Ame seus filhos intensamente! Do jeito que são, como Deus permitiu que sejam, com o amor mais sincero do mundo.
Orgulhe-se deles! Os apoie e puxe a orelha “de vez em quando”… pois sempre serão rebentos que vem da gente.

👨👧👦 #Paternidade
Ame seus filhos intensamente! Do jeito que são, como Deus permitiu que sejam, com o amor mais sincero do mundo.
Orgulhe-se deles! Os apoie e puxe a orelha “de vez em quando”… pois sempre serão rebentos que vem da gente.

👨👧👦 #Paternidade
Como hoje é Dia Internacional das Mulheres, aqui as duas que me fazem repensar a vida e ser feliz!
Minha caçulinha Tetéia e minha namorada Viviane: não são simplesmente “forças femininas”, mas pessoas especiais, amáveis, lindas e inteligentes. São luzes para a minha jornada!

❤️ #diainternacionaldasmulheres🌸
Lamentável a postura da FPF, em retardar ao máximo a divulgação da escala de árbitros para a última rodada. Tem sido uma praxe o limite de 48 horas regulamentado, mas dessa vez, nem isso foi cumprido. Será que Patrício Loustau, o chefe dos árbitros, crê que a divulgação “normal” vai levar o árbitro a ser mais pressionado? Se tiver medo de exposição, aí não serve para ser juiz de futebol… é muito melindre para pouca qualidade apresentada. Escala divulgada às 19h20 da sexta-feira.
Na 5ª à noite se divulgou o nome dos árbitros para os jogos do sábado: e os dois novatos que mais trabalharam (João Vitor Gobi e Matheus Delgado Candançan) estavam na escala.
Gobi é um árbitro jovem, promissor, e que pude (quando perguntado por gestões anteriores da FPF) recomendá-lo após vários jogos dele nas divisões inferiores, aos quais estive comentando. Já trabalhou inclusive na série A do Brasileirão, e estará em Palmeiras x Botafogo-RP. A ele, vale o lembrete: não subir no salto alto… pois potencial, ele tem.
Candançan trabalhou à exaustão nesse Paulistão. Deram jogos e mais jogos para ganhar experiência, mas estão gerindo mal a carreira dele, forçado-o em clássicos. Também tem potencial, mas a inexperiência o atrapalhou em São Paulo x Palmeiras. Aliás, na rodada anterior trabalhou em Corinthians x Ponte Preta e agora estará em Santos x Inter de Limeira (em 3 jogos seguidos, apitou os 4 grandes clubes de SP). Esteve na Copa do Brasil também dias atrás e apitará no meio de semana Maringá x Amazonas pela mesma competição. A propósito, que o São Paulo não se iluda em punições a ele (como se vê, não está punido), pois até o Curso de Jovens Árbitros da FIFA ele já fez, sinalizando que irá receber no futuro o escudo internacional.
Para os jogos de domingo, “escala de segurança”. Afinal, Loustau precisa se garantir.
Ituano x São Paulo – falávamos que o SPFC se queixou porque só novatos estavam em suas escalas, e por lógica, a FPF escalaria Claus. Não deu outra. Apertou, chame o Raphael Claus (que foi muito mal no São Paulo 3×0 Água Santa nesse ano).
Água Santa x Corinthians – Luiz Flávio de Oliveira, experientíssimo, apitará o Timão. Curiosamente, assim como o SPFC reclamou de Candançan e teve um veterano, aconteceu a mesma coisa com o Timão.
E para o confronto entre o Bugre vs o Massa Bruta, a Federação Paulista escalou a seguinte Equipe de Arbitragem:
A FPF repete a mesma escala de Guarani 0x1 Red Bull Bragantino do ano passado (vide aqui: https://wp.me/p55Mu0-3bI). Flávio apitou e Daiane Muniz ficou no vídeo (ela, que foi contestada nos últimos jogos por sua atuação como VAR). Naquela oportunidade, ambos não foram bem no finalzinho da partida. Porém todo jogo é “vida nova”, e Flávio Rodrigues de Souza (que é FIFA) tem feito um bom Paulistão 2024.
Acompanhe conosco o jogo entre Guarani x Red Bull Bragantino pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/radiofuteboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/radiodaverdade,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise de arbitragem de Rafael Porcari. Domingo, 10/03, 16h00. Mas desde às 15h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!
Hoje fiz uma experiência de fé muito bacana. Reservei 1 hora do meu dia para atividade física na esteira, a fim de cuidar do corpo, e cuidei da alma também!
Sendo Quaresma, precisando estar “em dia” com meus exercícios espirituais, rezei o Santo Rosário enquanto caminhava.
Recitar e Meditar o Terço não é repetição aleatória. É estar em sintonia com o Alto, entender as palavras e conversar pela intercessão da Virgem Maria.
Ainda mais nesse tempo forte de conversão que vivemos, a prática da Oração (o relacionamento com Deus), da Caridade (o relacionamento com o próximo) e do Jejum (o relacionamento consigo) devem sempre estar em alta. Afinal, o Encardido, Inimigo de Deus e Anjo Caído, quer nos desanimar atacando nossas fraquezas e dificuldades. E são por duas vias que ele nos tenta enganar: nos iludindo com os prazeres mundanos ou tentando que nos afastemos da Esperança Divina.
Tenha fé! Deus sempre estará conosco, mesmo quando pensamos que Ele não está.
Para quem vive e respira a arbitragem paulista, o “relógio dos anos” não deixa dúvidas: temos 20 anos de atraso na formação dos árbitros.
Quer uma prova disso?
Qual a idade dos árbitros que “seguram o rojão” dos clássicos? Vinícius Gonçalves Dias Araújo, Raphael Claus, Flávio Rodrigues de Souza e até o veterano Luiz Flávio de Oliveira: beirando 45 anos.
Qual a idade dos árbitros que “estão sendo jogados aos leões?”João Vitor Gobi, Matheus Delgado Candançan, Fabiano Monteiro dos Santos: a partir dos 25 anos.
45-25 = 20 anos de atraso.
Cadê os árbitros maduros, na casa entre 33-38 anos, idade ideal para conciliar a juventude física, a experiência na carreira e a vivência do meio? Não temos. Não foram formados. Não se revelou ninguém.
Árbitros na casa dos 25 anos deveriam estar tendo as primeiras oportunidades na 3ª divisão, ficando dois anos por lá, subindo para a A2 e depois dos 30 começarem a apitar a série A1. O juiz de futebol que tem uma carreira solidificada não surgiu do nada, ele foi trabalhado aos poucos. Começa novinho, apitando Sub 15, Sub 17, Sub 20 e depois de algum tempo vai estrear, enfim, no futebol profissional (em São Paulo, na “Bzinha”, a 5ª divisão). Mas o grande problema tem sido: há árbitros “parrudos”, “vistosos”, “bonitões”, que acabam tendo oportunidades melhores, pois ficam bem no vídeo (cadê os juízes baixinhos, magrelos ou não-bombados? E quantos negros nós temos em evidência?). Um outro aspecto é o político: quantos árbitros que são de cidades que não têm equipes de futebol profissional, e que acabam tendo oportunidade para serem “atrações” em seus redutos? Sim, a geopolítica entra no esporte, principalmente se existir um deputado forte na região… E o principal: você aprendia apitar na Várzea, nos Campeonatos das Penitenciárias, nos “Projetos Cingapuras”, mas hoje você inicia a sua carreira em um gramado sintético bem cercado e protegido, e pouco tempo depois começa a aprender a apitar no Morumbi, no Allianz, na Vila Belmiro ou na NeoQuímica Arena. E deveria ser o contrário: para estar num clássico em grande estádio, o árbitro deveria ter anos de formação! Já apitado a A1 em diversos confrontos entre grandes e pequenos para chegar ao grande jogo da vida, o clássico (qualquer que seja ele) bem maduro.
A última grande turma de árbitros, estou muito a vontade para dizer isso, foi formada pelo saudoso Professor Gustavo Caetano Rogério. Tinha como auxiliares Antonio Cláudio Ventura e orientador de assistentes Édie Mauro Garcia Detófoli. Foi na virada dos anos 1990/2000. Eu me recordo das nossas aulas no antigo prédio da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, quando uma emissora de TV foi fazer uma reportagem sobre a Escola de Árbitros, e a chamada foi: aqui estão os árbitros do ano 2000, a qual o Prof Gustavo chamou de “Nova Safra”. E essa nova safra começou em 95/96 com Sálvio Spinola, Paulo César de Oliveira, Anselmo da Costa, e 96/97 com Cleber Wellington Abade, Rodrigo Braguetto, Marcelo Rogério e pouco depois Wilson Luís Seneme. Sou testemunha, pois estava lá nesse meio (preferencialmente como 4º árbitro na A1, trabalhando com todos eles). Faltava escudo FIFA para tanto árbitro paulista bom! E os daqui faziam as finais dos principais estaduais Brasil afora.
Quando o Prof Gustavo deixou a FPF, no começo dos anos 2000, os árbitros que ele trabalhou formaram a nata brasileira, e foram tocando os jogos, até o episódio da Máfia do Apito (onde estava comandando a arbitragem José Evaristo Manuel, trocado pelo Cel Marcos Marinho, em 2005). Ali, estavam surgindo os últimos nomes FIFA de hoje: Flávio Rodrigues de Souza e Raphael Claus.
E quem surgiu depois? Nomes esporádicos, que não se firmaram: Thiago Duarte Peixoto, Vinícius Furlan, e uma série de razoáveis árbitros que já foram trabalhados com outra mentalidade, não frutificando como a “última safra do Professor Gustavo”.
Hoje, quase 20 anos depois, vemos que a distância dos árbitros que estão apitando é justamente a mesma do período em que o Professor Gustavo deixou a FPF. Ou seja: o hiato de falta de árbitros se deve às más gestões de dirigentes de arbitragem.
Pudera: todos os anos temos centenas de alunos na Escola de Árbitros, pagando valores altos para estudarem, nem sempre vocacionados, mas que se tentará peneirar um ou outro nome. Não é na quantidade que se alcançará qualidade, mas no trabalho árduo de observação de talentos (muitos, apitando jogos amadores e sem dinheiro para bancar a Escola de Árbitros da FPF).
No mundo, todos nós precisamos de alguém que “nos dê um retorno” de nossas atitudes; que nos abra os olhos ao falar algumas verdades que não enxergamos; ou, se preferir, que dê feedback do que fizemos e não sabemos se está certo ou errado.
Pode ser uma pessoa. Podem ser algumas. Conhecido, desconhecido, familiar… mas precisa ser gente virtuosa, ponderada, e que nos queira bem!
Quem faz isso na sua vida pessoal e profissional?
Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida. Quem conhecer o autor, favor informar para os créditos.
Conheça mais sobre ela em: https://professorrafaelporcari.com/2017/06/24/eu-tinha-uma-dilenia/
Imagem extraída de: https://come-se.blogspot.com.br/2010/07/dilenia-ou-fruta-cofre-come-se-resposta.html
A reflexão para hoje vem de Santa Joana D’Arc: defender o que é certo, mesmo que doa, vale a pena.
Traduzindo para práticas de hoje: manter a ética, falar a verdade, praticar a solidariedade, lutar contra a injustiça e evitar a vanglória.
Já pensou se praticássemos as virtudes cristãs que tanto precisamos para um mundo melhor?
Imagem extraída da Web.
Relembrando… eu e minha Teteia andando de bike!
Dia bonito! Sendo assim, vale lembrar um entardecer mais bonito, com sol e tranquilidade.
Veja se não dá vontade de ficar curtindo esse visual:

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds
Para hoje, frutas deliciosas! Temos pêssego, kiwi, morango, uva e ameixa (e estão docinhas)…
Quem vai querer?
Coma fruta que faz bem!

Nessa semana, John Textor, o dono da SAF do Botafogo, “causou”!
1. Disse que o Campeonato Francês não é atrativo e que reclamou aos príncipes do PSG sobre isso;
2. Sugeriu a criação de uma Liga Mundial de Futebol, a fim do Botafogo ter a chance de jogar na Europa; e
3. Denunciou que possui gravações de árbitros reclamando que não receberam uma suposta propina combinada.
A última, logicamente, muito grave. Tem que provar, e se sabe de algo sujo e se cala, torna-se cúmplice.
Nesse momento, Textor tem a oportunidade de mostrar que é o cara para moralizar o futebol brasileiro, ou se não passa de mais um fanfarrão.

Imagem: Divulgação Botafogo
Vamos suar?
Indo para o segundo treino do dia, a fim de ter saúde!
Quem vem junto?

🏃♂️ #running
Hum… amoras deliciosas!
Neste ano, a safra “temporão” está docinha. Pudera, o clima foi perfeito para elas.
Cuidar bem da natureza vale a pena!

“A capa da Vogue filipina emocionou o mundo. Há nela uma “miúda” de 106 anos! A melhor capa de todos os tempos.” “Envelhecer..(Em defesa da Mulher)…
Continua em: ENVELHECER!


Ao longo do último ano, durante minhas aulas, palestras e treinamentos, percebi que um sentimento se tornou muito mais comum entre as pessoas do que …
Continua em: A saudade precisa caminhar lado a lado com a gratidão
Com esse bonito visual, desejo uma ótima 6a feira a todos nós.
Olhe o sol surgindo na divisa de Jundiaí com Itupeva (abaixo):

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds
SEXTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA QUARESMA Féria de 3ª Classe – Missa Própria, com comemoração de S. João de Deus, Confessor DIA DE ABSTINÊNCIA Aproxima-se…
Continua em: Liturgia Diária – 08/03/2024

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.
Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

🌅 05h45 – Desperte, Jundiaí.
Que a sexta-feira possa valer a pena.
(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia
🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).
Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.
Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento
🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:
“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que são vítimas de injustiças e crimes. Amém.”
Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade
👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Caindo da cama pois o tempo urge!
Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?
Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running