– A Geração Z vem aí!

Nós constantemente falamos sobre a Geração Y, que, afinal de contas, são os jovens executivos que estão tentando revolucionar a Administração de Empresas.

Mas e a Geração Z (chamada por muitos como Geração @)?

Compartilho um interessante material da Revista Exame, sobre quem são esses adolescentes / jovens que poderão revolucionar ainda mais o mundo dos negócios, e, por que não, a sociedade!

Destaque para as crenças e valores dessa moçada que vem por aí.

Extraído de: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/geracao-quem-sao-e-como-se-comportam

GERAÇÃO Z: QUEM SÃO E COMO SE COMPORTAM

Os teens de hoje que têm entre 13 e 18 anos em breve tomarão o poder do mercado de consumo, assim como os seus “antepassados”, a Geração Y. Eles nasceram e vivem na era digital, estão interconectados, super informados, têm um sentimento crítico elevado, são egocêntricos, precisam ser reconhecidos e procuram seus próprios momentos de fama. Para eles, as marcas continuam sendo relevantes em suas vidas para construir sua identidade, aponta a pesquisa “Geração @ e as Mudanças dos Consumidores Teens”.

O estudo realizado pela Enfoque Pesquisa de Marketing no Brasil e apresentado ontem, dia 22, na sede da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa mostra um adolescente cuja vida passa 24 horas por dia nas telas. Principalmente a do computador, para acessar a internet, em que 77% preferem passar o seu tempo, contra 66% da Televisão e 54% do celular. Mas eles não consumem uma mídia de cada vez.

Enquanto estão na internet, os teens multitarefa ouvem música, falam ao telefone e assistem à TV, nesta ordem. O ambiente digital é um território conquistado por eles e onde têm suas próprias linguagens. A disputa pela atenção deste público é cada vez mais feroz. Tudo que se passa na vida deles hoje tem uma tela. Eles não consomem mídia, mas sim conteúdo que os permite interagir e compartilhar, principalmente nas redes sociais.

Geração Display

As redes sociais são parte fundamental na vida dos adolescentes brasileiros para se socializarem, conhecer pessoas, ter reconhecimento e auto-estima. Em seus perfis, eles se mostram como querem ser vistos, geram e compartilham conteúdo constantemente. “Os teens de hoje são autores e protagonistas de seus momentos”, afirma Zilda Knoploch, CEO da Enfoque Pesquisa de Marketing (foto). “É uma geração display. São obcecados por se verem e serem vistos. Até o processo de paquera mudou. Primeiro ele se mostra e depois conhece”, explica.

Agora, as marcas precisam conhecer e interagir com esses jovens que Zilda chamou de Geração @, também denominada por Geração Z. Eles são adolescentes nascidos após 1995. A forma de fazer Marketing tem que ser diferente. “Temos que entrar na vida destas pessoas, acompanhar a vida delas e se relacionar. Não é mais um discurso da marca para o teen, mas uma conversa entre os dois”, diz a CEO da Enfoque.

É uma interação sem fim que tem como base o conteúdo. As marcas que não tiverem conteúdo e um propósito estarão fora do jogo. Elas precisam preencher um espaço que está vago na mente dos novos adolescentes que se mostram sem perspectivas, uma vez que 52% das mais de 1.500 pessoas entrevistas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, das classes A, B e C, se mostram abertos a morar em outro país. Elas não têm confiança nas empresas, nos políticos, nem no Estado, mas 70% dos garotos e garotas confiam na Igreja, seguida da Seleção Brasileira de Futebol, do Exército, da Rede Globo e dos Bancos.

Atitudes diferentes, mas nem tanto

Em meio a uma fase de transição, os novos teens se mostram materialistas e extremistas em relação às suas emoções. Assim como a Geração Y, querem tudo para ontem e alguns deles já sentem falta de tempo para fazer tudo que gostam. É um fenômeno decorrente da maior gama de atividades diárias além da escola, principalmente nas classes AB. Seus ídolos não estão no esporte, mas sim na família, sendo a mãe a principal.

Sobre o futuro, a maioria não tem ideia do que acontecerá a eles, apenas querem desfrutar o hoje. A diferença é que, na classe A, alguns desejam estudar e trabalhar no exterior. O vasto acesso a informação lhes permite sentir que o mundo cabe em suas mãos. Num ambiente de excessos, a opinião de seus amigos é confiável e mais influente que a das marcas.

A música está presente em todas as situações que este jovem passa, formando a trilha sonora da vida dele mais do que no passado. O que não muda, segundo a pesquisa, é que as marcas continuam representando os códigos de moda para esta geração, seja como pertencimento, para obter status ou até mesmo se diferenciar.

imgres.jpg

– Lula e Dilma REPUDIAM ou DEFEDEM a Reforma da Previdência Social?

Oportunismo é tudo! Vocês viram o discurso de Lula contra a Reforma da Previdência?

Só que quando o petista era presidente, o que hoje ele diz ser ruim era uma necessidade, SEGUNDO O PRÓPRIO LULA, além de Dilma.

Demagogia ou não? Assista: https://youtu.be/vyOWr4jehvM

https://youtu.be/vyOWr4jehvM

– Legalização da Poligamia

E no Quênia, onde se legalizou a poligamia?

A prática de coabitar com muitas mulheres era comum, mas não prevista em lei. Para evitar complicações futuras, legalizou-se o casamento de um homem com quantas mulheres ele quiser, sem prévio consentimento delas.

Para nós pode parecer uma prática exótica ou arcaica. Mas para eles, é uma questão comum.

Aliás, em pleno século XXI, é questionável: a lei não é machista?

Loucura, mas não é. Ao contrário, é feminista! As mulheres não precisam se dar ao trabalho de procurar empregos e todas se ajudam nas tarefas do lar, sendo que o homem deve sustentá-las (conforme eles pensam)!

Culturas excêntricas…

africa-casamento-hg-20090928.jpg

– Discussões entre Mestres

A Revista Veja trouxe à tona uma matéria sobre o Big Bang e debates sobre a criação do Universo. E aqui fica novamente o embate entre ateus e religiosos. Duas observações de dois entendidos.

Sobre o Universo, por um cético:

Somos apenas uma raça avançada de macacos em um planeta menor que uma estrela média. Mas podemos compreender o universo e isso nos faz especiais”.

Stephen Hawking, físico.

Sobre antes do Universo, por um religioso:

Deus não fazia nada. Mas isso não significava que Ele ficava o tempo todo ocioso. Ele não havia ainda criado o tempo.

Santo Agostinho, filósofo

Nessas discussões, lembro-me sempre do papa João Paulo II: “Fé e Razão, duas asas que nos elevam para o Céu!”

61557_421248327971213_872691560_n.jpg

– Um Mundo Desigual

Leio que a ONU constatou que 6 bilhões de pessoas possuem ao menos um aparelho de celular. Há aqueles que possuem mais de um… Porém, cerca de 2,5 bilhões não tem ao menos um banheiro em suas casas!

Mundo difícil, não?

imgres.jpg

– Fracassando de Maneira Correta

Nós, brasileiros, costumamos encarar os empreendedores que passaram pela experiência do fracasso como condenados; sujeitos sem segunda chance e marcados eternamente.

Diferentemente, os americanos encaram os administradores que já viveram o fracasso como executivos experientes; pessoas que aprenderam o que não fazer e que sentiram na pele os danos, conhecedores dos erros que devem evitar.

A Revista Época Negócios, edição de Maio/2016, Caderno Inteligência, pg 137, traz um artigo inteligente de como fracassar no momento certo. Compartilho em: http://is.gd/FRACASSO

imgres.jpg

– Público Sumido dos Estádios de Futebol

Parece que ” ir ao estádio” é coisa do passado. Hoje, a violência assusta as famílias e o desconforto se faz presente.

Vide os atuais públicos pagantes nos estádios brasileiros! Se o time está bem no campeonato, ainda vá lá. Mas se está irregular, ninguém vai. Faltam atrações e apelo.

E os clubes do interior?

Cidades médias / emergentes /ricas têm outros concorrentes: cinema, teatro, shows, eventos diversos, casas de veraneio, etc..

Já as cidades pequenas com novos times na A1 acabam tendo mais público pela falta de outras opções de lazer, além, claro, da novidade que é o time do seu município na elite.

Fica a pergunta: o que fazer para levar o torcedor ao estádio?

Muiiiiita coisa. Da qualidade do espetáculo ao diferencial no tratamento do torcedor-consumidor. E isso parece distante, infelizmente…

fila_morumbi.jpg

– Clareia, 5a feira!

Todas as quintas-feiras são tomadas de muito serviço para mim. Mas não impede de fazer nossa faxina mental, certo?

Bem cedinho fui correr. Olha aí nossa foto-motivação para incentivar você a suar também:

bomba.jpg

Durante o treino, rezando para que a Virgem Maria, sob a invocação de Nossa Senhora Rainha do Universo, Mãe de Jesus e nossa também, nos ajude na luta espiritual cotidiana. Nossa foto-meditação:

bomba.jpg

Pós-treino, alongando entre as flores do jardim, espairecendo com a beleza das flores. Nossa foto-inspiração:

bomba.jpg

Por fim, hora de trabalhar! E comigo vai o sol nascendo, na nossa foto-contemplação:

bomba.jpg

Ótimo dia todos nós!

– Decida-se, Natureza!

Chuva, Sol, Vento, Céu Aberto; mais chuva, mais sol, mais vento… e por aí vai!

É como diz a canção: “São as águas de março fechando o verão“! (clique da nossa avenida).

bomba.jpg