Um velho conhecido da torcida tricolor apitará o primeiro jogo da fase de “mata-mata” da Copa Sulamericana. Abaixo, a escala completa:
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Bandeira 1: Wilmar Navarro (COL)
Bandeira 2: John Leon (COL)
4º árbitro: Carlos Betancur (COL)
VAR: Juan Lara (CHI)
AVAR: Edson Cisternas (CHI)
Assessor dos Árbitros: Victor Carrillo (PER)
Quality Manager: Dario Ubriaco (URU)
Há adversário que não “casa” com um time. Vide, por exemplo, a França em relação à Seleção Brasileira. O mesmo ocorre com árbitros. Lembremo-nos de Paulo César de Oliveira com o Palmeiras: ele poderia apitar o melhor que pudesse, mas sempre algo acontecia em seu jogo e o clube reclamava. O mesmo se diga com Roldán e o SPFC.
Se compararmos com as escalas para a Libertadores da América, não há árbitros tão renomados quanto Roldan, que está na Sulamericana. Claro, o jogo no Nuevo Gasómetro é o mais importante para a Conmebol na rodada desse torneio. E sobre seu histórico, vamos lá:
Wilmar Alexander Roldán Pérez está com 43 anos de idade e há 15 temporadas está no quadro da FIFA. De acusações de racismo a discussões acaloradas com jogadores são-paulinos, passando por cartões bisonhos, coroando com excesso de autoridade: esse é o passado de Roldán em jogos do Tricolor. De fato, não há boa sorte com ele (pois quando não acontece algum fato polêmico, o time perde – vide Palmeiras x São Paulo pela Libertadores de 2021).
Várias situações conturbadas de jogos do time do Morumbi com Roldán, vide aqui nessa postagem, que resume tudo o que falamos: https://professorrafaelporcari.com/2019/02/06/wilmar-roldan-no-talleres-x-sao-paulo-mas-ele-ainda-e-top/
Lembrando: Wilmar Roldán apitou a final da Copa Sulamericana 2022, entre São Paulo 0x2 Independiente Del Valle (falamos sobre ela aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2022/09/24/analise-pre-jogo-da-arbitragem-de-wilmar-roldan-para-sao-paulo-x-independiente-del-valle-final-da-copa-sulamericana-2022/).
Nada contra Roldán, ele sabe apitar. Mas em jogo do São Paulo, a Conmebol deveria evitar. Ou não há outro nome?
Imagem extraída de Conmebol.com

