Não consegui assistir Grêmio x Bahia e Palmeiras x Flamengo, mas vi os 3 pênaltis polêmicos assinalados. Vamos lá:
1 – No Rio Grande do Sul: o goleiro Marcos Felipe sai do gol para tentar impedir o avanço de Braithwaite, que pula e pisa na mão do arqueiro. Na sequência, o atacante cai e o árbitro Bruno Arleu equivocadamente marca pênalti. Errou. E desse lance absurdo surge o gol da vitória gremista.
O Grêmio voltará à CBF e dirá que continuam as arbitragens ruins? E que agora foi favorecido e venceu o jogo com um erro crasso do árbitro?
Claro que não. Lembremo-nos: a diretoria gremista foi à CBF e pediu a suspensão dos árbitros do jogo contra o SPFC e CSA (de fato, os gaúchos foram prejudicados) e após serem recebidos por Fernando Sarney e Rodrigo Cintra, ela declarou que conseguiu a suspensão de Candançan (vide aqui: https://professorrafaelporcari.com/2025/05/25/que-bagunca-cbf-suspendeu-ou-nao-o-juizao-2/). Teve peso na decisão do árbitro (que mesmo indo ao VAR, manteve tal erro?).
2 – Os dois pênaltis no jogo em São Paulo:
A) Varela pula com o braço totalmente aberto, ampliado, e a bola bate nele. No futebol de hoje, tal salto escancarado para bloquear a bola, é risco assumido de cometer um pênalti. E isso aconteceu. A dúvida é: dentro ou fora da área?
Lembre-se: o ato infracional é a posição do braço onde a bola o atinge (se dentro ou fora da área). É irrelevante se os pés estão dentro ou fora da área penal. E vendo por um determinado ângulo, me pareceu fora; por outro, me pareceu em cima da linha. Lance ajustadíssimo. O que não pode é o árbitro Ramon Abel Abatti marcar convicto, o VAR Wagner Reway questionar e levar tantos minutos para decidir. Recordando que: em dúvida, deve prevalecer a decisão de campo. E com tanto tempo gasto… No fim, pelas últimas imagens que apareceram na Web, eu marcaria pênalti também.
B) Arrascaeta levou uma “braçada” de Murilo e sofreu a falta dentro da área. Não é um contato físico desprezível, existe uma intensidade para derrubá-lo / desequilibrá-lo. Mas talvez a dúvida seja por um pouco de teatralização da queda. Atinge e valoriza como se fosse uma agressão, esse foi o problema. Eu também marcaria pênalti.
Um detalhe: nessa rodada, Zubeldía e Abel Ferreira estavam suspensos pelo péssimo comportamento em outros jogos (costumeiramente isso acontece) e seus times perderam em casa… e se eles estivessem no banco, e não seus assistentes? Qual seria o resultado?

