– O ridículo ato de Rodrigo e o vandalismo na partida entre Ponte Preta 2×3 Vitória

OBS: Antes do texto, aqui vai o relato da expulsão do atleta Rodrigo: Expulsei com cartão vermelho direto, aos 19 minutos do primeiro tempo, o atleta n. 03, sr. rodrigo da costa, da equipe da a.a. ponte preta, após ser informado pelo quarto árbitro sr. felipe alan costa de oliveira, que o referido atleta havia introduzido, por duas vezes, seu dedo médio entre as nádegas de seu adversário de número 22, sr, santiago trellez vivero, isto, quando a bola se encontrava fora de jogo. informo ainda que o atleta expulso resistiu em deixar o campo de jogo, só o fazendo após convencido pelos próprios companheiros de equipe.

Estando 2×0 a favor da Ponte Preta no Moisés Lucarelli contra o Vitória da Bahia, num dos mais importantes jogos visando a fuga do rebaixamento para a série B, eis que o zagueiro Rodrigo (ex-Vasco) comete uma sandice e é expulso. Para azar dele (e da torcida da Macaca), o bem armado time de Vagner Mancini se aproveita da Ponte ficar com um homem a menos e vira o placar, marcando três gols nesse período.

O lance lembrou muito a situação constrangedora envolvendo o chileno Gonzalo Jara quando colocou o seu dedo no meio no meio do bumbum do uruguaio Cavani na Copa América Centenária, em 2015. Desta feita, Rodrigo por duas vezes fez o mesmo em seu adversário Trellez. Flagrado pelo 4o árbitro que avisou o juiz Ricardo Marques Ribeiro, houve a expulsão incontestável.

No final da partida, vandalismo total com a tentativa de invasão da Ponte Preta, sendo que parte do alambrado foi arrancado, muita gente entrou e não houve mais condição de segurança para o término do jogo. Provavelmente a CBF confirmará o placar a favor do Vitória, pois não dá para discutir.

Até as 08h30, não havia sido divulgada a súmula do jogo. Fico curioso como estará relatada a expulsão no documento, já que o árbitro deve colocar claramente os fatos acontecidos. Seria:

“Expulso por agredir seu adversário número ‘tal’ com uma dedada em seu ânus”.

E você acha que estou brincando? É assim mesmo que deve ser o relato!

Por fim: muita gozação entre os torcedores rivais da Ponte Preta. A eles isso é permitido (imagino que em especial aos do Guarani, seu rival principal). Mas fico me perguntando: aqui em Jundiaí, o que meus amigos torcedores do Paulista FC podem dizer?

Há claramente muitos memes criados contra o rival campineiro por parte da torcida do Galo e a gozação (natural que acontecesse) traz um pouco de alegria à sofrida torcida. Mas compare: a Ponte Preta estará na série B nacional e na 1a divisão estadual. Seu estádio (velho como o do Paulista) está livre da Justiça e os débitos trabalhistas regularizados. Já o igualmente centenário time jundiaiense leva vantagem por ter um titulo nacional (a Copa do Brasil 2005), sendo que a Macaca nada tem. Mas o Galo há tempos não tem índice técnico para disputar divisão alguma do Campeonato Brasileiro, jogará a 4a e última divisão do Campeonato Paulista, ficou sem calendário no segundo semestre (nem disputou a fraquinha Copa Paulista), está cheio de dívidas devendo a Deus e ao mundo, o Estádio Jayme Cintra foi a leilão pela segunda vez e resta-lhe como patrimônio fiel a sua torcida.

O futebol permite dessas coisas: tripudiar de quem hoje, mesmo na dor, está ainda melhor do que você. Não condeno o deleite do torcedor (claro, muitos estão felizes e fazem as brincadeiras nas Redes Sociais). Mas à luz da razão…

Aliás, recebi de um internauta campineiro a súmula do que teria sido o primeiro jogo entre Ponte Preta x Paulista. Não sei se é correta (datada de 1942), mas o amigo Ivan Gotardo, historiador do Galo, pode confirmar ou não.

Enfim: 2018 melhor para o Galo e para a Macaca, que em breve se encontrem em situação mais feliz nos torneios.

bomba.jpg

– A péssima comunicação no pênalti de Coritiba 1×2 São Paulo

Um equívoco grande da arbitragem de Coritiba 1×2 São Paulo, no Couto Pereira em Curitiba. Vamos a ele?

Ainda no primeiro tempo (40m), estando o time paranaense no ataque, uma bola é cruzada e disputada pelo alto entre o são-paulino Edmar e o coxa-branca Thiago Real dentro da grande área. O atleta do Coritiba coloca intencionalmente a mão na bola (portanto, falta dentro da área a favor do São Paulo). O árbitro Anderson Daronco apita e simplesmente não aponta nada, mas caminha calmamente em direção ao árbitro assistente adicional Eleno Todeschini, que diz ter sido pênalti.

As câmeras da Rede Globo flagraram a conversa entre Juiz e AAA, onde na leitura labial Daronco diz: “pra mim foi pênalti”, e o Adicional confirma a mão do são-paulino (que não foi) indicando a marca do ponto penal.

É claro que o Árbitro Adicional, de frente para o lance, foi quem mais errou. Mas Anderson Daronco, sendo FIFA e com tanta experiência, não pode vacilar desse jeito. Se marcou, tem que ter convicção. O AAA tem papel consultivo, cabendo o árbitro aceitar ou não sua opinião. E aqui respeitosamente reitero o que tenho dito há tempos: Daronco é bom árbitro, mas não excepcional. O comparo pertinentemente com Pierluigi Colina, juiz da final da Copa de 2002: ambos eram tecnicamente comuns, mas ambos respeitadíssimos pelos atletas. Colina pela sua postura de liderança, midiática e, até certo ponto, chamativa pela sua careca (fruto de uma doença da juventude). Daronco pelo seu porte físico e excesso de exposição na mídia

Ser comum não quer dizer “ser ruim“; ser comum é ser igual a muitos que se tem por aí. Erros de Anderson Daronco têm acontecido, mas estão sendo minimizados pelo nome que construiu.

bomba.jpg

– Que tenhamos uma ótima segunda-feira!

Bom dia. Mas que manhã chuvosa, não amigos? Para começar bem a segundona, fui correr bem cedo (hoje na esteira). Motivando a madrugada:

bomba.jpg

Durante o cooper, pensando nas coisas do Alto. Hoje pedindo a intercessão do Imaculado Coração de Maria. Meditando no suor:

bomba.jpg

Pós-treino, alongando entre as flores do jardim. Aqui vou postar a foto de hoje (pós-garoa), mas a bonita mesmo é a de ontem (abaixo), com o tempo firme e os insetos nas pétalas. Inspirando 1:

bomba.jpg

E a “perfeita”, inspirando 2:

bomba.jpg

Hora de trabalhar! Como hoje o céu está escuro e chuvoso, prefiro a postagem do amanhecer de domingo, muito mais contemplativo. Admirando:

bomba.jpg

Ótima semana para todos nós!