– Por quê Daronco apitará a Supercopa (Atlético Mineiro x Flamengo)?

Anderson Daronco é um bom árbitro de futebol. Excepcional não é; tecnicamente razoável, fisicamente ótimo. Mas erra bastante dentro de campo (na mesma média que a arbitragem nacional).

Como teve uma superexposição na TV nas escalas de Leonardo Gaciba, ficou famoso e virou “o cara” para muitos. Bobagem, o que acontece é: por ser “fortão”, é respeitado pelos atletas e pelo público. Mas quem conhece de arbitragem, sabe que, insisto repetida e respeitosamente, é um árbitro bom – e só.

Dias atrás ele era o árbitro do Chile vs Argentina, onde os assistentes esqueceram suas bandeiras e improvisaram com coletes e pedaços de cano. Todo árbitro tem seu par de bandeiras reservas para a ocasião (quando não a bandeira eletrônica para fornecer aos seus colegas), e não foi punido com 4 meses de suspensão, como os demais membros da sua equipe. No meio de semana, pela Pré-Libertadores, ele sentiu fortes dores na barriga e caiu em campo. Superou isso. E por que foi escolhido pela CBF para Galo x Mengão?

Pelo motivo de: dos árbitros da FIFA, ele é o que melhor sabe “administrar” uma partida (e eu detesto essa expressão). Como o jogo carrega sempre os erros herdados de Aragão e Wright nos anos 80, e há a polêmica recente do local da partida, nada melhor do que um árbitro que controla os ânimos – e isso pode ser: não deixar jogadas mais disputadas rolarem e marcar um número elevado de faltas, não ter pressa em agilizar as cobranças de falta, ficar despreocupado com o tempo de bola rolando e deixar o jogo fluir com alguma conversa.

Assim, anote: teremos pouco tempo de bola rolando neste jogo. Anote!

Atlético x Flamengo: quantos milhões estão em jogo para o campeão e o  vice-campeão da Supercopa? | LANCE!

Taça da Supercopa: Imagem de Lucas Figueiredo (CBF).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.