– REPOST: Alaranjando o infinito!

E como gosto de fotografar, um clique de outro dia do céu de Jundiaí.

Que cores do horizonte! Veja:

bomba.jpg

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby

– Saudosismo!

De 1988: meu primeiro livro sobre futebol!

É curioso ver o quão diferente era a visão daquela época e a de hoje. Ao mesmo tempo, alguma coisa idêntica.

Paradoxos!?

– Hope Quote By Whoopi Goldberg: “We’re here for…”

I hope you enjoyed this. And remember: Sharing is caring!

Continua em: Hope Quote By Whoopi Goldberg: “We’re here for…”

– Liturgia Diária de 16/05/2025.

SANTO UBALDO, Bispo e Confessor Festa de 3ª Classe – Missa “Statuit” com Coleta própria. Natural de Gubbio (Itália), foi Bispo dessa cidade, cheio de…

Continua em: Liturgia Diária – 16/05/2025

– Bom dia, 6ª feira.

Agora: 6h, e a lua continua bonita em Jundiaí. Teremos uma boa jornada nessa sexta-feira ?

Que seja um bom dia a todos nós.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #céu #nuvens #fotografia #mobgrafia #natureza #landscapes #clouds #mobgraphia

– Pra hoje:

Seja esperançoso: 

– Descanse em Paz, amigo Zotte.

Que tristeza… soube há pouco do falecimento do nosso querido amigo Laerte Zotte!

Trabalhei anos com ele na UniSant’Anna. São-paulino, brincalhão, apaixonado pela esposa e pelos filhos. Excepcional professor e colega. Me lembro bastante do quanto ficávamos batendo papo antes das aulas, no intervalo e até na hora de ir embora.

Não sei o que houve (aos nossos alunos e outros professores, se puderem, me digam).

Eu iria a Salto dar um abraço nele e comprar seu livro recém-lançado, e agora, só posso pedir pela sua paz.

Que Deus lhe dê o Descanso Eterno e que console os seus familiares.

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Red Bull Bragantino x Palmeiras (Rodada 09 do Campeonato Brasileiro 2025).

E para o confronto do Massa Bruta contra o Verdão, a CBF escalou a seguinte equipe de arbitragem:

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique – CE (mas é do RJ)
Árbitro Assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira – CE
Árbitro Assistente 2: Renan Aguiar da Costa – CE
Quarto Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos – SP
Assessor: Renato Cardoso da Conceição – MG
VAR: Adriano de Assis Miranda – SP
AVAR: Alberto Poletto Masseira – SP
AVAR2: Douglas Marques das Flores – SP
Observador de VAR: Carlos Augusto Nogueira Jr – SP
Quality Manager: Walter de Lima Coelho Junior – MG

“De Lima”, 53 anos, é um dos árbitros mais longevos da história do futebol brasileiro. Há 10 anos, por algum tempo, foi o melhor árbitro do Brasil. Na média da carreira, um árbitro com uma bonita história, que acertou bastante (e errou algumas vezes). Nada de erros escandalosos.

Ultimamente, com idade avançada para atividade, mantém a rotina de treinos físicos bem intensa. Entretanto, nesse Brasileirão apitou apenas 1 jogo: Internacional x Cruzeiro. Nessa partida, foi suspenso e não mais escalado na série A.

Ao decidir encerrar a carreira (como anunciou nessa semana), a CBF o escala como homenagem para essa partida em Bragança Paulista. Que tenha uma excelente atuação, e que os atletas possam demonstrar Fair Play (especialmente Abel Ferreira e sua comissão técnica, pelos óbvios exageros que cometem).

Em tempo: Marcelo vai se tornar VAR. Que esse seja o caminho de ex-árbitros experientes.

Me chama a atenção a equipe de vídeo: O VAR e o AVAR 2 foram árbitros conhecidos e que tiveram bastante oscilações na carreira. O AVAR 1 é muito bom, tanto enquanto banderou como agora, na nova função.

Acompanhe conosco o jogo entre Red Bull Bragantino vs Palmeiras pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Pietro Loredo, reportagens e comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Domingo, 18/05, 18h30. Mas desde às 17h30 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

– Dormir como uma gata.

Queria dormir como a gatinha Luna dorme: tranquila, serena, sem horário para acordar

Aliás, esse deve ser o sonho de todo mundo!

😴 #cat #gato #relax

– Fim de expediente.

Hoje foram 3 turnos puxados de trabalho. Ufa! Cansei…

Mas me revigorei na última aula aqui em Itu, na Faditu.

O carinho dos alunos nos anima!

✏️ #educação

– Dica Divina da Noite:

Uma mensagem indiscutível:

– Dia Internacional das Famílias.

Dia Internacional das Famílias!

Eu amo minha família ❤️.

– E como fazer o país andar para frente?

Mais claro, impossível. Veja essa imagem sobre a Política Brasileira, abaixo:

pra-frente-que-tal

– Entardecendo em Itu.

O inspirador entardecer, há pouco!

Agora: 18h00 em Itu. Viva a natureza e a sua beleza.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sunset #sol #sun #sky #céu #nature #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #clouds

– Sempre que puder, pare e reze. Busque a Espiritualidade em um lugar pacífico.

Onde quer que esteja, sempre que puder, pare e faça uma oração.

Abrigue-se em uma igreja, acalme o seu coração e livre-se da dispersão espiritual. Fique em um lugar de paz e converse com Deus, pois Ele nos ouve.

Aqui: Paróquia São Judas Tadeu – Itu / SP.

🙏🏻 #Fé #Catolicismo #Religião #Esperança

– E se o Corinthians e Flamengo fraquejarem hoje?

Se o Timão e o Mengão não se classificarem respectivamente para a próxima fase da Sulamericana e da Libertadores, será um baita mico…

Eu acho que os dois passam de fase. E você?

– Sebrae na Comunidade, parte 2:

Estive nessa tarde no Complexo Penitenciário de Franco da Rocha, em nome do Sebrae, falando de Vendas e Marketing aos reeducandos de lá.

Somente com o trabalho honesto e a Educação teremos um país melhor.

🖊️ #ensino

– O entardecer na estrada.

Olhe só como está bonita a tarde, aqui na Rodovia dos Bandeirantes.

A natureza não nos decepciona…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– A Encruzilhada do Futebol Brasileiro.

O texto escrito pelo ex-diretor do Palmeiras Savério Orlandi, é um oásis em meio a tanta pataquada que lemos em artigos, muitas vezes, com interesses escusos, sobre os rumos do futebol brasileiro.

Vale a leitura!

Reproduzido no UOL pela Coluna do Juca Kfouri (link abaixo):

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/juca-kfouri/2025/05/14/a-encruzilhada-do-futebol-brasileiro.htm

A ENCRUZILHADA DO FUTEBOL BRASILEIRO

Por Savério Orlandi

Quando tudo indicava já adormecida e consolidada a sucessão na CBF com a eleição de Ednaldo Rodrigues, uma reviravolta trouxe novo e indigesto capítulo para a história, com o questionamento judicial do termo de acordo no qual aparentemente um dos seus signatários não dispunha do pleno gozo das faculdades mentais para firmá-lo.

O Tribunal Superior, que já homologara tal acordo, foi instado por alegações de falsidade documental e encontrou uma saída olímpica através da decisão do ministro relator nos limites da tecnicidade e daquilo que processualmente falando lhe era razoável fazer, assim devolvendo a matéria para investigação pelo Tribunal de origem no Rio de Janeiro.

Não é novidade que a entidade máxima do futebol brasileiro possua um vasto histórico de controvérsias, desmandos e desacertos. Um simples olhar para o último meio século nos evidencia, a partir da administração de João Havelange, a transformação de uma organização quase amadora em uma sólida sociedade empresarial, alavancada a partir dos anos 1970 pela forte entrada de um novo capital no futebol através dos contratos de televisão, dos fornecedores de material esportivo e da publicidade em geral, e ainda da ampliação da influência política na sua administração e trajetória.

Assim vimos a época do “onde a arena vai mal, mais um time no nacional”, o arrego no ano de 1987 que resultou na Copa União, a CPI da Nike, a derrocada de Ricardo Teixeira, o envolvimento de ex-presidentes no Fifagate, assédio sexual, o flerte inadequado com a Corte Suprema e a atual sensação de vacância pelas várias trocas havidas no comando.

E, como se não bastasse, agora com o ineditismo da possível fraude de documentos; o que veremos nos próximos tempos é certamente uma série de novas “idas e vindas” de despachos, liminares e recursos, mantendo a direção da CBF “sub judice” e o cenário de acefalia no comando e nas diretrizes da entidade, tendo no horizonte a Copa de 2026.

Para além da participação na próxima Copa do Mundo com a comprometida preparação em curso (mesmo a seleção tendo agora um novo treinador), o futebol brasileiro e a sua entidade máxima notadamente não dispõem de qualquer plano fora o fisiologismo, nem tampouco tem dimensão da responsabilidade social que tem com a nação, quem lhe outorga os símbolos e as propriedades, a seleção brasileira por exemplo: em verdade, urge um basta no continuísmo e uma guinada para reverter o quadro de letargia e clientelismo que insiste em nortear os caminhos do nosso futebol, algo que obviamente não é fácil, porém se faz imperioso.

A cooptação da totalidade das federações e dos clubes das séries A e B alcançou o ápice na eleição por aclamação ocorrida em março passado, desde quando os clubes de modo dissimulado manifestam concordância com a gestão ou, quando cobrados, sustentam que mesmo somados não reúnem quórum para pensar em mudança. Pura conveniência e vassalagem, um tipo de parceria na conduta lesa pátria por parte de quem deveria exigir as modificações na direção organizacional, fundamentalmente para permitir aos clubes que regulem e liderem por si só uma parcela do seu próprio negócio.

Nos últimos 5 anos, a estrutura da indústria do futebol tem se revigorado com os novos modelos e ferramentas que alteraram o “modo e o meio”, impactando diretamente as formas de gestão, em especial a dos clubes isoladamente (atual divisão dos direitos de TV, possibilidade de transformação em SAF, investimentos e regulamentação das Bets, novos patamares de patrocínio e premiação, entre outras novidades e ativações).

O mercado foi turbinado pelos investimentos das SAF e pelos aportes pesados das Bets, além do incremento dos direitos transmissivos após a regulamentação dos mandantes, e assim a maioria dos clubes tem experimentado um hiato episódico com uma grande afluência de recursos (o que não exclui a elevação de dívidas no período e as deficiências nos controles internos e na governança, inclusive entre os 2 ou 3 dos mais badalados).

Em que pese o auspicioso e positivo recorte econômico financeiro, algo a ser bastante comemorado, existe também seu lado perverso, pois a farta disponibilidade de recursos conduz invariavelmente à miopia, exatamente o que ocorre no âmbito das duas ligas.

E dentro delas, muito longe da unanimidade que foi alcançada para eleger o mandatário da entidade máxima do nosso futebol, nem mesmo se logrou superar definitivamente a discussão de “mais valia” promovida entre seus membros de modo contraproducente há 5 anos, frustrando o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar em todos os seus aspectos o que seria o pretendido novo mercado, cuja formação passa por embates, rupturas e a permanente interlocução com a direção da CBF, seja ela com quem for (ou vier a ser).

Há muito o que fazer para formatar um modelo viável e próspero, sendo imprescindível o alinhamento dos clubes e da CBF para trabalharem no enfrentamento de temas como a organização de alguns campeonatos por ligas, um modelo de fair play financeiro, a questão dos gramados, a obsolescência do nosso VAR, a violência, o calendário, a perda da atratividade, os efeitos mercadológicos das transições geracionais, licenciamentos conjuntos, os games e E-Sports, entre outros assuntos de estratégia e governança.

Sem contar principalmente a necessária revisão do produto para melhorar a experiência do consumo interno e para fins de exportação, afinal, não dá mais para tolerar o tanto que tem de reclamação em campo a cada partida, a constante perda do tempo de jogo e a vergonha das simulações, como tomar pontapé na canela e rolar com a mão no rosto.

É preciso que seja alterado o estado atual das coisas, a fim de subtrair o viés político na direção do futebol brasileiro possibilitando oportunidade de ressignificação da entidade máxima e do seu objeto, assim reforçando a atribuição da competência institucional das seleções brasileiras, registros e filiações, junto da permissão de organização para a Liga e reserva da organização de algumas competições com reciprocidade quanto à inclusão dos clubes que disputarem suas próprias ligas (Clube Série A/B na Copa do Brasil, p. ex.).

A hora é de evoluir, de refletir e planejar, não há mais espaço para seguirmos apenas nos valendo daquela bengala de sermos o único pentacampeão do mundo, de sermos detentores do futebol arte ou de acreditar de forma simplista que num piscar de olhos seremos “Top 3” das ligas do mundo: o momento de agir chegou e todos os atores têm responsabilidade pela mudança, sob pena de continuarmos sendo a “eterna promessa”.

*Savério Orlandi é advogado formado pela PUC em 1993, consultor jurídico e sócio filiado à Associação Brasileira dos Executivos de Futebol, além de membro da Comissão de Governança em Clubes de Futebol do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Foi diretor de futebol do Palmeiras.

**Texto originalmente publicado no portal Migalhas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

– Sebrae na Comunidade, Parte 1:

Turno da Manhã: estive pelo Sebrae no Complexo Penal de Franco da Rocha, levando aos reeducandos de lá algum conhecimento sobre Iniciação Empreendedora, a fim de que possam sair do sistema e procurar trabalho honesto.

É com a Educação que conseguirmos bons resultados.

✏️ #Ensino #Cidadania

– Reflexos da Natureza.

Caprichei nesse clique!

Maravilha ver os reflexos da natureza.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#lago #lake #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Ame a sua família!

Uma reflexão breve: https://youtu.be/4ew94KQWjUg?si=cfVoUgm_IkKmtUZJ

– Why do Bullies Get Away with Bullying? 15 Must-Know Answers.

Why do bullies get away with bullying? ‘Want all the answers to this question? Here are all the answers you’ve been searching for. Most bullies get …

Continua em: Why do Bullies Get Away with Bullying? 15 Must-Know Answers

– Delícia de Almoço.

Delícia! Um típico almoço brasileiro: simples, nutritivo e gostoso.

Quem vai querer?

🥗 #comida #gula

– Plastic pollution pushing Earth past all nine planetary boundaries: Report.

Texto original em:

Plastic pollution pushing Earth past all nine planetary boundaries: Report

– Verde e Azul.

A minha combinação perfeita: o azul e o verde!

Tem cores mais harmoniosas da natureza do que essas?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Oração de Santo Afonso de Ligório para adorar o Santíssimo Sacramento.

Quinta-feira é dia reservado pela Igreja Católica à Adoração ao Santíssimo Sacramento. Sendo assim, rezemos:

ORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO por Santo Afonso de Ligório.

Senhor meu Jesus Cristo, que pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-Vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar.

Eu vos adoro do abismo do meu nada e vos dou graças por todos os benefícios que me tem feito; especialmente por vós mesmo dardes a mim neste sacramento; por me terdes concedido como advogada vossa Mãe Santíssima, e por me terdes chamado a visitar-vos nesta igreja.

Eu vos saúdo, pois hoje, o vosso amantíssimo Coração, e a minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de graças por esta grande dádiva; segundo, para compensar-vos de todas as injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com intenção de adorar-Vos, nesta visita, em todos os lugares da terra onde vossa presença sacramental está menos reverenciada e em maior abandono.

Meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração; pesa-me de ter, no passado, tantas vezes ofendido a vossa divina bondade.

Proponho, com o auxílio de vossa graça, nunca mais ofender-vos para o futuro.

E, no presente, miserável qual sou, eu me consagro todo a Vós e renuncio toda a própria vontade.

Recomendo-vos as almas do purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da Bem-aventurada Virgem Maria.
Recomendo-vos também todos os pobres pecadores.

Finalmente, desejo unir, meu querido Salvador, todos os meus afetos com os de vosso amorosíssimo Coração; e, assim unidos, os ofereço a vosso Eterno Pai e lhe peço em vosso nome que por vosso amor os queira aceitar e atender. Amém.

Capela do Santíssimo Sacramento da Basílica Santo Antônio do Embaré, em Santos-SP. Arquivo Pessoal.

– Azul no front.

O dia está tão bacana, que nem o trânsito pesado da Rodovia Hermenegildo Tonoli vai me tirar a paz. Certo?

Olhe esse azul lá na frente:

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Botafogo sofre, mas vence com golaço no fim e segue vivo na Libertadores!

Em noite tensa no Nilton Santos, o Botafogo superou o Estudiantes por 3 a 2 com direito a golaço de Artur no fim. Time segue na briga por vaga na …

Original em: Botafogo sofre, mas vence com golaço no fim e segue vivo na Libertadores!

– #tbt 3: Amar é…

… estar com você na saúde e na doença,

na alegria e na tristeza,

em todos os momentos da sua vida.

Obrigado, Viviane. Eu te amo!

– #tbt 2: Quem não quer ser criança?

Há 3 anos…

🇺🇸 Playing in a ball pool is really cool! Of course, in this pandemic, wearing masks. / 🇧🇷 Brincar numa piscina de bolinha é muito legal! Claro, nesta pandemia, usando máscaras.

Não dá vontade de ser criança também?

🔴🟠🟡🟢🔵🟣⚫️⚪️🟤 #diversão #amor #família #family #children

– #tbt 1: Esse sorriso me alegra!

De algum tempo, a alegria da minha filhinha (e a minha também) de podermos brincar sem compromisso…

É utopia imaginar todo dia assim… mas que seja duradouro enquanto se pode!

❤️ #love #family #família #daughter #filha #paternidade #amor #carinho #sorriso #smile

– Liturgia Diária de 15/05/2025.

S. JOÃO BATISTA DE LA SALLE, Confessor Festa de 3ª Classe- Missa “Os Justi” (1) com Coleta e Evangelho próprios Nasceu em Reims (1651), e fundou em …

Continua em: Liturgia Diária- 15/05/2025

– Bom dia, 5ª feira.

Madrugada bonita em Jundiaí. Teremos uma boa jornada nessa quinta-feira ?

Que seja um bom dia a todos nós.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #céu #nuvens #fotografia #mobgrafia #natureza #landscapes #clouds #mobgraphia

– Pra hoje:

Mensagem do dia: