por Reinaldo Oliveira
A Câmara Municipal de Itupeva sediou, na noite do dia 7 de maio, das 19h às 21h, momentos de reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que era tudo muito bom” (Gn 1,31).
Promovido pela Pastoral Fé e Política e coordenada pelo coordenador paroquial da Pastoral, Reinaldo Oliveira, reuniu autoridades, agentes de pastorais e movimentos, Cristãos leigos e leigas das paróquias de Itupeva, neste momento de diálogo, conscientização e compromisso com a preservação ambiental.
A solene mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Marcão Marchi, pelo prefeito Rogério Cavalin, pelo padre Fabio Ricardo Gentili e pela coordenadora da Pastoral da Ecologia, Luciana Dogo. Também presente o vice-prefeito Isaque Messias, os vereadores Ezequiel Alves de Oliveira, Cesar Farali, Chicão do Direto, Primo do Hortência, Josi Moura, Secretários e Secretárias Municipais, coordenadores e funcionários públicos, entidades da sociedade civil – Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Mata Ciliar Jundiaí e outras lideranças.
Fez parte da abertura dos trabalhos a execução do Hino Nacional Brasileiro, Hino de Itupeva, fala das autoridades, canto do Hino da Campanha da Fraternidade, proclamação de leitura bíblica, pelo diácono Ademir Blanco e exortação da Palavra, pelo padre Fábio Ricardo Gentili, que motivou o público para ações concretas em favor da ecologia integral.
Seguindo a apresentação do tema e do lema, o seminaristsa João Vítor Delpoio, à luz do texto–base da Campanha fez uma profunda explanação sobre a importância de integrar espiritualidade, justiça social e cuidado ambiental na vida cotidiana. Ele ressaltou entre outros pontos, a necessidade de conversão ecológica proposta pela igreja, a atual crise ambiental global e a missão dos cristãos de atuar em defesa da casa comum, da justiça ecológica inspirados pelo espírito de fraternidade e amor à vida.
Ele ainda ressaltou que a Campanha da Fraternidade é a mais longeva campanha realizada no Brasil, que ao longo de mais de seis décadas de existência, esta é a oitava vez que o tema fala sobre meio ambiente e ecologia, que essa 61ª edição está inserida no contexto dos 10 anos da Encíclica Lauto SI, dos 800 Anos do Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis e da realização da COP-30 no Brasil, reforçando a urgência mobilização da sociedade em escala planetária.
Após a explanação feita pelo João Vitor, o coordenador paroquial da Pastoral, Reinaldo Oliveira, em nome da Diocese de Jundiaí, ali representada pela paróquias São Sebastião e São Vicente de Paulo, agradeceu a recepção e acolhida naquela Casa de Leis, esperando ampliar ainda mais este espaço para outros temas que sejam de relevante interesse social para a população.
No encerramento do evento todos foram convidados, em pé, a fazer a Oração da Campanha da Fraternidade 2025, seguido da bênção final ministrada pelo padre Fábio e diácono Ademir.
(Crédito das fotos: Divulgação da CMI)
