– O gol anulado de Galoppo em Mirassol 1 x 1 São Paulo: correto ou não?

Muita reclamação do time do SPFC sobre a anulação do gol de Galoppo, justificado pelo impedimento de Calleri. Procede ou não?

É um lance chato, mas o gol foi bem anulado. A regra diz:

“Fora de jogo por interferir contra um adversário:

• impedindo um adversário de jogar ou poder jogar a bola obstruindo claramente a linha de visão dele”.

Repare: quando Galoppo chuta, há vários jogadores entre ele e o goleiro Muralha (aqui, é “azar” do goleiro se ele não está vendo a bola ou não, se eles não estão “off side”). Mas Carelli está a frente dele, correndo. Além de atrapalhar a tentativa de ver a jogada, o goleiro pode crer que a bola seria tocada para o atacante (não é o goleiro que tem que saber se está impedido ou não e se pode ou não o são-paulino receber a bola).

Alguém poderá perguntar: “Mas na hora do chute, Calleri não estava exatamente na frente do goleiro e ele não poderia ter visto a pancada do Galoppo mesmo assim?” Considere: são instantes de segundo, e o ato de correr em sua frente, no “futebol jogado, real, praticado”, de fato atrapalha.

Um amigo me escreveu: “O goleiro está mal posicionado, ele não ía defender de qualquer jeito. Isso não conta?”

Não, a regra não prevê essa condição (e nem poderia, porque analisar distância e possibilidade de defesa seria audacioso demais para os legisladores). Independente de tudo isso, o que vale é: Calleri estava em impedimento ativo por interferir contra um adversário, ao passar na sua frente na hora do chute do companheiro.

Eu sei que para muitos torcedores do SPFC e amantes do futebol em geral, isso é muito frio. Afinal, seria o gol da virada e, cá entre nós, foi um golaço.

Acertaram, enfim, o árbitro Lucas Canetto e o VAR Márcio Henrique de Góis.

Mirassol x São Paulo: prováveis escalações, desfalques, retrospecto, onde assistir, arbitragem e palpites

Imagem extraída de Terra.com.br

4 comentários sobre “– O gol anulado de Galoppo em Mirassol 1 x 1 São Paulo: correto ou não?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.