Sejamos mais acolhedores e vamos crer num ano melhor.
Sem máscaras e com toda descontração, compartilho: https://www.youtube.com/watch?v=1NB2fyTtPdQ
Sejamos mais acolhedores e vamos crer num ano melhor.
Sem máscaras e com toda descontração, compartilho: https://www.youtube.com/watch?v=1NB2fyTtPdQ
Que ano esquisito, difícil e complicado para se entender. Um ano perdido para a maioria, horroroso para muitos e, para almas privilegiadas (que foram poucas), bom.
É lógico que a pandemia tomou conta da sociedade, destruiu relacionamentos e ceifou vidas. Da única boa que se pode tirar, talvez seja o fato de muitas famílias poderem ficar mais tempo juntas.
Nas escolas, uma tragédia: no ensino público, o ano educacional foi perdido (não por culpa dos bravos professores, mas pelas dificuldades dos alunos e a fraca condição de conectividade do Estado). Nas privadas, é óbvio que o prejuízo foi menor, mas ainda grande na questão da sociabilidade.
É aqui que entra outro problema: o dos relacionamentos! A diminuição do contato social, físico, próximo e real (e por favor, não venha encher o saco falando que a culpa é do político B, D ou L, pois todos pecaram) fez com que o mundo virtual, com todos os problemas que nele já existem, fosse turbinado pelo desequilíbrio emocional, do fanatismo e da intolerância. Mais ou menos como que, se está por trás de uma tela, aí “vale tudo”.
Foi um ano cansativo, tenso, loooongo. E, particularmente, vivi muitas mudanças em minha vida. Boas no começo do ano, outras ruins ao longo dele e ainda algumas diferentes (não necessariamente boas ou ruins, simplesmente, diferentes). Sem contar que mudei de cidade (hoje completo 1 mês) e ainda estou desempacotando caixas.
O que todos concordam é que 2020 nos mostrou o quanto somos frágeis. A humanidade mais brigou do que se uniu pelo bem comum. A pandemia, maior inimigo a ser combatido, virou motivo de divisão ao invés de ser algo a ser catalisador de forças para extingui-la. Conhecemos pessoas e líderes doentios socialmente, e outros abnegados para ajudar o próximo desinteressadamente.
Complexo e contraditório, não?
Passamos a valorizar os médicos, e ao mesmo tempo, alguns duvidando da ciência. Isso foi irracional demais…
Nas angústias do ano, confiei ainda mais em Deus. Isso valeu a pena! Estive mais forte e firme com minha família, e isso também foi bom. Mas lamento os prejuízos financeiros e profissionais que sofri – que comparados com os de saúde, que não ocorreram, devem ser considerados diminutos. Afinal, estou bem de corpo, mente e alma. Nisso, a pandemia não me pegou.
Neste último dia do ano (escrevo agora no anoitecer), estou passando um derradeiro dia 31 inédito: longe dos meus familiares (que estão se preservando necessariamente de aglomerações), somente com minha mulher e as filhas. Ah, e a cachorrinha também! E curioso: nos últimos anos, quase nunca passei sem trabalhar, como hoje, nesta véspera da virada. É estranho, mas faz parte.
Toda oportunidade que temos deve ser usada para repensar a vida, os planos e suas metas. Mas muitos escolhem o Ano Novo para isso, como um marco. E já que este especificamente é mais sereno, comedido e, até certo ponto, mais tristonho, que sejamos mais otimistas em 2021!
Um pensamento cristão, que é bíblico, deve ser usado no ano que entra: “A Alegria do Senhor é a nossa força”. Assim, bola pra frente, com ânimo! E se falando em “bola”, que este 2020 tão “bola murcha” seja substituído por um 2021 “bola cheia”!
E neste exato momento, o céu azul nos abandonou e permitiu a chegada das nuvens de chuva!
Veja algumas postagens atrás o horizonte bonito que tínhamos no infinito e agora, como está!

Uma vista incrível do Lago do Taboão, em Bragança Paulista. Sombra e sol, verde e azul, branco ou preto. Não importa!
Paisagens belas da natureza sempre me inspiram…
E você, também gosta de bons registros mobgráficos?
#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
Um dos dilemas que norteia a vida de subordinados nas empresas é: a comunicação com seus chefes!
Você sabe como abordá-los, sem ser agressivo ou deselegante?
Compartilho esse interessante artigo, em: https://jornalgrandeabc.com/2020/12/31/comunicando-com-seus-superiores/

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.
Em meados dos anos 90, um dos temas mais interessantes do Marketing Esportivo era o case “Palmeiras-Parmalat”. Seguido dele, existia o “marketing do deboche”, promovido pelo Íbis, se divulgando como “pior time do mundo”, tendo como garoto propaganda Mauro Shampoo, que vestiu a camisa 10 e, “segundo a lenda”, marcou 1 único gol em 14 anos (naquele tempo, nem existia a Internet ainda).
Divulgar seu nome com conquistas é legal. Ironizando rivais, depende da ocasião. O que não vale é menosprezar indevidamente co-irmão, especialmente se não for momento oportuno.
Com pesar, vejo uma publicação inoportuna do querido Paulista de Jundiaí (que seria algo extremamente normal se fosse feita por torcedor, e não pela página oficial do clube), tirando sarro do… São Paulo!
O Galo da Japi foi Campeão da Copa do Brasil em 2005. De lá pra cá, foi caindo de divisão e hoje não disputa nenhum torneio nacional, além de ter sido rebaixado para a última do estadual. Se não bastasse isso, foi punido pela FPF pelas denúncias de manipulação (a qual recorreu). Apesar dos esforços da diretoria em tentar reerguer o clube, o “estagiário do marketing” não levou em conta nada desse momento ruim e fez a seguinte postagem:
Ora, sempre foi comum o Tricolor Paulista emprestar jovens atletas ao Tricolor Jundiaiense (e seria ótimo neste momento em que a 4a divisão é Sub23), assim como Palmeiras e Corinthians já fizeram. Portanto, não crie mal-estar com quem pode te ajudar, Paulista. E, vendo pelos comentários da página, observa-se que a troça virou um mico…
Apague logo ela publicação, Galo. Reconhecer erros é ser humilde. Curta o título da Copa do Brasil sim, mas não viva dele somente, já que a fase é de se reerguer. O que foi feito chama-se “anti-marketing”, um tiro no pé para quem precisa se divulgar bem.
Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.
Hoje é dia de São Silvestre. Mas calma lá: ele não foi atleta ou coisa que o valha. Apenas a data da sua festa coincide com a tradicional corrida de rua.
Silvestre foi o Papa que defendeu Jesus como 2a pessoa da Santíssima Trindade no Concílio de Nicéia. Naquele tempo, questionava-se a natureza divina de Cristo.
Conheça a história deste santo (extraído de SãoSilvestre.com):
Embora seu nome se confunda com a própria história da #corrida de #rua mais famosa do #Brasil, poucas pessoas sabem quem foi o #santo, cuja festa acontece no último dia do ano. Natural de Roma, #São #Silvestre foi #papa e governou a #Igreja de 314 a 355 d.C, ano em que morreu, exatamente no dia 31 de dezembro. A #IgrejaCatólica escolheu esta data para canonizá-lo. Em seu pontificado, São Silvestre estabeleceu novas bases doutrinais e disciplinares colocando a Igreja em um novo contexto social e político. Ocorreu o entrosamento entre o clero e o Estado. Com o Edito de Milão, o #cristianismo passou a ser a religião oficial do #Império #Romano, na época governado por Constantino Magno. Com essa aliança, os cristãos puderam professar abertamente sua crença e a Igreja saiu de um período de perseguição que já se arrastava por 300 anos.
Uma das grandes realizações do papa Silvestre foi o #concílio #ecumênico de Nicéia, em 325, que definiu a divindade de Cristo. O curioso é que a assembleia foi convocado pelo próprio Constantino, o que mostra sua influência nos assuntos eclesiásticos. Foram elaborados ainda os de Arles e Ancira. São Silvestre foi um dos primeiros santos não-mártires cultuados pela Igreja. Ele é lembrado por promover a renovação do espírito e como protetor dos seguidores mais fiéis de Cristo.
Os feitos do santo do último dia do ano em defesa da #fé não param por aí. Com a ajuda do imperador, São Silvestre construiu as basílicas de São Pedro sobre o túmulo do apóstolo, a Lateranense – que se tornou a residência dos papas – e a de São Paulo.
Existem apenas três paróquias dedicadas a São Silvestre no Brasil. A maior delas está localizada no distrito de São Silvestre, que faz parte de Jacareí, no Vale do Paraíba (SP); as outras ficam em Viçosa (MG) e Maringá (PR)

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.
Caramba, o árbitro Bruno Arleu permaneceu no quadro internacional da FIFA para 2021. Como pode?
Não pela falta de autoridade demonstrada em São Paulo 0x0 Grêmio (não teve interferência total no resultado final), mas nos diversos erros que mostrou ao longo do ano – e na partida citada, em menor escala. Se estivéssemos na década de 90, inimaginável ele estar na Série A do Brasileirão (vide a qualidade dos nomes daquele período).
Entenda: quando alguém faz cera, o “retardamento do jogo” deve ser punido com cartão amarelo e o juiz tem que agilizar o recomeço. Não se deve dar acréscimo de tempo quando se pune com o cartão, pois esta já é a punição. Diferentemente, óbvio, da recuperação dos minutos perdidos com atendimento de atletas lesionados, discussões que fazem o jogo ficar parado, confusões e outras perdas de tempo diversas.
Ao dar 7′ de acréscimo no segundo tempo, mostrou falta de coragem, após esse tempo, em não acrescentar mais 2 minutos perdidos (que foi o tempo parado dentro dos 7 para socorro de lesões).
Lógico, não foi isso que decidiu o jogo, mas mostra a fragilidade total do juiz.
Fico pensando...tanta gente querendo ganhar o prêmio da “Mega-Sena da Virada”, que deverá chegar a 300 milhões, e, de repente,se um sortudo sozinho conseguir, o que fará?
Já pensou seriamente se você ganhasse essa bolada? Como seria a sua noite seguinte a descoberta? A expectativa de ir para a Caixa Econômica Federal seria uma tortura? O que mudaria na sua vida e em que prazos?
É por isso que não ganho na loteria. Não devo estar preparado… Apesar de que não jogo também… rsrsrs
E você, o que faria com a dinheirama da Mega-Sena? Deixe seu comentário:
👊🏻 Olá amigos!
Último treino de 2020. Sem preguiça, vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária #endorfina?
🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #asics #adidas
Clique 1:
🙏🏻 Correndo e Meditando:
“Ó #NossaSenhoraAparecida, rogai por nós que recorremos a vós. #Amém.”
⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #Aparecida #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade
Clique 2:
Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.
🌺 Fim de #cooper!
Suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da #natureza. Hoje, com #lantanas amarelas.
🏁 🙆♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #yellow #alongamento
Clique 3:
🌅 Desperte, #BragançaPaulista.
Que a #QuintaFeira possa valer a pena!
Neste clique, o clarão das 5h00. Não parece um “olhar do #céu”?
🍃🙌🏻 #sol #sun #sky #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia
Clique 4:
Ótima jornada para todos!
#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
Neste dia 31, a Igreja Católica celebra Jesus, Maria e José – a Sagrada Família de Nazaré!
Que possamos nos espelhar n’Ela para vivermos o dia-a-dia com a nossa.
Da Liturgia, gosto muito dessa Leitura: Eclesiástico 3,3-7.14-17 (abaixo):
“Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. Quem honra o seu pai alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana. Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. Quem honra o seu pai terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. Quem respeita o seu pai terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita a teu pai não será esquecida, mas servirá para reparar os teus pecados e, na justiça, será para tua edificação.
Palavra do Senhor.”

Imagem extraída da Internet (Autor desconhecido).
INTELIGÊNCIA – Os aprendizados que as máquinas não conseguem ter e, só nós, humanos, poderemos adquirir!
Em: https://www.youtube.com/watch?v=ClUgD_BUNq8
Como é último dia do ano e estou em ritmo de amenidades, fica o conselho da minha caçulinha: o que é preciso fazer para poder comer um chocolate?
Não é toda hora que se pode comer um…
Ela conta aqui: https://youtu.be/h2_wyuzKzTg
Plantamos uma pinha. Ou melhor, aparentemente, foi “plantada em pé”.
Caso não saibam, até o Natal do ano que vem será um Pinheiro Gigante, segundo a Maria Estela. Tão alto que o Papai Noel vai querer levá-lo ao Polo Norte!!!
Viva a imaginação das nossas crianças…
Eu nunca vi isso: falta vasilhame na praça?
Não sou de beber álcool, mas procurei a cerveja Antárctica Original em garrafa para meu cunhado Augusto (é a preferida dele). E nos diversos mercados que circulei, não a achei!
Em alguns, a desculpa é a falta de garrafa. Em outros, nem em lata tem, já que como está em falta o vidro, esta se torna a outra opção.
Seria uma tímida retomada econômica acompanhada de desabastecimento de produção?
Talvez.
Foto: acervo pessoal.
Ouço que em um levantamento da ONU registrou-se que no Brasil há 98 milhões de pessoas que não acessam a Internet. É mais ou menos a metade da população do país. A maioria por serem “analfabetos digitais”.
A comodidade da Internet nos ajuda (E MUITO), mas há 20 anos o acesso eram ínfimo. Há 30 anos ela nem existia por aqui.
Criamos a necessidade de ter Internet, pois quando não a tínhamos, não sentíamos falta (ou achávamos isso). Idem ao telefone celular. Idem nossos antepassados com a energia elétrica. E é esse o ciclo das necessidades.
Enfim: precisamos da Internet no dia-a-dia, só que não podemos nos fazermos reféns dela!
Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.
Em 30 de dezembro de 2000 jogaram Vasco da Gama x São Caetano, decidindo a Copa João Havelange que foi o Brasileirão adaptado com “virada de mesa” daquele ano.
Depois de tanto tempo, o que mudou?
Veja o elenco do Vasco, que era forte em 2000 e que hoje tenta se firmar:
Helton; Clebson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Juninho Paulista, Nasa, Jorginho e Juninho Pernambucano; Euller e Romário. DT: Joel Santana.
Que timaço, hein? Para deixar o torcedor cruz-maltino com os olhos marejados.
E o elenco do São Caetano, sensação que hoje amarga estar fora até da série D?
Silvio Luiz; Japinha, Daniel, Serginho e César; Adãozinho, Claudecir, Esquerdinha e Aílton; Wágner e Adhemar. DT: Jair Picerni.
Era, ao pé da letra, o bom e barato. A torcida folclórica do “Bengala Azul” também deve estar chorando por aquele time.
Vejam que interessante: na época, o São Caetano pulou da 2a para a 1a divisão, o Fluminense foi promovido da 3a para a 1a, os dirigentes esportivos não falavam a mesma língua e eram desunidos, quem mandava no Vasco era Eurico Miranda e o presidente da CBF era Ricardo Teixeira. Ah – o São Januário “comportava 40.000 lugares”. Comportava entre aspas, pois o alambrado desabou e feriu 150 pessoas.
Alguém foi punido de verdade?
E 20 anos depois… Eurico Miranda estava no Vasco ainda (faleceu há algum tempo), os elencos são completamente diferentes e mais fracos (dos clubes brasileiros em geral) e Ricardo Teixeira deixou como herança Marco Polo e José Maria Marin, que deixaram Caboclo no comando da CBF.
Fico pensando: e em 2030, 2040, 2050?
Não vejo futuro promissor com o status quo atual… E você?
Que vergonha estamos passando. O mundo civilizado se vacinando, e nós, brasileiros, esperando as birras de Brasília se acalmarem!
Vejam só: dezenas de países tomando as diversas vacinas permitidas, e aqui ficamos no bla-bla-blá. Qual é a do presidente?
O pior é que as desculpas acabaram: Moderna e Pfizer nos EUA, por exemplo, já alcançaram mais de milhões de pessoas nos postos de saúde. A própria Pfizer, que se ofereceu inicialmente no Brasil, levou um chá de cadeira da ANVISA, enquanto era aprovada pelo FDA (que, cá entre nós, é mais gabaritado, não?).
Ontem: acima de 1100 mortos em nosso país. Mas “a gente está com pressa à toa”, como disse o Ministro-General não?
É a primeira vez que escreverei isso: saímos de um corrupto que era o Lula, passamos por uma mulher descabeçada que era a Dilma, aguentamos outro corrupto que era o Temer, e agora estamos com um maluco que é o presidente Bolsonaro. POBRE BRASIL… dá vontade de rasgar o título de eleitor!
E antes que os xaropes “babadores de ovo” de políticos questionarem, aqui em São Paulo sofremos com o vaidoso João Dória, que mete um revezamento imbecil de fases e tenta fugir para Miami.
A quarta-feira está nublada, escura e fria. Bem diferente da semana passada, quando demos uma volta na região do Sul de Minas Gerais.
Ainda em São Paulo, passeamos em Pedra Bela, um lugar maravilhoso! A cidade tem 6000 habitantes, vive do Ecoturismo e Pecuária.
Repare no céu infinito! O horizonte parece inacabável. Aqui, vemos o quão bonita é a natureza… E estando com a família, torna-se uma visita mais prazeroso ainda.
#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
👊🏻 Olá amigos!
O ano está acabando, mas a disposição continua a 1000/h. Sendo assim, vamos nos motivar e sair para um bom #cooper?
🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #training #corrida #sport #esporte #running #adidas #asics
Clique 1:
🙏🏻 Correndo e Meditando:
“Ó #NossaSenhoraMãeDeDeus, rogai por nós que recorremos a vós. #Amém.”
⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #MãeDeDeus #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade
Clique 2:
Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.
🌺 Fim de #cooper!
Suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da #natureza.
E nossas #lantanas de #cores vivas?
🏁 🙆♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento
Clique 3:
🌅 Desperte, #InteriorPaulista (com a foto de dias atrás de #Jundiaí).
Que a #QuartaFeira possa valer a pena!
🍃🙌🏻 #sol #sun #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia
Clique 4:
Ótima jornada para todos!
#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
COTIDIANO – A administração do tempo: somos reféns do celular / relógio / computadores ou não?
Refletindo em: https://www.youtube.com/watch?v=YEuz6mVCpco
Há certos momentos da nossa vida em que tudo parece dar errado. Nesses tempos de crise, de turbulência econômica, financeira, social e moral, tendemos a perder a esperança.
Cuidado! Abramos os olhos e o coração. Não podemos nos desesperar!
São muitos os intervalos da batalha em que deixamos nos levar. Pode ser por culpa do cansaço da luta, mas não podemos desistir. Levantemos a cabeça! Se apegue em algo ou em alguém.
Quando oscilo ou vacilo, busco a FÉ. Não que a abandone quando tudo está bem, mas me socorro à Força que vem do Alto!
Compartilho algumas mensagens revigorantes, de ânimo e de esperança:
1- Retirada da postagem no Facebook da amiga Maria Castilho de Andrade:
A respeito da Oração de Recolhimento, no livro “Intimidade Divina” do Padre Gabriel de Santa Maria Madalena, OCD,
De São João da Cruz (C 1, 8):
“Goza-te e alegra-te em teu interior recolhimento com Ele, pois o tens tão próximo! Aí O deseja, aí O adora, e não vás buscá-LO fora de ti, porque te distrairás e cansarás sem poder encontrá-LO… nem tê-LO mais perto do que dentro de ti.”
De Santa Teresa D’Ávila (Cm 28, 2):
“Por baixinho que fale, está Ele tão perto que o ouvirá. Para ir buscá-lo não precisa de asas: basta que se ponha em solidão e o contemple dentro de si.”
Bonito, não?
2- Retirada deste Blog na Postagem intitulada “Motivos para fazer valer a vida”:
Diante desses textos dos livros do “Provérbios” e da “Sabedoria”, extraio um lembrete de valorização da vida. Quando se sentir deprimido, cansado, cobrado ou desesperançoso, vale a pena dar uma lida!
Abaixo:
ODE À VIDA
Refleti sobre tudo,
e compreendi que os justos, os sábios e suas ações estão todos nas mãos de Deus.
O homem, por si só, não conhece nem o amor nem o ódio, embora tudo isso se desenvolva diante dele.
Tudo têm o mesmo destino,
Tanto o mau como o bom,
O puro e o impuro,
Quem se sacrifica e quem não se sacrifica (…).
Todos eles se dirigem para junto dos mortos.
Enquanto há vida, há esperança, porque é melhor um cão vivo do que um leão morto.
Portanto, vá!
Coma o seu pão com alegria e beba seu vinho com satisfação,
Porque com isso Deus mostra que é bondoso para você (…).
Goze a vida com a esposa que você ama, durante todos os dias da vida fugaz que Deus lhe dá.
Faça-o enquanto tem forças,
Porque no mundo dos mortos, para onde todos irão, não existe ação, pensamento ou ciência.
O mais veloz nem sempre vence a corrida, nem o mais forte vence a batalha.
O pão não é para os mais sábios, nem as riquezas para os mais inteligentes, nem o favor para os mais cultos, porque tudo depende do tempo e do acaso.
Além disso, o homem é como os peixes, que são pegos na rede!
Ou como os pássaros, que caem presos em arapucas.
Pois assim, da mesma forma, pode lhe cair a desgraça surpreendendo-o. (Prov 9, 1-12 c/ adapt).
Portanto, viva! Viva em abundância! Trabalhe, mas viva.
Preocupe-se, mas não se esqueça de viver. Olhe para a sua volta e agradeça por mais um dia de vida.
E, simplesmente, viva!
3- Salmo 37 (com adaptações):
TEMPORÁRIA A FELICIDADE DOS PERVERSOS
Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.
Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde.
Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.
Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.
Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.
Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.
Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.
Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra.
Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás.
Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.
Trama o ímpio contra o justo e contra ele ringe os dentes.
Rir-se-á dele o Senhor, pois vê estar-se aproximando o seu dia.
Os ímpios arrancam da espada e distendem o arco para abater o pobre e necessitado, para matar os que trilham o reto caminho.
A sua espada, porém, lhes traspassará o próprio coração, e os seus arcos serão espedaçados.
Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios.
Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos, o SENHOR os sustém.
O SENHOR conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre.
Não serão envergonhados nos dias do mal e nos dias da fome se fartarão.
Mas o SENHOR não o deixará nas suas mãos, nem o condenará quando for julgado.
Vem do SENHOR a salvação dos justos;
O SENHOR os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque nele buscam refúgio.
4- Oração de Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Maria, mãe de Jesus, interceda por nós a seu Filho, nosso único Deus e Senhor:
Virgem Maria, Mãe do Belo Amor,
Mãe que jamais deixa de vir em socorro a um filho aflito,
Mãe cujas mãos não param nunca de servir seus amados filhos, pois são movidas pelo amor divino e a imensa misericórdia que existem em teu coração, volta o teu olhar compassivo sobre mim e vê o emaranhado de nós que há em minha vida.
Tu bem conheces o meu desespero, a minha dor e o quanto estou amarrado por causa destes nós.
Maria, Mãe que Deus encarregou de desatar os nós da vida dos seus filhos, confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos.
Ninguém, nem mesmo o maligno poderá tirá-la do teu precioso amparo.
Em tuas mãos não há nó que não poderá ser desfeito.
Mãe poderosa, por tua graça e teu poder intercessor junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus, recebe hoje em tuas mãos este nó………
Peço-te que o desates para a glória de Deus, e por todo o sempre.
Vós sois a minha esperança.
Ó Senhora minha, sois a minha única consolação dada por Deus, a fortaleza das minhas débeis forças, a riqueza das minhas misérias, a liberdade, com Cristo, das minhas cadeias.
Ouve minha súplica.
Guarda-me, guia-me, protege-me, ó seguro refúgio!
Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim.
5- De súplicas e ensinamentos diversos:
Extraído de Isaías 33, 2
“Ó Senhor Deus, tem compaixão de nós pois esperamos que nos ajudes.
Sê o nosso protetor todos os dias,
Sê o nosso Salvador em tempos de dificuldades.”
Extraído de Santa Teresa Benedita da Cruz:
“Quanto mais escuridão se faz ao nosso redor, mais devemos abrir o coração à Luz que vem do alto”.
Extraído do Evangelho de São João Batista 16,33:
“No mundo vocês vão sofrer, mas CORAGEM, eu venci o mundo”.

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.
Acho que teremos chuva daqui a pouco… vejam só essas nuvens, abaixo:
Que venha água, mas venha mansa.

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
Não há como aplaudir a repressão. A jornalista que divulgou os primeiros casos de Covid-19 foi punida por prisão na China.
Compartilho de: https://olhardigital.com.br/2020/12/28/noticias/china-condena-jornalista-a-prisao-por-expor-crise-da-covid-19/
CHINA CONDENA JORNALISTA A PRISÃO POR EXPOR CRISE DA COVID
Nesta segunda-feira (28), a jornalista chinesa Zhang Zhan, de 37 anos, foi penalizada por exercer seu direito à liberdade de expressão. Ela foi condenada a uma pena de quatro anos de prisão, acusada de “induzir brigas e provocar confusão” por noticiar o surto de coronavírus no ano passado na cidade de Wuhan.
Zhang Zhan foi uma das jornalistas que fizeram relatos da pandemia sobre hospitais lotados de pessoas doentes e ruas vazias, contrastando com a versão oficial do governo, segundo noticiou a Reuters.
“Não entendo. Tudo que ela fez foi dizer algumas palavras verdadeiras, e por isso pegou quatro anos”, disse Shao Wenxia, a mãe de Zhang, que acompanhou o julgamento com o marido.
O advogado de Zhang, Ren Quanniu, afirmou à agência de notícias que deve apelar da decisão. “A senhorita Zhang acredita que está sendo perseguida por exercitar sua liberdade de expressão”, disse ele, antes do julgamento.
Críticos dizem que a China deliberadamente fez com que o julgamento de Zhang acontecesse durante as festas de fim de ano ocidentais para minimizar a atenção e a vigilância do Ocidente.
O escritório de direitos humanos das Nações Unidas pediu, em um tuíte, pela libertação de Zhang. “Levantamos o caso dela com as autoridades ao longo de 2020 como um exemplo da repressão excessiva à liberdade de expressão ligada à Covid-19 e continuamos a pedir sua libertação”, diz a publicação.
O cara “nasceu estrela”. Desde cedo, não teve infância, e quando pode fazer o que quisesse da vida, fez.
De quem estamos falando?
Poderia ser de muito artista-mirim que virou postar, mas a celebridade em questão é Neymar.
Imagine o quanto ele deixou de aprender e viver numa infância normal para habitar na anormalidade que exige o mundo do futebol. Do seu talento, viu gerar muito dinheiro – que se tornou uma forma de extravasar as angústias que sente (ou das carências que tem, ou, se preferir, das extravagâncias que deseja).
Ronaldinho Gaúcho foi um desses exemplos: se tivesse disposição, poderia ter sido 10 vezes o melhor do mundo, mas cansou de jogar bola profissionalmente e, cheio de grana, curtiu os gramados em meio à diversão. Não o condeno, pois são opções pessoais da vida de cada um (embora eu pense diferente do que ele).
Idem a Adriano Imperador, que poderia ter ido muito mais longe se não fossem os problemas extra-campo. Idem a tantos anônimos que não ganharam dinheiro o suficiente para viver em meio a prazeres e vaidades, padecendo hoje.
Neymar, em plena pandemia, fazendo uma festa de arromba por 5 dias em sua mansão na cidade de Mangaritiba (com mega lotação), é um desrespeito. Será que ele não consegue ter empatia com os problemas que se enfrenta no mundo dos normais?
Aplaudir os médicos, como fez em vídeo promocional certa vez, é fácil. Dar exemplo na conduta é outra história…
Outra questão passará a ser: os seus patrocinadores estão contentes com seu garoto-propaganda?
É por essas e outras que se vê o “por quê” de muitos atletas e treinadores não terem o escolhido no The Best da FIFA. Apesar de saber jogar bola, as atitudes tornam-se sempre questionáveis.
Sorte dele que a sua boate na Mansão é subterrânea, diminuindo o barulho que pode incomodar os vizinhos (ops: contém ironia).
Um puxão de orelha necessário! É isso que penso ao ler esse texto escrito pelo Papa Bento XVI, em sua última homilia de Natal:
“Estamos completamente repletos de nós mesmos, sem tempo e espaço suficientes para Deus, para as crianças e para os pobres”.
Tem ou não razão? Ótimo para refletirmos nesse final de ano…
Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.
Há um ponto cego na Allianz Arena, que impede o VAR de tomar decisões corretas?
Ao menos, é o que deu a entender Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, à diretoria do Red Bull Bragantino, que reclamou formalmente do gol sofrido contra o Palmeiras, alegando impedimento.
Apesar da marcação do bandeira (considerando a posição duvidosa de Luiz Adriano), o árbitro Raphael Claus confirmou o gol pelas imagens do posicionamento do atacante no VAR. Entretanto, o lance em questão é de Gabriel Menino, que não aparece nas imagens recebendo a bola em condição legal ou não para o cruzamento.
Ficará, assim, uma nova dúvida a cada partida: o “ponto cego” só existe na Arena tão moderna do Palmeiras, ou em outras também? Quantos lances já fora decididos “às cegas” no Brasileirão? É um problema que não se resolve ou um descuido que poderia ser evitado pela CBF?
Já imaginaram pela Copa do Brasil, em jogos eliminatórios, um gol sofrido em condições duvidosas com ponto cego? Ou um lance igualmente decisivo num Corinthians x Palmeiras?
Em todo mundo do “Planeta Bola”, somente aqui no Brasil ouvi a história de “ponto cego no VAR”...
Informações do Uol, em: https://www.uol.com.br/esporte/colunas/danilo-lavieri/2020/12/28/red-bull-aponta-gol-irregular-do-palmeiras-e-cbf-cita-ponto-cego-no-var.amp.htm
Dr José Renato Nalini abordou um tema deveras importante: a necessidade de promover a inclusão digital como Política de Estado, devido às várias urgências!
Confira que visão importante, extraída de: https://renatonalini.wordpress.com/2020/12/28/era-da-inclusao-digital/
ERA DA INCLUSÃO DIGITAL
O mundo pós-pandemia será cada vez mais digital. A luta contra o coronavírus obrigou à tomada de providências drásticas, dentre as quais o confinamento da maioria das pessoas. Verdadeiro pânico se estabeleceu e nos primeiros meses observou-se o distanciamento social e um severo capítulo de medidas de higiene.
Aos poucos, o Brasil vai se acostumando com as seiscentas mortes diárias e mais de vinte mil novas contaminações. Isso significa que a epidemia continua e que teremos de conviver com ela nos próximos anos. Sem prejuízo da vinda de outras novas, associadas ao maltrato da natureza e à extinção da biodiversidade em todo o planeta.
Tal cenário impõe a absorção plena da cultura digital. Ela mostrou-se capaz de minorar os males decorrentes da peste. As aulas continuaram e a transmissão de conteúdo mostrou-se a tábua de salvação para milhões de estudantes. O contato virtual com familiares foi uma constante. As lives mostraram-se instrumento eficiente e idôneo de comunicação grupal. Ouvi de amigos conferencistas que nunca tiveram tanto auditório como nesses tempos.
Bancas para a arguição de dissertações e teses puderam funcionar. As compras online já eram exitosas e mostraram-se cada vez mais eficazes, assim como a movimentação financeira pelos bancos e demais instituições.
Isso evidencia a urgência de políticas sérias de inclusão digital de todos os brasileiros. Os millenials já dominam com desenvoltura as modernas tecnologias e descobrem funcionalidades de forma espontânea, desnecessária qualquer formação técnica específica. Eles podem ser de imensa serventia para treinar os adultos e aqueles da geração analógica, às vezes perdidos na parafernália dos mobiles.
Levar a inclusão digital a sério, como política de Estado, mas não condicionada a iniciativas de governo, é missão que se atribui a todo brasileiro lúcido e capaz de enxergar com acuidade a situação em que a Terra se encontra.
Todas as maiores empresas globais integram esse universo das tecnologias da comunicação e informação. O capital intangível da informação mostrou-se hábil a satisfazer a ânsia capitalista por amealhar fortunas e por dominar uma sociedade mundial cosmopolita, que aspira ter acesso ao que é mais atual e mais contemporâneo em termos de mercado.
Uma nação com desenvolvimento assimétrico, na verdade periférica em grande parte e emergente – talvez a mais atrasada dentre as BRICs – precisa imergir nessa cruzada de treinamento da cidadania, com empenho, garra e audácia.
A Quarta Revolução Industrial mudou profundamente a sociedade e os países que ficarem na rabeira dificilmente alcançarão aquelas que tomaram a dianteira. Não há progresso per saltum, o que significa a necessidade de percorrer todas as etapas do processo, mas em ritmo bastante acelerado.
Os municípios, entidades da Federação brasileira, precisam ser inteligentes e tentar suprir a ausência de planejamento que caracterizou o desordenado crescimento e a insensata conurbação que caracteriza grande parte do território brasileiro. As escolas não podem se resignar a transmitir conhecimento convencional, mas têm de entrar para valer no mundo digital. Ensinar os alunos a extrair consequências úteis para o uso híbrido de múltiplas tecnologias. Aprender programação. Criar aplicativos para a resolução de problemas aparentemente insolúveis.
Com a desenvoltura que os millenials têm, eles poderão se converter em tutores dos adultos. Nunca mais se poderá dispensar esse uso benéfico da internet, que multiplicou a produtividade de um setor emperrado e constantemente acusado de lentidão, que é o Judiciário. Os bancos e instituições financeiras já não dependem de comparecimento de seus clientes a sedes que serão drasticamente reduzidas e o PIX está aí, para facilitar ainda mais as coisas.
Tudo pode ser feito pelas redes sociais, que precisam ser instrumentos civilizatórios e abandonar esse desvio nefasto da produção de fake News e de disseminação de discórdia, ira, ódio e violência verbal.
Não se espere que governo seja o condutor de um processo que deve inspirar empresários e empresas, ONGs, Universidade, educadores e escolas, organizações, clubes, associações, entidades e pessoas físicas providas de empenho em transformar – para melhor – este sofrido Brasil.
Talvez chegue um dia em que até a vetusta Justiça venha a se comover e promova eleições pela internet, poupando recursos escassos, tempo e a obrigação de trabalho escravo requisitado à cidadania, assim como o uso de dependências privadas, numa grande e perigosa aglomeração de pessoas em plena crise da Covid19.
Já possuímos toda a estrutura para colher a manifestação da cidadania pelos seus mobiles. Com grande ganho em eficiência e rapidez, sem a invocação falaciosa de que uma eleição digital é mais perigosa do que a eleição convencional.
Inclusão digital movimenta a economia e habilita as pessoas ao exercício pleno de uma cidadania que foi prometida, mas que não virá como dádiva estatal, senão como conquista de quem quer participar dos destinos de sua Pátria e não ser massa de manobra para interesses nem sempre claros, nem sempre os mais legítimos.
_ José Renato Nalini é Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Presidente da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS – 2020-2021.

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.
A mim, não causou nenhuma surpresa a manutenção dos 10 árbitros brasileiros indicados pela CBF para a FIFA. São eles (desde o começo do ano):
Árbitros:
Anderson Daronco (RS)
Bráulio da Silva Machado (SC)
Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Rafael Traci (SC)
Raphael Claus (SP)
Rodolpho Toski Marques (PR)
Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Wilton Pereira Sampaio (GO)
Mesmo sem boas atuações no último ano, foram mantidos Luiz Flávio (que definitivamente não deslanchou na carreira internacional), Bruno Arleu e Rodolpho Toski. Mas como o Brasil tem o número máximo de FIFA’s permitido, a CBF não observou outros nomes que pudessem substitui-los na lista, evitando assim correr o risco de desagradar suas federações de origem.
A novidade foi o tão aguardado anúncio do quadro específico de árbitros de vídeo (os árbitros acima exercerão a arbitragem principal da partida e poderão ser escalados como VAR; mas os da lista específica, só poderão atuar como VAR, impedidos de entrar em campo como árbitros centrais nas competições internacionais). Abaixo:
Árbitros assistentes de vídeo (VAR)
Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
José Claudio Rocha Filho (SP)
Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Wagner Reway (PB)
E aí, gostou dos nomes? São razoavelmente experientes, mas que não fazem jus à condição de FIFA como árbitros centrais.
Bom dia!
Para ter disposição, sempre um cooper pela manhã se faz necessário.
Vam’bora correr?
Fui.
Clique 1:
Correndo e Meditando com a Virgem Maria:
“Ó Mãe de Deus, rogai por nós hoje e sempre. Amém.”
Clique 2:
Fim de treino – suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza das flores.
E essa rosa vermelha de tom vibrante?
Clique 3:
Despertando, Jundiaí!
Que a terça-feira seja proveitosa e próspera. Compartilhando o amanhecer:
Clique 4:
Ótima jornada para todos.
#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby