– Ser criança é…

Ser criança é bom demais, né?

Preocupação ZERO em evitar se sujar na areia…

🩵🩷 #Paternidade

– Dica da Noite 3:

Saiba ouvir:

– Dica da Noite 2:

Seja realista:

– Dica da Noite 1:

Enxergue o que é correto:

– Encontro mensal da Comunidade Diversidade e Fé da Diocese de Jundiaí.

por Reinaldo Oliveira

Iniciando as atividades em 2025 da Comunidade Diversidade e Fé, da Diocese de Jundiaí, na noite de 17 de janeiro, com início às 20h, foi realizado, na Paróquia São Roque, da Vila Progresso, o primeiro encontro mensal ordinário.

A comunidade que é composta por pais e mães, amigos e amigas, apoiadores e aliados, além de pessoas LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais e trans), com a missão de vivenciar o Evangelho de Jesus Cristo, como um espaço de acolhimento e partilha, diálogo e respeito à diversidade sexual (orientação sexual e de gênero), no âmbito religioso por meio da espiritualidade, da caridade (amor e justiça) e do estudo.

Após a acolhida com boas vindas e cânticos, iniciando o Oficio Divino das Comunidades, foi proclamado o Evangelho de Marcos (2,1-12), seguido de reflexão e partilha. Após este momento, fazendo memória da atividade realizada em novembro passado, no Sindicato dos Bancários, o Cine Pipoca, com a exibição do filme “Orações para Boby”, que aborda o tema LGBT, com a participação de bom público, que no final da exibição participou de uma Roda de Conversa, mediada pelo bispo Dom Arnaldo Carvalheiro Neto.

O encontro deste dia 17, que também contou com a participação do bispo Dom Arnaldo, teve bons momentos de partilha e dada a repercussão da exibição do Cine Pipoca, ficou definida a sugestão de visita e diálogo com os párocos, para que também as paróquias adotem a exibição do Cine Pipoca, com filmes temáticos sobre a história da Igreja.

O calendário de atividades para 2025 foi apresentado, com destaque para a formação a ser ministrada pelo GT Bíblia e Sexualidade, a ser realizado nos dias 10/03, 07/04, 05/06 e 22/06, com os temas:

– A sexualidade no Levítico,
– Sodoma e Gomorra,
– O livro de Judite,
– Cartas de Paulo.

As formações serão ministradas das 20 às 22h, com oração inicial, exposição do tema/assessoria e Roda de Conversa.

Da programação, consta a continuidade dos encontros online/virtuais todas as primeiras segundas-feiras do mês, às 20h. As celebrações presenciais do Oficio Divino das Comunidades, todas as terceiras sextas-feiras do mês, as 20h, na Paróquia São Roque.

– Entardecendo…

Assim estava o entardecer, há pouco:

Viva a natureza e a sua beleza!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #Jundiaí

– Como algumas escolas estão conseguindo vencer o bullying entre os alunos?

Sabemos que o bullying é uma triste realidade nas instituições de ensino do Brasil (e logicamente, em todos os setores da sociedade). E o que fazer para eliminá-lo definitivamente, a fim de que não cause efeitos tão nocivos como estão causando?

Extraído de: https://istoe.com.br/as-escolas-que-venceram-o-bullying/

AS ESCOLAS QUE VENCERAM O BULLYING

Na contramão da maior parte das instituições de ensino do País, que ainda não possuem práticas para coibir a discriminação, alguns colégios já adotam modelos bem-sucedidos para assegurar a boa convivência entre os alunos

Por Fabíola Perez

A imagem de um jovem cabisbaixo, isolado em um dos cantos do pátio, ou de uma criança acuada após ter sido vítima de provocações começa a se tornar rara em algumas escolas do País. Apesar de  numericamente ainda serem poucas, instituições de ensino têm desenvolvido metodologias específicas para combater a intimidação e se transformado em exemplos na batalha contra a discriminação e a propagação do ódio no ambiente escolar. O caminho não é simples, mas os resultados das iniciativas mostram que é possível coibir a prática.

“Os programas anti-bullying vão desde grupos
de jovens que aprendem a auxiliar as vítimas até
palestras para capacitar pais e professores”

Um desses colégios é o Bandeirantes, um dos mais tradicionais de São Paulo. Lá, as estudantes Mariana Avelar, 14 anos, e Isabela Cristante, de 12, fazem parte dos grupos de ajuda do Programa de Combate ao Bullying. Elas foram escolhidas pelos demais alunos para participar de dois dias de capacitação com uma equipe de professores universitários e psicólogos.

Por meio de situações hipotéticas, o treinamento deixou claro o que é bullying e como elas deveriam agir em diferentes casos. “As pessoas mais isoladas são aquelas com gostos diferentes da maioria. Tentamos nos aproximar até que o colega se sinta confiante para conversar”, diz Mariana, estudante do 9º ano. “Aprendemos que, às vezes, o problema é maior do que parece, e precisamos levá-lo aos orientadores”, conta Isabela, da 6ª série. Os estudantes também conversam com quem presencia ou pratica o bullying. “O agressor se conscientiza mais rapidamente” , afirma Isabela.

Com pulseiras para identificação, os participantes percorrem a escola auxiliando nos casos em que percebem o isolamento. A estratégia está funcionando. “Observamos a redução de casos”, afirma Marina Schwarz, orientadora da escola. “Hoje temos mais acesso aos episódios de provocação, que normalmente ocorrem por trás das autoridades.”

Outro colégio que adotou medidas para coibir o bullying é o Soka, também de São Paulo. Há dois anos, a escola organiza palestras com advogados e psicólogos. “Conversamos com os pais sobre a responsabilidade deles em verificar os celulares dos filhos. É preciso identificar se há indícios de bullying nas conversas em grupos de redes sociais”, afirma o diretor James Jun Yamauti.

A instituição também capacitou orientadores para dar assistência a alunos que chegam de outras escolas. “Trabalhamos com jovens que tiveram dificuldade de adaptação para que tenham um entrosamento melhor”, afirma Edna Zeferino Menezes, assistente de orientação educacional. Na sexta-feira 27, a escola deu início à semana do “Preconceito Não”, com palestras sobre direitos da população negra, questões de gênero e indígenas e a trajetória da população LGBT. “A ideia é que os alunos reflitam sobre questões que interferem diretamente no bullying e identifiquem se já vivenciaram situações semelhantes”, explica Yamauti. “Os constrangimentos diminuíram bastante. Se uma brincadeira passa dos limites, deixa de ser brincadeira”, afirma Igor Seiji Ando Bomfim, 15 anos, que relata ter ajudado colegas que sofreram discriminação.

DESCONTROLE

Em um momento no qual o tema vem à tona mais uma vez após o bullying ter sido apontado pela polícia como um dos fatores que levaram um adolescente de 14 anos a atirar contra colegas em uma escola de Goiânia na sexta-feira 20, é fundamental que iniciativas como essas deixem de ser fatos isolados.

Os colégios devem começar a colocar em prática ações determinadas pela lei contra os atos de perseguição, em vigor desde abril do ano passado. Uma delas é a produção de relatórios bimestrais com eventuais casos. “O bullying não é controlado pelas autoridades pela falta de dados, o que dificulta o diagnóstico da extensão do problema”, afirma advogada Ana Paula Siqueira Lazzareschi, especialista em direito digital. Outro aspecto importante é que, além do suporte à vítima, as instituições devem oferecer assistência ao agressor.

A ocorrência ainda diária das intimidações mostra, no entanto, um descompasso muito grande entre o que faz a maioria das escolas e o que manda a legislação. Casos extremos, como o de Goiânia, evidenciam, porém, a urgência na adoção de medidas efetivas. “O bullying não pode ter sua gravidade subestimada e ser tratado como uma brincadeira de criança”, diz a advogada Ana Paula. “A cultura da vingança ainda é muito presente  na sociedade e é esse desejo que está por trás do comportamento do agressor”, diz.

Terminando em tragédias ou não, casos de bullying têm efeitos indeléveis para a vítima, o agressor e toda a escola. “Ocasionam rachas nas salas de aula, colocam metade dos alunos contra o agressor e a outra parte a favor da vítima”, diz Ana Paula. Por isso, os programas de combate a práticas tão cruéis são fundamentais para reverter o aumento da intolerância em ambientes de aprendizado. Não de destruição.

DISPOSIÇÃO PARA AJUDAR

Satisfação em ver os colegas enturmados é o que move as alunas Mariana Avelar e Isabela Cristante, do 9º e do 6º ano, respectivamente, do Bandeirantes, em São Paulo. Há um ano, elas foram escolhidas para fazer um treinamento de capacitação e saber como atuar em casos de bullying. Desde então, as estudantes percorrem os espaços da escola e sempre que percebem situações de isolamento ou provocação se aproximam da vítima ou dos que testemunharam a ação. “Saber que consegui ajudar é muito bom”, diz Isabela.

Imagem extraída de: https://educacao.estadao.com.br/blogs/escola-vilaplay/bullying-existe-na-educacao-infantil/

– “Ainda estou aqui” faz história com 3 indicações ao Oscar e Fernanda Torres repete marco da sua mãe: veja lista completa.

Produção brasileira concorre como melhor filme e melhor filme internacional, além de melhor atriz, com Fernanda Torres. ‘Emilia Pérez’ recebeu maior …

Continua em: “Ainda estou aqui” faz história com 3 indicações ao Oscar e Fernanda Torres repete marco da sua mãe: veja lista completa

– Você vai na Igreja por conta do padre ou de Deus?

Texto anônimo, que circular na Internet, e ótimo para a reflexão:

O PADRE E A IGREJA:

Um jovem chega para o padre e diz:
– Padre não irei mais para a igreja!

O padre então respondeu:
– Mas por quê?

O jovem explicou:
– Ah! eu vejo a irmã que fala mal de outra irmã; o irmão que não lê bem; o grupo de canto que vive desafinando; as pessoas que durante as missas ficam olhando o celular, entre tantas e tantas outras coisas erradas que vejo fazerem na igreja.

Disse-lhe o padre:
– Ok! Mas antes quero que vOCˆE me faça um favor: pegue um copo cheio de água e dê três voltas pela igreja sem derramar uma gota de água no chão. Depois disso, você pode sair da igreja.

E o jovem pensou: “isso é muito fácil”! E deu as três voltas conforme o padre lhe pedira. Quando terminou disse:
– Pronto padre.

E o padre respondeu:
– Quando você estava dando as voltas, você viu a irmã falar mal da outra?

O jovem:
– Não.

E o padre novamente:
– Você viu as pessoas reclamarem uns dos outros?

O jovem respondeu de novo:
– Não

E insistiu o padre:
– Você viu alguém olhando celular?

Mais uma vez, o jovem:
– Não

E o Padre:
– Sabe porquê? Você estava focado no copo para não derrubar a água. O mesmo acontece na nossa vida: quando o nosso foco for Nosso Senhor Jesus Cristo, não teremos tempo de ver os erros das pessoas. Venha à Igreja para ir à Missa e celebrar Custo ressuscitado, não para reparar nos outros, ou pelo padre, ou pelo vizinho.

MORAL DA HISTÓRIA: QUEM SAI DA IGREJA POR CAUSA DE PESSOAS, NUNCA ENTROU POR CAUSA DE JESUS.
Vá, ao menos, em outra paróquia, mas não use isso como desculpa.

– Ryan Francisco: ousado ou irresponsável?

Faltou tempo para comentar: e o Ryan Francisco, do SPFC, e as suas cavadinhas?

Como ele acertou as cobranças de pênaltis (duas cavalinhos absurdas), virou herói. Se errasse… irresponsável?

Confesso: eu puxaria a orelha dele, depois do jogo, mesmo com os gols feitos.

– Calma, está tudo bem!

Gostei deste resumo sobre “sinais” que a vida nos dá para que agradeçamos o cotidiano.

Se preferir, entenda o contrário: sinais que nós damos e não percebamos!

Reflita algumas verdades:

Imagem extraída de: https://www.linkedin.com/in/abner-figueiredo?originalSubdomain=br

– Pureza dos pequenos!

Nossas riquezas!

Seja presente na vida das crianças, educando-as e as fazendo felizes.

🩷🩵 #família

– Pare e Reze.

Onde estiver e sempre que puder, pare em uma igreja e faça uma oração! Fuja da dispersão espiritual.

Reservar cinco minutos para dar um pausa na correria humana, a fim de elevar sua espiritualidade, é fundamental!

(Aqui: Paróquia São Sebastião, Louveira /SP).

🙏🏻 #Fé #Catolicismo #Religião #Cristo

– Dadinho muito caro…

Em suma: 200g de dadinho, “apenas” R$ 13,00.

A Economia do país está “sem noção”, né?

 

– O dedo do meio em Ponte Preta 0x0 Portuguesa.

A árbitra Edina Alves Batista, após ir ao VAR, constatou que o atleta Maceió, da Portuguesa, fez o conhecido e desagradável gesto ofensivo de “Fuck You” contra o banco de reservas da Ponte Preta. Corretamente, o expulsou mostrando o Cartão Vermelho.

A pergunta é: seria um exagero?

Não. A Regra chama de “Conduta Violenta” qualquer tipo de agressão, e isso inclui verbal, física ou gestual (xingar, socar ou gesticular).

Alguém poderá contestar que foi revide a uma possível provocação pontepretana. Se houve, deu sorte quem provocou (que poderia ser punido com Advertência Verbal, Cartão Amarelo ou Vermelho), pois não foi flagrado. E azar de Maceió, que escancarou o dedo do meio, muito próximo à jovem quarta-árbitra Marianna Nanni Batalha.

Aqui, fica a constatação: as equipes não se preocupam em ensinar regras de futebol aos seus atletas, dicas de comportamento para se aproveitarem de detalhes das Leis do Jogo e/ou jogadas para se tirar proveito de detalhes, ou ainda exemplos para evitarem Amarelos ou Vermelhos. Sou a favor de ex-árbitros como membros das Comissões Técnicas para orientação aos atletas.

Enfim: me chamou a atenção a reação do jogador ao ser expulso, mais ou menos como: “Ué, não pode mostrar o dedo do meio? Eu não sabia…”

Ops: a Portuguesa já estava com 10 jogadores, pois seu zagueiro houvera sido expulso ainda no 1º tempo por uma cotovelada. Assim, a Lusa SAF jogou o segundo tempo inteiro com 9 atletas.

 

– Calor demais!

E na 4ª feira calorenta, ferve Bragança Paulista!

Por que tão quente?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #lago #lake

– E o Trump?

Donald Trump está mais velho e, portanto, mais experiente.

Em tese, será um presidente melhor do que na última passagem. Mas… o fervor a algumas bandeiras assusta, não?

Os EUA estão no seu direito ao combater imigração ilegal, protecionismo econômico, entre outros assuntos. Mas se em um primeiro discurso quase caiu em fala homofóbica, no seu segundo, quando falou sobre gênero, foi indubitavelmente transfóbico.

Aguardemos!

 

– Natureza bonita.

A beleza do Parque Botânico Eloy Chaves, em Jundiaí, na manhã nublada.

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #lago #lake

– 5a feira de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Hoje é quinta-feira, dia de adorar Jesus Eucarístico, como pede a Igreja Católica. 

Que tal uma prece ao Senhor, que está presente na Hóstia Sagrada?

ORAÇÃO AO CRISTO SACRAMENTADO

Meu Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, eis-­me aqui em companhia da Santíssima Virgem, dos Anjos, dos Santos do Céu e dos justos da Terra, para visitar-­Vos e adorar-Vos nesta Hóstia Consagrada. Creio firmemente que estais tão presente, poderoso e glorioso como estais no Céu; e pelos Vossos méritos, espero alcançar a glória eterna, seguindo em tudo Vossas divinas inspirações; e em agradecimento de Vosso divino amor, quero amar-­Vos com todo o meu coração e minha alma, potências e sentidos.

Suplico-­Vos, Salvador de minha alma, pelo Sangue precioso que derramastes em Vossa circuncisão e em Vossa Santíssima Paixão, que exerciteis comigo este ofício de Salvador, dando-­me, pela intercessão de Vossa Santíssima Mãe, os dons da oração juntamente com a perseverança, para que, quando deixar esta vida, me guieis à glória eterna que gozais no Céu.

(Igreja São Luís Gonzaga, Capelania Militar, Itu – SP).

– #tbt 2: Doçura que me encanta!

Há três anos…

Quando meu dia parece cinzento e triste, eis que esse sorriso me leva ao prumo e à alegria!

Como eu amo essa garotinha…

❤️ #PaiDeMeninas #Amor #Carinho #Alegria #Felicidade

– #tbt 1: Minha Companheirinha…

Há2  anos…

Essa menininha topa tudo!

Sempre alegre, faz a minha felicidade

Como ela é divertida ☺️!

❤️ #PaiDeMeninas

– Liturgia Diária de 23/01/2025.

S. RAIMUNDO DE PENAFORTE, Confessor Festa de 3ª Classe – Missa “Os Justi” (Confessores) com Coleta própria, com comemoração de S. Emerenciana, Virgem…

Continua em: Liturgia Diária – 23/01/2025

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 5ª feira (4 de 4).

🌅 Desperte, Jundiaí, bem nublada.

Que a quinta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 5ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 5ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão desesperançosos, desanimados ou desiludidos. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 5ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Animados para mais uma jornada?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Pra hoje:

Confie:

– Xô Preguiça!

Levemos a sério:

– 21 anos que Leônidas nos deixou…

O dia 24 de janeiro é marcante para o futebol brasileiro (embora esquecido): em 2004, aos 90 anos de idade, o grande Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”, falecia em Cotia.

Talvez o primeiro craque marcante do Brasil, ele foi o inventor do “Gol de Bicicleta”. Leônidas foi artilheiro da Copa de 38 e escolhido o melhor jogador daquele Mundial.

Uma triste situação: Leônidas, depois de se aposentar, trabalhou como comentarista esportivo na Rádio Jovem Pan, e em 1974 interrompeu a carreira para cuidar da saúde, pois diagnosticou-se com Mal de Alzheimer. Pasmem: sofreu 30 anos com a doença!

Tomara que as autoridades do futebol se lembrem de tal data hoje e o homenageiem.

Curiosidade 1: Leônidas é considerado o atleta que mudou o SPFC de patamar, fazendo o Tricolor ser reconhecido como time grande nos anos 40. 

Curiosidade 2: O chocolate Diamante Negro foi uma homenagem da Lacta, na época de propriedade do governador Adhemar de Barros, a esse incrível jogador. Imagine se existisse cobrança de royalties hoje…

Foto: Internet, autoria desconhecida. Quem souber o autor, favor informar para divulgação.