novos dados.

Desde a tenra idade, você prepara sua filha para a vida dela como mulher

“Você nasceu homem por uma razão”, diz Meg Meeker, “e sua filha precisa do que só você pode dar a ela, nem mesmo a sua mãe”.

Vamos começar do começo: sua primeira missão é separar sua filha da sua mãe para que ela possa se abrir para o mundo exterior. Cortar o cordão umbilical. Dizem que a mãe tranquiliza e o pai incentiva a descoberta. Fácil, você faz isso instintivamente. Observe-se levar as crianças para a escola: enquanto as mães estressadas as seguram firmemente pela mão, você as deixa pular pela calçada a alguns metros à sua frente.

Sua presença ao lado dela apresentará à sua filha a diferença. Você descobrirá o outro, em geral, e a identidade masculina, em particular. Através de você, aprende o que é um homem.

“Ela comparará todos os homens importantes em sua vida com você e imitará seus relacionamentos com eles com base no que vocês dois tiveram”, diz Meg Meeker. “Se esses relacionamentos foram bons, ela escolherá um homem que a cuidará bem. Se você foi aberto e carinhoso, ela confiará nele. Se, por outro lado, você foi distante e pouco afetuoso, ela terá dificuldade em expressar seu amor”.

Desde a mais tenra idade, você que é o pai prepara sua filha para sua vida como mulher e como esposa, dando-lhe as chaves para construir seu relacionamento com os homens. É por isso que o modo como você se comporta com sua esposa é tão importante: sua filha não perde detalhes. Ela precisa ver que você valoriza e respeita a mãe dela. Ela deve ser capaz de tirar daí um modelo de relações harmoniosas para seu futuro parceiro.

Qualquer que seja a idade dela, sua filha precisa desesperadamente de segurança. Ela quer sentir que você é forte, que a protege, então deve estabelecer limites para ela. Em outras palavras, ela espera que você exerça sua autoridade sobre ela.

“Pedir a um homem que assuma sua autoridade hoje em dia é difícil porque é politicamente incorreto. Alguns psicólogos dizem que isso sufoca a criança”, lamenta Meg Meeker. “No entanto, sua filha reconhece em você uma autoridade que ela não reconhece em mais ninguém. As meninas que vêm à consulta não são aquelas que têm um pai autoritário, mas aquelas que têm um pai que não se importa, que não discute com elas, que não as repreende quando tomam uma decisão ruim”.

  • Transmitir confiança

O psicólogo Yves Boulvin ressalta que “os pais costumam ter medo de ser firmes. No entanto, é suficiente exercer a autoridade com um coração e um olhar de amor”.

“As regras que chegam vazias, sem amor, são as que produzem filhos rebeldes. Definir regras é um ótimo trabalho no século 21”, diz Meg Meeker, que não hesita em dar exemplos muito precisos.

“Você terá que proibi-la de ir à uma festa onde as pessoas bebem, dizer a ela para se vestir decentemente, comentar a música que está ouvindo, pegar ela à uma da manhã na casa do namorado e pedir para ela voltar para casa”.

Um assunto mais delicado no qual é esperado que o pai fale: a sexualidade. “Os pais são as pessoas mais importantes nesta área. Mas o pai tem um impacto ainda mais importante na filha”, diz a pediatra. “Ela escuta todos os dias informações falsas sobre a sexualidade. Então você tem que corrigi-las”.

Há outra missão que também envolve o pai e não é uma das menores missões: a transmissão da fé. “As filhas adoram ter debates autênticos sobre a existência de Deus, sobre a fé, com o seu pai, e não apenas sobre questões morais. E, é claro, é importante que elas vejam como os pais rezam e praticam a fé”, diz o padre Alain Dumont.

Cabe também ao pai transmitir à filha confiança nela mesma. “Um pai é um garimpeiro que dá à sua filha um olhar gentil e a ajuda a identificar suas qualidades, a descobrir quem ela é”, explica Yves Boulvin.

Esse psicólogo fica surpreso com a incapacidade de alguns de seus pacientes de nomear pelo menos uma de suas qualidades. No entanto, eles se lembram das palavras de desprezo que receberam ou da indiferença de que foram vítimas.

“As palavras ofensivas de um pai deixam traços profundos e criam patinhos feios que não sabem que são realmente cisnes”, alerta.

Para evocar essa questão de auto-estima, Meg Meeker fala precisamente de humildade, no sentido cristão do termo: avaliar a si mesmo em sua medida adequada.

“A humildade permite que sua filha conheça seu potencial, saiba de onde ela vem, para onde está indo e viva na realidade. E não há dúvida em elogiar suas qualidades, sua inteligência, sua atitude aberta em relação aos outros…”.

  • Expresse seu amor

Por fim, não tenha medo de ser carinhoso e dizer à sua filha que você a ama! “Eu sempre pergunto aos meus jovens pacientes: ‘Quem quer você?’”, diz Meg Meeker. “A metade desses pacientes responde: ‘Minha mãe e meu pai, suponho’; um quarto deles me olha interrogativamente e o resto diz ‘eu não sei’”.

Você ama sua filha, para você é evidente, mas isso não significa que ela se sinta amada por você. “Um dia, vi uma jovem reivindicar um ‘eu te amo’ de seu pai”, diz o padre Alain Dumont. “O pai, surpreso, respondeu: ‘Mas você já sabe!’ E a filha dele respondeu: “Sim, mas eu adoraria que você me dissesse alguma vez…”.

O pai é uma mistura de força e ternura. “Toda uma arte”, diz Yves Boulvin. “Houve muita conversa sobre a libertação das mulheres, mas também devemos falar sobre a dos homens. Hoje em dia, ele não é mais aquele guerreiro como antigamente ele era, ele pode finalmente expressar sua sensibilidade, mostrar que ele tem um coração cheio de amor”.

Shutterstock | Evgeny Atamanenko

IN ENGLISH – An exceptional article about the father figure in the lives of girls. Highly recommended reading, below:

Excerpt from: https://pt.aleteia.org/cp1/2020/06/04/relacao-pai-filha-que-impacto-isso-tem-no-futuro-da-menina/

FATHER-DAUGHTER RELATIONSHIP: WHAT IMPACT DOES THIS HAVE ON THE GIRL’S FUTURE?

Understand to what extent a father’s perspective and support are truly necessary for a daughter’s intellectual, physical and social development.

By Élisabeth Caillemer

“Dear father, did you know that if you could see yourself, even for just ten minutes, with the eyes that your daughter sees you, your life would turn upside down? Do you know that you are the center of her life? That she wakes up every morning because you exist?”

This is the certainty of Dr. Meg Meeker, based on more than thirty years of pediatric experience. She has seen thousands of girls parade through her office. She has listened to those who, deprived of a father’s love, suffered from eating disorders, took refuge in early sexual relationships or deliberately ruined their studies in the hope of attracting the father’s gaze.

The doctor has also observed how many girls feverishly await their father’s approval and encouragement. Because, although they do not doubt their mother’s attention, their father’s is not so obvious.

She has seen them try harder to excel when you, the father, look at them, learn faster when you instruct them, grow in self-confidence when you guide them.

“If you, fathers, were fully aware of the influence you can have on their lives, you would be terrified, overwhelmed or both at the same time,” the pediatrician sums up with a touch of humor, before offering valuable advice to fathers on how to establish a close and correct relationship with their daughters.

Times have changed, and so have father-daughter relationships
Meg Meeker is very passionate. She knows what is needed in a feminized world that tends to relativize the importance of the father in the family and maintains confusion about the role he should have in it. A hidden plot that is all the more regrettable, since today’s men want to be more involved than their own fathers in the education of their children.

A fact corroborated by Father Alain Dumont, who has organized several sessions reserved for men. Many of them are fathers.

“They ask me for advice on how to be fathers,” says the priest. “Following the explosion of the educational structure in the 1960s, the role of the father has become more difficult to define. However, I note that since the beginning of the 21st century, men have been able to follow a new path outlined by recent reflections that have clarified their mission. As regards more specifically the relationship between father and daughter, it is clear that they have evolved enormously since the First World War. It is not a question of criticizing previous models, but of recomposing them anew in our time.” And times have changed.

Today we know, for example, how sensitive newborns are to the presence of their fathers. We know the need to provide them with a peaceful vision of their past as children in order to better live their role as fathers.

We prepare our daughters to be mothers and to study to have a profession. We live in a society invaded by screens in which violence and sex are widespread. Father-daughter relationships must integrate these new data.

From an early age, you prepare your daughter for her life as a woman

“You were born a man for a reason,” says Meg Meeker, “and your daughter needs what only you can give her, not even your mother.”

Let’s start from the beginning: your first mission is to separate your daughter from her mother so she can open herself up to the outside world. Cut the umbilical cord. They say that a mother reassures and a father encourages discovery. Easy, you do it instinctively. Watch yourself take your children to school: while stressed mothers hold them tightly by the hand, you let them skip along the sidewalk a few feet in front of you.

Your presence by her side will introduce your daughter to the difference. You will discover the other in general and the male identity in particular. Through you, she will learn what a man is.

“She will compare all the important men in her life to you and imitate your relationships with them based on what you both had,” says Meg Meeker. “If these relationships were good, she will choose a man who will take good care of her. If you were open and affectionate, she will trust him. If, on the other hand, you were distant and unaffectionate, she will have difficulty expressing her love.”

From a very young age, you as the father prepare your daughter for her life as a woman and as a wife, giving her the keys to building her relationships with men. This is why the way you behave with your wife is so important: your daughter does not miss details. She needs to see that you value and respect her mother. She must be able to draw from this a model of harmonious relationships for her future partner.

Whatever her age, her (…)

– Anoitecendo.

Um clique de mobgrafia em Itupeva, nessa tarde tão fria.

Tá virando noite (e bem gelada).

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgraphia #XôStress #nuvens #clouds

– O que buscamos em nossa vida?

Ao ver esse poço, pensei: nos permitimos que Deus faça brotar “água viva”em nós?

Claro, a construção faz alusão à samaritana e Jesus. E podemos estar representados perfeitamente nessa passagem bíblica…

– O Impedimento por IA é a grande contribuição do Mundial até agora!

Não tivemos polêmicas de arbitragem na Copa do Mundo de Clubes até agora. Aliás uma novidade, que é o uso da tecnologia aos árbitros assistentes.

A grande contribuição do Mundial de Clubes, até então: o impedimento por Inteligência Artificial, com alerta aos bandeiras. Nada de “na dúvida, deixe o jogo seguir” (como acontece aqui, onde os narradores narram e esperam o VAR confirmar o gol, ou não narram e aguardam pra gritar gol).

O uso do árbitro de vídeo em impedimentos é angustiante para jogadores e torcedores. E a pergunta é: quando veremos esse bom sistema, automático, de tecnologia nos campos brasileiros? Se nem o semi-automático (da Copa de 2022) ainda temos, quiçá esse tão moderno?

Nos resta aguardar.

IN ENGLISH – We have not had any refereeing controversies at the Club World Cup so far. In fact, one new feature is the use of technology for assistant referees.

The Club World Cup’s biggest contribution so far: offside by Artificial Intelligence, with alerts to the linesmen. No more “when in doubt, let the game continue” (as happens here, where the commentators narrate and wait for the VAR to confirm the goal, or don’t narrate and wait to call a goal).

The use of the video referee in offside calls is distressing for players and fans. And the question is: when will we see this good, automatic, technological system on Brazilian pitches? If we don’t even have the semi-automatic one (from the 2022 World Cup) yet, perhaps this modern one?

We can only wait.

– As mudanças no EAD visam qualidade.

O ensino a distância está mudando no Brasil, e tais alterações visam melhorar a qualidade (o que tem sido um problema).

Abaixo, da Revista Ensino Superior:

Coluna Luciana Maia Campos Machado, PhD –  

“Em maio, o Brasil deu um passo importante rumo à melhora da qualidade do ensino a distância na educação superior. Mas o que os dados mostram, e o decreto agora parece reconhecer, é que a qualidade não é produto de mera conformidade com requisitos formais. A qualidade vem do compromisso cotidiano com a aprendizagem, do tempo dedicado à escuta dos alunos, da prontidão em responder dúvidas, do uso inteligente dos dados de aprendizagem para orientar intervenções pedagógicas.”

Leia o artigo na íntegra: https://lnkd.in/dT58zPpR

 IN ENGLISH – Distance learning is changing in Brazil, and these changes aim to improve quality (which has been a problem).

Below, from Revista Ensino Superior:

Column by Luciana Maia Campos Machado, PhD –

“In May, Brazil took an important step towards improving the quality of distance learning in higher education. But what the data shows, and the decree now seems to recognize, is that quality is not the product of mere compliance with formal requirements. Quality comes from the daily commitment to learning, from the time dedicated to listening to students, from the readiness to answer questions, from the intelligent use of learning data to guide pedagogical interventions.”

Read the full article: https://lnkd.in/dT58zPpR

– Lusco e fusco:

E o céu permanece lusco-fusco

Como não gosto desse frio exagerado… Tudo que é moderado, é melhor.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Dia de São Tomé. Você é incrédulo?

Quando Jesus Cristo apareceu ressuscitado na casa onde os discípulos estavam reunidos, Tomé era o único deles que estava ausente. É graças à sua dúvida que surgiu a expressão popular: “Sou que nem São Tomé: preciso ver para crer”, pois o santo não acreditou na aparição do Senhor. Quando ele vê Cristo em seu corpo glorioso e chagado, é convidado a tocar em suas feridas para ter certeza do que via. Também é a partir dele a jaculatória que surgiu: “Meu Senhor e Meu Deus, eu creio, mas aumentai a minha fé”.

Você já se questionou sobre o que realmente crê? O quão autêntica e verdadeira é a sua fé? Enfim: as coisas que você crê são realmente as devidas ou as indevidas (como superstições e mandingas populares que ainda possa acreditar)?

Reflita: falta-lhe a fé madura?

Se sim, usemos São Tomé como exemplo de conversão verdadeira para não termos dúvida do que cremos, lutamos e esperamos.

Abaixo, extraído de “Santo do Dia” da o site Canção Nova.

SÃO TOMÉ

São Tomé nunca teve medo de expor a realidade de sua fé e de sua razão

Pertenceu ao grupo dos doze apóstolos. O Senhor o chamou dentro de sua realidade, com suas fraquezas e até com suas crises de fé.

Nosso Senhor Jesus revelou a nós coisas maravilhosas através de São Tomé:

“Tomé lhe disse: ‘Senhor, nós nem sabemos para onde vais, como poderíamos saber o caminho?’ Jesus lhe disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim” (Jo 14,6).

Tomé nunca teve medo de expor a realidade de sua fé e de sua razão, que queria saber cada vez mais e melhor. Quando Jesus apareceu aos apóstolos ao ressuscitar, Tomé não estava ali, e aí encontramos seu testemunho: “Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!” Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,26-28).

O Papa São Gregório Magno meditando essa realidade de São Tomé diz: “A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”.

Segundo a Tradição, Tomé teria ido, depois de Pentecostes, evangelizar pelo Oriente e Índia onde morreu martirizado, ou seja, morreu por amor, testemunhando a sua fé.

São Tomé, rogai por nós !

Imagem extraída de ACI Digital.

IN ENGLISH – When Jesus Christ appeared resurrected in the house where the disciples were gathered, Thomas was the only one of them who was absent. It was because of his doubt that the popular expression arose: “I’m like Saint Thomas: I need to see to believe”, because the saint did not believe in the Lord’s appearance. When he sees Christ in his glorious and wounded body, he is invited to touch his wounds to be sure of what he saw. It is also from him that the aspiration arose: “My Lord and my God, I believe, but increase my faith”.

Have you ever questioned what you really believe? How authentic and true is your faith? Finally: are the things you believe really the right ones or the wrong ones (such as superstitions and popular witchcraft that you may still believe)?

Reflect: do you lack mature faith?

If so, let us use Saint Thomas as an example of true conversion so that we have no doubt about what we believe, fight for and hope for.

Below, excerpt from “Saint of the Day” from the Canção Nova website.

SAINT THOMAS

Saint Thomas was never afraid to expose the reality of his faith and reason.

He belonged to the group of the twelve apostles. The Lord called him within his reality, with his weaknesses and even with his crises of faith.

Our Lord Jesus revealed wonderful things to us through Saint Thomas:

“Thomas said to him, ‘Lord, we do not know where you are going, so how can we know the way?’ Jesus said to him, ‘I am the way, the truth, and the life. No one comes to the Father except through me’” (Jn 14:6).

Thomas was never afraid to expose the reality of his faith and reason, which he wanted to know more and better. When Jesus appeared to the apostles after his resurrection, Thomas was not there, and here we find his testimony: “Eight days later, the disciples were in the house, and Thomas was with them. Although the doors were locked, Jesus came and stood among them and said, “Peace be with you.” Then he said to Thomas, “Put your finger here and see my hands. Stretch out your hand and put it into my side, and do not be unbelieving, but believe.” Thomas answered, “My Lord and my God!” (Jn 20:26-28).

Pope Saint Gregory the Great, reflecting on this reality of Saint Thomas, says: “Thomas’ unbelief was not a coincidence, but foreseen in God’s plans. The disciple, who, doubting the Master’s Resurrection, placed his hands on His wounds, thereby healed the wound of our unbelief.”

According to Tradition, Thomas went, after Pentecost, to evangelize in the East and India, where he died a martyr, that is, he died for love, bearing witness to his faith.

Saint Thomas, pray for us!

– RIP, Diogo Jota e André Silva.

Que tristeza o ocorrido com os jogadores Diogo Jota e André Silva

Um pneu estourou enquanto Diogo, ao volante, fazia uma ultrapassagem com sua Lamborghini, vitimando os dois atletas.

Que Deus conforte a família (Diogo Jota tem 3 crianças, a mais nova é bebê – ele se casou com a mãe deles há 10 dias).

Insensível ver as pessoas publicando o vídeo do carro incendiado e os corpos à beira da estrada…

IN ENGLISH – What happened to the players Diogo Jota and André Silva is so sad…

A tire burst while Diogo was driving his Lamborghini, killing both athletes.

May God comfort the family (Diogo Jota has 3 children, the youngest is a baby – he married their mother 10 days ago).

It is insensitive to see people posting the video of the burning car and the bodies on the side of the road…

– Aceitar e amar a si mesmo(a). Autoestima Sólida.

Aqui está um exemplo de um diálogo interno positivo e construtivo:
“Eu sei que posso lidar com desafios e superá-los. Eu sou capaz e talentoso. Cada …

Continua em: Aceitar e amar a sí mesmo(a). Autoestima Sólida.

– Torcedor folião!

Ah, que foto legal!

Era época de Copa do Mundo, e que farra fizemos!

Meu “look” estava caprichado…

– Os Apedrejamentos de Ônibus em SP.

Tem coisa mais triste do que a absurda brincadeira que roda a internet, de se apedrejar ônibus?

No Estado de São Paulo, diversos municípios sofrem com esses marginais que acham graça nesses desafios virtuais!

Pobre sociedade…

– Dia do Combate à Discriminação Racial.

E hoje é Dia do Combate à Discriminação Racial! E somos convidados a nos lembrar: não existe raça melhor ou pior do que a outra, mas sim uma única: a raça humana.

Etnia, cor, preferência, ideologia… nada disso é indicador de dignidade.

– A rosa perfumada.

O clique bacana para hoje é esse aqui: a rosa vermelha, tão bonita e perfumada, com suas pétalas perfeitas!

Cuidar da natureza vale a pena.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora

– 5a feira de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Hoje é quinta-feira, dia de adorar Jesus Eucarístico, como pede a Igreja Católica. 

Que tal uma prece ao Senhor, que está presente na Hóstia Sagrada?

ORAÇÃO AO CRISTO SACRAMENTADO

Meu Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, eis-­me aqui em companhia da Santíssima Virgem, dos Anjos, dos Santos do Céu e dos justos da Terra, para visitar-­Vos e adorar-Vos nesta Hóstia Consagrada. Creio firmemente que estais tão presente, poderoso e glorioso como estais no Céu; e pelos Vossos méritos, espero alcançar a glória eterna, seguindo em tudo Vossas divinas inspirações; e em agradecimento de Vosso divino amor, quero amar-­Vos com todo o meu coração e minha alma, potências e sentidos.

Suplico-­Vos, Salvador de minha alma, pelo Sangue precioso que derramastes em Vossa circuncisão e em Vossa Santíssima Paixão, que exerciteis comigo este ofício de Salvador, dando-­me, pela intercessão de Vossa Santíssima Mãe, os dons da oração juntamente com a perseverança, para que, quando deixar esta vida, me guieis à glória eterna que gozais no Céu.

Capela do Santíssimo Sacramento da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Jarinú – SP. Arquivo pessoal.

– Excuses Schools Make for Bullies: Here are 7 Most Common.

‘Want to know all the excuses schools make for bullies? If you’re the parent of a bullied child, here are all the excuses you need to prepare …

Continua em: Excuses Schools Make for Bullies: Here are 7 Most Common

– #tbt 2: Minhas princesas!

Essa dona Internet… resolveu recordar essa foto de anos atrás, com minhas duas princesas!

Foi “ontem”, mas parece que faz tanto tempo…

É a vida!

– #tbt 1: Meu colírio da vida!

De outro dia…

Qualquer dia é um bom dia, desde que essa maluquinha esteja junto à mim!

O carinho das crianças é puro e intenso…

Imagem

#PaiDeMenina #Amor #Carinho #Vida #Sorriso #Smile #Família #Criança #Filha #Pureza

– Bom dia, 5ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Liturgia Diária de 03/07/2025: Festa do Coração Eucarístico de Jesus.

Festa de 3ª Classe – PRÓPRIO DO BRASIL – Missa própria, com comemoração de S. Irineu, Bispo e Mártir Por decreto da Sagrada Congregação dos Ritos de …

Continua em: Liturgia Diária – 03/07/2025 – Festa do Coração Eucarístico de Jesus

Evangelho (Jo 20,24-29)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creem sem ter visto.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

24 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!”. Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei.” 26 Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27 Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28 Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29 Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 5ª feira (4 de 4).

(Como a manhã está escura e fria, um outro amanhecer mais bonito):

🌅 Desperte, Jundiaí.

Que a quinta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 5ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 5ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão desesperançosos, desanimados ou desiludidos. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 5ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Animados para mais uma jornada?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Pra hoje:

Mensagem do dia:

– A influência (positiva ou negativa) dos treinadores no Mundial de Clubes.

Em Copa do Mundo de Seleções, o que há de mais novo, inédito e polêmico espelha e repercute aos aficcionados por futebol. No Mundial de Clubes, esse mesmo fenômeno se repete:

Se os árbitros exagerarem nos acréscimos, na primeira oportunidade que os campeonatos locais voltarem, os juízes daquele torneio farão a mesma coisa.

Se um treinador abdica do futebol-arte e cria o conceito de pragmático, outros imitam (em 1994, vimos o efeito Parreira contagiar o Brasil devido a conquista do Tetracampeonato da Seleção Brasileira). E por aí vai.

E é justamente sobre os treinadores que precisamos falar: vimos estilos contraditórios e polêmicos nessa edição da Copa do Mundo de Clubes. Exemplos:

  1. Renato Paiva venceu o Paris-Saint Germain por 1×0, abdicando do jogo e tentando ganhar “por uma bola”. Foi exaltado e virou referência para alguns. Mas ao perder por 1×0 do Palmeiras… de herói a vilão com uma facilidade enorme. E depois disso, perdeu o emprego.
  2. Renato Gaúcho, desacreditado e ironizado, que sarcasticamente falava sobre “treinar na praia”, “jogar futevôlei ao invés de estudar”, e outras tantas tiradas cômicas, avançou bastante na competição.
  3. Pep Guardiola, estudioso e referência para os demais, ao contrário, foi eliminado precocemente pelo Al Hilal.
  4. Abel Ferreira, por fim, de tantos títulos no Brasil, especialmente na primeira fase, foi criticado por falta de variação tática. Mas chegou à frente de muitos concorrentes.

Quatro treinadores de quatro estilos diferentes e de comportamentos bem próprios. O vencedor do Mundial, certamente, vai influenciar muita gente. Simone Inzaghi, treinador da nova geração, declarou sobre a influência de Pep:

Acredito que todo treinador que começa a treinar considera Guardiola uma inspiração. Houve futebol antes e haverá depois de Guardiola, mas ele desenvolveu uma nova filosofia e uma nova maneira de jogar. É o melhor treinador dos últimos 20-25 anos e é um grande exemplo para nós como técnicos.

Em nosso país, as influências positivas e negativas dos treinadores em grandes competições ganham um elemento próprio: a questão dos modismos! Já repararam que temos fases?

A fase dos veteranos (onde vimos a volta de Felipão), a fase dos assistentes técnicos efetivados (vide Fábio Carille), a fase dos jovens treinadores (Thiago Carpini), e a mais duradoura: a dos treinadores estrangeiros (em destaque, a onda portuguesa). E essa é a mais complicada, pois vemos treinadores brasileiros (que precisam de atualização) perdendo espaço.

Prova disso são os nomes dos técnicos nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Dos 10 envolvidos, 8 são argentinos e nenhum é brasileiro. Vide:

Argentina – Lionel Scaloni (Argentina)

Bolívia – Óscar Villegas (Bolívia)

Brasil – Carlo Ancelotti (Itália)

Chile – Ricardo Gareca (Argentina)

Colômbia – Néstor Lorenzo (Argentina)

Equador – Sebastian Beccacece (Argentina)

Paraguai – Gustavo Alfaro (Argentina)

Peru – Óscar Ibañez (Argentina)

Uruguai – Marcelo Bielsa (Argentina)

Venezuela – Fernando Batista (Argentina)

A questão é: o Brasil mudará seu cenário aos técnicos locais? O intercâmbio haverá? E principalmente: que lições o Mundial de Clubes estará trazendo aos treinadores iniciantes?

IN ENGLISH – In the World Cup, the newest, most unprecedented and controversial things are reflected and resonate with football fans. In the Club World Cup, this same phenomenon is repeated:

If the referees exaggerate in the injury time, the referees of that tournament will do the same thing the first time the local championships return.

If a coach abandons the artistic side of football and creates the concept of pragmatism, others will follow suit (in 1994, we saw the Parreira effect spread to Brazil due to the Brazilian national team winning its fourth championship). And so on.

And it is precisely about the coaches that we need to talk: we saw contradictory and controversial styles in this edition of the Club World Cup. Examples:

Renato Paiva beat Paris-Saint Germain 1-0, giving up the game and trying to win “by a ball”. He was praised and became a reference for some. But when he lost 1-0 to Palmeiras… he went from hero to villain with great ease. And after that, he lost his job.

Renato Gaúcho, who was discredited and mocked, who sarcastically talked about “training on the beach”, “playing footvolley instead of studying”, and many other comical remarks, advanced significantly in the competition.

Pep Guardiola, a scholar and a reference for others, on the other hand, was eliminated early by Al Hilal.

Abel Ferreira, finally, who won so many titles in Brazil, especially in the first phase, was criticized for his lack of tactical variation. But he came out ahead of many competitors.

Four coaches with four different styles and very unique behaviors. The winner of the World Cup will certainly influence many people. Simone Inzaghi, coach of the new generation, said about Pep’s influence:

“I believe that every coach who starts coaching considers Guardiola an inspiration. There was football before and there will be after Guardiola, but he developed a new philosophy and a new way of playing. He is the best coach of the last 20-25 years and is a great example for us as coaches.”

In our country, the positive and negative influences of coaches in major competitions gain their own element: the issue of fads! Have you noticed that we have phases?

The phase of veterans (where we saw the return of Felipão), the phase of permanent assistant coaches (see Fábio Carille), the phase of young coaches (Thiago Carpini), and the longest-lasting: that of foreign coaches (in particular, the Portuguese wave). And this is the most complicated, because we see Brazilian coaches (who need to update themselves) losing ground.

Proof of this are the names of the coaches in the World Cup Qualifiers. Of the 10 involved, 8 are Argentine and none are Brazilian. See:

Argentina – Lionel Scaloni (Argentina)

Bolivia – Óscar Villegas (Bolivia)

Brazil – Carlo Ancelotti (Italy)

Chile – Ricardo Gareca (Argentina)

Colombia – Néstor Lorenzo (Argentina)

Ecuador – Sebastian Beccacece (Argentina)

Paraguay – Gustavo Alfaro (Argentina)

Peru – Óscar Ibañez (Argentina)

Uruguay – Marcelo Bielsa (Argentina)

Venezuela – Fernando Batista (Argentina)

The question is: will Brazil change its scenario for local coaches? Will there be an exchange? And most importantly: what lessons will the Club World Cup be bringing to new coaches?