– E se a final de hoje da Libertadores fosse em campo neutro?

Teremos na Argentina o jogo final da Libertadores da América entre Lanus x Grêmio. Em dois jogos na casa de cada time, o Grêmio joga nesta quarta-feira pelo empate para ser campeão sem passar pelos pênaltis.

Mas e se a finalíssima fosse em partida única em campo pré-definido antes do início do torneio como se faz na Champions League?

Lima, Rio de Janeiro, São Paulo e Bogotá são cidades pré-candidatas para uma final única, caso a Conmebol, conforme se discute, faça a final de outras edições nesse molde.

Será que se o jogo Grêmio x Lanus ou Lanus x Grêmio (não importa como se chamaria a decisão) fosse em Caracas, por exemplo, teríamos casa cheia?

Acho que sim, pois os ingressos seriam vendidos durante o ano inteiro e penso que devido ao poder econômico a maior parte da carga estaria nas mãos dos brasileiros (mesmo se não tivermos brasileiros na final).

O problema, diferente da Europa, é que na América do Sul as distâncias são maiores e os meios de locomoção ruins (além da renda per capita menor dos torcedores em média). A logística é mais difícil, pois lá depende-se de trem e o avião é apenas uma opção. Aqui o avião é a primeira opção (e normalmente a única). Além disso, você depende de boas condições climáticas nos aeroportos e os custos se elevam ainda mais com atrasos de voos.

Enfim, enquanto não se decide como será a Libertadores de 2018, aguardemos a de 2017. E faço uma pergunta: será que Renato Gaúcho fará o mesmo que Zinidine Zidane: ganhar a Copa do seu continente como jogador e treinador? Zizou ganhou a Champions pelo Real Madrid como boleiro e como técnico. Renato Portaluppi repetirá o feito com a Libertadores?

Mais do que isso: teremos um Mundial Inter-Clubes entre Real Madrid x Grêmio?

bomba.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s